Mamamoo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mamamoo
Mamamoo
Mamamoo em novembro de 2019. Integrantes da esquerda pra direita: Moonbyul, Solar, Wheein e Hwasa
Informação geral
Também conhecido(a) como MMM
Origem Seul
País Coreia do Sul
Gênero(s)
Período em atividade 2014—presente
Gravadora(s)
  • Rainbow Bridge World Entertainment
Integrantes
Página oficial rbbridge.com?page_id=23470

Mamamoo (hangul: 마마무; rr: mamamu, estilizado como MAMAMOO) é um grupo feminino sul-coreano formado pela RBW Entertainment em 2014. O grupo é formado por quatro integrantes: Solar, Moonbyul, WheeIn e Hwasa e teve sua estreia oficial em 18 de junho de 2014 com o single Mr. Ambiguous. Sua estreia foi considerada uma das melhores de 2014[1] e foi vista pela crítica como um grupo promissor pela sua originalidade de conceito retro e jazz, junto com vocais surpreendentes. Além disso, são também reconhecidas pela presença de palco e frequentemente são ditas como "verdadeiras artistas" por cidadãos sul-coreanos.

História[editar | editar código-fonte]

Pré-estreia[editar | editar código-fonte]

Antes de sua estreia oficial, Mamamoo colaborou com vários artistas. Sua primeira colaboração, intitulada "Do not Be Happy" com Bumkey foi postada em 8 de janeiro de 2014.[2] Uma segunda colaboração com K.Will chamada «Peppermint Chocolate» com Wheesung foi publicada em 11 de fevereiro de 2014.[3][4] "Peppermint Chocolate" ficou em 11º lugar no Gaon Digital Chart em sua primeira semana. Em 30 de maio, Mamamoo lançou uma terceira colaboração intitulada "Hi Hi Ha He Ho" com a dupla de rap Geeks.[5]

2014: Estreia, "Mr. Ambiguous" e "Piano Man"[editar | editar código-fonte]

Em 18 de junho, o primeiro single do grupo, "Mr. Ambiguous", foi lançado digitalmente com seu primeiro miniálbum. O vídeo musical para a faixa principal contou com JongHyun do CNBLUE, Baek Ji Young, WheeSung, Jung Joon Young, Bumkey, e Rhymer.[6] Esse mini-álbum inclui duas colaborações lançadas anteriormente, a canção título, e três canções inéditas. Em 19 de junho, o miniálbum físico Hello foi lançado.[6] O grupo realizou sua primeira apresentação em 19 de junho no M! Countdown. Mamamoo apresentou "Peppermint Chocolate" com K.Will e Ravi do VIXX no Music Bank Especial "Half-Year" em 27 de junho. Em 5 de julho, o grupo realizou um mini-concerto próximo à Universidade Hongik em HongDae, Seul.[7] Em julho, Mamamoo também lançou uma canção de trilha sonora intitulada "Love Lane" para o drama coreano Yeonae Malgo Gyeolhon.[8]

Mamamoo se apresentando em setembro de 2015.

Em 18 de novembro, Mamamoo iniciou as promoções para a faixa título de seu álbum, "Piano Man". A canção e seu vídeo musical foram lançados digitalmente em 21 de novembro.[9] De acordo com a Gaon Music Chart, Mamamoo ocupou o décimo lugar entre os girl groups em vendas digitais, 19.º lugar entre as vendas de álbum, e 11.º lugar entre as vendas globais de música em 2014.[10]

Em janeiro, na 10.ª edição do Immortal Songs 2, Mamamoo apresentou uma interpretação de "Wait a Minute", de Joo Hyun Mi. Elas ganharam duas das três rodadas da competição, perdendo na rodada final para Kim Kyung Ho.[11]

2015: "Ahh Oop!" e Pink Funky[editar | editar código-fonte]

Em 2 de Abril, 2015, Mamamoo lançou "Ahh Oop!", O primeiro single de seu terceiro miniálbum intitulado Pink Funky. "Ahh Oop!" marca a segunda colaboração do grupo com etiqueta companheiro de Esna.

