Daesung

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Este é um nome coreano; o nome de família é Kang.


Daesung
Daesung na estreia do filme Big Bang Made em junho de 2016
Nome de nascimento Kang Dae-sung
Nome nativo 강대성
Também conhecido(a) por D-Lite
Data de nascimento
26 de abril de 1989 (29 anos)
Local de nascimento
Itaewon, Seul, Coreia do Sul
Nacionalidade sul-coreano(a)
Alma mater Universidade Kyung Hee
Ocupação
Carreira musical
Gênero(s)
Instrumento(s)
Período musical 2006 – 2018
2018 (inatividade devido serviço militar obrigatório)
Gravadora(s)
Afiliações
Página oficial ygbigbang.com/daesung
Hangul, hanja.png Este artigo contém texto em coreano.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de hangul ou hanja.

Kang Dae-sung (hangul: 강대성; hanja: 姜大聲; rr: Gang Dae-seong; MR: Kang Taesŏng; nascido em 26 de abril de 1989), mais conhecido pelo nome artístico Daesung (hangul: 대성) e de D-Lite no Japão, é um cantor, compositor, ator e apresentador de televisão sul-coreano. Ele conquistou proeminência ao estrear como um membro do grupo Big Bang em 2006 pela YG Entertainment. Em 2008, Daesung fez sua estreia como cantor solo, através do single de trot "Look at Me, Gwisoon" (hangul: 날봐, 귀순; rr: Nal Bwa Gwisun), que foi seguido por "Big Hit" (hangul: 대박이야; rr: Daebakiya) (2009) e "Cotton Candy" (hangul: 솜사탕) (2010), com esta última atingindo a posição de número sete na Gaon Digital Chart.

Daesung lançou nos anos seguintes, mais canções em materiais do Big Bang e em 2013, realizou sua estreia no mercado musical japonês, através de seu primeiro álbum de estúdio D'scover pela YGEX. Para a sua promoção, embarcou em sua primeira turnê japonesa. No ano seguinte, ele lançou os extended plays (EPs) Rainy Rainy e Delight, com este último atingindo o topo da Oricon Albums Chart. Daesung lançou no mesmo ano, D'slove, seu segundo álbum de estúdio japonês e embarcou em sua segunda turnê japonesa, tornando-o primeiro artista solo coreano a reunir um público de mais de cem mil pessoas por dois anos consecutivos. Seu terceiro EP japonês intitulado D-Day (2017), liderou a Oricon Albums Chart, levando Daesung a tornar-se o segundo artista solo estrangeiro, a ter dois álbuns consecutivos em número um no Japão, depois do cantor estadunidense Michael Jackson. Para a sua promoção, ele realizou sua primeiro turnê pelas arenas de cúpula do país, reunindo um público total de mais de 150 mil pessoas em quatro apresentações.

Na televisão sul-coreana, Daesung fez parte do elenco do programa de variedades Family Outing de 2008 a 2010, do drama musical What's Up (2011) e apresentou o talk show Night After Night (2010).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância e adolescência[editar | editar código-fonte]

Kang Dae-sung nasceu no bairro de Itaewon em Seul, e ainda em uma idade jovem adquiriu interesse em tornar-se um cantor. Para superar a objeção de seus pais que eram fortemente contra a ideia, ele saiu de casa por uma semana a fim de obter sua permissão.[1] Kang continuou a perseguir seu objetivo e foi recrutado pela YG Entertainment como um trainee, após ser bem sucedido em uma audição realizada pela mesma. Ele frequentou o ensino médio na Kyeongin High School, mas desistiu depois de um ano para se concentrar em suas atividades artísticas.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2006–2007: Estreia com o Big Bang[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Big Bang

Kang passou a utilizar o seu primeiro nome, Daesung, como seu nome artístico e foi pareado com mais cinco trainees (G-Dragon, T.O.P, Taeyang, Seungri e Hyun-seung), a fim de integrar a formação do grupo Big Bang. A mesma foi transmitida pela televisão através de um documentário, onde Hyun-seung acabou sendo eliminado e o Big Bang fez sua estreia oficial em agosto de 2006 com cinco membros. Em sua estreia o quinteto lançou três álbuns singles, que precederam o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio, Big Bang Vol.1 - Since 2007, que incluiu a canção "Try Smiling" (hangul: 웃어 본다; rr: Useo Bonda), o primeiro single solo de Daesung.

