Kangta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kangta
Kangta
Kangta em 2018
Informação geral
Nome completo Ahn Chil-hyun
Também conhecido(a) como Kangta, Kam Sang, Kam Kam
Nascimento 10 de outubro de 1979 (44 anos)
Local de nascimento Seoul
Coreia do Sul
Gênero(s)
Ocupação(ões) Cantor, Dançarino
Período em atividade 1996 – 2008;
2010 – atualmente
Outras ocupações Compositor, Ator, Produtor Musical
Gravadora(s) SM Entertainment
Afiliação(ões) SM Town
H.O.T
S
Kangta & Vanness
Taeyeon
Página oficial Sítio oficial
Kangta
Nome de nascimento
Hangul 안칠현
Hanja 安七炫
Romanização revisada An Chil-hyeon
McCune-Reischauer An Ch'il-hyŏn
Nome artístico
Hangul 강타
Romanização revisada Gangta
McCune-Reischauer Kangt'a

Ahn Chil-Hyun (em coreano: 안칠현; Seul, 10 de outubro de 1979), mais conhecido pelo seu nome artístico Kangta (em coreano: 강타) é um cantor e compositor sul-coreano. Tornou-se conhecido por ser o cantor líder da boy band H.O.T..

Kangta é um experiente compositor, tendo escrito mais de 100 canções[1] para álbuns do H.O.T. bem como para outros grupos e cantores, como NRG e Fly to the Sky. Quando o H.O.T. foi extinto em março de 2001, Kangta surpreendeu muitas pessoas ao se tornar o primeiro membro a estrear carreira solo.

Carreira[editar | editar código-fonte]

1996–2001: H.O.T.[editar | editar código-fonte]

Kangta foi descoberto no Lotte World, um parque temático, quando ele tinha 13 anos de idade. Ele estreou como um dançarino substituto junto de seu futuro parceiro de grupo Moon Hee Jun para o cantor Yoo Young-jin. Kangta finalmente decidiu se tornar um cantor com Moon Hee Jun e outros três, Jang Woo Hyuk, Tony An e Lee Jae Won para formar H.O.T. em 1996. O grupo se desfez após em 2001 por motivos ainda não revelados.

2001–2003: Estreia solo[editar | editar código-fonte]

Logo depois do fim do H.O.T. em março de 2001, Kangta fez sua estreia solo depois de renovar seu contrato com a S.M. Entertainment. Ele lançou seu primeiro álbum Polaris, que se tornou um grande sucesso; foi seguido de seu segundo álbum Pinetree em 2002. Seu primeiro show solo ocorreu no verão de 2003.

2004–2008: Papéis de atuação e serviço militar[editar | editar código-fonte]

Kangta recebeu várias ofertas e aceitou uma oferta de drama na China. Em 2004, ele estrelou em um drama chamado Magic Touch of Fate junto dos atores taiwaneses Ruby Lin e Alec Su. Kangta interpretou o papel do mau mago Jin-Xiu

Logo depois, Kangta voltou para a Coreia e lançou seu muito aguardado terceiro álbum. Em 2005, Kangta lançou Persona, que incluiu faixas muito diferentes de seus dois álbuns anteriores. O principal single do álbum, Persona, possui uma melodia semelhante à The Loneliness do Babyface. Kangta surpreende seus fãs quando ele disse que desejava se tornar um ator. Um mês depois, ele atuou em um drama da KBS, Loveholic.

Em 2006, Kangta foi escolhido como o vice-campeão para Melhor cantor coreano no exterior, de acordo com Arirang International Broadcasting. Uma pesquisa foi emitida através da internet, permitindo que somente pessoas de fora da Coreia pudessem votar. Once In A Lifetime do Shinhwa ganhou por 60% dos votos, ganhando de Kangta, que ficou em segundo lugar com 20,3%.

Kangta também atuou em seu segundo drama chinês,[2] Love In The City 2. Em Love In The City 2, Kangta retratada a vida de um CEO de sucesso com uma vida monótona. Em março, foi anunciado que Kangta estrelaria no drama Happy Ending da JTBC como o interesse amoroso de Kim So Eun.[3]

Em 2007, ele filmou dois dramas e Love In The City 2 foi transmitido em outubro de 2007. Em janeiro de 2007, Kangta participou do Hallyu Festival in Osaka que também contou com a presença de Jun Jin e Lee Min-Woo do Shinhwa, SG Wannabe e cantor Song Seung-heon no Osaka Dome.[4]

Kangta alistou para o serviço militar obrigatório em abril de 2008 por 21 meses de serviço ativo. Durante o tempo, ele estrelou no musical militar Mine com o rapper Yang Dong-geun. É sobre a história verdadeira da vida de tenente Lee Jong-myung, que perdeu as pernas na explosão de uma mina terrestre perto da zona desmilitarizada, em junho de 2000, quando salvou seu soldado companheiro, Sul Dong-seob, do campo de minas.