Em 13 de junho, o grupo viajou para Ulaanbaatar, Mongólia, para executar em um evento patrocinado pela Embaixada da Coreia do Sul com Crayon Pop e K-Much. O evento foi um concerto comemorativo realizada em honra do 25.º aniversário das relações diplomáticas entre a Coreia do Sul e Mongólia.

Em 19 de junho, Mamamoo lançou seu terceiro miniálbum do Pink Funky e primeiro single "Um Oh Ah Yeh". A canção foi um sucesso comercial, atingindo um máximo de número três no Gaon Chart,, tornando-se seu primeiro top três único. Em 23 de agosto, depois de promoções concluiu, Mamamoo realizou seu primeiro encontro de fãs, intitulado "1st Moo Party", para um total de 1.200 fãs no Parque Olímpico de Seul. Os bilhetes para o encontro de fãs esgotaram dentro de um minuto, então o grupo adicionou uma reunião adicional para mais de 1.200 fãs na mesma noite. Eles também realizaram outra "Moo Party" em Los Angeles, que teve lugar em outubro 4. Esta foi a sua primeira viagem aos Estados Unidos. Mamamoo também colaborou e executado com rótulo companheiro Basick no show de sobrevivência rap coreano Show Me the Money.

Em 29 de agosto, Mamamoo voltou a Immortal Song 2 com uma versão de Jo Young Nam "Delilah". Em 31 de outubro, Mamamoo voltou para a Immortal Song 2, cantando uma versão de música do cantor trote coreana Bae Ho "Montanha de Backwood" (두메 산골). Seu desempenho ganhou sua primeira vitória global sobre Immortal Song com 404 pontos.

2016: "Melting" & "Memory"[editar | editar código-fonte]

Mamamoo na cerimônia de abertura da Festa da Venda da Coreia em 30 de setembro de 2016.

Em 26 de Janeiro, 2016, Mamamoo pré-lançado uma balada R&B, "I Miss You", de sua primeira fusão álbum full-length. Em 12 de fevereiro, uma outra faixa, "1CM/Taller than you" foi pré-lançado com um vídeo musical. O álbum foi lançado em 26 de fevereiro, estreando no número 3 na parada Gaon. A faixa-título "You're the Best" (넌 é 뮌들) também estreou no número três, mas chegou ao número um na semana seguinte, tornando-se seu primeiro single número um.

Em 6 de março, eles receberam o seu primeiro show de música vitória com o "You're the Best" no Inkigayo, seguido por vitórias no Music Bank, M!Countdown, e outros shows de música. Eles receberam oito vitórias no total para o single.

Em 16 de março, Mamamoo realizado em Austin, Texas, em South By Southwest K-Pop Night Out. Um pouco mais de três meses depois, eles voltaram para os Estados Unidos, se apresentando em KCON NY em Newark, New Jersey em 25 de junho.

Em 31 de agosto, Mamamoo lançou os singles "Angel" e "Dab Dab" como subgroups que consistem nas vocalistas (Solar e Wheein) e rappers (Moonbyul e Hwasa).

Em 21 de setembro, Mamamoo lançou seu follow-up single digital "New York" e o mv que o acompanha. Em 7 de novembro, lançou seu 4.° miniálbum intitulado de Memory contendo oito músicas com a canção principal "Décalcomanie" "(데칼코마니)".

2017: Purple, «Paint Me», Yellow Flower, Red Moon e BLUE;S[editar | editar código-fonte]

Mamamoo se apresentando em 19 de julho de 2017.

Em 17 de junho de 2017, Mamamoo participou da Immortal Song 2 com uma interpretação de "Love" de Noh Sa Yeon, que obteve '430 pontos'.

