Salvatore Ferragamo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Salvatore Ferragamo
Nascimento 5 de junho de 1898
Nápoles
Morte 7 de agosto de 1960 (62 anos)
Florença
Residência Florença
Cidadania Itália, Reino de Itália
Filho(s) Fiamma Ferragamo
Alma mater Universidade do Sul da Califórnia
Ocupação designer, designer de moda, empresário
Página oficial
http://www.ferragamo.com/

Salvatore Ferragamo (Bonito, 5 de junho de 1898Florença, 7 de agosto de 1960) foi um estilista de sapatos italiano, fundador da marca homônima.

Em 1914 partiu para os Estados Unidos, a fim de encontrar um dos seus irmãos, que trabalhava em uma fábrica de sapatos em Boston. Após uma breve permanência na cidade, transferiu-se para Santa Bárbara (Califórnia). Ali instalou uma loja de consertos e fabricação de calçados sob medida. Em 1923, mudou-se para Hollywood, onde abriu a Hollywood Boot Shop, ganhando, em pouco tempo, a preferência das estrelas do cinema. Calçou ícones como Sophia Loren, Carmen Miranda, Greta Garbo, Katharine Hepburn, Marlene Dietrich, Ava Gardner, Gary Cooper e Marilyn Monroe. Ferragamo foi pioneiro na utilização da cortiça na criação de saltos e plataformas.

Apesar de morto há mais de 40 anos, perpetua-se no sucesso da marca que leva seu nome. A sede da empresa está instalada no Palazzo Spini Feroni, em Florença, onde foi instalado um museu em homenagem ao mestre calçadista, com fotografias, patentes, rascunhos, livros, revistas e fôrmas em madeira de pés famosos. Além disso, o museu exibe a coleção de mais de 10 mil modelos.

No Brasil, a marca tem lojas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, em São Paulo localizadas no shopping Iguatemi, no Shopping Cidade Jardim e na Rua Haddock Lobo e no Rio de Janeiro, no Shopping Leblon, no bairro de mesmo nome e no Village Mall, na barra da Tijuca.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.