Reflorestamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Projeto de reflorestamento na Inglaterra.
Floresta em recomposição na Tailândia, 12 anos após derrubada.

Reflorestamento é a regeneração natural ou intencional de florestas e matas que foram esgotadas anteriormente, geralmente devido ao desmatamento.[1] O reflorestamento pode ser usado para a manutenção de matas ciliares, reconstruir habitats naturais e ecossistemas,[2] melhorar a qualidade de vida humana, através da absorção da poluição e da poeira do ar, mitigar o aquecimento global por meio do sequestro de carbono da atmosférica[3] e para a extração vegetal, em especial de madeira.[4]

Segundo uma estimativa da FAO, entre 2000 e 2010 o mundo perdeu cerca de 130 milhões de hectares de florestas, mas ganhou de volta 78 milhões de hectares em reflorestamentos naturais ou induzidos.[5] No entanto, áreas reflorestadas natural e artificialmente costumam divergir muito em suas características e nos serviços ambientais que oferecem. Os reflorestamentos humanos geralmente ficam muito longe de recompor integralmente a biodiversidade primitiva, especialmente no caso das tropicais, e florestas jovens, mesmo recuperadas naturalmente, são muito distintas em relação às maduras em termos de composição e densidade vegetal, e também de biodiversidade.[6][5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dictionary.com. «Reforestation - Definitions from Dictionary.com» (em inglês). Arquivado desde o original em 25 de maio de 2015. Consultado em 25 de maio de 2015. 
  2. Isabela Vieira (18 de fevereiro de 2015). «Reflorestamento é solução para salvar bacias hidrográficas do Rio». Agência Brasil. Arquivado desde o original em 25 de maio de 2015. Consultado em 25 de maio de 2015. 
  3. Graziela Lourensoni (17 de abril de 2013). «A importância do reflorestamento para garantir a qualidade de vida». Painel Florestal. Arquivado desde o original em 25 de maio de 2015. Consultado em 25 de maio de 2015. 
  4. Greenpeace (31 de maio de 2012). «Carvoaria Amazônia - Como a indústria de aço e ferro gusa está destruindo a floresta com a participação de governos». Arquivado desde o original (PDF) em 25 de maio de 2015. Consultado em 25 de maio de 2015. 
  5. a b FAO, p. 16
  6. The Vital Forest Graphics, pp. 7–9

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Reflorestamento
Ícone de esboço Este artigo sobre ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.