Em 22 de junho de 2017 Mamamoo anunciou o lançamento do seu quinto miniálbum "Purple", com a música "Yes, I am".[12] A faixa do título rapidamente se tornou um no gráfico Melon em tempo real. Depois de um dia, Mamamoo marca o recorde dos melhores ouvintes únicos em 24 horas com "Yes, I am" para um grupo feminino no Melon. ​​No dia 27 de junho, eles receberam seu primeiro show de música no Show, seguido de vitórias no Show Champion, M!Countdown e Show! Music Core.[13]

Mamamoo lançou seu sexto mini-álbum, Yellow Flower, em 7 de março de 2018. O single «Starry Night» teve bastante sucesso no single digital chart e na Coréia, o que lhe permitiu ganhar 9 prêmios em programas de música.[14] O MAMAMOO participou do show 'Weekly Idol', onde compartilharam o conceito dos lançamentos atuais e futuros, “Estamos planejando lançar quatro mini-álbuns. Em 'Paint Me' cada um de nós tinha sua própria cor, e então apenas a dividimos em estações. Hwasa tem um amarelo e o álbum se chama 'Yellow Flower'. Portal The Kraze notou que com este lançamento, a equipe continua a mostrar um dos melhores vocais da indústria coreana.[15]

Em 16 de julho, o sétimo mini-álbum de Red Moon com a faixa-título "Egotistic" foi lançado. O álbum é uma referência à cor vermelha e conceitos associados ao verão quente e abafado. Em 29 de novembro, o oitavo mini-álbum Blue; s[16][17] com uma referência à cor de Solar (azul), cujo single principal, 'Wind Flower' , fala sobre a saudade e as emoções associadas à separação de um ente querido. e também sobre tentar esquecer o amor passado e seguir em frente. O videoclipe da música foi filmado em Hong Kong.

Mamamoo se apresentando no Festival Holgabun, maio de 2018

2019–Presente: White Wind e Reality in Black[editar | editar código-fonte]

Em 14 de março de 2019, Mamamoo lançou seu nono mini-álbum, concluindo o conceito das quatro temporadas - White Wind - onde o branco é associado a Wheein. A música-título era "Gogobebe" (고고 베베), que trouxe ao grupo 7 vitórias em programas como M Countdown, Inkigayo , Music Bank, Show Champion, The Show, Show! Music Core.

Em 27 de março, Mamamoo anunciou seu quarto show one-man intitulado «2019 MAMAMOO Concert 4Seasons F/W» na Jamsil Grammar School em Seul nos dias 19 e 21 de abril. Os shows são o grand finale do Four Seasons Four Colors Project do Mamamoo, que foi lançado em março de 2018 para recriar a identidade da banda.[18]

Em 24 de julho, Mamamoo lançou um novo single intitulado "Gleam" escrito por Cosmic Sound.[19]

Mamamoo lançou seu segundo álbum de estúdio, Reality in Black , em 14 de novembro com seu primeiro single "Hip".[20][21] Ao longo da promoção do álbum, a música "Hip" ganhou 7 vitórias em vários programas musicais.

19 de fevereiro de 2020 Mamamoo lançou a terceira canção japonesa «Shampoo» na forma de um single digital.[22] A canção junto com a versão japonesa de "Hip" está incluída na versão japonesa de Reality in Black.

Após a estreia solo de Solar ser lançada com o single, ''Spit It Out'', em 23 de Abril de 2020, Mamamoo se tornou o segundo grupo coreano na qual cada membro tinha um gráfico de música solo na Billboard's World Digital Song Sales chart.[23]

Em 10 de setembro, o MAMAMOO lançou o single especial "Wanna Be Myself"[24][25][26]

Mamamoo lançou seu décimo EP, Travel, em 3 de novembro de 2020.[27][28] Antes do lançamento do álbum, um single de pré-lançamento intitulado "Dingga" foi lançado em 20 de outubro de 2020.[29][30][31]

Em 11 de junho de 2021, a RBW anunciou que Wheein deixaria a empresa, havendo optado por não renovar seu contrato exclusivo. Um acordo de extensão foi firmado para que Wheein permaneça como membro do Mamamoo até dezembro de 2023.[32] Já em junho de 2023, Hwasa também optou por não renovar o seu contrato com a RBW Entertainment, assinando com a P Nation logo depois, porém, a cantora ainda permanece como integrante ativa do grupo. [33]