Logo após a estreia do grupo, ele foi diagnosticado com nódulos nas cordas vocais e teve de superar problemas decorrentes disso, como sociofobia e medo de estar no palco. No entanto, recebeu ajuda da companheira de gravadora Gummy, que havia sido diagnosticada com a mesma doença anteriormente.

2008–2009: Início da carreira solo, Family Outing e Cats[editar | editar código-fonte]

Após lançar materiais com o Big Bang, Daesung lançou em junho de 2008, seu primeiro single de trot intitulado "Look at Me, Gwisoon".[2] Ele afirmou que, embora estivesse preocupado sobre a possibilidade de atenuar a imagem do grupo, o mesmo gostaria de tentar algo diferente.[3] No mesmo ano, ele juntou-se ao programa Family Outing da SBS como um membro permanente do elenco, e também realizou sua estreia em musicais, através da produção sul-coreana de Cats, onde desempenhou o papel de Rum Tum Tugger.[4] Adicionalmente, tornou-se apresentador do programa de música Show! Music Core da MBC, ao lado de seu companheiro de Big Bang, Seungri.

Durante a maior parte do ano de 2009, Daesung passou contribuindo com as atividades promocionais de seu grupo, contudo, ele lançou seu segundo single de trot de nome "Big Hit" e estava se preparando para participar do musical Shouting, juntamente com Seungri,[5] quando antes do mesmo estrear, ele se feriu ao envolver-se em um acidente de carro em agosto do mesmo ano.[6] Ele retornava de uma locação do programa Family Outing para Seul, quando o veículo em que estava, bateu em uma mureta por derrapar devido a uma forte chuva na província de Gyeonggi. Daesung que estava no banco do passageiro, quebrou o nariz, machucou as costas e sofreu pequenas contusões no rosto e nos braços. Em outubro, ele retornou as suas atividades com o Big Bang através do evento Dream Concert realizado no Seoul World Cup Stadium.[7][8]

2010–12: What's Up, Night After Night e canções solo[editar | editar código-fonte]

Daesung apresentando-se durante a turnê Alive Galaxy Tour do Big Bang em 2012.

No fim de janeiro de 2010, Daesung lançou o single digital "Cotton Candy",[9] produzido com suas letras e com composição de Jung Ji-Chen,[10] que posicionou-se em número sete na Gaon Digital Chart.[11] Mais tarde, ele iniciou as filmagens do drama musical escrito por Sonj Ji-na e pré-produzido pela MBC, intitulado What's Up. Em novembro, Daesung tornou-se apresentador do talk show Night After Night e ainda no mesmo ano gravou a canção "How Did We Get", um dueto com a cantora Lee Hyori para seu álbum H-Logic (2010).

Em abril de 2011, lançou a canção "Baby Don't Cry", incluída na edição especial do extended play (EP) Tonight de seu grupo Big Bang, a canção atingiu a posição de número trinta na Gaon Digital Chart[12] e de número dezenove da Billboard World Digital Songs. A mesma havia sido apresentada previamente por Daesung, durante o concerto Big Show 2011 realizado em fevereiro do mesmo ano. Em 31 de maio, ele se envolveu em um acidente de carro em que um motociclista morreu.[13] Após investigações subsequentes, as acusações contra ele foram indeferidas, pois a promotoria não encontrou provas suficientes de que o motociclista estava vivo no momento do contato de Daesung com ele, tornando-se difícil descartar a possibilidade do mesmo já estar em óbito, devido seu acidente anterior em que colidiu com um poste.[14] Apesar disso, Daesung teve de suspender todas as suas atividades públicas até 6 de novembro, quando fez sua primeira aparição após o incidente, comparecendo juntamente com seus companheiros do Big Bang na premiação MTV Europe Music Awards na Irlanda.[15] De dezembro de 2011 a janeiro de 2012, ele também se apresentou em concertos realizados através da YG Family, que ocorreram na Coreia do Sul e Japão.[16]