2010: Estreia chinesa[editar | editar código-fonte]

Após dois anos e cinco meses de hiato da indústria de entretenimento devido ao serviço militar coreano, Kangta lançou seu primeiro extended play chinês, Breaka Shaka. O primeiro single foi lançado em 13 de setembro[5] e o EP foi lançado em 14 de setembro. A EP marcou a entrada do Kangta no mercado musical chinês.

2015: Notícias de retorno[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2015, foi relatado que Kangta lançará seu novo álbum no próximo ano.[6] Um representante da S.M. Entertainment relatou, "Kangta tem trabalhado em novas músicas, mas a data de lançamento não foi [sic] definida ainda".[7]

2016: 'Home' Chapter 1[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2016, S.M. Entertainment anunciou que Kangta realizará um concerto para comemorar seu aniversário de 20 anos de estreia titulado Coming Home, como uma parte da série de concertos da S.M. The Agit. O concerto será realizado de 4 de novembro até 6 de novembro no SMTown Theatre.[8] Em 11 de outubro, a S.M. confirmou que Kangta atualmente está preparando o seu novo álbum.[9][10] No mesmo dia, foi confirmado que Kangta fará aparições no A Hyung I Know da JTBC junto de Davichi, programa que foi transmitido em 29 de outubro.[11] Em 27 de outubro, foi anunciado pela S.M. Entertainment o lançamento de seu novo álbum, 'Home' Chapter 1, em 3 de novembro. O mini-álbum contém cinco faixas compostas por ele mesmo,[12] com uma faixa-título balada pop titulada Diner.[13]

Grupos de projeto[editar | editar código-fonte]

S (Supreme)[editar | editar código-fonte]

Após anos de planejamento, Kangta trabalhou com seus amigos Shin Hye Sung do Shinhwa e Lee Ji Hoon para formar o grupo de projeto "S", significando "Supreme". Eles lançaram seu primeiro álbum solo de projeto titulado Fr. In. Cl. (ou Friends in Classic) em 2003. Eles ganharam vários prêmios desde então. Sua faixa-título, I Swear, foi escrito, composto e arranjado por Kangta. Shin Hye Sung escreveu as letras em inglês.

Em 14 de outubro de 2014, foi anunciado que o grupo 'S' estaria fazendo um retorno após mais de uma década com um novo mini-álbum intitulado Autumn Breeze, programado para ser lançado em 27 de outubro. SM Entertainment disse que "Kangta escreveu e produziu todas as músicas do próximo álbum. O estilo musical único de Kangta e as vozes harmoniosas do trio irão criar belas baladas que irão satisfazer os fãs". Em 18 de outubro, o grupo performou sua nova música Without You no concerto da SM Town em Xangai. O clipe musical para Without You foi lançado em 24 de outubro, estrelando Yuri do Girls' Generation. O grupo foi programado para estar no programa de canto coreano Immortal Songs 2 em 3 de novembro como parte de suas promoções.

Kangta & Vanness[editar | editar código-fonte]

No começo de 2006, Kangta colaborou com Vanness Wu da banda taiwanesa F4 e formou Kangta & Vanness. A estreia deles foi no fim da cerimônia para o MTV Asia Awards de 2006 na Tailândia. Eles lançaram o single Scandal e promoveram ele ao redor da Ásia. Scandal foi um sucesso na Ásia e uma outra versão foi lançada em meados de julho. Em 12 de setembro, eles realizaram um showcase na Berjaya Times Square da Malásia.

No programa de entrevista Heart to Heart da Arirang TV, Kangta anunciou que ele estaria entrando no Exército no início de 2008, assim as atividades do grupo foram pausadas.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Em coreano[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
  • 2001: Polaris
  • 2002: Pine Tree
  • 2005: Persona
  • 2008: Eternity
Álbuns ao vivo
  • 2003: 1st Concert Pinetree: 20020824 Live
Álbuns de compilação
  • Kangta & Best

Em chinês[editar | editar código-fonte]

Extended plays
  • Breaka Shaka (2010)

Álbuns produzidos[editar | editar código-fonte]

Composições[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Artista Música Letra Música
Creditado Com Creditado Com
2001
Polaris
Kangta
"Polaris" Sim Sim
"My Life" Sim Sim
"In Your Eyes" Sim Não
"Still" Sim Sim
"Last Summer Night" Sim Sim
"Blue Moon" Sim Não
"Polaris" Sim Sim
2002
Pine Tree
Kangta
"Happy Happy" Sim 이윤재 Não
"Memories" Sim Sim
"Propose" Sim Sim
"Summer" Sim Não
"The Best" Sim Sim
"Autumn" Sim Não
"Memories#2" Sim Sim
"Flower" Sim Sim
"2032 in Cuba" Sim 윤효상 Não
"Nocturne" Sim Sim
"One Snowing Day" Sim Sim 송광식
"Pine Tree" Sim Sim 송광식
No. 1
BoA
"Waiting" Sim Não
"Beat It" Sim Não
2005
Persona
Kangta
"Persona" Sim Sim
"Illusion" Sim Sim
"Agape" Sim Sim
"Paralysis" Sim Sim
"Just One Day" Sim Sim
"Blue Snow" Sim Não
"Always" Sim Não
"Prayer" Sim Não
2007/