Em 2023 também foi anunciada a primeira turnê americana do grupo passando por 9 estados [34]. Com essa passagem pelos Estados Unidos elas se tornaram o grupo de kpop feminino com a mais bem vendida turnê de debut vendendo mais de 70 mil ingressos e se juntando a nomes como Destiny's Child, The Spice Girls e TLC.[35]

Integrantes[36][editar | editar código-fonte]

Integrantes
Nome artístico Nome de nascimento Local de nascimento Data de Nascimento Posição no grupo
Solar (hangul: 솔라) Kim Yong-Sun

(hangul: 김용선)

Seul, Coreia do Sul 21 de fevereiro de 1991 (33 anos) Líder, Vocal.
Moonbyul (hangul: 문별) Moon Byul-Yi

(hangul: 문별이)

Bucheon, Coreia do Sul 22 de dezembro de 1992 (31 anos) Rapper, Performance, Vocal.
Wheein (hangul: 휘인) Jung WheeIn

(hangul: 정휘인)

Jeonju, Coreia do Sul 17 de abril de 1995 (29 anos) Vocal, Performance.
Hwasa (hangul: 화사) Ahn Hye-Jin

(hangul: 안혜진)

Jeonju, Coreia do Sul 23 de julho de 1995 (28 anos) Vocal, Rapper, Maknae.

Maknae: É o nome dado à membro mais nova do grupo.

Membros do Mamamoo
Solar
Moonbyul
Wheein
Hwasa

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Mamamoo

EPs[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Título Detalhes do álbum Melhores posições nas paradas Vendas
KOR
[37]
US World
[38]
Melting[39]
  • Lançamento: 26 de fevereiro de 2016[39]
  • Gravadora: Rainbow Bridge World
  • Formatos: CD, download digital
  • Idioma: Coreano
Lista de faixas
  1. Taller Than You
  2. Words Don't Come Easy
  3. You're the Best
  4. Friday Night (feat. Junggigo)
  5. Hometown
  6. Emotion
  7. I Miss You
  8. Funky Boy
  9. Recipe
  10. Cat Fight
  11. Just
  12. Girl Crush
2 8[40] 41,560+[41]
4colors
reality in BLACK
  • Lançamento: 14 de novembro de 2019
  • Gravadora: Rainbow Bridge World
  • Formatos: CD, download digital
  • Idioma: Coreano
Travel
  • Lançamento: 3 de novembro de 2020
  • Gravadora: Rainbow Bridge World
  • Formatos: CD, download digital
  • Idioma: Coreano
WAW
  • Lançamento: 2 de junho de 2021
  • Gravadora: Rainbow Bridge World
  • Formatos: CD, download digital
  • Idioma: Coreano
I SAY MAMAMOO: THE BEST
  • Lançamento: 15 de setembro de 2021
  • Gravadora: Rainbow Bridge World
  • Formatos: CD, download digital
  • Idioma: Coreano

Singles[editar | editar código-fonte]

Título Ano Melhores posições nas paradas Vendas[a] Álbum
KOR Gaon
[42]
KOR Billboard
[43]
"Mr. Ambiguous" 2014 19 28 Hello
"Piano Man" 41 Piano Man
"Ahh Oop!" (아훕!) (with eSNa) Pink Funky
"Um Oh Ah Yeh" 2015 3
"I Miss You" 2016 7 Melting
"Taller Than You" 5
"You're the Best" 1
New York Memory
"Décalcomanie" 2 53 KOR: 1,779,057+

'

[49]

"Yes I Am" 2017 2 1 Purple
"Paint Me" 2018 36 43 Yellow Flower
"Starry Night" 2 1
"Rainy Season" (장마) 2 3 RED MOON
"Egotistic" (너나 해) 4 9
"Wind Flower" Blue;s
"Gogobebe" (고고베베) 2019 White Wind
"HIP" reality in BLACK
"Dingga" (딩가딩가) 2020 TRAVEL
"AYA"
"Where Are We Now" 2021 WAW
"mumumumuch" I SAY MAMAMOO: THE BEST

