Daesung

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este é um nome coreano; o nome de família é Kang.
Daesung
대성
Daesung em 2016.
Informação geral
Nome completo Kang Dae-sung
Também conhecido(a) como D-Lite
Nascimento 26 de abril de 1989 (29 anos)
Local de nascimento Itaewon
 Coreia do Sul
Gênero(s) K-pop, J-Pop, Pop rock
Instrumento(s) Vocal, Bateria
Período em atividade 2006 – presente
Outras ocupações cantor, compositor, ator, apresentador
Gravadora(s) YG Entertainment
YGEX (No Japão)
Afiliação(ões)
Página oficial http://www.ygbigbang.com/daesung
Daesung
Nome em coreano
Hangul 강대성
Hanja 姜大聲
Romanização revisada Gang Dae-seong
McCune-Reischauer Kang Taesŏng

Kang Dae-sung (em coreano: 강대성; nascido em 26 de abril de 1989), mais conhecido pelo seu nome artístico Daesung (em coreano: 대성), é um cantor, ator e apresentador de televisão sul-coreano, além de membro da boy band BIGBANG. Daesung fez sua estreia musical em 2006 com o grupo, e lançou uma série de singles solo na Coreia do Sul pela YG Entertainment, incluindo "솜사탕" ("Cotton Candy") e "Baby Don't Cry", que alcançaram as posições #1 e #3 respectivamente no chart da Gaon.

Daesung sob o nome artístico de D-Lite, fez sua estreia oficialmente como cantor solo no Japão em 2013 com o álbum "D'scover", [1]que alcançou a posição de número 2 no chart diário e semanal da Oricon. Seu segundo álbum "D'slove" e EP "Delight" (em japonês: "で ぃ ら い と"), também conquistaram a posição de número 1 no chart diário da Oricon. Com o sucesso de seus álbuns, Daesung completou diversas turnês pelo Japão.

Início da vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Daesung nasceu em Itaewon e cursou o ensino médio na KyeongIn High School, mas desistiu depois de um ano para se concentrar em suas atividades com o BIGBANG. Posteriormente, ele passou nos exames de admissão da faculdade em 2008 e foi admitido na Universidade Kyunghee em Seul.[2][3][4][5]

2006–2007: Estreia com o BIGBANG e primeiros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Embora seus pais fossem fortemente contra a ideia de ele se tornar um cantor, Daesung perseguiu a carreira e acabou por ser recrutado pela YG Entertainment, após uma audição. Mais tarde, ele apareceu em um reality show que documentou a formação do BIGBANG com outros cinco estagiários: G-Dragon, T.O.P., Taeyang, Seungri e So-1 (Hyunseung). Hyunseung foi eliminado e o BIGBANG estreou em 2006 com cinco membros. Sua primeira aparição com o grupo foi em 19 de agosto de 2006, no concerto "YG Family's 10th Anniversary". Em 23 de setembro de 2006, eles tiveram a sua performance de estreia na televisão.

O primeiro single solo de Daesung é "Useo Bonda" (coreano: "웃어 본다", "Try Smiling"), que fez parte do álbum single "BIGBANG 03" e do primeiro álbum do grupo "BIGBANG Vol.1-Since 2007", lançado no final de 2006. O álbum foi um sucesso, mas o grupo só teve um grande reconhecimento com o lançamento da música "Lies" (coreano: 거짓말; romanização: Geojitmal) de seu mini-álbum de 2007 "Always", que liderou diversos charts depois de seu lançamento. Os singles, "Last Farewell" (coreano: 마지막 인사; romanização: Majimak Insa) do mini-álbum "Hot Issue" e "Day by Day" (coreano: 하루 하루; romanização: Haru Haru) do mini-álbum "Stand Up", chegaram ao topo das paradas. [6][7]

Logo após a estreia do BIGBANG, Daesung foi diagnosticado com nódulos nas cordas vocais. Por quase um ano, ele lutou com sua voz e o desenvolvimento de sociofobia e medo de palco. No entanto, ele foi capaz de se recuperar com a ajuda de sua colega cantora e companheira de gravadora Gummy, que tinha sido diagnosticada com a mesma doença anteriormente, se tornando próximos devido a esta situação. Antes do lançamento do segundo álbum do BIGBANG, a condição de Daesung melhorou drasticamente.

