Park Bom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Park Bom
Park Bom na Samsung Passion Talk em setembro de 2013.
Informação geral
Nome completo Park Bom
Nascimento 24 de março de 1984 (32 anos)
Origem Seul, Coreia do Sul
Gênero(s) Pop, R&B
Ocupação(ões) cantora, atriz
Instrumento(s) flauta, piano, violoncelo
Período em atividade 2005–atualmente
Gravadora(s) YG Entertainment
Afiliação(ões) 2NE1
Signature Bom.png

Park Bom (nascida em 24 de março de 1984), mais conhecida como Bom, é uma cantora e atriz sul-coreana. Ela estreou em 2009 ao lado de Dara, CL e Minzy como vocalista principal do girl-group 2NE1.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Início e carreira[editar | editar código-fonte]

A irmã de Park Bom, Park Go-eun, é uma violoncelista. Na 6ª série, ela deixou o seu país natal sozinha para estudar no exterior, nos Estados Unidos. Ela formou-se no colegial através Gould Academy, em Bethel, Maine e inscreveu-se na Lesley University com especialização em psicologia. Ainda no ensino médio, ela adquiriu admiração pela música através de Mariah Carey. "Eu ouvia as músicas de Mariah Carey durante o almoço, e até mesmo esquecia de comer", declarou em um talk show. Bom queria persegur carreira como cantora, no entanto, seus pais permitiam. Com o incentivo de sua tia, ela transferiu-se para Berklee College of Music para prosseguir a sua carreira musical.

Park Bom fez um teste para se tornar um cantora na YG Entertainment, mas foi rejeitada várias vezes. Depois de três anos, ela foi finalmente aceita e imediatamente tornou-se trainee. Ela estrelou em dois dos três primeiros singles do Big Bang nas músicas "We Belong Together" e "Forever With You". Bom também colaborou com Lexy e Red Roc em "Baby Boy" e "Along My Way", respectivamente. Ela também estrelou em Samsung Anycall Music Video Commercial ao lado da cantora Lee Hyo-ri, gravando a sua própria versão de Anycall "Anystar" com outros colegas de gravadora, G-Dragon e Gummy. Mais tarde, em 2008, ela estrelou como a atriz principal no vídeo da musical de Kim Ji-eun, "Tell Me Once More".

2NE1[editar | editar código-fonte]

A YG Entertainment anunciou que um novo grupo seria composto por quatro membros e estrearia em maio de 2009. A empresa afirmou que o grupo havia treinado por quatro anos, e que seu primeiro álbum conteria canções produzidas pelo líder do 1TYM, Teddy Park e G-Dragon do Big Bang. O nome do grupo foi inicialmente anunciado como "21"; no entanto, devido à descoberta de um cantor com o mesmo nome, o grupo foi renomeado "2NE1", sendo "NE" a abreviatura de "New Evolution".

O grupo colaborou juntamente com Big Bang para a canção "Lollipop". A canção ganhou sucesso imediato, mas questões ainda foram levantadas sobre se o grupo poderia sobreviver por conta própria.

2NE1 estreou no SBS's The Music Trend em 17 de maio de 2009, onde performou o seu single digital de estreia, Fire, produzido por Teddy Park. Com o lançamento de seu primeiro extended play auto-intitulado, o grupo começou a promoção de sua faixa-título "I Don't Care". Seu EP atingiu no.3 no Hanteo's "Best-selling Album of 2009" com mais de 100.000 cópias vendidas.

Depois uma curta pausa, o grupo lançou um single surpresa, "Follow Me", que obteve o número um durante a semana de 13 de fevereiro.

Em outubro do mesmo ano, 2NE1 voltou com seu primeiro álbum de estúdio full-length, To Anyone, que foi lançado em 9 de setembro de 2010. As promoções começaram com a mostra simultânea das três faixas-título do álbum, "Clap Your Hands ", "Go Away" e "Can't Nobody". Na sequência destas promoções, outra canção "It Hurts (Slow)" foi lançada em 31 de outubro durante o Halloween. O álbum ganhou enorme sucesso e 2NE1 ganhou um total 11 vezes em vários shows de música a partir de suas promoções. O álbum vendeu mais de 150.000 cópias.