Participações como convidadas[editar | editar código-fonte]

Ano Título Artista principal Integrante(s) Álbum
2013
"Fingernail"[52] Phantom Hwasa (creditado como HJ)
Phantom Theory
"Wash Away" Geeks Solar (somente show ao vivo)
Backpack
2014
"Under Age's Song"[53] Phantom Wheein
Phantom Power
"Boy Jump"[54] Baechigi (배치기) Hwasa
Single digital
"The Sunlight Hurts" Standing Egg (스탠딩 에그) Wheein
Single digital
2015
"Drinks Up" Ja Mezz (자메즈) Hwasa
Single digital
"Coffee & Tea" Eddy Kim Solar
Single digital
"Domino" CNBLUE Wheein
2gether

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Gaon Chart K-Pop Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Recipiente Resultado
2014 Novo Artista do Ano[55] Mamamoo Venceu

Melon Music Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Recipiente Resultado
2014 Prêmio Novato[56] Mamamoo Indicado

Seoul Music Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Recipiente Resultado
2014 Bonsang "Mr. Ambiguous" Indicado
Prêmio de Popularidade Mamamoo Indicado
Prêmio Rookie Mamamoo Indicado
Prêmio Especial Hallyu Mamamoo Indicado

Seoul Success Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Recipiente Resultado
2014 Rookie do Ano Mamamoo Venceu

Vitórias em programas musicais[editar | editar código-fonte]

The Show[editar | editar código-fonte]
Ano Data Canção
2016 15 de Março "You're the Best"[57]
29 de Novembro "Décalcomanie"[58]
2017 27 de Junho "Yes I Am"[59]
2018 13 de Março "Starry Night"[60][61]
20 de Março
Show Champion[editar | editar código-fonte]
Ano Data Canção
2016 9 de Março "You're the Best"[62]
16 de Março
2017 28 de Junho "Yes I Am"[63]
2018 14 de Março "Starry Night"[64]
M! Countdown[editar | editar código-fonte]
Ano Data Canção
2016 10 de Março "You're the Best"[65]
2017 29 de Junho "Yes I Am"[66]
6 de Julho
13 de Julho
2018 15 de Março "Starry Night"[69][70]
22 de Março
Music Bank[editar | editar código-fonte]
Ano Data Canção
2016 11 de Março "You're the Best"[71][72]
18 de Março
2017 7 de Julho "Yes I Am"[73]
2018 16 de Março "Starry Night"[74]
Inkigayo[editar | editar código-fonte]
Ano Data Canção
2016 6 de Março "You're the Best"[75][76]
13 de Março
2018 18 de Março "Starry Night"[77][78][79]
25 de Março
1 de Abril
Show! Music Core[editar | editar código-fonte]
Ano Data Canção
2017 1 de Julho "Yes I Am"[80]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Os números de vendas coreanas são baseados na contagem da Gaon Download Chart.

