Qarabağ Futbol Klubu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde janeiro de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Qarabağ
FK Karabakh.png
Nome Qarabağ Futbol Klubu
Alcunhas Atlılar (Cavaleiros)
Fundação 23 de julho de 1951 (66 anos)
Estádio Tofiq Bahramov Stadium
Capacidade 31.200
Localização Baku,  Azerbaijão
Presidente Azerbaijão Abdulbari Gözal
Treinador Azerbaijão Gurban Gurbanov
Patrocinador Azerbaijan Azersun Holding Ltd.
Material (d)esportivo Alemanha Adidas
Competição Primeira Divisão Azeri
Website Site oficial
editar

Qarabağ Futbol Klubu, abreviado como FK Qarabağ é um clube de futebol do Azerbaijão. Sua sede fica na cidade de Quzanlı, mas atualmente sedia suas partidas como mandante em Baku.

História[editar | editar código-fonte]

O Qarabağ (grafado, no ocidente, como Karabakh) foi fundado em 1951, quando o Azerbaijão já pertencia à URSS. Jamais participou do Campeonato Soviético de Futebol.

Competições europeias[editar | editar código-fonte]

Em 1999 o Qarabağ conquistou, na extinta Copa Intertoto, uma vitória sobre o Maccabi Haifa. Ambos os gols foram marcados por Mushfig Huseynov, que acabaria se tornando ídolo no clube. Dez anos depois, os Stallions voltariam a ganhar as manchetes na Europa ao conquistar, na primeira fase de classificação da Liga Europa uma incrível vitória por 1 a 0 sobre o forte time norueguês do Rosenborg, gol marcado por Rashad Sadygov.

Em 2014, tornou-se o primeiro clube de seu país a se classificar para uma fase de grupos em qualquer competição de clubes da Europa, ao superar o holandês Twente no play-off decisivo de classificação da Liga Europa - antes, havia suplantado nas fases iniciais Valletta FC e Red Bull Salzburg. Incluído no Grupo F, com Saint-Étienne, Internazionale e Dnipro, os "Atlılar" estiveram a um passo de uma classificação histórica quando o brasileiro Richard (revelado pelo Santo André e com passagem pelo Gil Vicente) marcou um gol já no final da partida contra a Internazionale. O que ele e seus companheiros de equipe não esperavam era que o árbitro tcheco Miroslav Zelinka anulasse,[1] alegando impedimento inexistente de Leroy George - o holandês não participara da jogada, uma vez que a bola chutada por Richard desviara no lateral Isaac Donkor e enganou o goleiro argentino Juan Pablo Carrizo. Revoltados, os atletas do Qarabağ tentaram convencer Zelinka a repensar a anulação, sem sucesso. O Dnipro, que também brigava pela segunda vaga no grupo, classificou-se também de forma polêmica - Fedetskiy marcara o gol da classificação em condições duvidosas.[2]

Inconformado com a anulação, Richard chegou a dar um soco em uma parede do vestiário, após ter quase atacado o bandeirinha Ondrej Pelikán, que havia comunicado o impedimento inexistente para Zelinka.[3] O meia fez também severas críticas ao trio de arbitragem, insinuando que o Qarabağ "fora roubado".

Já, em 2017, alcançaram o maior feito de sua história. Pela primeira vez, o clube se classificou à uma fase de grupos da Champions League, ao passar pelo Copenhague (Ganhou por 1x0 no primeiro jogo e perdeu o segundo por 2x1 o segundo, mas se classificou pelo critério de gol fora de casa). Entrou no Grupo C, onde enfrentou Chelsea, Atlético de Madrid e Roma.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Atualizado em 6 de julho de 2017.

Nota: Bandeiras indicam equipe nacional, conforme definido pelas regras de elegibilidade da FIFA. Os jogadores podem ter mais de uma nacionalidade não-FIFA.

N.º Posição Jogador
1 Ucrânia G Anton Kanibolotskiy
2 Azerbaijão D Gara Garayev
5 Azerbaijão D Maksim Medvedev
7 Azerbaijão M Rahid Amirguliyev
8 Espanha M Míchel
9 África do Sul A Dino Ndlovu
10 Brasil M Pedro Henrique Konzen
11 Azerbaijão A Mahir Madatov
12 Azerbaijão G Shahrudin Mahammadaliyev
13 Bósnia e Herzegovina G Ibrahim Šehić
14 Azerbaijão D Rashad Sadygov (Capitão)
20 Azerbaijão M Richard Almeida
21 Azerbaijão D Arif Dashdemirov
N.º Posição Jogador
22 Azerbaijão M Afran Ismayilov
25 Albânia D Ansi Agolli
30 Azerbaijão D Abbas Huseynov
32 Azerbaijão D Elvin Yunuszade
44 Azerbaijão A Aghabala Ramazanov
52 Polónia D Jakub Rzeźniczak
55 Azerbaijão D Badavi Guseynov
77 Haiti M Wilde-Donald Guerrier
88 Azerbaijão M Elshan Abdullayev
91 Azerbaijão M Joshgun Diniyev
99 Espanha M Dani Quintana

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Campeonato do Azerbaijão : 1992/93, 2013/14, 2014/15, 2015/16
  • Taça do Azerbaijão : 1993, 2006, 2009, 2015, 2016
  • Campeonato URSS do Azerbaijão : 1988, 1990

Referências

Bandeira de AzerbaijãoSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol azeris é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.