Praia das Pombas (Rio Grande do Sul)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Praia das Pombas é uma praia fluvial do rio Guaiba situada dentro do Parque Estadual de Itapuã no distrito de Itapuã, em Viamão, no Rio Grande do Sul. Pertence a uma região rica em recursos naturais[1].

História[editar | editar código-fonte]

Em 1973, com a criação do Parque Estadual de Itapuã[2], foi expedido decreto do governo estadual, visando criar o chamado Complexo Turístico, dotado de balneários, centros recreativos e culturais. Tais obras não chegaram a ser implantadas. Praia das Pombas então, passou a ser frequentada por um público crescente que com o passar dos anos se estabeleceu no local. Na década de 1980, a região sofria com a caça e a pesca predatórias, o desmatamento, a exploração indiscriminada de granito e o surgimento de loteamentos clandestinos, que chegaram a abrigar em Praia das Pombas e em sua vizinha Praia da Pedreira, cerca de 200 famílias. Em dezembro de 1990, o então Departamento de Recursos Naturais Renováveis definiu por meio de decreto oficial, toda região do Parque Estadual de Itapuã como área de preservação ambiental integral, sendo proibida a visitação pública.

Em abril de 2002, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente reabriu a reserva e suas praias para a visitação, após serem investidos 11,5 milhões de reais, em recursos oriundos do programa Pró Guaíba, na recuperação dos ecossistemas e na preservação ambiental[3][4].

Referências

  1. Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul. «O Parque Estadual de Itapuã». Consultado em 28 de agosto de 2011 
  2. Portal UOL. «Parque Estadual de Itapuã-RS comemorou 30 anos de criação». Consultado em 28 de agosto de 2011 
  3. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. «Um tesouro que renasce das cinzas». Consultado em 28 de agosto de 2011 
  4. Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul. «Revitalização de Itapuã completa sete anos». Consultado em 28 de agosto de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.