Referências

  1. «가요전문가 28인 선정, 올 최고 신인은(연말설문)». entertain.naver.com (em coreano). Consultado em 16 de abril de 2021 
  2. «Don't Be Happy - Single by BUMKEY & MAMAMOO». Apple Music (em inglês). Consultado em 8 de setembro de 2020 
  3. «Rookie Girl Group Mamamoo Teams Up with K.Will and Wheesung for Funky Love Single "Peppermint Chocolate"». Soompi (em inglês). Consultado em 8 de setembro de 2020 
  4. «MAMAMOO Collaborates With K.Will on "Music Bank"». KpopStarz. 28 de junho de 2014. Consultado em 8 de setembro de 2020 
  5. «MAMAMOO and Geeks release new track, "HeHeHaHaeho" | Koreaboo — breaking k-pop news, photos, and videos». web.archive.org. 14 de julho de 2014. Consultado em 8 de setembro de 2020 
  6. a b «MAMAMOO RELEASES THEIR MINI-ALBUM "HELLO" + MV FOR "MR. AMBIGUOUS"». Koreaboo. Consultado em 18 de junho de 2014. Arquivado do original em 14 de julho de 2014 
  7. «MAMAMOO Holds Surprise Hongdae Guerilla Concert In Success». Kpopstarz. Consultado em 10 de julho de 2014 
  8. «Love Lane OST Part 2». Naver Music. Consultado em 18 de julho de 2014 
  9. «MAMAMOO Delays Release Of 'Piano Man' By One Day». KpopStarz. Consultado em 19 de novembro de 2014 
  10. Kim Jinwoo (24 de dezembro de 2014). «2014결산 걸그룹 순위 (2014 Year-end girl group rankings)». Gaon Chart (em coreano). Consultado em 29 de dezembro de 2014. Arquivado do original em 31 de dezembro de 2014 
  11. «[TV줌인] '불후' 마마무, 선배들 기죽이는 무서운 신인 'Immortal Songs 2' Mamamoo, a scary rookie that even intimidates seniors». Naver. TV Report. Consultado em 11 de janeiro de 2015 
  12. «Purple - EP by MAMAMOO». Apple Music (em inglês). Consultado em 8 de setembro de 2020 
  13. «Watch: MAMAMOO Grabs Triple Crown And 7th Win For "Yes I Am" On "M!Countdown," Performances By Red Velvet, Apink, And More». Soompi (em inglês). Consultado em 8 de setembro de 2020 
  14. «K-pop girl group Mamamoo release New Zealand music video 'Starry Night'». Newshub (em inglês). Consultado em 8 de setembro de 2020 
  15. «MAMAMOO Exudes Spring Vibes With Yellow Flower». The Kraze (em inglês). Consultado em 8 de setembro de 2020 
  16. «Update: MAMAMOO Reveals Preview Of New Tracks On "BLUE;S" Through Highlight Medley». Soompi (em inglês). Consultado em 8 de setembro de 2020 
  17. «MAMAMOO Returns With The "Blue;s" + Releases Tracklist And Concept Photos». hellokpop (em inglês). 20 de novembro de 2018. Consultado em 8 de setembro de 2020 
  18. «마마무, 콘서트 '4Season F/W'서 솔로 무대…4色 퍼포먼스 예고». n.news.naver.com (em coreano). Consultado em 10 de setembro de 2020 
  19. «Mamamoo to release new single "Gleam" today (July 24)». channels.vlive.tv (em inglês). Consultado em 8 de setembro de 2020 
  20. «마마무, 14일 컴백 확정!! 정규앨범 발표…'믿듣맘무'의 귀환 [공식]». entertain.naver.com (em coreano). Consultado em 8 de setembro de 2020 
  21. «마마무, 정규 2집 앨범명 'reality in BLACK' 공개..본격 컴백 시동». n.news.naver.com (em coreano). Consultado em 8 de setembro de 2020 
  22. «Shampoo - Single by MAMAMOO». Apple Music (em inglês). Consultado em 8 de setembro de 2020 
  23. «Solar Is Final MAMAMOO Member to Make Solo Debut on World Digital Song Sales Chart». Billboard. 4 de maio de 2020. Consultado em 9 de setembro de 2020 
  24. CHI (8 de setembro de 2020). «MAMAMOO 突擊回歸!9月10日發表特別單曲送粉絲». www.kpopn.com (em chinês). Consultado em 10 de setembro de 2020 