Em dezembro de 2011, o drama What's Up começou a ser exibido pela MBN. A sua canção "Lunatic" pertencente a trilha sonora do mesmo, foi lançada na mesma data de estreia do drama.[17] Durante o ano de 2012, Daesung se dedicou as atividades promocionais do Big Bang, no mês de março, ele lançou a canção "Wings" (hangul: 날개; rr: Nalgae) com letras escritas pelo próprio, através do EP Alive do Big Bang. A canção recebeu críticas positivas[18] e atingiu as posições de número oito na Gaon Digital Chart[19] e treze na Billboard K-pop Hot 100.[20]

2013–2016: Estreia no Japão, D'slove, Delight e turnês japonesas[editar | editar código-fonte]

Em 27 de fevereiro de 2013, Daesung lançou D'scover, seu primeiro álbum solo de estúdio japonês, realizando dessa forma, sua estreia no mercado de música do país. O álbum com um total de doze faixas, foi constituído por regravações das versões originais japonesas e das canções "Wings" e "Baby Don't Cry". Após seu lançamento, atingiu a segunda colocação na Oricon Albums Chart, através de sua parada diária e semanal.[21][22] Para a promoção de D'scover, foi anunciado quatro apresentações de Daesung nas cidades de Kobe e Tóquio, no entanto, devido a alta demanda, mais 21 concertos em dezessete cidades foram adicionados. A D'scover Tour iniciou-se em 23 de março no World Memorial Hall em Kobe e encerrou-se em 18 de junho na Yokohama Arena em Kanagawa,[23] atraindo um público total de cem mil pessoas.[24]

No ano seguinte, foi anunciado que Daesung faria sua segunda turnê japonesa. A D'slove Tour, iniciou-se em 11 de junho de 2014 na Yokohama Arena. No mesmo dia de início da turnê, ele lançou o extended play (EP) digital de nome Rainy Rainy com quatro canções, que liderou tanto o iTunes Japão como o mu-no.[25] Posteriormente em 16 de julho, Daesung lançou D'slove, seu segundo álbum japonês. A canção "I Love You" com participação do violinista Taro Hakase, foi lançada em 31 de julho como um single em formato físico e alcançou a posição de número cinco na Oricon Albums Chart.[26] D'slove atingiu o topo da Oricon Albums Chart no dia de seu lançamento, obtendo vendas de mais de trinta mil cópias[27] e para a sua promoção, Daesung prosseguiu com a turnê D'slove Tour, que encerrou-se em 27 de julho em Osaka. A mesma passou por nove cidades e obteve público de 170 mil pessoas em dezessete concertos. Com isso, ele tornou-se o primeiro artista solo coreano, a atrair mais de cem mil pessoas em uma turnê japonesa, por dois anos consecutivos.[28][29]

Em 19 de outubro, Daesung lançou mais um EP japonês. De nome Delight,[30][31] o mesmo incluiu nove versões de quatro canções, regravações de seus singles de trot coreanos e covers de canções populares japonesas dos anos setenta. O álbum recebeu críticas positivas de dois cantores originais das canções[32][33] e atingiu a posição de número um na Oricon Albums Chart em sua parada diária,[34][35] além disso, estabeleceu-se em número 64 na Oricon Yearly Album Chart com 79 mil cópias vendidas durante o ano de 2014.[36] Como forma de agradecimento a seus fãs, Daesung realizou um concerto encore que iniciou-se em 31 de janeiro de 2015 na Yoyogi National Gymnasium e encerrou-se no Osaka-jo Hall em 11 de fevereiro de 2015.[37][38] Posteriormente, durante o restante do ano de 2015 e durante todo o ano de 2016, Daesung dedicou-se as atividades promocionais do Big Bang.

