Rinópolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rinópolis
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Rinópolis
Bandeira
Brasão de armas de Rinópolis
Brasão de armas
Hino
Gentílico rinopolense
Localização
Localização de Rinópolis em São Paulo
Localização de Rinópolis em São Paulo
Localização de Rinópolis em São Paulo
Rinópolis está localizado em: Brasil
Rinópolis
Localização de Rinópolis no Brasil
Mapa
Mapa de Rinópolis
Coordenadas 21° 43' 33" S 50° 43' 19" O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Municípios limítrofes Parapuã, Piacatu, Iacri e Osvaldo Cruz
Distância até a capital 525 km
História
Fundação 4 de outubro de 1927 (96 anos)
Administração
Prefeito(a) José Ferreira de Oliveira Neto (PSDB, 2021 – 2024)
Vereadores 9
Características geográficas
Área total [1] 358,500 km²
População total (Estimativa: IBGE/2022[2]) 9,259 hab.
Densidade 0 hab./km²
Clima Tropical (Cfa)
Altitude 425 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 17740-000
Indicadores
IDH (PNUD/2022[3]) 0 723 muito alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 76 628,484 mil
PIB per capita (IBGE/2022[4]) R$ 30 432,07
Sítio rinopolis.sp.gov.br (Prefeitura)
https://camararinopolis.sp.gov.br/ (Câmara)

Rinópolis é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localizado na zona fisiográfica Pioneira, o município de Rinópolis deriva de um povoado desenvolvido na fazenda Guataporanga, situada na beira esquerda do Aguapeí. Esta propriedade foi adquirida em 1927, pelo coronel Eugênio Rino e seus filhos, que pretendiam colonizá-la.

Para tanto, reservaram o terreno compreendido entre o ribeirão Itaúna e o córrego Bri para o início do povoado, que, já em 1937, se tornava distrito de paz do município de Araçatuba, com o nome de Rinópolis, que significa, literalmente,  "Cidade (pólis, do grego) do Rino" - no caso, sobrenome do fundador do município.

Ao tempo de sua emancipação, Rinópolis pertencia ao município de Tupã. Rinópolis emancipou-se em 30 de novembro de 1944.

Possui um feriado municipal de aniversário da cidade, sendo no dia 04 de outubro.

História[editar | editar código-fonte]

O desbravamento do território de Rinópolis foi marcado por grandes dificuldades, em virtude das barreiras oferecidas pela exuberância da mata virgem que dominava a região.

Em 1927, a empresa proprietária da extensa gleba de terras na margem esquerda do rio Aguapeí ou Feio, Hélio Piza e irmão, colocou à venda 126.000 alqueires, despertando o interesse de Eugênio Rino que, de Pirajuí, mandou seus filhos Domingos e Eugênio Rino Filho, seu genro, Francisco Nascimento Silva e o representante de Hélio Piza, Orozimbo Durval, a fim de examinarem a fertilidade do solo.

Após a informação, Eugênio Rino, adquiriu 2745 alqueires, contratando o Engenheiro Marcondes Filho para a demarcação das mesmas.

Em virtude de doença, outro profissional prosseguiu os trabalhos, desaparecendo contudo na mata.

Mandou então Eugênio Rino, novamente e seus filhos e genro à procura do engenheiro, encontrando-o quatro dias após, atravessarem o rio Feio e descerem o Ribeirão Itaúna, onde este recebe as águas do Córrego Bri.

Neste local iniciaram um povoado, atraindo outros interessados, como Luiz Wolff e Antônio Rodrigues da Cunha, que com os Rino e uma turma de trabalhadores abriram, em 1928, uma estrada para Piacatu, facilitando a penetração de inúmeras famílias.

Em 1932, o Coronel Eugênio Rino, loteou o espigão divisor de águas entre os córregos da Andorinha, Itaqui e o Ribeirão Itaúna, do qual são afluentes, estabelecendo-se aí o patrimônio batizado de Rinópolis, em homenagem ao proprietário e fundador.

A ligação de Rinópolis com a Cia. Paulista de Estrada de Ferro e interligação com a Sorocabana e mesmo com outras povoações vizinhas se fez graças à cooperação de seus habitantes que, em todas as oportunidades, atenderam aos apelos dos fundadores.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Rinópolis está localizado no Oeste do Estado, Latitude 21 graus 43 33 sul, Longitude: 50 graus 43 20 Oeste; Altitude: 525 metros; Distância da capital: 525 quilômetros (rodovia), 480 quilômetros (linha reta); Limites: Ao norte com Piacatu e Santópolis do Aguapeí; ao sul com Parapuã; leste com Iacri e; a oeste com Osvaldo Cruz.

Localizada numa planície, sendo o Rio Aguapeí (ou Feio), sua principal artéria fluvial, tem  relevo com largas ondulações em grande parte formando extensas planícies, com solo de predominância arenosa, aluviais e massapé.

Seu solo é constituído de 3 faixas principais de solo que se estendem no sentido sudeste - noroeste do Estado de São Paulo. De norte para sul na porção setentrional do município, encontramos a primeira delas: da era mesozóica, triássico ou jurásico constituído de rochas eruptivas básicas. A segunda faixa que corre em contiguidade com a anterior, em seus limites meridionais, orientais e ocidentais é constituída de terras da mesma era, com a mesma divisão e são do tipo botucatu e pirambóia. Na região central, ocidental oriental e meridional encontramos ainda da era mesozóica o terreno caiácretáceo.[5]

Distante 525 km de São Paulo, com acesso pela Rodovia Castelo Branco SP-280 posteriormente acesso a Botucatu no km 209 e SP-300 Rodovia Marechal Rondon. O acesso ao município é feito a partir da SP-425.

Comunicações[editar | editar código-fonte]

A cidade foi atendida pela Cia. Telefônica Alta Paulista[6] até 1975, quando passou a ser atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP)[7], que construiu a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica[8], sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo[9] para suas operações de telefonia fixa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2022». Censo Populacional 2022. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 19 de outubro de 2023 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. «Cópia arquivada». Consultado em 13 de maio de 2016. Arquivado do original em 4 de junho de 2016 
  6. «Relação do patrimônio da Cia. Telefônica Alta Paulista incorporado pela Telesp» (PDF). Diário Oficial do Estado de São Paulo 
  7. «Área de atuação da Telesp em São Paulo». Página Oficial da Telesp (arquivada) 
  8. «Nossa História». Telefônica / VIVO 
  9. GASPARIN, Gabriela (12 de abril de 2012). «Telefônica conclui troca da marca por Vivo». G1 


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.