  25. «MAMAMOO將於9月10日推出特別單曲"Wanna Be Myself"奇襲回歸». KSD 韓星網 (em chinês). Consultado em 10 de setembro de 2020 
  26. iOne. «Mamamoo khoe giọng hát đỉnh cao trong MV single đặc biệt». IONE.NET (em vietnamita). Consultado em 10 de setembro de 2020 
  27. «"'믿듣맘무' 온다" 마마무, 11월 3일 올해 첫 완전체 컴백 확정 [공식]». n.news.naver.com (em coreano). Consultado em 20 de outubro de 2020 
  28. «MAMAMOO確定11月3日回歸 時隔一年全員出擊 - Yahoo奇摩新聞». tw.news.yahoo.com (em chinês). Consultado em 20 de outubro de 2020 
  29. «마마무, 20일 선공개곡→11월 3일 '트래블' 컴백[공식]». n.news.naver.com (em coreano). Consultado em 20 de outubro de 2020 
  30. «MAMAMOO 本月搶先發表先行曲!「和主打歌各自有著不同的優點」». KSD 韓星網 (em chinês). Consultado em 20 de outubro de 2020 
  31. «MAMAMOO 20 日發行先行曲〈Dingga〉 四人概念照到齊!». KSD 韓星網 (em chinês). Consultado em 20 de outubro de 2020 
  32. Lee, Min-ji (11 de junho de 2021). «RBW "휘인 계약 종료, 마마무 활동은 지속"(공식입장 전문)» [RBW "O contrato de Wheein termina, as atividades de Mamamoo continuam" (Comunicado Oficial)]. Newsen (em coreano). Consultado em 5 de setembro de 2021. Cópia arquivada em 6 de setembro de 2021 – via Naver 
  33. «MAMAMOO's HwaSa officially joins P-Nation during a surprise performance at Psy's 'Summer Swag 2023'». allkpop (em inglês). Consultado em 3 de julho de 2023 
  34. Ziwei, Puah (24 de março de 2023). «MAMAMOO announce dates, venues for first-ever US tour». NME (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2023 
  35. «MAMAMOO Makes History with Best-Selling Debut US Tour for K-pop Girl Groups». allkpop (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2023 
  36. https://kprofiles.com/mamamoo-members-profile/
  37. «Gaon Weekly Album Chart». Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 2 de fevereiro de 2015 
  38. «Billboard World Album Chart Week of July 4, 2015». Consultado em 27 de junho de 2015 
  39. a b «MAMAMOO to Release Its First Official Album on February 26». BNT News. 2 de fevereiro de 2016. Consultado em 2 de fevereiro de 2016 
  40. «Billboard World Album Chart Semana de 26 de março, 2016». Consultado em 26 de março de 2016 
  41. "Vendas cumulativas de Melting
  42. «Gaon Digital Chart». Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 2 de fevereiro de 2015. Arquivado do original em 9 de março de 2017 
  43. * «Billboard K-Pop Hot 100». Billboard. Consultado em 2 de fevereiro de 2015 
  44. Cumulative sales of "Mr.Ambiguous":
  45. Cumulative sales of "Piano Man":
  46. «2015년 Download Chart». Gaon Music Chart 
  47. a b «2016년 Download Chart». Gaon Music Chart 
  48. Cumulative sales of "Taller Than You":
  49. Cumulative sales of "Décalcomanie":
  50. «2017년Download Chart». Gaon Music Chart 
  51. Benjamin, Jeff (6 de julho de 2017). «MAMAMOO Earn First No. 1 on World Albums With 'Purple'». Billboard. Consultado em 7 de julho de 2017 
  52. Bower, Janine (17 de janeiro de 2013). «Phantom, the Next Cho Yong Pil?». MTV Iggy. Consultado em 30 de maio de 2014 
  53. Smith, Corynn (19 de maio de 2014). «Phantom Returns with First Full-Length Album». MTV K. Consultado em 30 de maio de 2014 
  54. «Baechigi Releases Their New Song 'Boy Jump' Featuring Mamamoo's Wha Sa». KpopStarz. Consultado em 30 de agosto de 2014 
  55. «4th Gaon Chart K-Pop Award Nominees» 