2008–2009: Solos de Trot, Family Outing, Cats e acidente de carro[editar | editar código-fonte]

Entre vários álbuns e EPs com o grupo, os membros foram capazes de exercer atividades solo. Daesung lançou seu single solo de estreia, uma canção trot chamada "Nal Bwa Gwisoon" (coreano: "날 봐, 귀순", "Look at Me, Gwisoon") em 2008.[8] Ele afirmou que, embora estivesse preocupado sobre amortecer a imagem do grupo, gostaria de tentar algo diferente.[9]Daesung foi admitido no departamento de música pós-moderna, da Kyung Hee University em 2008.[10] Ele também se juntou ao programa de variedades "Family Outing" da SBS como um membro permanente do elenco, e a produção sul-coreana do musical "Cats", desempenhando o papel de Rum Tum Tugger.[11] Ele também começou suas atividades na televisão, sendo apresentador do programa de música da MBC Show! Music Core ao lado de outro membro do BIGBANG, Seungri.

No meio de uma pausa do BIGBANG no início de 2009, Daesung lançou seu segundo single intitulado "Daebakiya" ("대박 이야", "Big Hit"). E também estava programado para participar da autobiografia musical "Shouting", junto com seu colega de banda Seungri.[12] No entanto, ele se envolveu em um acidente de carro em agosto, antes do musical estrear.[13]O cantor estava retornando para Seul depois de filmar em uma locação para o programa Family Outing, quando o acidente aconteceu na rodovia Pyeongtaek Express, na província de Gyeonggi. A van em que estava bateu em uma mureta derrapando devido uma chuva torrencial, de acordo com a YG Entertainment a agência do cantor. Daesung, que estava no banco do passageiro, quebrou o nariz. Ele também machucou as costas e sofreu hematomas leves no rosto e nos braços. Seu gerente machucou o braço, e sua estilista machucou a perna, o que exigiu cirurgia. Daesung finalmente fez o seu regresso em outubro de 2009, juntando-se ao BIGBANG para o evento "Dream Concert".[14][15]

2010: Mais trabalhos solo, What's Up e Night After Night[editar | editar código-fonte]

De acordo com sua agência, a YG Entertainment, Daesung deveria lançar seu álbum solo em 2010, juntamente com o colega de grupo T.O.P, no entanto, nenhum deles lançou álbum naquele ano.

Uma nova música de Daesung, chamada "Cotton Candy", foi lançada no final de janeiro de 2010.[16] Ela foi composta por Jung Ji Chen, embora Daesung pessoalmente escreveu a letra da canção. No entanto, nenhum álbum de acompanhamento foi lançado para a faixa. No início de 2011, a YG Entertainment sugeriu que Daesung e Seungri iriam promover durante o ano, mas nada foi lançado por Daesung. Seungri, no entanto, lançou um mini-álbum em janeiro de 2011.

Em 2010, Daesung começou sua filmagem para o drama da MBC chamado "What's Up", escrito pelo famoso roteirista Song Ji-na. A filmagem do drama terminou em fevereiro de 2011. Ele também foi um dos apresentadores do talk show de variedades, "Night After Night" desde novembro de 2010. Nesse mesmo ano, participou do novo álbum H-Logic da cantora Lee Hyori, gravando um dueto intitulado "How Did We Get", com a cantora.

2011–2013: Retorno do BIGBANG e D'scover[editar | editar código-fonte]

Daesung se apresentando na Alive World Tour em setembro de 2012

Em abril de 2011, Daesung lançou uma música solo chamada "Baby Don't Cry", que foi incluída na edição especial do quarto mini-álbum do BIGBANG, "Tonight". A canção foi executada pela primeira vez na turnê "Big Show 2011" em fevereiro, e figurou em várias paradas musicais coreanas juntamente com as faixas-título do álbum.

Em 31 de maio, Daesung se envolveu em um acidente de carro em que um motociclista morreu.[17]A investigação limpou o cantor de acusações, mas ele teve de suspender suas atividades públicas com o BIGBANG por um período de tempo.

