Song Joong-ki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Song Joong-ki
Nascimento 19 de setembro de 1985 (37 anos)
Daejeon, Coreia do Sul
Coreia do Sul Coreia do Sul
Nacionalidade sul-coreano
Educação Universidade de Sungkyunkwan (Bachelor of Business Administration)
Ocupação Ator
Atividade 2008-presente
Indicações
Baeksang Arts Award: Prêmio de Popularidade [2016]

Asia's Best Couple Award [2016 KBS Drama Awards] Blue Dragon Film Award: Melhor Novo Ator [2010] Baeksang Arts Award for Best Leading Actor in TV [2016, 2021] APAN Star Award Daesang (Grand Prize) [2016]

Song Joong-ki
Nome em coreano
Hangul
Hanja
Romanização revisada Song Jung-gi
McCune-Reischauer Song Chungki

Song Joong-ki (Hangul: 송중기; Daejeon, 19 de setembro de 1985) é um ator sul-coreano.

Nomeado como Ator do Ano segundo a Gallup Korea em 2012 e 2017. O reconhecimento nacional e internacional de seus trabalhos o estabeleceu como uma estrela hallyu superior e um dos atores mais bem pagos da Coreia do Sul. Foi incluído na lista Forbes Korea Power Celebrity em 2013, ficando em sétimo lugar e, posteriormente, ocupando o segundo lugar em 2017 e o oitavo em 2018.

Obteve sucesso no drama histórico Sungkyunkwan Scandal (2010) e no programa de variedades Running Man (2010-2011) como um dos membros originais do elenco. Desde então, desempenhou um espectro diversificado de papéis nas séries de televisão The Innocent Man (2012), Descendants of the Sun (2016) e Arthdal Chronicles (2019), bem como os sucessos de bilheteria A Werewolf Boy (2012) e The Battleship Island (2017) — ambos na lista de filmes de maior bilheteria na Coreia do Sul.

Juventude e educação[editar | editar código-fonte]

O filho do meio de três irmãos, Song foi criado na periferia rural de Daejeon. Ele competiu em patinação de velocidade de pista curta e representou sua cidade natal, Daejeon, a nível nacional (ele iria retratar um patinador nacional de velocidade na série de TV Triple). Uma lesão o forçou a desistir do esporte durante seu primeiro ano de ensino médio. Ele se destacou em seus estudos durante todo o ensino médio e marcou 380 pontos em 400 em seu teste de admissão universitária nacional, ganhando admissão na Universidade de Sungkyunkwan. Enquanto estava em Seul se preparando para o teste de entrada, ele foi explorado no metrô por um agente, mas não entrou imediatamente na indústria do entretenimento, pois ele ainda era ambivalente sobre sua carreira, e porque seu pai tinha sido inicialmente contra ele se tornar um ator. Ele continuou a estudar meio período depois de decidir entrar na indústria do entretenimento em tempo integral durante seu terceiro ano de universidade, eventualmente graduando-se em Administração de Empresas (menor em radiodifusão) em 2012.

Song apareceu pela primeira vez em um programa de TV como um concorrente no Quiz Korea da KBS, substituindo um veterano que estava doente. Song acabou ganhando o segundo lugar. Isso chamou a atenção significativa, e ele se tornou um modelo de capa para a revista universitária College.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2008-2011: Começos e avanços[editar | editar código-fonte]

Song fez sua estreia como ator no filme de 2008 A Frozen Flower. No ano seguinte, ele apareceu no segmento de troca de casais "Believe in the Moment" do omnibus Five Senses of Eros e continuou a assumir pequenos, mas notáveis papéis em Triple e Will It Snow For Christmas?.

Song também se tornou um apresentador regular do programa de música KBS Music Bank de 2009 a 2010. Em seguida, ele apareceu no drama médico OB & GY de 2010, e na sequência do filme animal Hearty Paws 2.

