Park Bom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Park Bom
Park Bom na Samsung Passion Talk em setembro de 2013
Informação geral
Nome completo Park Bom
Nascimento 24 de março de 1984 (31 anos)
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s) Pop, K-Pop, Hip-hop, electropop, dance, electronic dance
Ocupação(ões) Cantora, atriz
Instrumento(s) Vocal, Piano, Violoncelo, Flauta.
Período em atividade 2005 – atualmente
Gravadora(s) YG Entertainment
Afiliação(ões) 2NE1, BOM&HI
Página oficial Twitter
Me2day
Instagram

Park Bom (박봄), nasceu em Seul, 24 de março de 1984, também conhecida somente como Bom, é uma cantora sul-coreana e vocalista principal do grupo 2NE1. Park Bom nasceu na primavera, por isso tem esse nome, que significa primavera em coreano.[1]

Na sexta série mudou-se para os Estados Unidos, onde aprendeu inglês. Ela se formou no colégio Gould Academy, em Bethel, ME e matriculou-se na Universidade de Lesley, com especialização em psicologia. Como uma estudante de escola secundária, ela ganhou a admiração de músicas de Mariah Carey. Ela queria continuar sua carreira como cantora, mas seus pais recusavam. Com o apoio de sua tia, ela secretamente se mudou para Berklee College of Music para prosseguir sua carreira musical.

Park Bom fez teste para a YG Entertainment para se tornar cantora, mas foi rejeitada várias vezes. Depois de três anos, ela finalmente foi aceita e imediatamente se tornou trainee. Atualmente permanece o contrato com a YG Entertainment desde 2006, ela gravou com outros artistas da gravadora, como Big Bang, Lexy e Masta Wu.

Ainda como parte do grupo 2NE1, Park Bom lançou dois singles solo, "You And I" em 2009 e "Don't Cry" em 2011. Os dois foram número 1 na parada nacional da Coreia, a Gaon. "You And I" também ganhou o prêmio de "Melhor Single Digital" no Mnet Asian Music Awards em 2010.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Blackjacks (2NE1)[editar | editar código-fonte]

 Os fãs do grupo se chamam "Blackjacks", uma referência ao jogo de cartas homônimo, também chamado de vinte e um.

Debut com o 2NE1[editar | editar código-fonte]

A YG Entertainment anunciou que seu novo grupo, 2NE1, teria quatro integrantes e que fariam seu debut em maio de 2009. A gravadora declarou que o grupo tinha sido treinado por quatro anos, e que seu álbum de estreia teria canções produzidas pelo líder do grupo 1TYM, Teddy Park, e pelo líder do Big Bang, G-Dragon. O nome do grupo foi inicialmente anunciado como "21", porém, já existia uma cantora usando esse nome, então o grupo rapidamente foi renomeado para formar "2NE1", onde "NE" quer dizer "Nova Evolução", e o número 21 representa o século XXI, portanto o nome significa "Nova Evolução do século XXI". Bom foi encaixada no grupo como a vocalista principal, ao lado da rapper e líder CL (Lee Chae-Rin), a dançarina e vocalista Minzy (Gong Min-Ji) e a vocalista e visual do grupo, Dara (Park Sandara).

Os fãs da cantora são chamados de BomShells ou BombShells. A cantora, depois de ter sido vítima de um escândalo com "drogas", ficou afastada do grupo por um tempo. Na verdade, as "drogas" eram remédios para depressão nos EUA, tais remédios tinham uma substância proibida na Coreia.

Escândalo com drogas[editar | editar código-fonte]

No dia 30 de junho de 2014, o jornal coreano Segye Ilbo lançou uma notícia revelando que a cantora Park Bom, do grupoidol feminino 2NE1, teria contrabandeado medicamentos para dentro da Coreia do Sul em 2010.

A cantora não foi indiciada e, além disso, o caso foi considerado como improcedente, o que de acordo com um promotor da justiça é algo incomum.

Apesar do caso ser intrigante e inesperado, as pessoas estão mais interessadas em saber porque esta notícia foi revelada tão tarde, considerando os anos que passaram desde que este evento ocorreu: “Por quê esta situação apareceu depois de 4 anos?“, é o que se perguntavam os internautas.

Pensando nisso, há algumas declarações afirmando que, este episódio com um artista em alta no momento, seria apenas para desorientar a atenção das pessoas das investigações do acidente da Balsa Sewol, que ocorreu em Abril e se tornou a maior tragédia da nação nos últimos tempos.

Muitos detalhes chocantes foram revelados durante a investigação da balsa. Um dos lados teria afirmado que ouviu testemunhos da unidade de resgate e que participaram na inserção de ar no momento do desastre, alegando que o que eles usaram durante o trabalho de inserção não foi óleo respiratório, mas sim um óleo industrial, o que poderia ter causado monóxido de carbono prejudicial entrar no corpo humano. Este fato se tornaria prejudicial à imagem das organizações governamentais da Coreia do Sul.

