Lee Hyori

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lee Hyo-ri
(hangul: 이효리; hanja: 李孝利; rr: I Hyo-ri; MR: Yi Hyori)
Lee Hyori
Lee Hyo-ri em 2017.
Nome completo Lee Hyo-ri
Pseudônimo(s) Linda G (hangul: 린다G, com SSAK3), Lee Chun Ok (hangul: 천옥, com Refund Sisters)
Outros nomes E Hyolee, Lee Hyo Lee, Chori, Sexy Queen, National Fairy, Madam Lee
Nascimento 10 de maio de 1979 (44 anos)
Osong-ri, Osong-eup, Heungdeok-gu, Cheongju, Chungcheong do Norte, Coreia do Sul
Nacionalidade sul-coreana
Etnia amarela
Fortuna $ 40 milhões (dólares americanos, estimativa de julho de 2021.
Cônjuge Lee Sang-soon (2013-presente)
Alma mater Universidade Kookmin
Período de atividade 1998–presente
Carreira musical
Gênero(s)
Extensão vocal Mezzosoprano
Instrumento(s)
Gravadora(s)
  • DSP (1998-2006)
  • Mnet Media (2006-2010)
  • B2M (2010-2013)
  • Kiwi Media Group (2016-2019)
  • ESteem (2020-presente)
Afiliações
Página oficial
www.hyoleeworld.com

Lee Hyo-ri (hangul: 이효리; rr: I Hyo-ri; nascida em 10 de maio de 1979), é uma cantora e atriz sul-coreana. Ela iniciou sua carreira artística em 1998, como membro do grupo feminino Fin.K.L. Em 2003, iniciou sua carreira musical como artista solo, lançando seu álbum de estreia Stylish...E, que lhe rendeu diversos prêmios de Artista do Ano. Em 2006, tornou-se a cantora mais bem paga da Coreia do Sul quando assinou contrato com a Mnet Media e lançou seu segundo álbum de estúdio chamado Dark Angel. Este lançamento foi seguido pelos álbuns de estúdio It's Hyorish (2008), H-Logic (2010), Monochrome (2013) e Black (2017).

Sua carreira na atuação iniciou-se em 2006, através do drama Three Leaf Clover da SBS, ela também fez parte do elenco de diversos programas de variedades ao longo dos anos, tendo estrelado em adição, reality shows próprios.

Lee é considerada uma das solistas mais bem sucedidas da Coreia do Sul e além de sua carreira na indústria musical, ela é reconhecida como uma das principais lideranças artísticas em questões sociais sul-coreanas.

Carreira[editar | editar código-fonte]

1998–2002: Início com o grupo Fin K.L[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Fin.K.L

Lee iniciou sua carreira artística em janeiro de 1998, ao ingressar no grupo pop feminino Fin.K.L, ela foi descoberta enquanto tirava fotos com suas amigas e foi a última membro a se juntar ao grupo. Além disso, tornou-se a líder do quarteto musical, por ser a integrante mais velha.

O Fin.K.L estreou oficialmente em 22 de maio de 1998, através de seu primeiro single "Blue Rain". O segundo lançamento de seu álbum de estreia, "To My Boyfriend", resultou em seu primeiro número um, que foi seguido por diversos outros singles que atingiram o topo da parada sul-coreana, catapultando o grupo para o estrelato, o que levou o Fin.K.L a tornar-se um dos grupos mais populares e bem sucedidos de todos os tempos na Coreia do Sul.

2003–2005: Stylish...E e atuação[editar | editar código-fonte]

Lee realizou atividades promocionais como integrante do Fin.K.L, que consistiu no lançamento de mais álbuns nos anos seguintes. Após o lançamento de seu quarto e último álbum de estúdio, Eternity (2002), ela passou a realizar esforços no lançamento de seu primeiro álbum solo. Em agosto de 2003, Lee lançou seu álbum de estreia intitulado Stylish...E. Seu single principal "10 Minutes" obteve intensa popularidade. Mais tarde, ela recebeu diversos prêmios, incluindo três dos quatro Grandes Prêmios (Daesangs) de maior prestígio da indústria musical sul-coreana. Stylish...E vendeu 144.182 cópias na Coreia do Sul[1] e a popularidade de Lee em suas diversas atividades, acabou sendo apelidada de "Síndrome de Hyori" e a imprensa coreana apelidou o ano de 2003 como "O ano de Hyori".[2]

