Taeyeon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este é um nome coreano; o nome de família é Kim.
Taeyeon
Taeyeon em janeiro de 2018
Nome de nascimento Kim Tae-yeon
Pseudônimo(s) Taeyeon
Data de nascimento
9 de março de 1989 (29 anos)
Local de nascimento
Jeonju, Jeolla do Norte, Coreia do Sul
Ocupação Cantora
Período em atividade 2007–presente
Outras ocupações
Carreira musical
Gênero(s)
Instrumento(s) Vocais
Gravadora(s) S.M. Entertainment
Afiliações
Página oficial taeyeon.smtown.com
Hangul, hanja.png Este artigo contém texto em coreano.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de hangul ou hanja.

Kim Tae-yeon (hangul: 김태연; Jeonju, Jeolla do Norte, 9 de março de 1989), mais frequentemente creditada na carreira musical apenas como Taeyeon (hangul: 태연), é uma cantora sul-coreana. Ela tornou-se popularmente conhecida por ser lider e integrante do girl grup Girls' Generation. tornou-se trainee da SM Entertainment com 15 anos. Aos 19, ela fez o seu debut junto com o grupo e ficou conhecida em toda a ásia, por causa da sua bela voz.

Taeyeon começou uma carreira solo em 2015 com seu primeiro extend play intitulado 'I' ,o EP foi um sucesso comercial na Coreia do Sul, acumulando mais de 150 mil cópias físicas vendidas no país, atingiu o #2 no Gaon Album Chart da Coréia do Sul e sua faixa-título vendeu mais de um milhão de cópias digitais. ´I' tambem foi o primeiro álbum de uma solista feminina a estrear no top Billboards World Album Chart. "I" é o videoclipe mais visto de uma solista no kpop com 140 milhões de views.

Seu segundo EP , Why (2016), ficou em primeiro lugar e rendeu dois singles como " Starlight " e " Why " foram classificados como #1 na coréia do sul.

Seu full álbum de estréia My Voice (2017) e seus dois singles " Fine " e "Make Me Love You" alcançaram sucesso similar. My voice é o primeiro álbum solo feminino a superar 100.000 vendas no principal chart de vendas fisicas Hanteo, Taeyeon tambem quebrou seu próprio recorde no YouTube por ter o maior número de visualizações em 24horas para uma artista solo de kpop com MV de Fine.

No mesmo Ano Taeyeon deu inicio a sua Turne asiatica intitulada 'Persona' a turne passou por Taipei(Taiwan), Bangkok(Tailandia) e Hong Kong, em Taiwan,Taeyeon foi aprimeira artista sul coreana a realizar 3 shows, de uma mesma tour, 15 mil ingressos foram colocados a venda e se esgotaram em 7 minutos.

Em dezembro de 2017 Taeyeon realizou um de seus desejos,lançou seu EP de Natal 'Winter is Coming' sob o selo de sua empresa SM Entertainment, como esperado o album foi bem sucedido, a musica carro-chefe do album ''this Christimas'' atingiu o numero #1 no principal e mais importante chart coreano 'Melon'

Em apenas 3 anos de carreira Taeyeon recebeu vários prêmios na Coréia do Sul , incluindo quatro Golden Disc Awards , dois Mnet Asian Music Awards , dois Seoul Music Awards , dois Seoul International Drama Awards , um Mnet 20's Choice Award , um Melon Music Award e um Cyworld Digital Music Award. e um Gaon Chart Music Award.

Taeyeon é tambem a celebridade feminina coreana mais seguida no instagram na Coréia do Sul.Taeyeon tem o Álbum de Kpop mais bem apresentado no WordWide iTunes Chart de uma solista feminina por 3 anos consecutivos (2015: 'I' # 2, 2016: 'Why' # 6, 2017: 'My Voice' # 3).