Daesung teve sua primeira aparição pública após o incidente em 6 de novembro de 2011, quando participou da premiação MTV EMA em Belfast, Irlanda do Norte.[18] Em dezembro de 2011 e janeiro de 2012, ele também se apresentou para concertos da YG Family que ocorreram na Coréia do Sul e Japão.[19]

O drama musical "What's Up" começou a ser exibido no canal MBN em 3 de Dezembro de 2011. "Lunatic", uma faixa cantada por Daesung para a OST do drama, também foi lançada on-line no mesmo dia.[20]Ele fez um retorno com o resto dos membros do BIGBANG em março de 2012, através do mini-álbum "Alive", que inclui uma faixa solo cantada por Daesung intitulada, "Wings" que possui letra escrita pelo próprio.

Daesung sob o nome de "D-Lite" lançou seu primeiro álbum solo e em japonês, chamado "D'scover" em 27 de fevereiro de 2013, contendo um total de 12 faixas, sendo a maioria delas regravações das versões originais japonesas. Ele também inclui suas faixas solo "Wings" e "Baby Don't Cry". "D'scover" chegou a posição de número 2 no chart diário de álbuns da Oricon no dia de seu lançamento e também foi número 2 no chart semanal de álbuns da mesma. [21][22] Foi confirmado que Daesung estaria planejando concertos solo no Japão, começando com Kobe World Memorial Hall em 23 e 24 de março seguido por Tokyo Nippon Budokan Centre em 30 e 31 de março.

2013–2014: D'scover Tour 2013 no Japão, D'slove e Delight[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, foi anunciado que Daesung iria realizar um total de quatro concertos em Kobe e Tóquio para promover o álbum. No entanto, em 28 de fevereiro, foi anunciado que, devido à alta demanda, Daesung estaria realizando um adicional de 21 concertos em 17 cidades, elevando o total para 25 concertos em 18 cidades. A turnê começou em 23 de março em Kobe no World Memorial Hall e terminou em 18 de junho no Yokohama Arena, em Kanagawa.[23]

Em fevereiro de 2014, a YGEX anunciou que Daesung iria realizar uma turnê solo no Japão, chamada de "DLITE DLive 2014" em junho e julho, com 12 shows programados em sete grandes cidades. Em 17 de Fevereiro, a YGEX anunciou que continuando o sucesso de seu álbum "D'scover", Daesung iria lançar um novo álbum solo japonês em 16 de julho de 2014. Em 29 de março, uma data extra foi adicionada a turnê em Tóquio e em 15 de abril mais duas datas extras foram adicionadas em Osaka, fazendo com que a turnê tivesse um total de 15 apresentações em 8 cidades. Em 7 de Maio, foi revelado que o título da turnê de Arena de Daesung seria chamado de "DLITE DLive de 2014 no Japão ~ D'slove ~".

Daesung lançou um mini-álbum digital intitulado "Rainy Rainy" contendo quatro músicas em 11 de junho em comemoração a sua turnê de arena solo, a "D-LITE DLive tour de 2014 in Japan". O mini-álbum ficou no topo dos charts japoneses em tempo real, incluindo o iTunes e mu-no.[24]Já o primeiro álbum solo original japonês de Daesung chamado de "D'slove", foi lançado em 16 de Julho e chegou a posição número 1 no chart diário de álbuns da Oricon no dia de seu lançamento, com um total de 30.090 cópias vendidas.[25]"D'slove" também conquistou a posição de número 2, no chart semanal de álbuns da Oricon.

A turnê de arena de Daesung no Japão foi concluída com êxito em 27 de julho em Osaka. Ele passou por oito cidades com 15 shows, para um público de mais de 170 mil fãs, tornando-se o primeiro artista solo coreano a atrair mais de 100.000 mil pessoas em uma turnê no Japão, por dois anos consecutivos.[26][27]

Em 18 de setembro, a YGEX anunciou que Daesung iria lançar o DVD "D-LITE DLive Tour 2014 in Japan - D'slove" em 22 de outubro[28] e um mini-álbum intitulado 「で ぃ ら い と」(Delight) no dia 29 de outubro, para comemorar a época de fim de ano.[29] [30]O mini-álbum inclui 2 faixas de trot gravadas anteriormente que foram re-feitas e 2 faixas covers de canções japonesas famosas do gênero Enka. Daesung recebeu bons comentários dos dois cantores originais.[31] [32] O mini-álbum で ぃ ら い と」(Delight) chegou á posição de número 1 no chart diário de álbuns da Oricon no dia do lançamento, com um total de 65.048 cópias vendidas,[33] [34]e também foi número 1 no chart semanal de álbuns da Oricon com 68.335 cópias vendidas.[35][36]No chart anual da mesma, o mini-álbum se classificou na posição de número 64.