O artigo da Park Bom saiu logo depois que as declarções da Assembleia Nacional foram reveladas.

Voltando ao caso da cantora do 2NE1, a YG Entertainment prometeu fazer uma declaração oficial sobre este fato à imprensa, mas o Presidente da agência, Yang HyunSuk, pareceu ter mudado de ideia ao escrever uma carta direcionada aos fãs e ao público.Confira a carta traduzida logo abaixo: 

''Olá. Aqui é o Yang HyunSuk.

Eu gostaria de explicar sobre a matéria que causou confusão e que apareceu do nada na noite anterior.

Por que isto está sendo explicado por uma carta do Yang HyunSuk e não como uma declaração oficial da YG?

Para ser bem preciso, o conteúdo na reportagem aconteceu há 4 anos, e foi algo já dito a mim pelos próprios pais da Park Bom quando eles vieram à nos e nos disseram que eles estavam sendo investigados, e também sobre um incidente traumatizante que Bom teve no passado e sobre seu histórico médico. Então, todos nós da YG e os membros do 2NE1 já sabíamos sobre este fato.

É por isso que achei que melhor do que a YG, que não sabe muito sobre esta situação, lançar uma nota oficial, é melhor que seja eu, quem diretamente ouviu estas coisas [dos pais da Bom], dizer a vocês o que aconteceu.

Quais são seus sentimentos como produtor sobre a matéria?

Se você juntar os anos de treinamento e o tempo com o 2NE1, são 9 anos.

Os membros do 2NE1 e eu cuidamos durante os 9 anos para que não fumasse… não bebesse muito… e parece que pra mim eu nunca vi sair para balada, a não ser quando tinha eventos oficiais.

Pelo menos pelo o que eu sei, é assim que é… e também porque eu nunca ouvi rumores sobre este tipo de situação ao meu redor.

Mas a Bom que eu conheço e que é assim, de repente se tornou da noite para o dia uma ‘contrabandista de medicamentos’, de acordo com o título do artigo.

É um absurdo e choque que eu não saiba como começar a falar sobre isso?
Deveria eu explicar este absurdo? Será que isto irá piorar a situação?

É verdade que tudo isto, momentaneamente, apresentam uma preocupação.

Mas no entanto, para todos os fãs do 2NE1, que está no momento em uma turnê mundial… pela minha irmãzinha [dongsaeng] Bom que se tornou uma traficante da noite para o dia, eu pensei que não poderia ficar apenas sentado e olhando.

Qual é a verdade?

Como os fãs já sabem, Park Bom passou um bom tempo nos Estados Unidos antes de debutar no 2NE1, e teve uma época que ela disse que teve o sonho de se tornar jogadora de futebol.

No entanto, ela presenciou diretamente a morte de uma amiga próxima durante uma partida, e após isso, Bom passou por dias muito difíceis enquanto caía em tristeza e choque, o que foi muito difícil para ela aguentar em uma idade tão jovem. Após isso, ela passou severos anos recebendo consulta psicológica e tratamento e usou medicamentos que foram prescritos pelo hospital da sua famosa universidade nos Estados Unidos.

Após o incidente, Park Bom não podia mais continuar com o futebol, e depois de mudar seus sonhos para se tornar cantora, ela veio à Coreia e participou das audições da YG. É um dia que eu lembro com clareza.

A razão pela qual eu lembro da Park Bom entre inúmeros competidores, é porque assim que a vi ela disse audaciosamente: ‘Se não for a YG, eu não vou ser cantora.’

Apesar dela não ter passado na audição, ela veio de novo no ano seguinte e, de novo, ela não conseguiu, mas no seu terceiro ano ela se classificou em primeiro lugar entre milhares de participantes, então eu acho que é por isso que Park Bom permanece em minha memória tão claramente.

A razão pela qual estou falando sobre estes fatos aparentemente irrelevantes é que considerando que eu não sabia que ela jogava futebol ou sobre seu histórico médico até 4 anos atrás quando seu pai me disse, apesar de serem 11 anos desde que conheci Bom, e que ela nunca falou sobre isso com seus membros, é evidente que esta é uma memória dolorosa que a Bom não gostaria que voltasse.

Até 4 anos atrás, Bom tem usado as medicações que foram formalmente prescritos pelo hospital da universidade nos Estados Unidos. Mas por não poder ir até a América por causa da sua agenda lotada, no processo de receber as medicações pela mãe e pela avó, acabou se tornando um problema por ser um medicamento proibido na Coreia.

Mas, felizmente, o seu registro médico ao longo dos últimos anos e sua prescrição do hospital universitário foram recebidos e enviados durante a investigação, então tudo isto foi encerrado com segurança e de forma sadia com todas as evidências sendo fornecidas.

