Red Velvet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Red Velvet
Red Velvet indo para gravação do Music Bank em fevereiro de 2017.
Da esquerda para direita: Wendy, Irene, Seulgi, Yeri e Joy.
Informação geral
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s)
Período em atividade 2014 — atualmente
Gravadora(s) S.M. Entertainment
Afiliação(ões) SM Town
Integrantes Irene
Seulgi
Wendy
Joy
Yeri
Página oficial redvelvet.smtown.com
Red Velvet
Nome em coreano
Hangul 레드벨벳
Romanização Revisada Ledeu Belbet
Hangul, hanja.png Este artigo contém texto em coreano.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de hangul ou hanja.

Red Velvet (em coreano: 레드벨벳) é um grupo sul-coreano formado pela S.M. Entertainment em 2014, estreando com o lançamento do MV "Happiness". O nome do grupo reúne vermelho, a cor da sedução, e veludo, que demonstra imagens femininas e suaves. Atualmente o grupo é composto por cinco integrantes: Irene, Seulgi, Wendy, Joy e Yeri.

História[editar | editar código-fonte]

Pré-estreia[editar | editar código-fonte]

Seulgi foi a primeira integrante à ingressar como trainee da SM Entertainment através de uma audição em 2007, enquanto Irene entrou em 2009, e Yeri em 2011. Em 2012, Wendy e Joy entraram através das Audições Globais da SM Entertainment no Canadá e em Seul respectivamente.[1] Tiveram rumores que Irene, Seulgi e Wendy iriam estrear como um grupo em julho, que foi confirmado pela SM Entertainment.[2][3][4] Com a adição da integrante Joy, o grupo estrearia como Red Velvet, o primeiro girl group da SM Entertainment em cinco anos desde f(x).[5]

2014: Debut, Happiness e Be Natural[editar | editar código-fonte]

Red Velvet lançou um vídeo teaser de sua música de debut, chamada "Happiness", em 27 de julho de 2014.[6] Em 1 de agosto de 2014, o Red Velvet realizou sua estréia oficial no programa de música Music Bank.[7] Seu primeiro single, "Happiness", foi lançado digitalmente em 4 de agosto.[8] A música foi escrita por Yoo Young-jin e composta por Will Simms, Chad Hugo (The Neptunes), Chris Holsten e Anne Judith Wik (Dsign Music). Foi descrito como uma música urbana de Europop com um forte som de sintetizador e uma batida tribal africana.[9] O videoclipe original de "Happiness" ganhou mais de 2 milhões de visualizações no YouTube em suas primeiras 24 horas de lançamento antes de ser removido devido a controvérsia sobre imagens de fundo problemáticas e substituído por uma versão editada. "Happiness" foi o segundo vídeo de K-pop mais assistido em todo o mundo no mês de agosto.[10]

Red Velvet lançou seu segundo single digital "Be Natural" e seu videoclipe em 13 de outubro de 2014.[11] A música, que inclui um verso de rap pelo integrante do NCT, Taeyong, é um remake da canção de 2000 pelo S.E.S., primeiro girl group da SM Entertainment.[12] O videoclipe foi dirigido por Kwon Soon-wook e Shim Jae-won, coreografado por Kyle Hanagami, e apresenta a coreografia original na pré-estréia de Irene e Seulgi, que elas realizaram como parte da SM Rookies.[13] O grupo iniciou suas promoções em 9 de outubro, fazendo sua primeira aparição no programa de música, M! Countdown.[14]

2015: Nova integrante, Ice Cream Cake, First Win, The Red e Winter Garden.[editar | editar código-fonte]

Após serem vistas gravando um videoclipe na Califórnia, surgiram boatos de que o Red Velvet adicionaria uma nova integrante, o que foi confirmado oficialmente pelo grupo.[15]

A  S.M. Entertainment divulgou através do YouTube um vídeo, em 10 de março de 2015, dando as boas vindas a Yeri (Kim Yerim). A SM afirmou que ela é talentosa em rap, canto, dança.

Red Velvet lançou seu primeiro Mini-Álbum Ice Cream Cake em março de 2015, e vai apresentar os fãs com encantos mais recentes e mais maduros de si mesmos. O Mini-Álbum vendeu 17 mil copias em 1 semana.

Red Velvet teve seu primeiro concerto com cinco integrantes, em Manila, nas Filipinas, no "Best of Best Concert" dia 12 de Abril. Elas se apresentaram ao lado de grandes nomes do K-pop como Super Junior, Girls' Generation e BTOB. A linhagem consistirá principalmente nas novas músicas de Red Velvet, lançadas em março de 2015.