Biografia

1989–2007: O começo de sua carreira

Kim Taeyeon nasceu no dia 9 de março de 1989, em Jeonju, Coreia do Sul. Sua família é constituída pelos seus pais, seu irmão mais velho e sua irmã mais nova. Com treze anos, Taeyeon descobriu o seu talento para cantar. Durante os seus anos no ensino médio, ela estava treinando na SM Academy e ia de Jeonju para Seoul todos os domingos para treinar o seu vocal. Em 2004, o seu antigo instrutor vocal Jung Sun Won, mais conhecido como The One, queria mostrar o potencial de Taeyeon e deu-lhe a chance de experimentar as suas técnicas vocais e estreou o single "You Bring Me Joy" com a participação da jovem cantora. Mais tarde, ela ganhara em primeiro lugar no SM Youth Best Competition e, oficialmente, conseguira um contrato com a SM Entertainment. Taeyeon continuou treinando na SM Entertainment, debutando em seguida como integrante do Girls' Generation, em 2007. Em 2008, ela se graduou na Jeonju Art High School, ganhando o prêmio escolar Lifeyime Achievement Award. Durante a época de pre-debut, Taeyeon se inspirou na cantora BoA para se tornar uma artista. Na mesma época, ela disse que queria ser ela mesma e ter atividades no Japão e em todo o mundo, o que se tornou verdade quando Girls' Generation debutou no Japão em 2010.

2007–11: Girls' Generation e canções solo

Em julho de 2007, Kim TaeYeon debutou como membro do girl group sul-coreano Girls' Generation. Junto com as atividades no Girls' Generation, Taeyeon também fez algumas aparições como solo. Em 2008, Taeyeon lançou duas músicas: "If" para o drama da KBS2 Hong Gil Dong e "Can You Hear Me" para o drama da MBC Beethoven Vírus. A música "If" se torno popular em várias paradas musicais, com Hankyung dizendo: "Taeyeon tem uma voz excepcional e com um tom triste."

Taeyeon no Nonghim Love Sharing Concert em novembro de 2011.

Enquanto "Can You Hear Me" recebeu o prêmio YEPP Popularity Award no 2008 Golden Disk Awards. Em uma entrevista de 2014, Taeyeon descreveu a música como uma das que ela mais teve dificuldade de cantar, explicando que a introdução teve de ser feita como se alguém estivesse falando ao invés de cantar. No mesmo ano, em 2008, Taeyeon também fez um dueto chamado "7989" com outro artista da SM, Kangta. Esse dueto foi uma das faixas do álbum do Girls' Generation, cujo tem o mesmo nome do grupo. Em abril de 2008, Taeyeon se tornou a DJ do programa da MBC Radio, Kangin Taeyeon's Chin Chin Radio junto com outro artista da SM, o integrante do Super Junior, Kangin. Depois de Kangin deixar o programa em abril de 2009, o nome mudou para Taeyeon's Chin Chin Radio e Taeyeon se tornou uma apresentadora independente e continuou até abril de 2010. Ela ganhou o apelido "DJ Taengoo" enquanto apresentava o programa.

Em janeiro de 2009, Taeyeon apareceu no programa de televisão We Got A Married junto com Jeong Hyeong-Don, atualmente apresentador "Doni" do Weekly Idol. Eles interpretaram um casal, vendo como seria a vida se eles estivessem realmente casados. Com as notícias anunciando isso, os netizens sul-coreanos começaram a falar sobre a diferença de 11 anos de idade entre os dois.

Taeyeon participou da música "S.E.O.U.L" (junto com o Super Junior e Girls' Generation) que, na verdade, foi uma música para promover o turismo da cidade de Seul, na Coreia do Sul. Em setembro de 2009, Taeyeon lançou a música "It's Love", um dueto com sua colega de grupo, Sunny, para o drama da MBC Heading to the Ground.

De fevereiro para agosto de 2010, Taeyeon se tornou uma co-apresentadora para o programa da KBS2 Win Win junto com Wooyoung do 2PM, Choi Hwa-Jung, Kim Shin-Young e Kim Seung-Woo. No dia 7 de maio de 2010, ela teve o seu debut no teatro musical, tendo o papel principal em Midnight Sun, cujo é baseado na novela japonesa "Taiyō no uta" por Aya Denkawa. O musical fala sobre Kaoru Amane, uma garota de 17 anos que sofre de Xeroderma Pigmentosum, o que a impede de sair durante o dia. Ela continua com esperanças escrevendo músicas e cantando todos as noites na estação de trem; Ela também aprendeu a tocar violão para a interpretação. Quando pensa em sua experiência, Taeyeon disse que achara musicais um pouco difíceis, citando sua concentração fraca para atuar e cantar ao mesmo tempo. Ainda em 2010, Taeyeon lançou um dueto, "Like A Star", com o seu antigo mentor The One, junto, também, com uma música solo, "I Love You", para o drama da SBS Athena: Goddess of War. Essa música conseguiu a primeira posição na parada musical da Gaon, e a outra conseguiu a segunda posição. Em 2012, Taeyeon participou de um dueto chamado "Different" com Kim Bum-Soo; a música conseguiu o segundo lugar. Os dois se encontraram novamente, dis anos depois, para gravar outra colaboração, chamada "Man and Woman".

