Saltar para o conteúdo

Rio Camboriú (Santa Catarina): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 187.58.89.100 ( modificação suspeita : -45), para a edição 19189931 de Rjbot
Etiqueta: Possível conteúdo ofensivo
Linha 24: Linha 24:


== Geografia e Ciência ==
== Geografia e Ciência ==
O rio Camboriú é formado por inúmeras nascentes existentes nos rios do Braço, Meio e dos Macacos. Ao longo das encostas dos morros e motanhas ocorrem [[cachoeira]]s e alguns [[ecossistema]]s, como é o caso da [[floresta Atlântica]], que possui uma grande importância pela sua fauna e flora. Entre o rio e o mar ocorrem [[manguezal|manguesais]] que são responsáveis pelo início de boa parte da vida que existe no mar.
O rio Camboriú é formado por inúmeras nascentes existentes nos rios do Braço, Meio e dos Macacos. Ao longo das encostas dos morros e motanhas ocorrem [[cachoeira]]s e alguns [[ecossistema]]s, como é o caso da [[floresta Atlântica]], que possui uma grande importância pela sua fauna e flora. Entre o rio e o mar ocorrem [[manguezal|manguesais]] que são responsáveis pelo início de boa parte da vida que existe no mar. cú!


== Importância ==
== Importância ==

Revisão das 18h13min de 25 de maio de 2010

Rio Camboriú
Comprimento 40 km
Nascente Camboriú
Foz Balneário Camboriú
País(es)  Brasil

Rio Camboriú é um rio brasileiro do estado de Santa Catarina. Corta o município de Camboriú no sentido oeste–leste e deságua no município de Balneário Camboriú.

Geografia e Ciência

O rio Camboriú é formado por inúmeras nascentes existentes nos rios do Braço, Meio e dos Macacos. Ao longo das encostas dos morros e motanhas ocorrem cachoeiras e alguns ecossistemas, como é o caso da floresta Atlântica, que possui uma grande importância pela sua fauna e flora. Entre o rio e o mar ocorrem manguesais que são responsáveis pelo início de boa parte da vida que existe no mar. cú!

Importância

O rio Camboriú tem importância estratégica para o desenvolvimento dos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú, situados no litoral centro-norte do estado de Santa Catarina. É nele que se localiza o principal sistema de captação e instalação para tratamento de água que abastece estas cidades. Este fato imprime elevada importância a este rio, requerendo, em função da qualidade e disponibilidade do manancial de água, estudos e administração adequada dos recursos ali existentes.

Problemas

O rio Camboriú vem sofrendo grandes problemas nas últimas décadas devido exploração não controlada do homem dos recursos naturais, tais como a madeira; o granito, que é retirado nas encostas de morros da bacia do rio Camboriú, causando erosões; a agricultura, que na produção de arroz, represa indevidamente a água e despeja grande quantidade de agrotóxicos na água.

Outro problema que ameaça a rio Camboriú é falta de tratamento de esgoto na Cidade de Camboriú onde o rio tem o seu maior percurso. Além do que, uma parte do rio e a sua foz estão na cidade de Balneário de Camboriú, aonde o homem extraiu quase toda a camada protetora as margens do rio, destruindo o ecossistema ali presente.

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.