Red Velvet no MBC Music festival 2015

O MV de "Ice Cream Cake" foi publicado pela conta oficial da SMTOWN no Youtube, no dia 15 de março. Uma música do álbum chamada "Automatic" também ganhou MV, o mesmo foi lançado no dia 14 de Março. O MV de "Ice Cream Cake" e "Automatic" chegou a 1 milhão de visualizações em menos de um dia. O álbum debutou em numero #1 no Gaon Weekly Albums Chart e em #2 no Billboard World Albums Chart. O álbum também atingiu a posição #25 no Billboard Top Heatseekers em 4 de abril de 2015. "Ice Cream Cake" estreou em #4 no Gaon Singles Chart e alcançou a posição #3 no Billboard World Digital Songs Chart. As outras 5 canções do álbum também fizeram aparições no Gaon Singles Chart.

"Ice Cream Cake" se tornou o vídeo de kpop mais visto no mundo no mês de março, enquanto "Automatic" apareceu em 6ª. Enquanto na America "Ice Cream Cake" também apareceu em 1ª e "Automatic" em 4ª. No dia 27 de março elas ganharam seu primeiro troféu em um programa semanal, no Music Bank. Elas se tornaram o primeiro grupo de garotas formado em 2014 que conseguiu vencer em um Music Show e ainda ter vendas físicas e digitas boas na Coreia do Sul. No total, Red Velvet conquistou 5 prêmios em programas semanais com ''Ice Cream Cake''.

No dia 3 de setembro, Red Velvet anunciou seu 1º álbum de estúdio o "The Red" pela conta oficial do Instagram do grupo. O álbum foi lançado no dia 9 de setembro e obteve dez faixas, incluindo a faixa titulo "Dumb Dumb" vendendo 22 mil copias em 1 semana. No dia 8 de setembro as 10:00PM elas lançaram o MV para o single "Dumd Dumb", que alcançou 345,945 visualizações em 1 hora de lançamento. O álbum conseguiu chegar ao top 100 do Itunes de vários países, incluindo Estados Unidos e Nova Zelândia onde foi top 30 e top 20 respectivamente e no Canada onde foi top 40. O álbum conseguiu êxito em toda a Asia alcançando a 1ª posição no iTunes em Hong Kong, Singapore, Malasia, e na Indonesia, 2ª na Tailândia, Taiwan, e nas Filipinas, 4ª no Japão e 9ª na Finlândia.

No dia 4 de dezembro a SM Entertainment divulgou o projeto Winter Garden através de suas redes sociais e site oficial, mais tarde revelando que o projeto traria músicas dos grupos F(x), Red Velvet e da cantora BOA. Após o lançamento da música Wish List do F(x) para o projeto, foi divulgado que o Red Velvet lançaria sua parte da parceria, intitulada Wish Tree no dia 18 de dezembro as 12:00AM. O grupo participou de um live no V APP junto do F(x) para promover as faixas.

2016: The Velvet, Russian Roulette e acidente.[editar | editar código-fonte]

O 2º Mini-Álbum intitulado "The Velvet" e a faixa principal "One of These Nights" (Título coreano: 7월 7일) foram lançados em 17 de Março de 2016. O álbum tem como objetivo mostrar, com a influência R&B, o lado suave e "veludo" do grupo, diferente do álbum anterior do grupo, "The Red" que mostra um lado mais divertido e "vermelho". O clipe de "One of These Nights" alcançou 1.000,000 de visualizações no Youtube em 24 horas. The Velvet vendeu 33 mil copias em apenas 1 semana. "One of These Nights" conquistou 5 prêmios nos programas semanais.

Em 7 de Setembro S.M. Entertainment anunciou que o Red Velvet estaria lançando seu 3º Mini-Álbum. O Álbum e a faixa título se chamam "Russian Roulette" . O Álbum vendeu 23 mil cópias em 1 semana e conquistou 6 prêmios em programas semanais.

No dia 10 de Outubro de 2016 Yeri e Seulgi, sofreram um acidente de táxi enquanto regressavam aos dormitórios as 22h da noite nada grave e sem machucados. No dia 22 de Outubro o grupo voltou a se apresentar, porém sem Yeri, que ainda se recuperava do acidente. No dia 11 de Dezembro, Yeri voltou outra vez ativamente para o grupo.

Em 23 de Dezembro foi anunciado que a Wendy iria fazer uma colaboração com o Ricky Martin na versão em inglês da música "Vente Pa' Ca". A música foi lançada em 27 de Dezembro.