Taeyeon e sua colega de grupo, Seohyun, participaram do elenco para a versão coreana do filme Meu Malvado Favorito (2010) e sua sequência Meu Malvado Favorito 2 (2013). Elas dublaram as vozes de Margo e sua irmão mais nova, Edith, respectivamente.

2012–14: TaeTiSeo e SM The Ballad

Em março de 2012, lançou o single "Missing You Like Crazy" para o melodrama da MBC The King 2 Hearts, a música conseguiu décimo lugar na parada musical da Gaon e no Billboard's K-pop Hot 100. O produtor da música, Park Hae-woon, descreveu:

Taeyeon na Japan 3rd Tour em Nagoya, em junho de 2014

"Taeyeon é uma cantora que ainda tem um longo periodo pela frente . Ela entendeu a música na sua totalidade mas precisa de mudar sua atitude na forma como se expressa. Embora esta canção exige a nota mais baixa que uma cantora pode produzir, Taeyeon tem talento para a conseguir alcançar."

O cantor teve que, anteriormente, baixar a oferta para a música depois de ver a agenda lotada de Taeyeon com o Girls' Generation. No entanto, ela disse ao diretor Lee Pil-ho, dizendo que eles iriam colaborar juntos de novo depois de trabalhar com ele a OST de Beethoven Vírus. A música acabou por ser escolhida como melhor e mais popular trilha sonora no 2012 Seoul Drama Awards. No mesmo ano, outra música, "Closer", foi lançada para o drama da SBS To the Beautiful You.

Em maio de 2012, Taeyeon, junto com suas colegas de grupo, Tiffany Hwang e Seohyun, formaram uma sub-unit chamada TaeTiSeo (ou Girls' Generation-TTS), lançando o primeiro mini-álbum do grupo, intitulado de Twinkle. O grupo tem um conceito diferente do Girls' Generation, tendo como objetivo chamar a atenção dos fãs com todos os aspectos da música, performance e moda. As três cantoras também se tornaram apresentadoras para o show de música da MBC Music Core, de fevereiro de 2012 até abril de 2013.

Taeyeon na Kpop Expo em setembro de 2014

Em janeiro de 2013, Taeyeon voltou para MBC como uma DJ convidada para o programa de Shindong, Shimshimtapa, junto com Tiffany. As duas cantoras também tem um dueto "Lost in Love", qual foi uma das faixas do quarto álbum coreano do Girls' Generation, I Got a Boy. Em 13 de março de 2013, Taeyeon lançou a música "And One" para o drama da SBS That Winter, the Wind Blows, qual conseguiu o topo na parada musical Billboard's K-pop Hot 100 e a segunda posição na parada músical da Gaon. A música foi escrita e composta por Kangta. Em julho de 2013, Taeyeon emprestou sua voz para a música "Bye" para o filme Mr. Go. A música, por sua vez, não foi um sucesso nas paradas musicais.

Em fevereiro de 2015, Taeyeon se juntou ao grupo de balada SM The Ballad, inicialmente formado pela SM Entertainment em 2010. No segundo álbum do grupo, ela teve um dueto com Jonghyun para a faixa "Breath" e um solo, "Set Me Free". "Breath" também foi trilha sonora do mini-drama da Mnet Mimi. Em março de 2014, Taeyeon gravou a música "Colorful" para a campanha de JTBC "The World Is More Beautifil Because We're Different".

