Reuven Dafni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Reuven Dafni
Reuven Dafni
Nome de nascimento Ruben Kandt
Dados pessoais
Nascimento 11 de novembro de 1913
Zagrebe, Reino da Croácia-Eslavônia, Áustria-Hungria
Morte 15 de junho de 2005 (91 anos)
Jerusalem, Israel
Nacionalidade Croata
Israelense
Esposa Rina Grossman
Vida militar
País Reino Unido Reino Unido
Israel Israel
Força Exército Britânico
Haganá
Forças de Defesa de Israel
Unidade Regimento da Palestina
Batalhas
Honrarias Menção nos Despachos

Reuven Dafni (em hebraico: ראובן דפני; nascido Ruben Kandt; 1913 em Zagreb - 2005 em Israel) foi um oficial britânico e soldado das forças especiais durante a guerra, e soldado e diplomata de Israel. Ele também foi um dos fundadores do kibutz Ein Gev e diretor assistente de longa data do centro memorial Yad Vashem.[1]

Vida pregressa[editar | editar código-fonte]

Dafni nasceu em 11 de novembro de 1913, em Zagreb, no que era então a região amplamente autônoma da Croácia-Eslavônia, na Áustria-Hungria. Ele veio de uma família educada que era croata e judia; ele tinha dois irmãos. Ao final da Primeira Guerra Mundial, a região foi unida à Sérvia, para formar o Reino da Iugoslávia.

No início da década de 1930, Dafni estudava em Viena, onde seu pai era diplomata: era um atleta entusiasta, membro do sindicato estudantil e ativista do movimento juvenil sionista.

Em 1936, Dafni emigrou para o Mandato da Palestina, então sob administração britânica, e tornou-se um dos fundadores do kibutz Ein Gev.

Serviço de guerra[editar | editar código-fonte]

Em 1940, ele pegou em armas contra os nazistas e alistou-se no Exército Britânico. Serviu na Campanha da Grécia e na Batalha de Creta, bem como na Campanha do Norte de África.

Em 1942, foi criado um novo Regimento da Palestina, e Dafni foi um dos seus soldados. Ele também se ofereceu para treinamento em operações especiais.

Em meados de março de 1944, junto com vários outros agentes, Dafni foi lançado de pára-quedas atrás das linhas inimigas na Iugoslávia ocupada. Encontrou-se com os partisans do Marechal Tito e manteve-os em contacto com os Aliados Ocidentais; ele passou seis meses na Croácia.

Por seu serviço de guerra, o Sargento-mor da Companhia Dafni foi reconhecido com uma menção em despachos (MiD).[2] Ele também foi comissionado como oficial.

Pós-guerra[editar | editar código-fonte]

Erets Israel[editar | editar código-fonte]

Após a guerra ele retornou ao seu kibutz, mas em 1946, como membro da Haganah, Dafni foi aos Estados Unidos para arrecadar fundos e comprar armas para a defesa do Yishuv; um de seus colaboradores foi Bugsy Siegel. Dafni retornou aos Estados Unidos em 1948, agora ajudando a arrecadar fundos para o recém-criado Estado de Israel.

Diplomata[editar | editar código-fonte]

Em 1948, também foi nomeado primeiro cônsul israelense em Los Angeles. De 1953 a 1956, serviu como cônsul-geral de Israel na cidade de Nova Iorque. Mais tarde, também serviu como cônsul-geral em Bombaim, na Índia, e também serviu como embaixador no Quênia (1969 a 1973)[3] e na Tailândia.

Yad Vashem[editar | editar código-fonte]

Durante 13 anos, de 1983 a 1996, Dafni atuou como assistente de direção, em Jerusalém, do Yad Vashem: o memorial oficial de Israel às vítimas do Holocausto.

Vida familiar[editar | editar código-fonte]

Dafni era casado com Rina (nascida Grossman) com quem teve dois filhos, um filho, Yoram, e uma filha, Avital. Mais tarde, o casal se divorciou e Dafni se casou novamente duas vezes.[4][5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Broj 36. «Jasminka Domaš: Holokaust Croatia, Bosnia». Behar (em bósnio). Consultado em 25 de novembro de 2023 
  2. «No. 37349». The London Gazette (em inglês). 15 de novembro de 1945. p. 5574. Consultado em 25 de novembro de 2023 [ligação inativa] 
  3. «Kenya». Ministério das Relações Exteriores (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2023 [ligação inativa] 
  4. «Dafni Ruben». El Mundo Sefarad (em sérvio). Consultado em 25 de novembro de 2023 [ligação inativa] 
  5. Yad Vashem (4 de abril de 2012). «The story of Reuven Dafni: A Jewish Paratrooper in WWII». YouTube (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]