Procura-se um Príncipe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Procura-se um Príncipe foi um reality show exibido dentro do programa TV Xuxa, entre 16 de maio[1] e 6 de junho de 2009[2]. O reality foi criado pela apresentadora Xuxa Meneghel para revelar novos talentos e principalmente: revelar um príncipe para seu novo filme, Xuxa em O Mistério de Feiurinha, que é uma adaptação do livro O Fantástico Mistério de Feiurinha, do autor Pedro Bandeira.

O concurso[editar | editar código-fonte]

Fase inicial[editar | editar código-fonte]

Mais de 6 mil jovens, entre 13 e 16 anos, se inscreveram para ser o príncipe do filme que conta a história da Cinderela e de um escritor, numa aventura pelo mundo da fantasia, em busca de um princesa que precisa ser resgatada. As inscrições terminaram no dia 30 de março de 2009[3], e no dia 10 de abril, foram revelados os 72 finalistas e o texto que deveria ser decorado para o teste no site [4]. Eles iriam passar por mais uma série de testes realizados na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, para que fossem escolhidos os seis que iriam disputar a vaga ao vivo, no programa TV Xuxa. Foram avaliados pelo júri - composto pela diretora do filme Tizuka Yamasaki, as preparadoras de elenco Valéria Braga e Dani Ciminelli, o roteirista Claudio Lobato e o diretor Ernesto Picolo. Os escolhidos foram: Bernardo Mesquita, Vitor Nicolau Thiré Maranhão (bisneto de Tônia Carrero [5]), Heslander Brás Vieira, Duam Socci, Pedro di Pietro Mendes e Patrick Eduardo Braun [3][6]. Os atores Daniel Blanco [4][7](que posteriormente interpretou o personagem Gil em Malhação, em 2012) e Tiago Salomone [4](que interpretou o personagem Laerte em Sete Pecados, em 2007) também estavam entre os 72 selecionados, mas não foram escolhidos. Os nomes dos seis finalistas foram anunciados no dia 16 de maio de 2009, no programa TV Xuxa[8]. A partir daí, foram cinco sábados de disputa pelo papel de príncipe.

A disputa[editar | editar código-fonte]

Depois do anúncio dos seis finalistas, eles foram divididos em dois trios que ensaiaram durante a semana e foram avaliados no sábado seguinte, 23 de maio. Neste dia, os concorrentes interpretaram um texto com a atriz Cecília Dassi[3] e o júri eliminou dois candidatos, Pedro de Pietro Mendes e Patrick Eduardo Braun. Após mais uma semana de ensaios e mais uma avaliação, os três finalistas foram definidos no dia 30. Estavam disputando Bernardo Mesquita, Duam Socci, Heslander Vieira e Vítor Thiré [9]. Os rapazes interpretaram uma cena de Malhação com André Marques. Destes, um seria eliminado, e o escolhido foi Vitor [10]. Esses três finalistas tiveram aulas de esgrima, equitação e dança [11], e fizeram a grande final, que foi ao vivo. A partir do dia 27, o público votou (através de ligações, mensagens de texto e votações no site do programa) para escolher qual dos três garotos seria o Príncipe do filme [2].

Final[editar | editar código-fonte]

A final do concurso seria no dia 13 de junho, mas foi antecipada para o dia 6,devido à transmissão dos jogos classificatórios da Liga Mundial de Vôlei[12]. Foi exibida ao vivo na TV Xuxa. Foram duas cenas eliminatórias, e os três jovens atores seriam avaliados pelo público e pelo júri – formado por Denise Saraceni, Jorge Fernando e Dennis Carvalho. A primeira era uma cena de Negócio da China com a atriz Bruna Marquezine, e Duam foi eliminado. A segunda era uma cena de A Favorita com a atriz Giulia Gam. A diretora Denise Saraceni escolheu Bernardo, mas Xuxa anunciou que Heslander havia sido escolhido pelo público de casa. Na sua vez de votar, Jorge Fernando escolheu Bernardo. A platéia escolheu, com 53% dos votos, também o candidato Bernardo, que portanto acabou vencendo o concurso, sendo coroado pela "rainha" no palco da TV Xuxa, e ganhando o papel do Príncipe do filme, formando par romântico com Sasha[13][14].

Referências

  1. «TV Xuxa: Xuxa procura um príncipe para seu novo filme a partir deste sábado». Rede Globo. 11 de maio de 2009 - atualizado em 21 de maio. Consultado em dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. a b «TV Xuxa apresenta a final de Procura-se um Príncipe sábado, dia 6». Rede Globo. 5 de junho de 2009. Consultado em dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. a b c «"TV Xuxa de sábado terá Calypso e nova etapa do "Procura-se um príncipe"». Rede Globo. 21 de maio de 2009. Consultado em dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. a b c «Conheça os finalistas do concurso "Procura-se um príncipe"!». TV Xuxa. 10 de abril de 2009. Consultado em dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. Redação Terra (14 de maio de 2009). «Bisneto de Tônia Carrero pode ser "príncipe" da Sasha!». Terra Diversão. Consultado em dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. Folha Online. 11 de maio de 2009 Xuxa começa seleção de "príncipe" para Sasha em seu programa http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u563999.shtmltitulo= Xuxa começa seleção de "príncipe" para Sasha em seu programa Verifique valor |url= (ajuda). Consultado em dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  7. «Daniel Blanco é modelo, ator, carioca e tem 15 anos!». Colírios Capricho. 11 de agosto de 2009. Consultado em dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. «Xuxa escolhe príncipe para Sasha em seu programa». Rede Globo. 11 de maio de 2009 - atualizado em 14 de maio. Consultado em dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  9. «TV Xuxa: Xuxa procura um príncipe para seu novo filme a partir deste sábado». Rede Globo. 11 de maio de 2009. Consultado em dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. «Príncipe: Xuxa anuncia quatro semifinalistas para filme». Estrelando Celebridades. 25 de maio de 2009. Consultado em dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  11. «Xuxa começa seleção de "príncipe" para Sasha em seu programa». Folha Online. 11 de maio de 2009. Consultado em dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  12. «TV Xuxa: Final do Procura-se um Príncipe é antecipada para sábado, 6 de junho». Rede Globo. 27 de maio de 2009. Consultado em dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  13. «Xuxa elege príncipe para contracenar com sua filha, Sasha». Folha Online. 6 de junho de 2009. Consultado em dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  14. «Bernardo Mesquita é escolhido para ser o príncipe de Sasha». - Terra Brasil. 6 de junho de 2009. Consultado em dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]