Sabrina Salerno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, inglês e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
Sabrina
Informação geral
Nome completo Sabrina Salerno
Nascimento 15 de março de 1968 (47 anos)
País  Itália
Gênero(s) Pop, dance, eletrônica, Rock
Instrumento(s) Voz
Período em atividade 1986 - presente
Gravadora(s) Videogram
Página oficial www.Sabrina.com

Sabrina Salerno (nascida Norma Sabrina Salerno; Génova, Itália, 15 de março de 1968), mais conhecida pelo nome artístico Sabrina, é uma cantora italiana, apresentadora de televisão, modelo, atriz e produtora musical.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Década de 1980[editar | editar código-fonte]

Após vencer um concurso de beleza em sua região natal, Sabrina começou sua carreira como modelo, e em 1985 fez sua estreia na televisão no Show italiano Premiatissima no canal 5. No ano seguinte, seu primeiro single "Sexy Girl", cantado em Inglês, foi lançado. Produzido por Claudio Cecchetto, tornou-se um hit no Top 20 da Itália e Alemanha.

No final de 1987, ela lançou seu primeiro álbum, "Sabrina (álbum) foi inteiramente cantado em Inglês. Além de "Sexy Girl", o álbum inclui mais de cinco hit "Boys (Summertime Love)", que vendeu mais de 1,5 milhões de cópias em todo o mundo, e "Hot Girl", um sucesso top 20 em alguns países europeus . Inicialmente no Reino Unido, a BBC proibiu o vídeo de "Boys (Summertime Love)", até que foi editado. A razão para a proibição foi que ele mostrou Sabrina dançando em uma piscina vestindo um biquíni, como ela estava dançando sua parte superior de biquíni ficava caindo revelando seus mamilos.

Em 1988, Sabrina recebeu o prêmio "The Best Singer europeu" durante o evento Festivalbar , fez sucesso com o single "All Of Me (Boy Oh Boy)" (produzido por Stock, Aitken & Waterman ). Mais tarde naquele ano, seu segundo álbum, Super Sabrina, foi lançado, e ela se estabeleceu como um verdadeiro símbolo sexual europeu graças aos vídeos atrevidos que acompanharam hits como "My Chico" (# 1 na Itália) e " Like a Yo-Yo "(produzido por Giorgio Moroder). Este último se tornou o tema da TV Odiens, um programa italiano muito popular, em que Sabrina também estrelou.

Graças ao sucesso dos álbuns e sua imagem sexy, ela estava prestes a realizar em vários programas de TV europeus concertos. Um famoso desempenho foi em 1989 no Estádio Olímpico de Moscovo, onde cinqüenta mil pessoas se reuniram durante três dias para desfrutar de um show de Sabrina. Em 1989, ela estrelou o filme italiano Fratelli d'Italia e lançou um álbum de remixes chamado Super Sabrina Remix, bem como um novo single, "Gringo(Sabrina)".

Anos 90[editar | editar código-fonte]

Em 1990, Sabrina foi a apresentadora do jornal da manhã com Raffaella Carrà na Rai Due, e apareceu no show de música popular Festivalbar com um novo single chamado "Yeah Yeah".

Em 1991 marcou uma viragem na carreira: ela fez um dueto com o cantor italiano Jo Squillo "Siamo Donne", seu primeiro lançamento no idioma italiano. Eles tocaram juntos em 1991 do Festival de San Remo com muitos aplausos. Teve novo álbum de estúdio, Over the Pop, e pela primeira vez, ela foi autorizada a co-escrever e produzir algumas das canções. Ficou claro que a Sabrina amadureceu como artista, e este desejo de independência e de um distanciamento da sua imagem sexy levou a um conflito com ela mesma. Como resultado, a promoção do álbum foi interrompida e só mais um single, "Shadows of the Night" foi lançado. A edição do disco, foi lançada mais tarde em 91, agora incluindo o single "Siamo Donne". Um novo single, "Cover Model", foi lançado na França e na Itália, com sucesso limitado. Sabrina rompeu com sua gravadora, uma decisão que levou a um impasse de quatro anos em sua carreira. Em 1995, ela foi capaz de voltar ao show biz, co-hospedando alguns programas de TV italiano e lançando um selo independente com dois novos singles, "Rockawillie" e Angel Boy", que eram sucessos na Itália.



Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.