Lee Seung-gi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lee Seung-gi
이승기
Lee Seung-gi
이승기
Nascimento 13 de janeiro de 1987 (31 anos)
Seul, Coreia do Sul
Nacionalidade sul-coreano
Ocupação Ator, cantor e Anfitrião
Atividade 2004-Presente
Página oficial

Lee Seung-gi (hangul: 이승기; hanja: 李昇基; nascido em 13 de janeiro de 1987) é um ator, cantor, anfitrião e animador sul-coreano. Conhecido como ''Príncipe das Baladas'', Lee já teve inúmeras canções de sucesso ''Por quê você é minha mulher'', ''Você se casará comigo'' e ''Retornar''. Ele ganhou mais sucesso como ator com papéis principais em dramas populares como ''Brilliant Legacy'' (2009), ''Minha Namorada é uma Gumiho'' (2010), ''Gu Familly Gook'' (2013 e ''Hwayugi - A Korean Odyssey'' (2018). Ele foi membro da primeira temporada do programa de variedades de fim de semana, ''2 Dias e Uma Noite'', de novembro de 2007 a fevereiro de 2012 e o anfitrião do talk show ''Strong Heart'' de outubro de 2009 a abril de 2012.

O sucesso de Lee como cantor, ator e anfitrião ganhou o titulo de: ''Ameaça Tripla''. Ele foi incluído pela primeira vez na ''Forbes Korea Power Celebrity'' em 2010, ficando em 7º, logo após em 4º, e depois em 6º em 2012 e 2015.

Educação[editar | editar código-fonte]

Lee se graduou na Universidade Dongguk, obteve seu diploma em comércio internacional e comércio em 20 de fevereiro de 2009 e recebeu um prêmio de realização especial em sua formatura. Ele continuou seus estudos obtendo dois mestrados, Teoria do Comércio, além de Finanças e Conteúdos Culturais na Escola de Graduação Dongguk.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2004-Presente: Cantor.[editar | editar código-fonte]

Escrito pelo cantor Lee Sun-hee, Lee treinou por 2 anos antes de estrear em 5 de junho de 2004 aos 17 anos. ''Por quê você é minha mulher (Because You're My Girl)'', sua música de estreia de seu primeiro álbum ''The Dream of a Moth'', tornou-se uma balada popular que criou uma síndrome de ''gostar de mulheres mais velhas'' na Coréia do Sul. Com essa música, ele ganhou o prêmio ''Best Newcomer'' em várias cerimônias de premiação musical em 2004, como o Mnet KM Music Festival e Seoul Music Awards. Em 2007, ele também ganhou o prêmio ''Melhor Artista Masculino Solo'' no Festival de Música Mnet KM com sua música ''Mentira Branca (White Lie)'' de seu terceiro álbum, ''Story of Separation (História da Separação)''.

Lee lançou um título único digital ''Will You Marry Me (Você se casará comigo)'' em 2009, que se tornou um sucesso na Coreia do Sul. Com este single, ele recebeu o prêmio ''Digital Single Bonsang'' no 24º Golden Disk Awards. No mesmo ano, ele lançou seu quarto álbum Shadow, que foi um sucesso e vendeu 40 mil cópias pré-requisito mesmo antes do lançamento.

Em 2010, ele gravou uma versão dupla de sua música de 2007, ''Smile Boy (Garoto Sorridente)'', com a estilista e patinadora Kim Yuna, que se tornou a canção comercial oficial da Copa do Mundo da FIFA 2010 na Coréia do Sul.

No festival Yeosu Pop Festival, 2012.

Ele também recebeu o prêmio ''Digital Single Bonsang'' pela segunda vez consecutiva no 25º Golden Disk Awards com sua música, ''Love Taught Me To Drink''. Isto foi seguido pelo lançamento de seu quinto álbum, ''Tonight'' em 2011, uma partida das tradicionais baladas tradicionais de Lee e engloba mais um som e melodias de estilo banda rock. A canção-título ''Are not we friends'' superou instantaneamente as listas de música on-line após a liberação.

Em 6 de março de 2012, Lee fez sua estreia no Japão com o lançamento de seu primeiro álbum japonês ''Time for Love'' (também traduzido como Alone in Love) e um single do mesmo título. Tanto o álbum quanto o single classificaram o número um no Oricon Daily Chart. Para comemorar seu sucesso, Lee realizou uma reunião de fãs na Tokyo Dome City Hall. Ele realizou um concerto na Nippon Budokan, Tóquio, em 2 de junho de 2012, três meses após sua estreia.