2008

Girls' Generation /
Eternity
Kangta & Taeyeon
do Girls' Generation
"7989" Sim Não
2010
Breaka Shaka
Kangta
"Remember" Não Sim
"Habit" Não Sim

Turnês e concertos[editar | editar código-fonte]

  • 2016: Coming Home

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2002 Emergency Act 19 Ele mesmo
Resurrection of the Little Match Girl Convidado especial
2012 I AM. Ele mesmo Documentário da SM Town em Nova Iorque
Secret Garden Oscar Refilmagem em língua chinesa do drama sul-coreano de 2010.
2015 SMTown The Stage Himself Documentário da SM Town.[14]
2016 Mad Monk Ji Gong

Dramas[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas Emissora
2005 Magic Touch of Fate Jin Xiu Papel principal CCTV
Loveholic Seo Kang Wook Papel principal KBS
2007 Love In The City 2 Zhang Wei Qi Papel principal CCTV
2011 Pepper and Kimchi
Di Jin BTV
2012 Happy Ending Goo Seung Jae Coadjuvante JTBC
2016 Circle of Friends[15]
2017 Tri-Path Journey

Programas de TV[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Emissora
2012 The Voice of Korea Jurado Mnet
2013 The Voice of Korea -

Segunda temporada

I Live Alone Convidado MBC
2015 Ding Ge Long Dong Qiang CCTV
2016 Knowing Bros JTBC

Programas de rádio[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2011 KBS 2FM 'Freedom Declaration' DJ
2016–atualmente MBC Starry Night

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Mnet Asian Music Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Trabalho nomeado Resultado
2001 Best Male Artist "Polaris"[16][17] Venceu
Best Ballad Performance Indicado
2002 Best Male Artist "Memories"[18] Indicado
Best Ballad Performance Indicado
2005 Best R&B Performance "Persona"[19] Indicado
Overseas Viewers' Award "Mask"[20] Venceu

Referências

  1. KBS Artist Search - Kangta
  2. «페이지를 찾을 수 없습니다.». english.kbs.co.kr. Consultado em 29 de outubro de 2016. Arquivado do original em 6 de abril de 2008 
  3. «김소은, 드라마 '해피엔딩'서 최민수 딸로 활약 '기대'» (em coreano). The Star. 27 de março de 2012. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  4. «Concerto de Osaka apresenta estrelas da Onda Coreana (Hallyu)» (em inglês). Korea Herald. 25 de janeiro de 2007. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  5. «Kangta lança MV "Breaka Shaka" MV com Victoria do f(x)» (em inglês). Allkpop. 13 de setembro de 2010. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  6. «Kangta relatado para fazer seu retorno no próximo ano!» (em inglês). Allkpop. 23 de setembro de 2015. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  7. «SM Entertainment confirma que Kangta está trabalhando em novas músicas para seu retorno» (em inglês). Allkpop. 24 de setembro de 2015. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  8. «Kangta para realizar um concerto solo pela primeira vez em 8 anos!» (em inglês). Allkpop. 4 de outubro de 2016. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  9. «Kangta voltará com um álbum novo» (em inglês). Soompi. 11 de outubro de 2016. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  10. «SM anuncia retorno de Kangta após 8 anos» (em inglês). Allkpop. 11 de outubro de 2016. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  11. «Kangta e Davichi aparecerão em um programa de variedades juntos» (em inglês). Allkpop. 11 de outubro de 2016. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  12. «Kangta revela detalhes + Teasers para o primeiro álbum solo após mais de 8 anos» (em inglês). Soompi. 26 de outubro de 2016. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  13. «Canção-título de Kangta será uma balada pop 'Diner'» (em inglês). Allkpop. 30 de outubro de 2016. Consultado em 30 de outubro de 2016 
  14. «'SM타운' 공연실황 다큐, 8월13일 국내개봉 확정» (em coreano). Xportsnews. 9 de julho de 2015. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  15. «Kangta confirma papel em nova série da JTBC» (em inglês). 10 Asia. 5 de abril de 2012. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  16. «2001 Mnet Korean Music Festival - Lista de vencedores». MAMA. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  17. «2001 MMF - Parte 1». MAMA. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  18. «2002 MMF - Parte 1». Mwave. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  19. «2005 MKMF - Parte 1». Mwave. Consultado em 29 de outubro de 2016. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2016 
  20. «2005 Mnet Korean Music Festival - Lista de vencedores». MAMA. Consultado em 29 de outubro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.