Run Devil Run (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Run Devil Run"
Single de Girls' Generation
do álbum Run Devil Run
Lado B "Echo"
Lançamento 17 de março de 2010
Formato(s) Download digital
Gravação 2010
Gênero(s) Electropop, dance-pop, funk-pop
Duração 3:21
Gravadora(s) SM Entertainment
Composição Hong Ji-yoo
Busbee
Alex James
Kalle Engström
Cronologia de singles de Girls' Generation
"Oh!"
(2010)
"Hoot"
(2010)
Lista de faixas de Run Devil Run
"Oh!"
(2)

"Run Devil Run" é uma canção de electropop do girl group sul-coreano Girls' Generation. É o single principal da versão repaginada do álbum Oh!, intitulado Run Devil Run.[1][2]

"Run Devil Run" foi lançada como um single digital em 17 de março de 2010.[3][4]

Produção[editar | editar código-fonte]

"Run Devil Run" foi composta por dois americanos, Alex James and Busbee, com o sueco Kalle Engström. A música foi originalmente gravada pela cantora Kesha em 2008, durante a produção do seu primeiro disco Animal, Kesha cortou a música de seu álbum por questões desconhecidas. A música ficou intocada por mais de dois anos, quando executivos da Universal Music Group venderam os direitos da música para a SM Entertainment, após isso, o compositor Hong Ji-yoo foi pago para adaptar a letra e a melodia para o grupo coreano. A versão de Kesha vazou na internet no começo de 2010.

Promoções[editar | editar código-fonte]

Iniciando-se em 11 de março de 2010, fotos das integrantes foram divulgadas on-line, apresentando um conceito sombrio, então chamado Black SoShi (SoShi em referência à banda e Black indicando aparência negra e sombria).[5]

No período de promoções para a música, um aplicativo de iPhone oficial foi lançado, disponível nas versões gratuita e paga. A versão gratuita possui uma visualização de 30 segundos para todas as canções do álbum, um vídeo musical de "Run Devil Run" e algumas fotografias. A versão paga inclui as faixas completas de todas as canções do álbum, vídeos musicais de "Run Devil Run", "Gee", "Oh!" e "Tell Me Your Wish (Genie)", e uma galeria de fotos.[6]

As promoções foram concluídas em 2 de maio de 2010 no programa The Music Trend da SBS.

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

O vídeo musical foi gravado secretamente em janeiro de 2010, juntamente com a canção "Oh!". Um vídeo teaser foi lançado em 16 de março de 2010.[3] O vídeo musical completo de "Run Devil Run" foi lançado em 18 de março.[2] Elas também lançaram um versão enredo em 31 de março de 2010.[7]

Versão original[editar | editar código-fonte]

O vídeo original contém dois cenários: uma sala branca e uma sala preta. Em todo o vídeo, há cenas das garotas dançando nesses espaços, e há close-ups individuais de suas aparências "Black SoShi". No final do vídeo, as meninas são mostradas na sala preta, sendo que após isso o vídeo encerra de forma semelhante a uma televisão desligando.

Versão enredo[editar | editar código-fonte]

O vídeo continua o enredo de "Oh!" em que as garotas encontram as "Black SoShi", elas próprias, mas com a aparência malévola e sombria, ao final do vídeo. Essa versão inicia com a rebobinagem do vídeo de "Oh!" até a parte em que Sooyoung acidentalmente atira um capacete de futebol americano, que derruba um copo fazendo-o derramar um líquido sobre o computador. Isto trava o computador, o que acaba "libertando" as "Black SoShi". Depois de terem escapado, elas começam a bagunçar e desorganizar o quarto. Após algum tempo, a banda entra no quartoe encontra as Black SoShi. O vídeo termina quando Yuri desconecta o computador, enviando as Black SoShi de volta à sua dimensão, e depois limpando a bagunça que as garotas negras deixaram. Ao fazer isto, Seohyun bate levemente no monitor do computador, que reabre o portal para o universo paralelo.

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

A canção alcançou a primeira posição em várias paradas musicais on-line depois do lançamento. A primeira vez que alcançou o topo na televisão foi no programa Music Bank da KBS, onde venceu as concorrentes "Lupin" da banda Kara e "Jalmothaesseo" (I Did Wrong) do grupo 2AM.[8] Além disso, "Run Devil Run" permaneceu no topo da parada musical sul-coreana da Gaon por duas semanas.[9][10]

Precessão e sucessão nas paradas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
"Oh!" por Girls' Generation
Single número um da semana na Gaon Chart
20 de março de 2010 – 27 de março de 2010
Sucedido por
"Love Song" (coreano: 널 붙잡을 노래) por Rain
Precedido por
"Oh!" por Girls' Generation
Single número um do mês na Gaon Chart
Março de 2010
Sucedido por
"Chitty Chitty Bang Bang" por Lee Hyori ft. Ceejay

Referências

  1. (em coreano) Yang, Ji-won. 소녀시대 후속곡 ‘런 데빌 런’ 공개 직후 음원 차트 1위 (Girls' Generation Follow-up Single "Run Devil Run" #1 on Music Charts After Release). JoongAng Ilbo. 17 de março de 2010. Acessado em 16 de março de 2010.
  2. a b (em coreano) Baek, Ki-hye. `블랙 소시` 베일 벗은 소녀시대, 신곡 음원 공개 (Veil is Removed from "Black Girls' Generation", New Single Released). Korea Economic Daily. 17 de março de 2010. Acessado em 16 de março de 2010.
  3. a b (em coreano) Lee Eon-hyeok. 소녀시대, 블랙 소시 전원 공개 “퍼포먼스 기대돼” 관심 폭발 (Girls' Generation Releases All "Black Girls' Generation" Pictures, High Expectations for "Performance"). JoongAng Ilbo/Newsen. 15 de março de 2010. Acessado em 15 de março de 2010.
  4. (em coreano)“소녀시대 "블랙소시" 단독공개 - 도도하고 시크한 매력에 흠뻑 빠지다!. News Bugs. 20 de março de 2010. Acessado em 16 de março de 2010.
  5. (em coreano) 블랙 소시 태연-서현, 도도-시크 매력 물씬 (Black SNSD Taeyeon-Seohyun "Glamorous and Elegant" look). Osen. 12 de março de 2010. Acessado em 17 de março de 2010.
  6. Lucia Hong: Girls' Generation's album released as smart phone app. 10asia.co.kr. March 30, 2010. Retrieved July 19, 2010.
  7. Lucia Hong: Girls' Generation to release story version of "Run Devil Run" 10asia.co.kr. 30 de março de 2010.
  8. (em coreano) Kim, Kyeong-min. 소시 '런데빌런', 결방 ‘뮤뱅’서 카라 꺾고 1위 등극 (Girls' Generation's "Run Devil Run" Beats Out Kara for Belated #1 on Music Bank). MyDaily. 5 de abril de 2010. Acessado em 5 de abril de 2010.
  9. (em coreano)GAON Music Chart, weeks 2010.03.14~2010.03.20 and 2010.03.21~2010.03.27
  10. Lucia Hong: Girls' Generation triumphs on Gaon music charts. 10asia.co.kr. 1 de abril de 2010. Acessado em 19 de julho de 2010