Em outubro de 2004, Lee co-apresentou o festival Korean Music Festival nos Estados Unidos. Em janeiro de 2005, ela fez sua estreia como atriz na televisão em Three Leaf Clover da SBS, interpretando uma soldadora, que após ser presa, anseia em manter uma vida normal. No entanto, o drama de 16 episódios recebeu baixos índices de audiência e Lee foi criticada por sua atuação.[3][4]

2006–2007: Dark Angel e contrato com Mnet[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2006, Lee lançou seu segundo álbum, Dark Angel. O primeiro single, "Get Ya", apresentou uma sutil coreografia e roupa sexualmente sugestiva, que é marca registrada de Lee. Há controvérsia a respeito deste single, que é parecido com o single "Do Somethin'" da cantora estadunidense Britney Spears. Por esta razão os compositores de "Do Somethin'" acusaram Lee e seus agentes de plágio, para a sul-coreana, ela não tem nada a ver com a composição do single. Se bem que este incidente não era a primeira vez que a indústria do pop da Coreia tinha sido acusado de plágio, foi a primeira vez que o titular dos direitos do autor havia apresentado uma denúncia formal. "Shall We Dance", foi seu seguinte single. Devido a atenção negativa, tanto no single e álbum não tiveram êxito, "Straight Up" foi lançado como outro final, mas não foi promovido por Lee.

Meses depois do escândalo de plágio, se revelou que Lee havia firmado um contrato de três anos com a M-Net Entertainment para ₩ 2,2 mil milhões (em won sul-coreanos), sendo a cantora feminina melhor paga da Coreia do Sul. Enquanto isso, Lee preparado para aparecer em um novo "mini-drama", em fevereiro de 2007, apesar do fracasso de seu drama acima. Estrelou ao lado de Lee Dong Gun, em If In Love... Like Them, que, embora originalmente anunciada como um longo episódio, durou quatro episódios em Mnet. Uma versão editada de dois episódios do drama também correu no SBS.

Lee Hyori gravando um comercial em Soho, Nova Iorque.

Em fevereiro de 2007 Lee lançou o single digital "Toc Toc Toc", que é uma canção de R&B, como muitos de seus singles anteriores.

If In Love Like Them álbum lançado em 6 de março de 2007, incluía três de suas músicas encontradas no single digital, junto com uma nova versão de "Toc Toc Toc". Foi álbum mais vendido do mês, chegou a venda de 27.845 cópias, Apesar de bem sucedido, seu drama foi fortemente penalizado por violar as orientações de publicidade. A Korean Broadcasting Committee declarou que o drama não pode ser passado na Coreia do Sul, novamente, a rede teve que pedir desculpas aos seus telespectadores. Mas o drama foi ao ar no Japão pela estação de televisão via satélite CS Fuji, propriedade da rede de TV Fuji.

2008–2009: Programas de televisão e It's Hyorish[editar | editar código-fonte]

Durante os intervalos de sua carreira musical solo, Lee também apresentou diversos programas de televisão, incluindo Time Machine e Happy Together, que co-apresentou com Yoo Jae-suk em 2006. Em 8 de abril de 2008, ela ingressou no Sang Sang Plus da KBS como co-apresentadora junto aos membros do Country Kkokko, Shin Jung-hwan e Tak Jae-hoon.[5] Ela foi uma das co-apresentadoras originais de Change, um programa da série Good Sunday da SBS, antes de sair no início de julho. Ela também é ex-integrante do elenco da primeira temporada do programa de variedades Family Outing. Pela Mnet, ela realizou um programa de 12 episódios chamado Off the Record: Lee Hyori, que documentou sua vida por três meses, o objetivo do programa foi de diminuir a distância de Lee e o público.