2017–presente: Dome Tour, D-Day e serviço militar obrigatório[editar | editar código-fonte]

Em 2 de dezembro de 2016, a YGEX anunciou a primeira turnê de Daesung pelas arenas de cúpula japonesas, intitulada D-lite Japan Dome Tour,[39] a turnê iniciou-se no Seibu Prince Dome em 15 e 16 de abril e foi concluída em 22 e 23 de abril de 2017 no Kyocera Dome, totalizando um público de 150.000 mil pessoas em duas cidades.[40] Em 12 de abril, seu terceiro EP japonês D-Day, foi lançado simultaneamente na Coreia do Sul e Japão,[41] atingindo o topo da Oricon Albums Chart[42] e Billboard Japan Top Albums Sales.[43] Além disso, foi o álbum mais vendido de um solista coreano no Japão no primeiro semestre de 2017.[44] Posteriormente, Daesung iniciou em agosto a turnê DNA Show Vol.1, com 28 concertos iniciais agendados,[45] entretanto, devido a alta demanda com a inscrição de 350 mil pessoas para a compra de ingressos, tornando-se seis vezes mais que o esperado, foi anunciado a adição de mais onze concertos, totalizando 39 apresentações em dezoito cidades japonesas, ocasionando em um público de 88 mil pessoas.[46] Ademais, foram adicionados dois concertos em Honolulu, Estados Unidos, o que tornou a primeira vez que Daesung se apresentou no país como um solista.

Durante o ano de 2017, Daesung ainda foi destaque no álbum de covers do grupo japonês Dreams Come True, através da participação na canção "Egao no Yukue" (japonês: 笑顔の行方, "The Direction of My Smiling Face"), gravada originalmente em 1990.[47] Ele também lançou o EP digital Delight 2 em 12 de outubro, contendo três covers e uma canção original. O álbum liderou diversos serviços de música online japoneses[48] e devido sua popularidade, Delight 2 foi lançado em formato físico em 20 de dezembro, com sete faixas adicionais,[48] o mesmo obteve pico de número três na Oricon Albums Chart.[49]

Em 13 de março de 2018, Daesung iniciou seu serviço militar obrigatório na 27ª Divisão de Infantaria em Hwacheon, na província de Gangwon, como um soldado do serviço ativo. Sua data de dispensa está marcada para 13 de dezembro de 2019.[50]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Daesung ingressou na Universidade Kyung Hee no departamento de Música Pós-moderna em 2008.[51][52] Ele é um cristão devoto e considera que sua fé, foi uma grande influência na reavaliação de sua vida após um evento adverso que enfrentou.[53][54]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Daesung
Álbuns de estúdio
Extended plays (EPs)
  • Rainy Rainy (2014)
  • Delight (2014)
  • D-Day (2017)
  • Delight 2 (2017)

Turnês[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2010 A Turtle's Tale: Sammy's Adventures Sammy Dublagem coreana
2016 Big Bang Made Ele mesmo Documentário

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Rede
2011 What's Up Ha Do-sung MBN

Programas de variedades[editar | editar código-fonte]

Ano Rede Título Função Notas
2008–2009 MBC Show! Music Core Apresentador com Seungri
2008–2010 SBS Family Outing Membro com Yoo Jae-suk, Lee Hyori, Kim Jong-kook e outros
2010–2011 SBS Night After Night Apresentador com Jung Yong-hwa, Uee e outros.
2011 SBS Running Man Convidado episódios 35 e 36, com Jung Yong-hwa
2013 MTV Japão D'splay Japan Apresentador com VJ Boo
D'splay Returns Japan
SBS Running Man Convidado episódio 163, com G-Dragon e Seungri
2017 Fantastic Duo Convidado episódios 43 e 44

Musical[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2008 Cats (versão coreana) Rum Tum Tugger

Aparições em vídeos musicais[editar | editar código-fonte]

Ano Título da canção Artista
2008 "Only Look At Me" Taeyang
2012 "Gangnam Style" Psy