Em 30 de maio de 2014, ela lançou "Love, That One Word" para o drama da SBS You're All Surrounded, ficando na décima posição das paradas musicais. Na metade do ano, Taeyeon começou a se concentrar em suas atividades no TaeTiSeo. Elas lançaram o single, Holler, em setembro de 2014; o mini-álbum debutou na primeira posição na Billboard World Albums e na Gaon's Weekly Chart. Taeyeon teve a responsabilidade de selecionar as músicas do álbum. Durante o período de promover o álbum, as três cantoras apareceram no reality show, The TaeTiSeo, do OnStyle.

Taeyeon no Incheon Aiport em 2015

2015: Estreia solo oficial, Taeng9Cam

Em outubro de 2015, Taeyeon debutou oficialmente como uma artista solo com seu primeiro EP, intitulado "I", tendo um videoclipe/single com o mesmo nome. Seu irmão mais velho, Jiwoong, fez uma pequena aparição no videoclipe. O single tem a participação do rapper Verbal Jint. No mesmo mês e ano, Taeyeon teve o seu primeiro concerto chamado "Taeyeon's Very Special Day" no SM COEX Artium. O canal OnStyle, o mesmo que produziu The TaeTiSeo, foi responsável por dar à Taeyeon mais um espaço solo, com o programa Taeng9Cam (ou Taengoo Cam), cuja finalidade é mostrar o dia-a-dia de Taeyeon durante sua estreia. No segundo episódio do programa, as meninas do Red Velvet, Wendy e Seulgi, fizeram uma aparição especial.

Em 24 de novembro de 2015, o rapper Verbal Jint lançou seu single intitulado "If the World was a Perfect Place", em coreano "세상이 완벽했다면", com a participação de Taeyeon.

Em 4 de dezembro, Taeyeon ganhou o prêmio de "Best Female Artist" no 17th Mnet Asian Music Awards.

2016: Comeback "Why" , Butterfly Kiss e 11:11

Já em janeiro de 2016, Taeyeon fez uma nova participação, no single "Don't Forget" do cantor Crush. A música foi composta por Zion T., que tem uma melodia elegante.

Em 3 de fevereiro, a cantora abriu o novo projeto da SM Entertainment chamado STATION com seu novo single solo intitulado "Rain", sendo o primeiro single do projeto.

No dia 23 de junho, foram lançados os teasers para o novo single de Taeyeon intitulado "Starlight", com a participação de Dean. No dia 24, dia em que foi lançado o single, foi anunciado que Taeyeon estaria lançando seu segundo EP "Why", no dia seguinte, foi lançado o teaser do single que contém o mesmo nome do álbum, já no dia 27 foi lançado o segundo teaser. No dia 28, foi lançando o EP Why, e no mesmo dia foi lançado o single com o mesmo nome, que alcançou o primeiro lugar nos charts coreanos. No mesmo ano Taeyeon fez seu segundo concerto solo chamado "Butterfly Kiss".

Em 1° de novembro, Taeyeon lançou um single digital intitulado "11:11" juntamente com o videoclipe as promoções do single ocorreram semanas depois.

2017–presente: My Voice

O primeiro álbum de estúdio de Taeyeon, My Voice, foi lançado em 28 de fevereiro de 2017 em conjunto do single "Fine".[1] Tanto o álbum quanto a música foram bem recebidos, estreando no topo da parada de álbuns e digital da Gaon, respectivamente.[2][3] Uma edição deluxe do álbum foi lançada em 5 de abril de 2017, contendo quatro faixas adicionais, incluindo o single "Make Me Love You",[4] que alcançou a 4ª posição na parada digital da Gaon.[5] Em maio, embarcou em sua primeira turnê na Ásia, que recebeu o nome Persona.[6][7]

Em dezembro de 2017, lançou This Christmas: Winter Is Coming, um EP de temática natalina, juntamente do single "This Christmas".[8] Hong Dam-young do The Korea Herald descreveu-o como o álbum de Natal com as melodias mais sofisticadas do ano.[9] Para divulgá-lo, Taeyeon realizou um concerto de três dias que recebeu o nome The Magic of Christmas Time.[10]