2015–presente: "Encore !! 3D Tour [D-LITE DLive D'slove]"[editar | editar código-fonte]

Em 29 de outubro de 2014, a YGEX anunciou a decisão de realizar apresentações da turnê solo de Daesung no Yoyogi National Gymnasium em 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2015 e em seguida, na Osaka Jo-Hall, em 10 e 11 de Fevereiro.[37] No segundo show em Yoyogi, Linda Yamamoto, a cantora original da canção "Donimo tomaranai", fez uma aparição surpresa.[38][39]Daesung completou com êxito seus concertos Encore, seguindo o seu sucesso na turnê solo de arena realizado em 2014 no Japão.[40]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Daesung
Álbuns de estúdio
Extended play (EP)
  • Delight (でぃらいと) (2014)

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Dublagem:

  • 2010: A Turtle's Tale: Sammy's Adventures, personagem Sammy. Com Sulli.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Rede Notas
2011 What's Up Ha Do Sung MBN Ator principal

Programas de variedades[editar | editar código-fonte]

Ano Rede Título Função Notas
2008-2009 MBC Show! Music Core Co-Apresentador com Seungri
2008-2010 SBS Family Outing Co-Apresentador com Yoo Jae-suk, Lee Hyori, Kim Jong-kook,

Lee Chun-hee, Park Ye-jin, Yoon Jong-shin,Kim Su-ro e outros

2010-2011 SBS Night After Night Co-Apresentador com Jung Yong-Hwa, UEE e outros.
2011 SBS Running Man Convidado com Jung Yong-Hwa, episódios 35 e 36
2012 SBS Healing Camp, Aren't You Happy Convidado com BIGBANG, episódio 31
2012 SBS Running Man Convidado com BIGBANG, episódios 84 e 85
2013 MTV Japão D'splay Japan Co-Apresentador com VJ Boo
2013 MTV Japão D'splay Returns Japan Co-Apresentador com VJ Boo
2013 SBS Running Man Convidado com G-Dragon e Seungri, episódio 163
2015 KBS Happy Together Convidado com BIGBANG, episódio 398
2015 SBS Running Man Convidado com BIGBANG, episódio 250
2015 KBS Yu Huiyeol's Sketchbook Convidado com BIGBANG, episódio 276
2017 MBC Every 1 Weekly Idol Convidado com BIGBANG, episódios 284 e 285

Musical[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2008 Cats (versão coreana) Rum Tum Tugger

Aparições em videos musicais[editar | editar código-fonte]

Ano Título da canção Artista
2008 "Only Look At Me" Taeyang
2012 "Gangnam Style" Psy