Referências

  1. Chung Ah-young (13 de fevereiro de 2009). «Big Bang Reveals Self-Fulfilment Strategies». The Korea Times. Consultado em 24 de maio de 2017. 
  2. «한국아이닷컴!» (em coreano). Hankooki. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  3. «Young Singers Jumping Into Trot Genre». The Korea Times. 20 de setembro de 2009. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  4. «빅뱅 대성 "귀여움 즐길 '캣츠' 무대 선보일터" (Big Bang's Daesung Delights in Cats).». Newsen. 17 de setembro de 2008. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  5. «Big Bang members to play selves in musical». The Korea Herald. 25 de junho de 2009. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  6. «Big Bang Member Injured in Car Accident». The Korea Times. 17 de agosto de 2009. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  7. «빅뱅, 대성 포함 '드림콘서트' 총출동..5멤버 6개월만의 국내무대 (Big Bang, Including Daesung, Perform Together at "Dream Concert" for First Time in 6 Months in Korea).». Joins.com/Newsen. 9 de outubro de 2009 
  8. «Dream Concert 2009 Summary». Soompi. 10 de outubro de 2009. Consultado em 28 de maio de 2016. 
  9. «'패떴' 떠나는 대성, 솔로신곡 '솜사탕' 온라인공개 - 스타뉴스». Star News (em coreano). 20 de janeiro de 2010. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  10. «'패떴' 대성·윤종신, 가수·작곡가로 만날 가능성↑» (em coreano). Star News. 20 de janeiro de 2010. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  11. «2010년 06주차 Digital Chart». Gaon Chart. Consultado em 15 de julho de 2018. 
  12. «2011년 17주차 Digital Chart». Gaon Chart. Consultado em 15 de julho de 2018. 
  13. Francis Cha (24 de junho de 2011). «Police say Daesung killed motorcyclist, Korean Internet explodes». CNNGo. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  14. «Daesung Acquitted of Victim's Death in Car Accident». Soompi. 29 de agosto de 2011. Consultado em 15 de junho de 2018. 
  15. «Korea's Big Bang wins MTV EMA award». Manila Bulletin. 11 de julho de 2011 
  16. «2011 YG Family Concert». YG-Life. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  17. «YG Notice». YG Family. 8 de dezembro de 2011. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  18. «Album Review: Big Bang's Alive». The Borneo Post. 4 de março de 2012. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  19. «2012년 10주차 Digital Chart». Gaon Chart. Consultado em 15 de julho de 2018. 
  20. «Korea K-Pop Hot 100». Billboard. 17 de março de 2012. Consultado em 15 de julho de 2018. 
  21. «Daesung (D-Lite) is #2 on Oricon's daily chart with 'D'scover'». Allkpop. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  22. «Daesung Climbs Up Ranks on Oricon for Three Days, Satisfying Japanese Fans with His Solo Album». YG Life. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  23. «BIGBANG OFFICIAL WEBSITE». YGEX- D-Lite Official Website. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  24. «Daesung of BigBang to hold first solo dome tour in Japan». Yonhap News Agency. 4 de dezembro de 2016. Consultado em 15 de julho de 2018. 
  25. «DAESUNG tops Japan's iTunes with single "RAINY RAINY"». YG Life. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  26. «CDシングルランキング, 2013年08月12日付». Oricon. Consultado em 20 de junho de 2017. 