É dito que [os medicamentos] têm propriedades narcóticas, eles sabiam disso?

No senso comum, qual mãe e avó iriam levar narcóticos para sua filha ou neta?

Especialmente em um mundo como de hoje, onde a maioria dos medicamentos precisam de prescrição. Quantas pessoas sabem que tipos de propriedades uma medicação tem?

Como eu mencionei por meio da minha aparição em ‘Healing Camp’ antes, eu tenho que carregar um sedativo e tomar doses diárias por causa dos meus ataques de pânico, mas eu não estou curioso para saber quais tipos de propriedades formam este medicamento e mesmo que alguém me contasse, eu não ia entender muito bem.

No caso da Bom, ela apenas soube disso quando a medicação que tomava nos Estados Unidos não estava disponível na Coreia. Parece que ela não entendeu que a medicação era proibida na Coreia.

Após perceber isto depois da investigação há 4 anos atrás, pelo o que eu saiba, ela começou a tomar outra medicação prescrita por um hospital universitário na Coreia.

Por estarem ocupadas com a turnê mundial, eu não vi Park Bom por um tempo também, mas eu encontrei com ela quando vim para o escritório para gravar na noite passada e vi ela chorar durante a noite por causa das notícias que saiam. Após ver ela daquele jeito, me sinto despedaçado em ter que chegar a uma situação onde eu precise explicar o passado que a Bom não quer que seja revelado.

Eu quero terminar minhas palavras me desculpando por trazer preocupação para muitos de vocês. Eu irei encontrá-los com notícias melhores em breve. Obrigado.''

Park Bom deixa programa Roommate[editar | editar código-fonte]

Com a notícia polêmica sobre anfetamina de Park BomYG Entertainment anunciou que ela não filmará o ‘Roommate’ , programa da SBS na próxima semana.

De acordo com várias filiais da mídia, Park Bom se desculpou pela polêmica e confusão que tinha causado. Ela também acrescentou que não podia mais filmar o“Roommate”, pois estava atualmente ‘sentindo-se arrasada’, e, portanto, preocupada que isso afetasse as filmagens do show. Ela disse: “Lamento muito essa grande polêmica por minha causa. Por estar me sentindo arrasada, não tenho confiança para filmar o ‘Roommate’

SBS também confirmou que Park Bom não filmará na próxima semana, no entanto os episódios pré-gravados já foram editados, assim episódios futuros com Park Bomcontinuará aparecendo. Park Bom não será cortada dos episódios que já gravou e ainda aparecerá em alguns das próximas semanas.

YG Entertainment anunciou que Park Bom deixou a Coréia do Sul no dia 5 (2014) e já foi para o Japão para se preparar para a Japanese Arena Tour do 2NE1. Além disso, eles têm se recusado a fornecer mais detalhes sobre a decisão da Park Bom de não participar das filmagens do “Roommate”, e a isolou de qualquer contato externo.

Onde estaria Park Bom?[editar | editar código-fonte]

Supostas imagens saíram 19 de outubro de 2015, mostrando a Park Bom de volta.

A volta de Park Bom[editar | editar código-fonte]

Em 02 de dezembro de 2015, aconteceu o Mnet Asian Music Awards (MAMA), onde Bom apareceu junto com 2NE1

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver também: Discografia de 2NE1

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Melhores Posições Álbum
KOR
[2]
2006 "Anystar" (Ft. G-Dragon & Gummy) single sem álbum
2009 "You and I" 1 To Anyone
2011 "Don't Cry" 1 2NE1
"—" denota lançamentos que não gráfico ou não foram lançados na região.

Colaboração[editar | editar código-fonte]

Ano Título Melhores posições Álbum
KOR
[2]
2006 "We Belong Together" (Big Bang Ft. Bom) We Belong Together
"Anystar" (Lee Hyori Ft. Bom & Lee Joon-gi) non-album release
"Forever with You" (Big Bang Ft. Bom) BIGBANG
2007 "Along my Way" (Red Roc Ft. Bom) 1
"Baby Boy" (Lexy Ft. Bom) RUSH
2010 "Oh Yeah" (GD and TOP Ft. Bom) 2 GD & TOP
2011 "I Cheated" (G-Dragon & Park Myeong-su Ft. Bom) 1 Infinite Challenge West Coast Highway Music Festival
2012 "Up" (Epik High Ft. Park Bom) 6 99 (Epik High album)
2013 "Black (Japanese Version) (G-Dragon Ft. Bom) One of a Kind + Heartbreaker
"All I Want For Christmas Is You" (Park Bom & Lee Hi)
"—" denota lançamentos que não gráfico ou não foram lançados na região.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://k-popmadness.blogspot.com.br/2010/12/park-bom.html
  2. a b "Gaon Chart Search: Park Bom". Gaon Chart (em Korean). Korea Music Content Industry Association. Consult. November 6, 2010. 

Links externos[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma cantora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.