  56. «2NE1, EXO, Winner, B2ST and More Named Top 10 Artists of 'MelOn Music Awards 2014'». Mwave. CJ E&M. Consultado em 31 de outubro de 2014. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  57. «MAMAMOO Takes 6th Win for "You're The Best" on "The Show"». Soompi. 15 de março de 2016. Consultado em 25 de maio de 2018 
  58. «MAMAMOO Takes 1st Win For "Décalcomanie" On "The Show"». Soompi. 29 de novembro de 2016. Consultado em 25 de maio de 2018 
  59. «MAMAMOO Takes 1st Win For "Yes I Am" On "The Show,"». Soompi. 27 de junho de 2017. Consultado em 25 de maio de 2018 
  60. «MAMAMOO Takes 1st Win For "Starry Night" On "The Show,"». Soompi. 13 de março de 2018. Consultado em 25 de maio de 2018 
  61. «MAMAMOO Takes 6th Win With "Starry Night" On "The Show"». Soompi. 20 de março de 2018. Consultado em 25 de maio de 2018 
  62. «MAMAMOO Takes 2nd Win for "You're The Best" on "Show Champion"». Soompi. 9 de março de 2016. Consultado em 25 de maio de 2018 
  63. «MAMAMOO Takes 2nd Win For "Yes I Am" On "Show Champion,"». Soompi. 28 de junho de 2017. Consultado em 25 de maio de 2018 
  64. «MAMAMOO Takes 2nd Win For "Starry Night" On "Show Champion,"». Soompi. 14 de março de 2018. Consultado em 25 de maio de 2018 
  65. «MAMAMOO Takes Home 3rd Trophy on "M!Countdown,"». Soompi. 10 de março de 2016. Consultado em 25 de maio de 2018 
  66. «MAMAMOO Takes 3rd Win For "Yes I Am" On "M!Countdown"». Soompi. 29 de junho de 2017. Consultado em 25 de maio de 2018 
  67. «MAMAMOO Grabs 5th Win For "Yes I Am" On "M!Countdown,"». Soompi. 6 de junho de 2017. Consultado em 25 de maio de 2018 
  68. «MAMAMOO Grabs 5th Win For "Yes I Am" On "M!Countdown,"». Soompi. 13 de junho de 2017. Consultado em 25 de maio de 2018 
  69. «MAMAMOO Grabs 3rd Win For "Starry Night" On "M!Countdown,"». Soompi. 15 de março de 2018. Consultado em 25 de maio de 2018 
  70. «MAMAMOO Grabs 7th Win For "Starry Night" On "M!Countdown,"». Soompi. 22 de março de 2018. Consultado em 25 de maio de 2018 
  71. «MAMAMOO Takes 4th Win for "You're The Best" on "Music Bank"». Soompi. 11 de março de 2016. Consultado em 25 de maio de 2018 
  72. «MAMAMOO Grabs 8th Win for "You're The Best" on "Music Bank"». Soompi. 18 de março de 2016. Consultado em 25 de maio de 2018 
  73. «MAMAMOO Takes 6th Win For "Yes I Am" On "Music Bank,"». Soompi. 7 de julho de 2017. Consultado em 25 de maio de 2018 
  74. «MAMAMOO Takes 4th Win For "Starry Night" On "Music Bank"». Soompi. 16 de março de 2018. Consultado em 25 de maio de 2018 
  75. «MAMAMOO Takes 1st Career Music Show Win on "Inkigayo"». Soompi. 6 de março de 2016. Consultado em 25 de maio de 2018 
  76. «MAMAMOO Grabs 5th Music Show Win on "Inkigayo"». Soompi. 13 de março de 2016. Consultado em 25 de maio de 2018 
  77. «MAMAMOO Takes 5th Win With "Starry Night" On "Inkigayo"». Soompi. 18 de março de 2018. Consultado em 25 de maio de 2018 
  78. «MAMAMOO Takes 8th Win For "Starry Night" On "Inkigayo"». Soompi. 25 de março de 2018. Consultado em 25 de maio de 2018 
  79. «MAMAMOO Takes 9th Win For "Starry Night" On "Inkigayo"». Soompi. 1 de abril de 2018. Consultado em 25 de maio de 2018 
  80. «MAMAMOO Grabs 4th Win For "Yes I Am" On "Music Core"». Soompi. 1 de julho de 2017. Consultado em 25 de maio de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]