  27. «DAESUNG's solo album huge hit: Tops Japan's Oricon chart». YG Life. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  28. «Big Bang Daesung Is First K-Pop Singer To Bring In 100,000 Fans 2 Years In A Row For Japan Concert». KpopStarz. 18 de julho de 2014. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  29. «Big Bang's Daesung Successfully Wraps Up Japanese Solo Arena Tour». Mwave. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  30. «BIGBANG's DAESUNG: Japan Mini Album D-LITE & Solo DVD album out in October». YG Life. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  31. «Big Bang's Daesung to Release Japanese Mini Album and Solo Tour DVD Next Month». Mmwave. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  32. «10月29日リリース『でぃらいと』収録の「古い日記」に対して、和田アキ子さんよりコメントをいただきました!!». BIGBANG OFFICIAL WEBSITE. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  33. «10月29日リリース『でぃらいと』収録の「どうにもとまらない」に対して、山本リンダさんよりコメントをいただきました!!». BIGBANG OFFICIAL WEBSITE. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  34. «Big Bang's Daesung Tops Oricon Chart with Album 'D-Lite'». Mwave. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  35. «Daesung (D-Lite) ranks #1 on Oricon Daily Chart + to thank fans with an encore solo concert in Japan next year». Allkpop. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  36. «年間 CDアルバムランキング 2014年度». Oricon. Consultado em 3 de agosto de 2017. 
  37. «D-LITE (from BIGBANG) ソロツアーアンコール公演 『Encore!! 3D Tour [D-LITE DLive D'slove]』 開催決定!!». BIGBANG OFFICIAL WEBSITE. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  38. «Daesung's Encore Concert in Japan Ends with a Resounding Success». ygfamily.com. 1 de fevereiro de 2015. Consultado em 28 de maio de 2016. 
  39. «빅뱅 대성, 내년 4월 첫 솔로 日 돔 투어 개최 확정 (공식)» (em coreano). Sports Chosun. 3 de dezembro de 2016 
  40. «D-LITE(BIGBANG)、ドームツアー最終公演でファンに感謝「ライブが僕にとって心の財産。」» (em japonês). Billboard Japan 
  41. «BIGBANG's Daesung to release new album simultaneously in Korea, Japan». Yonhap News Agency. 24 de março de 2017. Consultado em 23 de junho de 2017. 
  42. «빅뱅 대성,日 미니앨범'D-DAY'오리콘 주간차트 1위» (em coreano). Chosun News. 18 de abril de 2017. Consultado em 23 de junho de 2017. 
  43. «Japan Hot Albums - D-Day». Billboard Japan. Consultado em 23 de junho de 2017. 
  44. «オリコン2017年上半期ランキング】AKB48、SMAP、嵐が続々と記録を樹立». Oricon. 23 de junho de 2017. Consultado em 1 de agosto de 2017. 
  45. «BIGBANGのD-LITE、自身最多公演となる"トーク&ライブ"全国ソロホールツアー「DなSHOW Vol.1」詳細発表!». KStyle. Consultado em 23 de junho de 2017. 
  46. «BIGBANG's DAESUNG to Hold 11 Additional Concerts During his Japan Solo Tour». Consultado em 17 de julho de 2017. 
  47. «ドリカム公認『ドリウタ』参加第1弾 山本彩・D-LITE・三浦大知・リトグリら» (em japonês). Oricon News. 4 de maio de 2017 
  48. a b «대성, 日 신곡 '디라이트2' 음원차트 1위…12월 20일 앨범 발매» (em coreano). The Chosun Ilbo. 14 de outubro de 2017. Consultado em 24 de outubro de 2017. 
  49. 週間 CDアルバムランキング 2017年12月18日~2017年12月24日 [CD album weekly ranking from December 18, 2017 to December 24, 2017] (em japonês). Oricon. Consultado em 27 de dezembro de 2017.. Cópia arquivada em 27 de dezembro de 2017 
  50. «빅뱅 대성, 태양 입대 다음날인 13일 현역 입대» (em coreano). Naver. 5 de março de 2018. Consultado em 15 de julho de 2018. 
  51. «seoulbeats » Blog Archive » Kyunghee Uni welcomes their 'star students'». 2 de maio de 2009. Consultado em 26 de dezembro de 2015. 
  52. «G-Dragon & Daesung @ KyungHee University Opening Ceremony [PHOTOS]». bigbangupdates.com. Consultado em 22 de maio de 2016. 
  53. Widney (19 de abril de 2015). «K-pop's Christianity Conundrum». The One Shot. Consultado em 15 de julho de 2018.. Arquivado do original em 12 de setembro de 2015 
  54. «Daesung's Church Interview». Big Bang updates. 1 de novembro de 2011. Consultado em 15 de julho de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Daesung