2017: Rookie e Would U[editar | editar código-fonte]

O 4º Mini-Álbum intitulado "Rookie" É a faixa principal com o mesmo nome foram lançados em 01 de Fevereiro de 2017. O mini-álbum contém 6 músicas, sendo elas: Rookie, Little Little, Happily Ever After, Talk To Me, Body Talk e Last Love, sendo essa um solo de Wendy, Vocalista Principal do grupo. ROOKIE, em apenas 1 semana vendeu 34 mil cópias quebrando o record do próprio grupo de 33 mil com 'The Velvet'. Em 1 mês o álbum se tornou o mais vendido do grupo com 73 mil cópias vendidas mundialmente.. Sendo o single mais vendido digitalmente no mês de Março na GAON. O produtor de ROOKIE ganhou uma disco de ouro por ROOKIE vender 550,000 mil downloads em apenas 1 mês.

Red Velvet abriu a 2º Temporada do projeto STATION com Would U, o Single ficou em #5 lugar no Ichart e vendeu 69 mil downloads em 1 semana. O videoclipe alcançou 1,000,000 de visualizações em menos de 24 horas e 3,500,000 em 1 semana.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Pouco depois do lançamento do clipe "Happiness", a mídia japonesa informou que as imagens que fazem referência aos ataques de Hiroshima e Nagasaki e a tragédia dos ataques de 11 de setembro, foram vistos no vídeo.[16] A S.M. Entertainment respondeu ao relatórios, explicando: "Após questionar o diretor, descobrimos que ele simplesmente usou uma fonte de colagem das imagens, e não havia nenhuma intenção por trás dele".

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Red Velvet
Álbuns de estúdio
Extended plays

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Aparições em videoclipes[editar | editar código-fonte]

Ano Canção Álbum Artista Membro
2013 Why So Serious? The Misconceptions Of Me SHINee Irene
I Love You Trap Henry Lau Irene
2014 I Have to Forget You Mimi OST Wendy Son Wendy
Fantastic Fantastic Henry Lau Seulgi
At Gwanghwamun At Gwanghwamun Kyuhyun Irene
Be Natural SR14G Irene e Seulgi
Happiness Red Velvet Red Velvet
2015 Ice Cream Cake Ice Cream Cake Red Velvet Red Velvet
Automatic Ice Cream Cake Red Velvet Red velvet
Dumb Dumb The Red Red Velvet Red Velvet
2016 One of These Nights The Velvet Red Velvet Red Velvet
Way Back Home SM Station J-Min Yeri
Spring Love SM Station Wendy e Eric Nam Wendy
Yossism Telemonster OST Red Velvet Red Velvet
Russian Roulette Russian Roulette Red Velvet Red Velvet
Always In My Heart SM Station Joy e Seulgi Joy
Have Yourself A Merry Little Christmas SM Station Wendy Wendy
2017 Rookie Rookie Red Velvet Red Velvet
Would U SM Station 2º Season Red Velvet Irene

Shows de variedades[editar | editar código-fonte]

Data Canal Título
2014 KBS Escape Crisis No.1
KBS Hello Counselor
Arirang TV Pops In Seoul
MBC Every 1 Weekly Idol
Arirang TV After School Club
KBS2 Let's Go! Dream Team
2015 KBS Hello Counselor
KBS2 Music Bank (Irene MC)
Arirang TV After School Club
MBC We Got Married
Show! Music Core (Yeri MC)
Mnet Yaman TV
JTBC 100 Peoples, 100 Songs
Off To School
MBC

Every1

Weekly Idol
MBC MBC Idol Athletics Championships
KBS2 Global Request Show A Song For You 4
SBS Running Man
KBS2 Immortal Song 2
Vitamin
Mnet Today's Room
2016 MBC My Little Television
JTBC Two Yoo Project Sugar Man
MBC King Of Mask Singer
JTBC Cook Representative
MBC

Every1

Weekly Idol
KBS2 Vitamin
Descendants of the Sun
SBS Baek Jong-won's Three Great Emperors
KBS2 Hello Counselor
Yoo Hee-yeol's Sketchbook
JTBC Knowing Bros
JTBC
JTBC We Will Eat Well (originally Girls Who Eat Well)
MBC My Little Television
KBS Hello Korean
MBC

Every1

Weekly Idol
tvN Problematic Man
KBS2 The Return of Superman
Youku SMT
MBC King Of Mask Singer
2017 KBS Trick&True
KBS Girl Group Battle
tvN Raid The Convenience
MBC Oppa Thinking
MBC MBC Idol athlitics Champioships
SBS Three Kings of Baek Jong
JBTC Abnormal Summit
KBS World K-RUSH
Mnet Mnet School Rapper
SBS Baek Jong Won's Three Great Emperors
SBS Idol Drama Royalty