De volta a Coreia do Sul no mesmo ano, Lee lançou um mini álbum intitulado Forest. A música do titulo ''Retornar'' definiu um registro para ser o número um por seis semanas consecutivas na Coreia K-Pop Hot 100 da Billboard.

Em 10 de junho de 2015, Lee fez sua música voltar com seu sexto álbum e... depois de um hiato de dois anos e sete meses.

Em 21 de janeiro de 2016, a agência de Lee, Hook Entertainment, anunciou que Lee iria se alistar em 1º de fevereiro. Como presente para os fãs, Lee também lançou uma nova faixa no dia 21 de janeiro ao meio-dia, intitulada ''I Am Going to the Military''. Em 3 de março de 2016, a música de Lee ''Meet Someone Like Me'' foi lançada. O único é a última música que Lee registrou antes de se juntar ao exercito, e foi produzido pelo cantor Psy.

2006-presente: Ator.[editar | editar código-fonte]

Em 2005, Lee visitou a sitcom Nonstop da MBC. Ele então estreou oficialmente como ator no drama do fim de semana de KBS The Infamous Chil Sisters.

Ele foi então lançado como o líder masculino no drama do fim de semana da SBS Brilliant Legacy em 2009, co-estrelado por Han Hyo-joo. O drama manteve o seu primeiro lugar nas avaliações de espectadores ao longo de sua corrida, com seu episódio final alcançando uma classificação de visualizador de 47,1%. O enorme sucesso aumentou a popularidade de Lee como ator e levou a maiores ofertas publicitárias para o ator. Com este drama, ele recebeu o prêmio "Excelência em atuação", o prêmio "Top 10 Stars" e o prêmio "Best Couple" com Han Hyo-joo no 2009 SBS Drama Awards.

Isso foi seguido pelo drama de fantasia do SBS ''My Girlfriend Is a Nine-Tailed Fox'' em 2010, jogando um dublê de ouvintes com estudantes universitários. Seu desempenho lhe valeu o segundo prêmio "Excelência em atuação" no prêmio SBS Drama 2010.

Lee, então, estrelou o drama de ação do MBC The King 2 Hearts (2012), a atriz oposta, Ha Ji-won, o drama histórico da fantasia ''Gu Family Book'' (2013) ao lado de Bae Suzy e o drama policial de SBS ''You're All Surrounded'' (2014).

Em 2015, Lee fez sua estréia no cinema com a comédia romântica ''Love Forecast'' (também conhecida como Today's Love), que co-estrelas Moon Chae-won.

Em 20 de julho de 2015, Lee foi lançado no filme histórico ''Marital Harmony'' com Shim Eun-kyung, dirigido pelo diretor do Face Reader Han Jae-rim.

Em 2017, Lee foi lançado no próximo drama de fantasia ''Hwayugi'' (também conhecido como A Korean Odyssey), escrito pelas irmãs Hong. Isso marca seu primeiro projeto após o alistamento.

2007-presente: Anfitrião e Animador.[editar | editar código-fonte]

Lee foi um membro permanente da primeira temporada de 1 Night 2 Days, um segmento do show de variedades de fim-de-semana de KBS Happy Sunday, de novembro de 2007 a fevereiro de 2012. Conhecido pelo apelido de "Heodang", sua aparição no show o atingiu na fama Coréia e fez dele um nome familiar. Em 2008, ele recebeu o prêmio "Melhor popularidade" no KBS Entertainment Awards devido à sua popularidade com o público em 1 Noite 2 Dias. Ele também ganhou o prêmio "Top Excellence Host" no KBS Entertainment Awards de 2010 e o prêmio "Daesang" com os outros membros do elenco da primeira temporada no 2011 KBS Entertainment Awards.

Lee assumiu um papel de hospedagem no programa de entrevistas da SBS em terça-feira à noite, Strong Heart, em outubro de 2009, com Kang Ho-dong. Foi reconhecido como o "Melhor Programa" nos 2009 SBS Entertainment Awards e Lee recebeu o prêmio "Popularidade de Netizens". Lee foi novamente reconhecido por seu papel no programa de entrevistas e recebeu o prêmio "Top Excellence Host" por dois anos consecutivos no SBS Entertainment Awards 2010 e 2011. Em março de 2012, Lee anunciou sua partida de Strong Heart para se concentrar em sua carreira de cantor. Ele gravou seu último episódio em 15 de março, que foi transmitido em 3 de abril.