Em 20 de dezembro de 2008, ela realizou seu primeiro concerto solo, o Lee Hyori the Invincible na Jamsil Arena. Após o lançamento, os ingressos para o concerto esgotaram-se em cinco minutos.[6]

Seu terceiro álbum, It's Hyorish, foi lançado em 16 de julho de 2008. "U-Go-Girl", seu primeiro single, alcançou o topo em paradas online e offline, incluindo programas de música para televisão.

Em novembro de 2009, seu contrato com a Mnet Media venceu. Lee planejava assinar um contrato com a Gil Entertainment (atualmente B2M Entertainment) e trabalhar com Gil Jong-hwa, co-gerente do Fin.K.L, que trabalhou com o grupo desde sua estreia.[7] No entanto, seu álbum de 2010 foi lançado através da Mnet Media.

2010–2015: H-Logic e Monochrome[editar | editar código-fonte]

Quase dois anos depois de seu álbum anterior, Lee retornou com H-Logic em 13 de abril de 2010. O álbum de 14 faixas, incluiu colaborações de Daesung do Big Bang, Ji Yoon de 4minute, Bekah do After School, Gary do Leessang e Chu Sang do Mighty Mouth. Lee também trabalhou com o E-Tribe, a equipe por trás de "U-Go-Girl", o primeiro single de seu álbum anterior.

Um vídeo musical foi lançado para "Swing" (hangul: 그네; RR: Geune), com Gary do Leessang, em 31 de março de 2010. O single "Chitty Chitty Bang Bang" e seu vídeo musical correspondente foram lançados logo depois. A canção escrita por ela mesma, que apresenta Ceejay (do Freshboyz), foi lançada no mesmo dia que seu álbum.

Logo após o lançamento do álbum H-Logic, sete de suas músicas, compostas por Bahnus, foram acusadas de plágio (entre as músicas supostamente plagiadas estava "Bring It Back", realizada pelo grupo canadense Cookie Couture). Em 21 de junho de 2010, Lee admitiu que as acusações de plágio contra seu álbum eram verdadeiras, dizendo que ela havia sido "enganada". Lee interrompeu temporariamente todas as suas atividades como cantora e suspendeu suas aparições na televisão.[8][9][10]

Enquanto estava em pausa, Lee começou a crescer como uma influência cultural. Ela escreveu colunas online para jornais como The Hankyoreh, que misturavam seus pensamentos sobre a vida e a carreira com comentários sociais, e foi bem revista por sua simples prosa, humor e inteligência.[11] Ela também se tornou uma presença crescente na comunidade cívica, emergindo como uma das ativistas de direitos animais mais destacadas do país. Em 2011, Lee lançou duas músicas de caridade para doação a abrigos de animais, "Please Stay Behind" (hangul: 주세요 주세요; RR: Nama Juseyo) e "Remember" (hangul: 기억해; RR: Gieokhae).

A partir de 4 de março de 2012, ela e o cantor e compositor / pianista Jung Jae-hyung organizaram o programa musical Jung Jae-hyung & Lee Hyo-ri's You and I, exibido pela SBS..[12] Seu episódio final foi exibido em 14 de outubro de 2012, encerrando sua exibição de dez meses devido a baixa audiência.[13]

Seu quinto álbum de estúdio, Monochrome, foi lançado em 21 de maio de 2013.[14] Lee escreveu a letra de oito das 16 faixas do álbum e usou uma banda em vez de utilizar sons gerados eletronicamente para as canções. Após o seu lançamento, oito faixas entraram no top 10 dos serviços de música online, que incluiu Bugs, Olleh e Naver Music, enquanto sua faixa principal, "Bad Girls" liderou as paradas no Melon, Naver, Olleh e Bugs.[15][16][17]

Em 2 de abril de 2014, a emissora SBS anunciou que Lee e a atriz Moon So-ri apresentariam um programa de entrevistas de nome Magic Eye. O programa começou a ser filmado em abril. Devido a baixos índices de audiência, o programa foi ao ar no último episódio em 18 de novembro de 2014.[18]

