Trot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Trot
Origens estilísticas
Contexto cultural Por volta de 1900, durante o período de domínio japonês sobre a Coreia
Instrumentos típicos Vocais
Popularidade  Coreia do Norte 1900–presente
Coreia do Sul Coreia do Sul, 1900–1990
Formas derivadas K-Pop

Trot (coreano: 트로트; romanização revisada: teuroteu) é um gênero da música pop coreana, reconhecida como sendo a forma mais antiga de música pop no país. Sua existência é datada do inicio dos anos 1900, durante o domínio japonês, onde o gênero foi influenciado por elementos musicais japoneses, ocidentais e coreanos. Além disso, tem adotado nomes diferentes como yuhaengga, ppongjjak, e mais recentemente teuroteu (pronuncia coreana da palavra Trot). Apesar de sua popularidade ter declinado durante a década de 1990, o gênero tem sido objeto de novas gravações através de artistas do pop contemporâneo como Jang Yoon-jeong, Super Junior-T, Daesung membro do BIGBANG e Joy membro do Red Velvet.

Seu nome deriva do encurtamento da palavra foxtrot, que é um tipo de dança de salão e que influenciou as batidas simples de dois elementos do gênero. A música Trot é descrita como sendo um ritmo de duas batidas ou de ritmo duplo, com os tradicionais sete-cinco estrofes silábicas e um estilo vocal chamado Gagok.

1900: Origem[editar | editar código-fonte]

Trot de 1938 escrito por Kim Song Kyu e Park Yeong Ho. Interpretado por Park Hyang Rim.

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

O gênero Trot teve início durante o domínio colonial do Japão a Coreia, que ocorreu durante os anos de 1910 a 1945. Em sua forma inicial, o gênero trazia as traduções de canções ocidentais ou japonesas populares na época, e era chamado de yuhaeng changga[1] (유행창가 Hanja: 流行唱歌; lit., "canções populares"). A gravação de "In Praise of Death", canção de Yun Sim-deok de 1926, é considerada como o primeiro yuhaeng changga. Posteriormente na década de 1930, o yuhaeng changga passou a ser produzido por letristas e compositores coreanos. Estas novas canções populares compostas no país, tornaram-se conhecidas pelo nome de yuhaengga (유행가; 流行歌; "música moderna"). No entanto adquiriram o novo nome de daejung gayo (대중가요; 大衆歌謠; "música popular"), em referência a música popular em geral.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial e do domínio colonial japonês sobre a Coreia, o trot começou a tornar-se mais ocidental. O trio feminino The Kim Sisters tornou-se popular durante este período e suas apresentações chamaram a atenção tanto dos soldados estadunidenses na Coreia quanto do público dos Estados Unidos, quando apresentaram-se no programa The Ed Sullivan Show, durante a década de 1960.[2]Este período também introduziu um número de músicos sul-coreanos notáveis como Lee Mi-ja, Patti Kim, Tae Jin Ah, Na Hoon-a dentre outros.

1980-1990: Declínio na popularidade[editar | editar código-fonte]

O Trot perdeu gradualmente sua posição dominante na década de 1980, com a popularização do gênero dance music. Contudo, a invenção dos cassetes produziram um enorme impacto sobre a produção do Trot, o que possibilitou a invenção do som medley trot, tornando-se atualmente a música Trot contemporânea.

Debate de 1984 sobre ppongjjak[editar | editar código-fonte]

A origem do gênero tornou-se alvo de uma disputa. Em 1984, a disputa entrou no discurso nacional do país.[3] O debate iniciou-se em um artigo publicado no The Eumak Dong-a: A Monthly Journal of Music (음악동아 Eum-ak Dong-a) em novembro de 1984, centrada sobre se o trote originou-se ou não a partir da música coreana ou japonesa. Devido o gênero ser originário no período colonial da Coreia, bem como ter influências de canções japonesas, o Trot foi sujeito a questionamentos sobre sua identidade coreana. Uma vez que nenhuma prova concreta surgiu para validar um dos lados, o debate ainda continua a existir, quando se discute as origens do Trot.[4]

Uso político contemporâneo da música trot[editar | editar código-fonte]

Um artigo publicado no Chosun Ilbo em 2010 relatou o uso governamental da música trot como ferramenta de propaganda contra a Coreia do Norte.[5] Mais de 184 músicas de artistas como Na Hoon-a, Jang Yun-jeong e Park Hyun-bin foram transmitidas através de programas de rádio FM destinados aos soldados norte-coreanos.

Referências

  1. Son, Min-Jung. "Regulating and Negotiating in T'ûrot'û, a Korean Popular Song Style." Asian Music 37, no. 1 (Spring 2006): 51-74.
  2. Ben Cosgrove (9 de novembro de 2014). «K-Pop Pioneers: The Kim Sisters Take America». Time. Consultado em 23 de fevereiro de 2017. Cópia arquivada em 2 de março de 2017 
  3. Pak, Gloria L. "On the Mimetic Faculty: A Critical Study of the 1984 Ppongtchak Debate and Post-Colonial Mimesis." In Korean Pop Music: Riding the Wave, edited by Keith Howard, 62-71. Folkestone, Kent: Global Oriental, 2006.
  4. Lee, Gang-Im (2008). Directing Koreanness: Directors and playwrights under the national flag, 1970--2000. [S.l.]: ProQuest. ISBN 1-109-05526-9. Despite the considerable popularity of trot song in South Korea, due to the origin of trot song in Japanese enka, this genre is still debated among (pop) critics. [ligação inativa]
  5. The Chosunilbo. "Trot Music Is S.Korea's Best Propaganda Weapon". December 30, 2010.