Lee reuniu-se com 1 Night 2 Days e PD Na Young-seok no reality show New Journey to West em 2015.

Em 2017, Lee foi anunciado para se juntar ao elenco do programa de variedades SBS All The Butlers.

Na média[editar | editar código-fonte]

Lee é conhecido por sua imagem limpa e positiva, que lhe valeu o apelido de "Nation's Umchina". Ele é um dos modelos comerciais mais sofisticados e populares e endossantes de celebridades na Coréia do Sul. Ele endossa uma grande variedade de produtos e serviços e, de forma consistente, ocupa o lugar no levantamento mensal de avaliadores da Korea Advertisers Association.

Em 23 de junho de 2012, Lee foi um dos portadores de tocha no relevo Torch de Olimpíadas de Verão de 2012 escolhido pela Samsung. Em 30 de outubro de 2012, a Comissão Eleitoral Nacional da Coréia do Sul nomeou Lee como o Embaixador Honorário Online da campanha da nação para uma eleição presidencial justa e limpa.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2014, revelou-se que Lee estava namorando a Yoona do grupo feminino Girls 'Generation desde setembro de 2013. Em 13 de agosto de 2015, suas duas agências confirmaram que terminaram seu relacionamento devido a seus horários ocupados, mas continuam sendo amigos.

Serviço militar[editar | editar código-fonte]

Em 1º de fevereiro de 2016, Lee começou seus 21 meses de serviço militar obrigatório como soldado de serviço ativo, entrando no Centro de Treinamento de Recrutamento do Exército Nonsan em Chungcheongnam-do. Depois de treinar lá durante cinco semanas, ele foi despachado para o seu papel atribuído após a cerimônia de conclusão. Lee foi formalmente dado de alta em 31 de outubro de 2017 dos militares do município de Jeungpyeong, na província de Chungcheong, onde era membro das forças especiais (13a Brigada das Forças Especiais 'Pantera Negra', Comando de Guerra Especial do Exército da República da Coréia)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns remake[editar | editar código-fonte]

  • 2006When A Man Loves A Woman (Vitamin Entertainment)
  • 2008When A Man Loves A Woman Vol. 2 (Vitamin Entertainment)

Álbuns japoneses[editar | editar código-fonte]

  • 2012Time for Love (Universal Music Japan)

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

  • 2007Love – The 1st Concert
  • 2011Hope Concert in Seoul 2010 (Japan Version)
  • 2011Hope Concert in Seoul 2010 (Korean Version)
  • 2012Hope Concert in Seoul 2011 (Korean Version)
  • 2012Japan First Concert in JAPAN 2012
  • 2013Hope Concert in Seoul 2012 (Korean Version)
  • 2013Japan Second Concert in JAPAN 2013
  • 2014Hope Concert in Seoul 2013 (Korean Version)

EP[editar | editar código-fonte]

  • 2007Unfinished Story (Vitamin Entertainment)
  • 2010Shadow (Repackage) (Hook Entertainment)
  • 2012Forest (Hook Entertainment)

Coleções[editar | editar código-fonte]

  • 2012Lee Seung Gi – The Best

Singles[editar | editar código-fonte]

  • 2004Confession (고해) (Remake)
  • 2008Let's Go On A Vacation (여행을 떠나요) (Remake)
  • 2009Will You Marry Me (결혼해 줄래) (com a participação de Bizniz)
  • 2009Like The Beginning, Just Like Then (처음처럼 그때처럼) (com a participação de Minkyung de Davichi)
  • 2010Smile Boy (Rock ver.) (com a participação de Kim Yuna)
  • 2010Smile Boy 2010
  • 2010Losing My Mind (정신이 나갔었나봐)
  • 2010From Now On I Love You (지금부터 사랑해)
  • 2011Time for Love (연애시대) (com a participação de Ra.D e Han Hyo-joo)
  • 2013Last Word (마지막 그 한마디)

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Dramas[editar | editar código-fonte]