2015–2019: Pausa na carreira, "Black" e "Hyori's Homestay"[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2015, os representantes de Lee anunciaram que seu contrato com a B2M Entertainment havia expirado em 2013. Em maio de 2015, ela encerrou suas contas em redes sociais e interrompeu todas as suas atividades de televisão.[19] Em outubro daquele ano, a representante de Lee comunicou que ela faria uma pausa de 2 anos em sua carreira no entretenimento "para ter tempo para si mesma".[20]

Em novembro de 2016, foi confirmado que Lee havia assinado um contrato com o Kiwi Media Group e com a previsão de lançamento de um novo álbum para 2017.[21] Em janeiro de 2017, o CEO da Kwi Media, Kim Hyung-suk, revelou que Lee estava assumindo a maior parte da responsabilidade por seu novo álbum como produtora executiva, enquanto trabalhava com ele e com o compositor de "10 Minutes" Kim Dong Hyun.[22][23][24][25] No mês de junho, ela estrelou ao lado do marido, um novo programa de variedades intitulado Hyori's Homestay, pela JTBC[26] e no fim do mês lançou o single "Seoul", uma canção auto-composta de electro-R&B, que serviu de faixa de pré-lançamento de seu sexto álbum de estúdio.

Em 4 de julho de 2017, seu álbum Black' foi lançado ao lado do vídeo musical da canção que fornece título ao álbum. O som maduro e experimental iniciado com Monochrome se estende a Black, que contou com nove composições de Lee.

Lee Hyori e seu marido, transformaram sua casa na ilha Jeju em uma pousada para filmar o programa Hyori's Homestay pela JTBC. Na primeira temporada, IU se junta ao programa como funcionária. Na 2ª temporada, esta posição foi substituída por YoonA. No ano seguinte, ela se reuniu com o Fin.K.L em um novo reality show chamado de Camping Club, que também foi transmitido pela JTBC.[27]

2020–presente: Retorno á música, SSAK3 e Refund Sisters[editar | editar código-fonte]

Em 15 de maio de 2020, Lee anunciou que havia assinado um contrato com a ESteem Entertainment.[28] Paralelamente a isso, através do programa da MBC, Hangout with Yoo , ela, sob o nome artístico de "Linda G", fundou o trio SSAK3 com Rain e Yoo Jae-suk. Eles lançaram um single de estreia "Beach Again" em 18 de julho de 2020[29] e estreou oficialmente em 25 de julho no programa de música Show! Music Core. SSAK3 é um projeto especial de verão, e eles anunciaram que todos os rendimentos de suas músicas e promoções serão doados para comunidades necessitadas.

Depois do projeto SSAK3, o programa Hangout with Yoo gerou um spin-off de Lee nomeando as cantoras Uhm Jung-hwa, Jessi e Hwasa como as membros que ela queria em seu grupo de garotas dos sonhos, durante o segmento SSAK3. As quatro cantoras formaram outro grupo feminino chamado Refund Sisters (환불 원정대) com Yoo Jae-suk como produtor. O grupo feminino lançou um single de estreia intitulado "Don't Touch Me", em 10 de outubro.[30]

Outras atividades[editar | editar código-fonte]

Ativismo[editar | editar código-fonte]

Lee foi reconhecida como uma das principais lideranças sociais da Coreia do Sul por seu trabalho de caridade e utilizando sua voz em causas sociais.[31] Ela é adepta ao pescetarianismo de acordo com sua ética pessoal e crenças em saúde, além disso, é defensora do bem-estar animal e dos direitos dos animais.[32][33][34][35] Em 2012, Lee publicou Closer, um livro de ensaios fotográficos, que foca em sua vida cotidiana com seu cachorro Soonshim, que ela adotou de um abrigo de animais. No livro, Lee escreveu seus pensamentos sobre direitos e serviços de abrigo de animais, bem como seus sentimentos em relação ao uso de pelo animal.[36][37][38] Ela