Após o sucesso de seu primeiro álbum full-length, 2NE1 anunciou seu segundo mini-álbum auto-intitulado. O álbum incluía seis faixas, uma das quais era a solo de Bom intitulado "Don't Cry". O mini-álbum elevou a popularidade do grupo levando ao seu mais recente lançamento, Crush.

Atividades solo[editar | editar código-fonte]

Em agosto, ao final das promoções de "I Don't Care", 2NE1 iniciou um hiato temporário com cada membro liberando seus próprios singles solo. O single de Bom, intitulado "You and I", foi o melhor, em termos de desempenho, dos três e levou o primeiro lugar no gráfico do Gaon Chart do mês de novembro. O single, eventualmente, ganhou o Melhor Single Digital no 2010 Mnet Asian Music Awards. Até o final de 2011, foi relatado que o single foi baixado 4,483,364 vezes, tornando-se um dos singles mais vendidos na história da música coreana.

No final de 2010, Bom foi destaque no single "Oh Yeah" para o seu primeiro álbum de colaboração de GD&TOP. Ela também foi destaque na versão japonesa da música, bem como o MV para a versão japonesa. "Oh Yeah" chegou ao número dois no gráfico Gaon Chart após a libertação.

Em 2011, foi anunciado que o Bom teria um novo single digital lançado antes promoções do 2NE1 para o seu segundo mini-álbum auto-intitulado. A canção, "Don't Cry", foi lançado em 21 de abril de 2011. "Don't Cry" conseguiu o topo de vários gráficos digitais da Coreia do Sul, mais tarde tornando-se um perfeito all-kill nas paradas musicais da Coreia.

Para o Infinite Challenge Seohae Ahn Highway Song Festival 2011, G-Dragon, líder do Big Bang colaborou com Park Myeong-su para criar um duo chamado GG. Bom foi destaque em sua canção "Have an Affair". A canção tornou-se um all-kill em várias paradas musicais coreanas.

Em dezembro de 2015, Park Bom, juntamente com 2NE1, perfomou no Mnet Asian Music Awards depois de um curto hiato por causa de um escândalo envolvendo anfetamina.

Estilo musical e influências[editar | editar código-fonte]

Park Bom é uma cantora de Pop e R&B. Ela menciona Mariah Carey e Beyoncé como as suas maiores influências.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver também: Discografia de 2NE1

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Melhores Posições Álbum
KOR
[1]
2006 "Anystar" (Ft. G-Dragon & Gummy) single sem álbum
2009 "You and I" 1 To Anyone
2011 "Don't Cry" 1 2NE1
"—" denota lançamentos que não gráfico ou não foram lançados na região.

Colaboração[editar | editar código-fonte]

Ano Título Melhores posições Álbum
KOR
[1]
2006 "We Belong Together" (Big Bang Ft. Bom) We Belong Together
"Anystar" (Lee Hyori Ft. Bom & Lee Joon-gi) non-album release
"Forever with You" (Big Bang Ft. Bom) BIGBANG
2007 "Along my Way" (Red Roc Ft. Bom) 1
"Baby Boy" (Lexy Ft. Bom) RUSH
2010 "Oh Yeah" (GD and TOP Ft. Bom) 2 GD & TOP
2011 "I Cheated" (G-Dragon & Park Myeong-su Ft. Bom) 1 Infinite Challenge West Coast Highway Music Festival
2012 "Up" (Epik High Ft. Park Bom) 6 99 (Epik High album)
2013 "Black (Japanese Version) (G-Dragon Ft. Bom) One of a Kind + Heartbreaker
"All I Want For Christmas Is You" (Park Bom & Lee Hi)
"—" denota lançamentos que não gráfico ou não foram lançados na região.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2009 Girlfriends Cameo

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Emissora
2009 Style Cameo SBS
2014 Roommate Elenco Original SBS

Aparição em Videoclipes[editar | editar código-fonte]

  • 2006: "We Belong Together"
  • 2007: "Tell Me Once More"


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Gaon Chart Search: Park Bom». Gaon Chart (em Korean). Korea Music Content Industry Association. Consultado em November 6, 2010. 

Links externos[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma cantora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.