O papel de fuga de Song veio no drama histórico de fusão Escândalo Sungkyunkwan, onde ele desempenhou o papel de um playboy rico e indolente da era Joseon do século XVIII. Apesar das classificações estáveis, mas não espetaculares, o drama tornou-se um sucesso cult e seu "bromance" na tela com um então desconhecido Yoo Ah-in era popular entre os espectadores. Song também se juntou ao elenco do programa de variedades Running Man de 2010 a 2011.

Song mais tarde lançou o livro Beautiful Skin Project, um guia best-seller de saúde e beleza para homens (que foi relançado no Japão em 2013). [29] No final de 2010, ele fez uma turnê de ciclismo por Sydney, que exibiu dois episódios na TV via ELLE, um desdobramento da revista de moda homônima. Além disso, um especial de TV da viagem do ator ao Japão intitulado I'm Real: Song Joong-ki foi ao ar em duas partes no início de 2011. Mais tarde, Song se tornou um MC para o programa de audição made in U.

Em 2011, Song estrelou como um caloteiro desempregado na comédia romântica Penny Pinchers. Sua atuação foi elogiada pelos críticos, declarando-o um "homem líder carismático e digno de desmaio com uma presença viável".

Song assumiu o papel do jovem rei Sejong em Deep Rooted Tree (2011). Os críticos elogiaram a performance de Song, chamando-a de um retrato de um gênio que "percebe a futilidade do poder no início da vida" e se esconde em seus livros para lidar com o crescimento sob o domínio de seu pai tirânico Taejong. Song recebeu o Prêmio PD no SBS Drama Awards de 2011 pelo papel.

Mais tarde, ele narrou o documentário tears of the Antarctic para o programa Tears of the Earth (2012), que se concentra em pressionar questões ambientais no planeta e doou todo o seu salário para caridade. Ele reprisou seu papel como narrador quando a série foi reeditada e lançada nos cinemas como Pengi e Sommi (2012). Mais tarde, ele fez uma turnê chamada Song Joong-ki Asia Fan Meeting Tour – THRILL & LOVE, realizando reuniões com fãs na Tailândia, Cingapura, Taiwan e Coreia do Sul.

2012-2015: Principais papéis e alistamento militar[editar | editar código-fonte]

Song descreveu 2012 como um "ano fenomenal" para sua carreira.

Ele interpretou o personagem-titular no filme de romance de fantasia A Werewolf Boy, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2012. Em preparação para seu papel, Song assistiu a documentários sobre a natureza e observou cães de rua nas ruas para aprender a imitar e imitar os movimentos corporais de um animal. Ele também assistiu repetidamente à fantasia romântica de Tim Burton, Edward Mãos de Tesoura, o filme de 2010 de Matt Reeves, "Let Me In", e Gollum em O Senhor dos Anéis. O filme foi exibido no Busan International Film Festival, e se tornou o melodrama coreano mais bem sucedido de todos os tempos, com mais de 7 milhões de ingressos vendidos.

No mesmo ano, ele assumiu seu primeiro papel de drama principal na televisão, O Homem Inocente. Seu retrato assegurado e nuances de um anti-herói recebeu elogios da crítica e do público. O drama atraiu altas audiências, que, juntamente com a impressionante bilheteria de A Werewolf Boy, consolidou a imagem de Song na imprensa como o "salvador" do gênero melodrama, tanto na tela grande quanto na pequena tela.Ganhou o Prêmio Top Excellence (Ator) no 20º Korean Culture and Entertainment Awards, 1º K-Drama Star Awards e no KBS Drama Awards de 2012.

Em fevereiro de 2013, após seu contrato com a agência de entretenimento Sidus HQ expirar, Song anunciou que ele vai se juntar à Blossom Entertainment.

Antes de seu alistamento para seu serviço militar obrigatório, Song realizou uma reunião de fãs em 17 de agosto de 2013. Ele então se alistou em 27 de agosto no 102º acampamento em Chuncheon. Ele serviu em uma unidade de infantaria designada para patrulhar e realizar missões de reconhecimento ao longo da DMZ e foi dispensado em 26 de maio de 2015.