Ano Rede Título Personagem Co-estrelas Observações
2004-2005 MBC Nonstop 5 Lee Seung Gi Convidado especial Sitcom
2006 KBS The Infamous Chil Sisters Hwang Tae Ja Lee Tae-ran, Choi Jung-won, Shin Ji-soo
2009 SBS Brilliant Legacy Sun-Woo Hwan Han Hyo-joo, Moon Chae-won, Bae Soo-bin Ator principal
2010 SBS My Girlfriend Is a Nine-Tailed Fox Cha Dae Woong Shin Min-a, No Min-woo, Park Soo-jin Ator principal
2011 MBC The Greatest Love Lee Seung Gi Cameo
2012 MBC The King 2 Hearts Lee Jae Ha Ha Ji Won, Lee Yoon-ji, Jo Jung-suk Ator principal
2013 MBC Gu Family Book Choi Kang-Chi Bae Suzy, Yoo Yeon-seok, Jung Hye-young Ator principal
2014 SBS You're All Surrounded Eun Dae Gu Cha Seung-won, Go Ara Ator principal
2017-2018 TVN Hwayugi Son O Gong Oh Yeon‑seo, Cha Seung‑won Ator principal

Videografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Estrelando Com
2004 Because You're My Girl (내 여자라니까) Kim Sa Rang
2004 Delete (삭제)
2006 Words That Are Hard To Say (하기 힘든 말) Nam Sang Mi
2006 Shape Of Your Lips (입모양)
2006 Please (제발), Desire And Hope (원하고 원망하죠), Addio (아디오), Tears (눈물) Park Min-ji
2007 White Lie (착한 거짓말), Why... Are You Leaving (왜...가니) Wang Ji-hye
2008 I'll Give You All (다 줄꺼야)
2008 Let's Go On A Vacation (여행을 떠나요) 1 Night 2 Days
2009 Let's Break Up (우리 헤어지자) Lee Se-na
2010 Smile Boy (versão rock) Kim Yuna
2010 Losing My Mind (정신이 나갔었나봐)
2010 From Now On I Love You (지금부터 사랑해) My Girlfriend Is a Nine-Tailed Fox
2011 Aren't We Friends (친구잖아)
2012 Time for Love (恋愛時代) Park Shin-hye
2012 Aren’t We Friends (チングジャナ -友達だから-) Park Shin-hye, Joo Sang-wook
2012 Return (되돌리다) Park Gun-tae, Kim Yoo-jung
2012 An Invitation For Me (나에게 초대)
2012 Forest (숲)
2013 Last Word (마지막 그 한마디) Gu Family Book

Publicidade[editar | editar código-fonte]

Ano Nome da empresa Marca Artigo Co-estrela
2004 Giordano Giordano Vestuário
2005 Haitai Osa Confeitaria Park Min-ji
2006 Crown Crown Bakery Comida
2008 Seoul Milk Seoul Milk Comida
2008 Perikana Perikana Chicken Comida
2008-2009 Nong Shim Noodle Comida Shingu (2008)
Lee Hye-suk, Lee Su-geun (2009)
2008-2009 Edwin Edwin Vestuário
2009 Homplus Co. Homeplus Distribuição Kang Ho-dong, MC Mong, Lee Su-geun, Eun Ji-won, Kim C
2009 Jinro Max Cerveja Kim Sun-a
2009 Woongjin Foods Barley Bebidas
2009-2012 Samsung Electronics Samsung Zipel Eletrônica Yoon Eun-hye (2009)
Cha Seung-won (2011)
Psy (2012)
2009-2014 KB Financial Group KB Hope Campaign Finança Kim Yuna
2010 Samsung Electronics Samsung Zipel Massimo Eletrônica
2010 KB Kookmin Card KB Goodday Card Finança
2010-2011 KB Kookmin Card KB DC Star Shop Finança
2010-2011 KB Kookmin Card KB Rock Star Finança
2010-2012 HTB Pyeongchang, Gangwon Can Bebidas
2010-2012 Daesang Group Chung Jung Won Comida
2010-2012 Daesang Group Chung Jung Won Curry Queen Comida
2010-2012 Kolon Industries Kolon Sports Vestuário Lee Min-jung
2010-2012 Danone korea Danone Activia Comida
2010-2012 Korea Cosmetics The Saem Cosméticos
2010-2012 HTB Family Mart Sunkist Juice Bebidas
2010-2013 LG Household & Health Care STANDARD 46cm,
SUPERIOR Total 7
Casa Heo Anna (2011)
Kim Jun-hyun (2012)
2010-2012 Samsung Electronics Samsung Zipel Grande Style Eletrônica
2010-2012 KB Kookmin Card KB Wise Home Card Finança
2010-2013 Pizza Hut Pizza hut Comida
2010-2012 Ministry of Strategy and Finance Lotto Comission Pública
2010-2012 Cheil Industries FUBU Vestuário
2010-2013 Sejung HERITORY Vestuário Jeong Yu-mi (2012)
2012-2013 Samsung Electronics Samsung Zipel T9000 Eletrônica
2013-2014 Bayer Korea Berocca Suplementos
2013-2014 Hanwoo Board Gado Comida, Embaixadora da Boa Vontade
2013-2014 Cuckoo Electronics CUCKOO Eletrônica
2013-2014 WEMAKE WE MAKE PRICE Comércio Lee Seo-jin
2013-2014 Firstlook Outdoor Firstlook Vestuário
2013-2014 Real Cheese Chip, Real Brownie Blondie MarketO Confeitaria