Discografia

Ver artigo principal: Discografia de Kim Tae-yeon

EPs

Álbuns de estúdio

Turnês

  • 2016: Butterfly Kiss
  • 2017: Persona

Filmografia

Filmes

Ano Título Papel Notas
2010 Despicable Me Margo (voz) Versão coreana
2012 I AM. Ela mesma Documentário da SM Town
2013 Despicable Me 2 Margo (voz) Versão coreana
2014 My Brilliant Life Ela mesma Participação especial
2015 SMTOWN The Stage Documentário da SM Town

Séries de televisão

Ano Título Papel Notas
2008 Unstoppable Marriage Boolgwangdong Participação especial
2012 Salamander Guru and The Shadows Ela mesma Participação especial; episódio 3

Teatro

Ano Título Papel Notas
2010 Midnight Sun Kaoru Musical

Videografia

Participações em vídeos musicais

Ano Título da canção Artista Papel
2008 Forever Lee Bul Ela mesma
2009 S.E.O.U.L. Super Junior e Girls' Generation A menina andando de bicicleta

Vitórias em programas de música

Inkigayo

Ano Data Canção
2015 18 de outubro "I"[11]
25 de outubro
22 de novembro
2016 14 de fevereiro "Rain"[12]

M! Countdown

Ano Data Canção
2015 15 de outubro "I"[13]
22 de outubro
29 de outubro

Music Bank

Ano Data Canção
2015 16 de outubro "I"[14]
23 de outubro
30 de outubro

Show! Music Core

Ano Data Canção
2015 24 de outubro "I"[15]

Show Champion

Ano Data Canção
2015 14 de outubro "I"[16]

Referências

  1. Herman, Tamar (1 de março de 2017). «Taeyeon Is 'Fine' With First Solo LP 'My Voice'». Billboard (em inglês). Consultado em 10 de fevereiro de 2018. 
  2. «2017년 09주차 Album Chart» [Parada de álbuns – 9ª semana de 2017]. Gaon (em coreano e inglês). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 10 de fevereiro de 2018. 
  3. «2017년 09주차 Digital Chart» [Parada digital – 9ª semana de 2017]. Gaon (em coreano e inglês). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 10 de fevereiro de 2018. 
  4. Yoon, Min-sik (29 de março de 2017). «Taeyeon to release album on April 5». The Kpop Herald (em inglês). The Korea Herald. Consultado em 10 de fevereiro de 2018. 
  5. «2017년 14주차 Digital Chart» [Parada digital – 14ª semana de 2017]. Gaon (em coreano e inglês). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 10 de fevereiro de 2018. 
  6. Yoon Min-sik (7 de abril de 2017). «Taeyeon to hold 2nd solo concerts in May». The Kpop Herald (em inglês). The Korea Herald. Consultado em 10 de fevereiro de 2018. 
  7. Kim, Min-ju (31 de maio de 2017). «[스타와치]'믿듣탱' 태연이 써내려간 '걸그룹 최초史'». Newsen (em coreano). Consultado em 10 de fevereiro de 2018. 
  8. «Taeyeon celebrates Christmas with special album». The Kpop Herald (em inglês). The Korea Herald. 7 de dezembro de 2017. Consultado em 10 de fevereiro de 2018. 
  9. Hong, Dam-young (13 de dezembro de 2017). «[Album review] Taeyeon's Christmas ballads heaven to ears». The Kpop Herald (em inglês). The Korea Herald. Consultado em 10 de fevereiro de 2018. 
  10. «Taeyeon to return with Christmas record, concert in December». The Kpop Herald (em inglês). The Korea Herald. 16 de novembro de 2017. Consultado em 10 de fevereiro de 2018. 
  11. Inkigayo - "I"
  12. «Taeyeon wins #1 on SBS' 'Inkigayo' + performances from WINNER, 4minute, AOA Cream & more» (em inglês). allkpop. Consultado em 14 de fevereiro de 2016. 
  13. M! Countdown - "I"
  14. M! Countdown - "I"
  15. «Taeyeon wins #1 + Performances from October 24th 'Show! Music Core'!» (em inglês). allkpop. 24 de outubro de 2015. Consultado em 5 de dezembro de 2015. 
  16. «Taeyeon takes her first trophy for 'I' on 'Show Champion'!» (em inglês). allkpop. 14 de outubro de 2015. Consultado em 5 de dezembro de 2015. 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Taeyeon