Referências

  1. «Big Bang's Daesung Announces Japanese Solo Debut». jpopasia. 5 de dezembro de 2012 
  2. «Kang Dae Sung». DramaFever (em inglês). Consultado em 23 de maio de 2016. 
  3. «G-Dragon & Daesung @ KyungHee University Opening Ceremony [PHOTOS]». bigbangupdates.com. Consultado em 22 de maio de 2016. 
  4. Yg_bigbang, Bigbangonlinewrote in. «G-dragon and daesung study hard & Photos». yg-bigbang.livejournal.com. Consultado em 22 de maio de 2016. 
  5. «BIG BANG's G Dragon and Daesung enter Kyunghee University!». Eebwayo's Weblog. 27 de novembro de 2011. Consultado em 22 de maio de 2016. 
  6. «Big Bang's 'Day by Day' Sweeps J-Pop Charts for Four Weeks». KBS Global. 8 de setembro de 2008. Arquivado do original em 24 de setembro de 2008 
  7. «빅뱅 쥬크온차트 8주 연속 1위 기염, JOO도 2주만에 7위 진입» [Bigbang 03 in the charts for the eighth consecutive week ,Since 2007 tops charts in two weeks] (em coreano). 21 de janeiro de 2008. Consultado em 1 de fevereiro de 2008.. Arquivado do original em 9 de fevereiro de 2008 
  8. «한국아이닷컴!». news.hankooki.com. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  9. «Young Singers Jumping Into Trot Genre». koreatimes. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  10. «seoulbeats » Blog Archive » Kyunghee Uni welcomes their 'star students'». 2 de maio de 2009. Consultado em 26 de dezmebro de 2015.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  11. «빅뱅 대성 "귀여움 즐길 '캣츠' 무대 선보일터" (Big Bang's Daesung Delights in Cats).». Newsen. 17 de setembro de 2008 
  12. «The Korea Herald». www.koreaherald.co.kr. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  13. «Big Bang Member Injured in Car Accident». koreatimes. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  14. «빅뱅, 대성 포함 '드림콘서트' 총출동..5멤버 6개월만의 국내무대 (Big Bang, Including Daesung, Perform Together at "Dream Concert" for First Time in 6 Months in Korea).». Joins.com/Newsen. 9 de outubro de 2009 
  15. «Dream Concert 2009 Summary» (em inglês). Soompi. 10 de outubro de 2009. Consultado em 28 de maio de 2016. 
  16. «'패떴' 떠나는 대성, 솔로신곡 '솜사탕' 온라인공개 - 스타뉴스». star.mt.co.kr. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  17. «Police say Daesung killed motorcyclist, Korean Internet explodes | CNN Travel». www.cnngo.com. 24 de junho de 2011. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  18. «Korea's Big Bang wins MTV EMA award». Manila Bulletin. 11 de julho de 2011 
  19. «Daesung to join YG Family for year-end concert [NEWS]». www.bigbangupdates.com. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  20. «YG Notice». YG Family. 8 de dezembro de 2011 
  21. «Daesung (D-Lite) is #2 on Oricon's daily chart with 'D'scover' | allkpop.com». www.allkpop.com. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  22. «Daesung Climbs Up Ranks on Oricon for Three Days, Satisfying Japanese Fans with His Solo Album». YG LIFE. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  23. «BIGBANG OFFICIAL WEBSITE». BIGBANG OFFICIAL WEBSITE. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  24. «DAESUNG tops Japan's iTunes with single "RAINY RAINY"». YG LIFE. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  25. «DAESUNG's solo album huge hit: Tops Japan's Oricon chart». YG LIFE. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  26. «Daesung wraps up his solo Japanese arena tour in Osaka». www.allkpop.com. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  27. «Big Bang's Daesung Successfully Wraps Up Japanese Solo Arena Tour». mwave.interest.me. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  28. «D-LITE LIVE DVD & Blu-ray 『D-LITE DLive 2014 in Japan ~D'slove~』 2014.10.22 on sale». BIGBANG OFFICIAL WEBSITE. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  29. «BIGBANG's DAESUNG: Japan Mini Album D-LITE & Solo DVD album out in October». YG LIFE. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  30. «Big Bang's Daesung to Release Japanese Mini Album and Solo Tour DVD Next Month». mwave.interest.me. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  31. «10月29日リリース『でぃらいと』収録の「古い日記」に対して、和田アキ子さんよりコメントをいただきました!!». BIGBANG OFFICIAL WEBSITE. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  32. «10月29日リリース『でぃらいと』収録の「どうにもとまらない」に対して、山本リンダさんよりコメントをいただきました!!». BIGBANG OFFICIAL WEBSITE. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  33. «Big Bang's Daesung Tops Oricon Chart with Album 'D-Lite'». mwave.interest.me. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  34. «Daesung (D-Lite) ranks #1 on Oricon Daily Chart + to thank fans with an encore solo concert in Japan next year». Allkpop. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  35. «BIGBANGのD-LITE「でぃらいと」自身初のオリコンアルバム週間ランキング1位獲得! - K-POP - 韓流・韓国芸能ニュースはKstyle». Kstyle. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  36. «Big Bang Member Daesung's New EP 'D-LITE' Tops Japan's Oricon Weekly Chart». KpopStarz. 4 de novembro de 2014. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  37. «D-LITE (from BIGBANG) ソロツアーアンコール公演 『Encore!! 3D Tour [D-LITE DLive D'slove]』 開催決定!!». BIGBANG OFFICIAL WEBSITE. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  38. «DAESUNG's Collabo with Yamamoto Linda Electrifies 26,000 Fans». Yg Life. 2 de fevereiro de 2015 
  39. «Big Bang's Daesung Captivates Over 26,000 During Japan Solo Arena Tour Encore Concert». mwave.interest.me. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  40. «Daesung's Encore Concert in Japan Ends with a Resounding Success». ygfamily.com. 1 de fevereiro de 2015. Consultado em 28 de maio de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Daesung