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho
2004 M.net KM Music Festival Melhor estreante Canção – Because You're My Girl
15th Seoul Music Awards
SBS Music Awards
MBC Best 10 Singers Music Festival
MBC Entertainment Awards Prêmio Especial do Cantor
2006 M.net KM Music Festival Prêmio de Excelência (Balada) Canção – Words That Are Hard To Say
SBS Music Awards Prêmio Bonsang
Korea Best Dresser Awards Prêmio Cantor
2007 M.net KM Music Festival Melhor artista solo masculino Canção – White Lie
2008 Korea Entertainment Arts Awards Melhor cantor masculino (Balada)
KBS Entertainment Awards Prêmio de Popularidade Show de variedade – 1 Night 2 Days
2009 Korea Advertiser Awards Modelo do Ano
Golden Disk Awards Digital Single Bonsang Award Canção – Will You Marry Me
SBS Entertainment Awards Prêmio de Popularidade (Netizen) Show de variedade – Strong Heart
SBS Review of Programs (julho a dezembro 2009) Prêmio Especial MC
M.net 20's Choice Awards Melhor estrela o drama masculino Drama – Brilliant Legacy
SBS Drama Awards Excelência em Atuação (Produção especial)
Prêmio de Melhor Casal com Han Hyo-joo
Top 10 Stars Award
2010
Seoul International Drama Awards Prêmio de Popularidade (Netizen) (Coreia do Sul)[1]
46th Baeksang Arts Awards Prêmio de Melhor Popularidade, Masculino (TV)
Korea Advertiser Awards Modelo do Ano[2]
Golden Disk Awards Digital Single Bonsang Award Canção – Love Taught Me To Drink
Melon Music Awards Top 10 Artists Award[3] Canção – Losing My Mind
Special OST Award[4]
KBS Entertainment Awards Prêmio de Excelência de MC (Visualizar / Divisão de Entretenimento) Show de variedade – 1 Night 2 Days
SBS Entertainment Awards Prêmio de Popularidade (Netizen) Show de variedade – Strong Heart
Prêmio de Excelência de MC
SBS Drama Awards Melhor casal com Shin Min-a Drama – My Girlfriend Is a Nine-Tailed Fox
Top 10 Stars Award
Excelência em Atuação (Drama Especial)
Korean Ministry of Culture, Sports, and Tourism Hallyu Merit Award[5]
2011
Savings' Day Presidente citação[6]
KBS Entertainment Awards Grande prêmio (com 1 Night 2 Days) Show de variedade – 1 Night 2 Days
SBS Entertainment Awards Prêmio de Popularidade (Netizen) Show de variedade – Strong Heart
Prêmio de Excelência de MC (Talk show)
2012 21st Seoul Music Awards[7] Prêmio de Excelência Canção – Aren't We Friends
Bonsang Award
1st Gaon Chart K-Pop Awards Cantor do Ano (#1 em outubro de 2011)[8] Canção – Time for Love
2013 22nd Seoul Music Awards Prêmio de Popularidade Canção – Return
Bonsang Award
2nd Gaon Chart K-Pop Awards Cantor do Ano (#1 em dezembro de 2012)
Mnet Asian Music Awards Melhor desempenho - Masculino
MBC Drama Awards[9] Prêmio de Melhor Casal com Bae Suzy Drama - Gu Family Book
Prêmio de Popularidade
Prêmio de Melhor alta excelência para Minissérie (Masculino)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]