Ano Emissora Título Papel Notas
1997 EBS The Generation of Sensibility Um dos estudantes desordenados Antes de estrear como cantora
2001–03 KBS2 Happy Together Apresentadora
2002–03 MBC Time Machine
2003 SBS Fort Boyard
2005 Three Leaf Clover Kang Jin-a
2006–07 KBS2 Happy Together Friends Apresentadora
2007 SBS If in Love... Like Them Lee Na
2008 Mnet Off the Record: Lee Hyori Membro do Elenco Reality show
SBS On Air Ela mesma Participação especial (Episódio 1)
KBS2 Sang Sang Plus Apresentadora
SBS Change
2008–10 Family Outing Membro do elenco
2009 Mnet Superstar K Julgadora
2012 SBS Jung Jae-hyung & Lee Hyo-ri's You and I Apresentadora
OnStyle Golden 12 Ela mesma Reality show
tvN Reply 1997 Participação através de imagens de arquivo (Episódio 12)
2013 Mnet 2Hyori Show Retorno especial para Monochrome
OnStyle/Mnet Lee Hyori's X Sister Membro do elenco Reality show
OnStyle Korea's Next Top Model Julgadora especial
EBS Our Sole Earth Ela mesma Participação com de Lee Sang-soon (Episódio: "Instant Wedding")
2014 SBS Magic Eye Apresentadora
EBS Our Sole Earth Entrevistada Episódio "Your Winter Coat, Alpaca and Raccoon"
2015 SBS Take Care of My Dad Narradora Apenas voz
2017–18 JTBC Hyori's Homestay Membro do elenco Reality show
2019 Camping Club Reality show
2020 MBC Hangout with Yoo Membro do elenco Episódios 44 - 55 como SSAK3
Episódios 56 - presente como Refund Sisters
KaKao TV KaKao Face ID Membro do elenco Episódios 1 - 7

Video games[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2000 Tony Hawk's Pro Skater 2 Ela mesma Versão PC sul-coreana

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Lee Hyori (2012). 가까이 – 효리와 순심이가 시작하는 이야기 [Closer – The Story Begun by Hyori and Soomshim] (em coreano). [S.l.]: Bookhouse. ISBN 978-89-56-05594-7 

