The Grace

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Grace
Imagem "frameless"Imagem "frameless"Imagem "frameless"Imagem "frameless"
Integrantes do The Grace em diversas ocasiões. Topo: Lina e Dana. Fila de baixo: Sunday e Stephanie.
Informação geral
Também conhecido(a) como TSZX, CSJH, Tenjochiki, TJCK
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s) Pop, R&B, dance
Período em atividade 2005 – 2010 (hiatus)
Gravadora(s) Coreia do Sul SM Entertainment
Japão Rhythm Zone
República da China Avex Group
United Asia Management
Afiliação(ões)
Integrantes Lina
Dana
Sunday
Ex-integrantes Stephanie
Página oficial thegrace.smtown.com
Hangul, hanja.png Este artigo contém texto em coreano.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de hangul ou hanja.

The Grace (hangul: 천상지희 더 그레이스; hanja: 天上智喜 The Grace; rr: Cheonsang Jihui Deo Geureiseu) é um girl group sul-coreano formado pela empresa e gravadora SM Entertainment em 2005. Atualmente, o grupo consiste de três integrantes: Lina, Dana e Sunday.

The Grace era conhecido apenas como TSZX antes da promoção de seu terceiro single, por volta do final de 2006, quando o sufixo The Grace foi adicionado ao nome. TSZX é a romanização da pronúncia em mandarim, Tian Shang Zhi Xǐ, que se traduz em Cheonsang Jihui (CSJH) em coreano.

No Japão, o grupo é oficialmente conhecido como Tenjōchiki, que também é abreviado (embora com menos frequência) como TJCK.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2005: Estreia com "Too Good" e "Boomerang"[editar | editar código-fonte]

The Grace fez sua primeira apresentação ao vivo na China, em 29 de abril de 2005. O quarteto apresentou suas canções de estreia, "Too Good" e "Boomerang". A apresentação foi transmitida semanas mais tarde pelo canal de televisão chinês CCTV. The Grace fez sua primeira apresentação ao vivo na Coreia do Sul com "Too Good" no programa musical Inkigayo, em 1 de maio de 2005. O grupo promoveu a canção por alguns meses antes de mudar para "Boomerang".

Após 7 meses de promoção de seus primeiros singles na Coreia, o grupo iniciou suas promoções na China. As versões chinesas das canções foram lançadas em março de 2006, como um single, que incluía também uma faixa inédita, "Fight To The End". Após a conclusão das atividades promocionais no país, The Grace foi para o Japão.

2006: Estreia no Japão e "My Everything"[editar | editar código-fonte]

O single de estreia japonês, "Boomerang", foi lançado 25 de janeiro de 2006. Mais tarde, a canção foi regravada e relançada com letra em japonês e o instrumental alterado, juntamente com b-side chamado "Do You Know?", solo de Sunday. "Boomerang" classificou-se #110 nas paradas musicais japonesas.

Em 8 de março, a canção "The Club", juntamente com uma música solo cantada por Stephanie, foi lançada, alcançando a posição #131 nas paradas da Oricon. O single também foi promovido rapidamente na Coreia do Sul. Após uma atividade rápida na Coreia, o grupo voltou para o Japão para o lançamento de seu terceiro single, "Sweet Flower", que foi usado como tema para o mês de abril no programa musical Count Down TV.

Entre o terceiro e quarto singles japoneses, houve lançamentos oficiais do grupo em outros países asiáticos. "Boomerang" foi lançado na China em 19 de junho. Em Taiwan e Hong Kong, uma nova edição da versão coreana de "The Club" foi lançada e continha uma versão chinesa da canção, mais um DVD com o vídeo o vídeo musical.

Mesmo com os singles vendendo pouco, outro lançamento foi programado. "Juicy Love" contrastou com os singles anteriores do The Grace, uma vez que tinha uma batida reggae. O b-side, "Sayonara no Mukō ni", a primeira balada japonesa do grupo, foi escrita e cantada por Dana.

O single "My Everything" foi lançado em 3 de novembro de 2006.[1] O lançamento incluía uma versão a cappella de "Faith", do cantor George Michael, e novas canções, "The Final Sentence" e "Iris". No entanto, as vendas não aumentaram significativamente; e o single entrou na posição #30 nas paradas sul-coreanas.[2]

2007: Hanbeon Deo, OK? e Graceful4[editar | editar código-fonte]

O primeiro álbum do grupo, 한번 더, OK? (Hanbeon Deo, OK?) foi lançado em 4 de maio de 2007, na Coreia do Sul.[3] A canção-título, "One More Time, OK?", foi a música de maior sucesso do grupo até agora, alcançando a primeira posição nos programas musicais M! Countdown e Inkigayo. O álbum alcançou o sexto lugar mensal nas paradas sul-coreanas.[4] Em 15 de junho, o álbum foi lançado em Taiwan, sendo primeiro grande lançamento do The Grace no exterior.[5] "One More Time, OK?" ganhou o prêmio de Melhor Dance Music no 2007 Mnet Asian Music Awards.

Um novo single japonês foi lançado em agosto, com três novas canções: "Piranha" e versões japonesas de "My Everything" e "Just For One Day", com a participação de Jaejoong, do TVXQ. O single estreou em #26 na parada diária da Oricon e terminou na posição #50 nas paradas semanais.