Radio Show[editar | editar código-fonte]

Data Canal Título
6 de agosto de 2014 SBS Kim Chang Ryul's Old School
21 de agosto de 2014 KBS Super Junior's Kiss The Radio
21 de agosto de 2014 SBS Cultwo Show Radio
22 de agosto de 2014 KBS Lee Sora’s Music Plaza K.Will's Youngstreet
31 de agosto de 2014 SBS K.Will's Youngstreet

Aparições em revistas[editar | editar código-fonte]

Ano Revista Membro
2014 The Celebrity Magazine February Issue[17] Irene e Seulgi
MAPS Magazine July Issue[18] Irene, Seulgi e Wendy
The Celebrity Magazine September Issue Red Velvet

Endossos[editar | editar código-fonte]

Ano Endosso Membro
2013 Burberry Heritage Trench [19] Irene
2014 Ivy Club Irene com EXO

Turnês[editar | editar código-fonte]

SM Town[editar | editar código-fonte]

Data Localização Estádio
SMTown Live World Tour IV
3 de agosto de 2014 Seul, Coreia do Sul Seoul World Cup Stadium
4 de outubro de 2014 Tóquio, Japão Ajinomoto Stadium
5 de outubro de 2014
18 de outubro de 2014 Shanghai, China Shanghai Stadium
16 de Julho de 2016 Osaka, Japão Kyocera Dome
17 de Julho de 2016
13 de Agosto de 2016 Tokyo, Japão Tokyo Dome
14 de Agosto de 2016

Outros concertos[editar | editar código-fonte]

Data Nome Local
3 de agosto de 2014 10th Hyun In Music Festival Busan
Ulsan Summer Festival Prime Concert Ulsan Complex Stadium
28 de setembro de 2014 Hallyu Dream Festival Seoul World Cup Stadium
12 de abril de 2015 "Best of Best Concert" in Manilla Philippines Arena

Referências

  1. «SM Entertainment to debut a new girl group, 'Red Velvet'». starn.hankyung.com. Consultado em 9 de junho de 2017 
  2. Herald, The Korea (28 de julho de 2014). «SM Entertainment debuts new girl group Red Velvet» (em inglês) 
  3. «SM 6년만에 4인조 걸그룹 출격, "8월 데뷔 목표"». 스포츠서울 (em coreano). 22 de julho de 2014 
  4. «KPOP NEWS - SM to Debut New Four Member Girl Group in August | Mwave». mwave.interest.me (em inglês). Consultado em 9 de junho de 2017 
  5. «SM brings a touch of velvet to K-pop». Korea JoongAng Daily. Consultado em 9 de junho de 2017 
  6. «Teaser do MV de "Happiness" é anunciado». 27 de Julho de 2014. Consultado em 27 de Julho de 2014 
  7. Herald, The Korea (30 de julho de 2014). «SM's Red Velvet to stage debut Aug. 1» (em inglês) 
  8. Herald, The Korea (7 de agosto de 2014). «Red Velvet debuts high on music charts» (em inglês) 
  9. ARIRANG K-POP (22 de agosto de 2014), Simply K-Pop - Red Velvet(레드벨벳) _ Happiness(행복), consultado em 9 de junho de 2017 
  10. «Most Viewed K-Pop Videos in America & Around the World: August 2014». Billboard 
  11. «Red Velvet releases 'Be Natural' video» 
  12. Herald, The Korea (7 de outubro de 2014). «Red Velvet to make comeback with remake track» (em inglês) 
  13. «Music video of Red Velvet's 'Be Natural' unveiled» (em inglês) 
  14. «KPOP NEWS - Red Velvet to Launch Promotions for 'Be Natural' on 'MCD' | Mwave». mwave.interest.me (em inglês). Consultado em 9 de junho de 2017 
  15. Inspire K-pop (11 de março de 2015). «SM Entertainment anuncia nova membro do Red Velvet!». Inspire K-pop. Consultado em 11 de março de 2015 
  16. «Matéria no Allkpop sobre a controvésia no clipe» 
  17. «S.M.ROOKIES show off their good looks in their first pictorial for 'The Celebrity'». Allkpop. 8 de fevereiro de 2014. Consultado em 3 de agosto de 2014 
  18. «Seulgi, Irene and Wendy for 'MAPS'». Allkpop. 14 de julho de 2014. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  19. «Irene for Burberry». burberry. Consultado em 21 de agosto de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]