Referências

  1. «2003년 - 가요 음반 판매량» [2003 - Vendas de Álbuns de Música]. Music Industry Association of Korea. Consultado em 16 de janeiro de 2007. Arquivado do original em 19 de junho de 2008 
  2. «Lee Hyori Not performing in 2004». KPop Music News. Consultado em 24 de abril de 2007. Arquivado do original em 20 de janeiro de 2004 
  3. Moon, Iris (28 de março de 2005). «Job, household chores subject of 'real' dramas». The Korea Herald. Hancinema 
  4. «Singers-Turned-Actors: the Best and the Worst». The Chosun Ilbo. 2 de dezembro de 2006 
  5. Roundtable Plus Welcomes New Host E Hyo-lee. KBS World. 26 de março de 2008
  6. «Lee Hyo-ri's First Solo Gig Sells Out in 5 Minutes». The Chosun Ilbo. 8 de novembro de 2008 
  7. 이효리, 핑클 시절 매니저와 재결합...억대 러브콜 거절 본문 뉴스 본문 이효리, 핑클 시절 매니저와 재결합...억대 러브콜 거절 [Lee, Work again with Fin.K.L's co-manager]. Daum (em coreano). 26 de setembro de 2009 
  8. «Lee Hyori admits plagiarism». The Korea Times. 10 de junho de 2010 
  9. «Lee Hyo-ri Admits New Songs Were Plagiarized». The Chosun Ilbo. 21 de junho de 2010 
  10. «Lee Hyo-ri suspends TV appearances». The Korea Times. 8 de julho de 2010 
  11. Baek, Byung-yeul (6 de maio de 2013). «Alternative to Psy: Lee Hyo-ri is Miss Korea in new album». The Korea Times. Consultado em 6 de maio de 2013 
  12. Han, Yeo-wool (20 de janeiro de 2012). «Lee Hyori, Jung Jae-hyung to host new music show». 10Asia 
  13. '유앤아이' 폐지 8개월만 막내린다..14일 마지막 방송. Newsen (em coreano). 10 de outubro de 2012 
  14. Suh, Hye-rim (9 de maio de 2013). «Lee Hyori unveils Monochrome album image». The Korea Herald 
  15. Jackson, Julie (22 de maio de 2013). «Lee Hyori's Monochrome sweeps charts». The Korea Herald 
  16. 이효리 배드걸, 섹시한 미스코리아급 화보! [Lee Hyori, bad girl, sexy and like Miss Korea]. Etnews.com (em coreano). 21 de maio de 2013 
  17. 인기가요 이효리 "'미스코리아' 작사 하루만에 완성" [Lee Hyori, completed the lyrics in one day]. StarMk.co.kr (em coreano). 26 de maio de 2013 
  18. '매직아이' 내달 18일 종영 (em coreano). Osen. 30 de outubro de 2014. Consultado em 2 de novembro de 2014 
  19. «Lee Hyori pulls plug on TV career». The Korea Times. 1 de outubro de 2015 
  20. «Lee Hyori pulls plug on TV career – The Korea Times». www.koreatimesus.com 
  21. «Lee Hyori to make comeback next year». The Korea Hearld. 24 de novembro de 2016 
  22. '비디오스타' 김형석 "이효리, 음악적 생각많아..프로듀서 역할도" (em coreano). Consultado em 28 de junho de 2017 
  23. «[Oh!커피 한 잔②] 김형석이 직접 스포한 이효리의 새 앨범» (em coreano). Consultado em 28 de junho de 2017 
  24. 한국경제TV. «이효리 내년 상반기 컴백한다...김형석과 전속계약 체결 – 한국경제TV». www.wowtv.co.kr. Consultado em 28 de junho de 2017 
  25. "요가로 몸푸는 중"..이효리, 컴백 앞둔 근황 (em coreano). Consultado em 28 de junho de 2017 
  26. Kim, Eun-ae (25 de junho de 2017). '효리네' 이효리♥이상순, 결혼도 민박집 오픈도 참 잘했다(ft.아이유) (em coreano). Osen. Consultado em 27 de agosto de 2017 
  27. «핑클의 '캠핑클럽' 시청률 4%, 제2의 '효리네민박' 될까? [투데이차트]» (em coreano). MyDaily. 15 de julho de 2019. Consultado em 1 de agosto de 2020 
  28. «[공식] 이효리, 에스팀엔터와 전속계약 맺어 "좋은 인연 소중히 이어갈 것"». Sports Khan. 15 de maio de 2020. Consultado em 25 de maio de 2020 
  29. «[SC초점]'그룹명=싹쓰리"…'놀면뭐하니?' 유드래곤X린다지X비룡, 혼성댄스 부캐의 탄생(종합)». Sports Chosun (em coreano). 4 de junho de 2020. Consultado em 1 de agosto de 2020 
  30. «환불원정대 '레전설'MV 오늘(28일) 공개, 워맨스+군무 담았다». Sports Seoul (em coreano). Naver. 28 de outubro de 2020. Consultado em 29 de outubro de 2020 
  31. Eun, Elizabeth (2 de março de 2013). «[Goodwill] Korea′s Most Influential Socialtainers». CJ E&M enewsWorld. Consultado em 12 de junho de 2015 
  32. Oh, Mi-jung (3 de dezembro de 2012). «Lee Hyori Chosen as Top Vegetarian Figure by KVU». enewsWorld 
  33. Oh, Mi-jung (22 de novembro de 2011). «Lee Hyori Interviews Jane Goodall for Singles Magazine». enewsWorld 
  34. Joo, Kyung-don (20 de fevereiro de 2012). «Hyori donates to help animals». Korea JoongAng Daily. Arquivado do original em 27 de janeiro de 2013 
  35. Pearson, James; Rashid, Raphael (29 de junho de 2012). «Activism is a dog-eat-dog world». The Korea Times 
  36. Ho, Stewart (15 de maio de 2011). «Lee Hyori to Release Photo Essay Book With Her Pets». enewsWorld 
  37. Sunwoo, Carla (23 de maio de 2012). «Lee Hyori to meet with fans to discuss new book». Korea JoongAng Daily. Arquivado do original em 31 de maio de 2012 
  38. Sunwoo, Carla (13 de setembro de 2012). «Lee Hyori teams up with Seoul mayor». Korea JoongAng Daily. Arquivado do original em 27 de janeiro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Lee Hyori