Em novembro, o primeiro álbum japonês do grupo foi lançado. Graceful 4[6] consistia de nove músicas lançadas anteriormente e também de material inédito, incluindo uma versão japonesa de "One More Time, OK?".

2008: "Stand Up People" e "Here"[editar | editar código-fonte]

Durante os primeiros meses de 2008, The Grace realizou vários eventos para promover seu primeiro álbum japonês. O grupo realizou três concertos em abril e em maio, que foram chamados de Graceful Party Vol. 1.[7] O último, realizado em Tóquio, introduziu seu próximo lançamento, "Here", colaboração com o grupo de hip-hop Cliff Edge.

Seu sexto single japonês, "Stand Up People", foi lançado em 23 de julho, incluindo a balada "Dear Friend" e remixes da canção-título e de "One More Time, OK?".

Seu sétimo single, "Here", tinha o lançamento previsto para 22 de outubro, mas, após o vazamento da canção, a mesma foi oferecida para download gratuito por tempo limitado. "Here" foi o tema do dorama e do filme "The Homeless Student", história baseada em um livro best-seller japonês. "Here" alcançou a posição #16 nas paradas da Oricon, vendendo mais de 16 mil cópias.

2009 – atualmente: Dear... e hiato por tempo indeterminado[editar | editar código-fonte]

O terceiro álbum do grupo (e segundo álbum japonês), Dear..., foi lançado em 7 de janeiro de 2009. O álbum estreou em #14 na Oricon.

The Grace apareceu na trilha sonora do filme Subaru, com as canções "Sukoshi De Ii Kara / A Bit of Good" e "Coming To You".[8] Stephanie também apareceu no filme como uma professora de ballet.[9]

Em 2010, todas as atividades do grupo foram interrompidas devido à uma lesão grave nas costas de Stephanie. Em 21 de maio, o The Grace cantou "My Everything" e "One More Time, Ok?" em um show da turnê SM Town Live '10 World Tour, em Seul, sem Stephanie. Desde então, o grupo tem estado em hiato, com as integrantes se concentrando em atividades individuais.

Em 2012, Dana e Sunday formaram o subgrupo The Grace: Dana & Sunday. Dana, Sunday, e Lina mais tarde apareceram como atrizes de musicais. Stephanie fez sua estreia como artista solo em 2011, através da Media Line Entertainment, e se mudou para a Mafia Records em 2014.[10][11]

Em 15 de maio de 2016, confirmou-se que o contrato de Stephanie com a SM Entertainment havia expirado. Ela decidiu não voltar a assinar com a empresa e continuou a promover como solista com a Mafia Records.[12]

Subunidades[editar | editar código-fonte]

Dana & Sunday[editar | editar código-fonte]

Em 5 de julho de 2011, a SM Entertainment anunciou a formação da primeira subunidade do The Grace. Partindo seu hiato de 4 anos, a dupla é composta por Dana e Sunday.[13] Seu single de estréia, One More Chance (나 좀 봐줘), foi lançado digitalmente junto com o vídeo musical em 11 de julho.[14] A performance de estréia da subunidade foi no dia 8 de julho no Music Bank.[15]

Em 23 de setembro, Dana e domingo destacaram na quarta parte da trilha sonora do drama Hooray for Love (애정 만만세) com a faixa Now You (지금 그대). O single With Coffee Project Part 1 foi lançado no dia 20 de dezembro, juntamente com o videoclipe da música.[16]

A dupla também participou do oitavo álbum de compilação de inverno da SM Town , 2011 Winter SMTown - The Warmest Gift. As duas tocaram a música Amazing, que foi lançado apenas como álbum físico em 13 de dezembro de 2011.[17]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Integrantes
Nome artístico Nome de nascimento Data de nascimento Posição no Grupo
Romanização Hangul Romanização Hangul
Lina 린아 Lee Ji Yeon 이지연 18 de fevereiro de 1984 (33 anos) Vocalista Principal e Visual.
Dana 다나 Hong Sung Mi 홍성미 17 de julho de 1986 (31 anos) Dançarina Principal, Vocalista Líder e Face.
Sunday 선데이 Jin Bo Ra 진보라 12 de janeiro de 1987 (30 anos) Vocalista Líder e Maknae.
Ex-integrantes
Nome artístico Nome de nascimento Data de nascimento Posição no Grupo
Romanização Hangul Romanização Hangul
Stephanie 스테파니 Kim Bo Kyung 김보경 6 de outubro de 1987 (30 anos) Dançarina Principal, Vocalista Guia, Face e Maknae.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Turnês[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio
2005
  • 12º Annual Korea Entertainment Arts Awards: Melhor Grupo Feminino
  • 3ª South-East Music Ceremony: Melhor Grupo de Cantores Estrangeiro
2006
  • 13º Annual Korea Entertainment Arts Awards: Prêmio Hallyu All Star
2007
  • 14º Annual Korea Entertainment Arts Awards: Melhor Grupo Feminino
  • Mnet Asian Music Awards: Melhor Música de Dança

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre The Grace