2016-presente: Popularidade internacional[editar | editar código-fonte]

Song fez seu pequeno retorno nas telas em Descendentes do Sol ao lado da atriz Song Hye-kyo, interpretando um oficial militar. O drama foi incrivelmente popular na Coreia, com um pico de audiência de 41,6% e na Ásia, onde foi visto 2,5 bilhões de vezes no iQiyi. O drama restabeleceu Song como líder do Hallyu, e ele liderou as pesquisas de popularidade na Ásia.

Song foi nomeado embaixador honorário do turismo coreano pela Organização de Turismo da Coreia para promover ativamente o turismo coreano em todo o mundo. Ele foi o primeiro ator a ser convidado para o programa de notícias ao vivo KBS News 9. Ele também foi listado como um dos 100 líderes futuros, em #34. Ele se tornou o rosto de mais de 30 marcas apenas em 2016 e foi um dos vencedores do prêmio "Marca do Ano" da Coreia. Song ganhou o Daesang (ou "Grande Prêmio"), o maior prêmio para a televisão, no 30º KBS Drama Awards[83] e no 5º APAN Star Awards bem como o prêmio de Melhor Ator (TV) no 11º Seoul International Drama Awards e no 29º Prêmio produtor coreano por sua atuação. Em seguida, ele embarcou em uma série de turnês asiáticas esgotadas que abrangem 10 cidades diferentes, onde conheceu mais de 60.000 fãs.

Song foi então escalado para o filme de ação de época The Battleship Island (2017). Ele estrela ao lado dos atores So Ji-sub e Hwang Jung-min e retrata um membro do movimento de independência coreano, que se esgueira pela Ilha hashima para resgatar um colega.

Song fez seu pequeno retorno às telas no drama de fantasia histórica Arthdal Chronicles, que estreou na TVN em 2019. O drama foi um projeto de reunião com sua co-estrela De Descendentes do Sol Kim Ji ganhou.

Em janeiro de 2020, Song deixou a Blossom Entertainment e assinou contrato com a History D&C, uma recém-lançada empresa de gerenciamento de talentos e produção de conteúdo fundada pelo ex-executivo da SidusHQ Hwang Ki-yong.

Em 2021, Song estrelou o filme de ficção científica Space Sweepers ao lado de Kim Tae-ri, dirigido por Jo Sung-hee. O filme foi lançado exclusivamente na Netflix em 5 de fevereiro de 2021. Ele também está estrelando como o personagem-titular da série Vincenzo, que foi lançada em 20 de fevereiro de 2021 na TVN.

Próximos papéis[editar | editar código-fonte]

Ele vai aparecer no filme de suspense criminal Bogotá ao lado de Lee Hee-joon e Kwon Hae-hyo, que será dirigido por Kim Seong-je.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2008 A Frozen Flowers No-Tak
2009 Five Senses of Eros Yoo Jae-Hyuk
Where the Truth Lies Jo Jong-Pil
2010 Hearty Paws 2 Dong-Wook
2011 Penny Pinchers Ji-Woong
2012 The Grand Heist Jung Yak-Yong
A Werewolf Boy Chul-Soo (wolf-boy)
2017 The Battleship Island Park Moo-Young
2021 Nova Ordem Espacial Tae-Ho

Dramas[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2007 Get Karl! Oh Soo-jung
2008 Love Racing
My Precious You Jang Jin-ho
2009 Triple Ji Poong-ho
My Fair Lady
Will It Snow for Christmas? Han Ji-yong
2010 Obstetrics and Gynecology Doctors Ahn Kyung-woo
Sungkyunkwan Scandal Gu Yong-ha
2011 Deep Rooted Tree Yi Do
2012 The Innocent Man Kang Ma-ru
2016 Descendants of the Sun Yoo Si-jin
2019 Arthdal Chronicles Eunseom/Saya
2021 Vincenzo Vincenzo Cassano

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Song Joong-ki