Shunossauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaShunossauro
Shunosaurus lii.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Infraordem: Sauropoda
Família: Cetiosauridae
Género: Shunosaurus

O shunossauro (Shunosaurus lii) foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Jurássico. Media em torno de 14 metros de comprimento, 3 metros de altura e pesava algo cerca de 9 toneladas.

O shunossauro viveu na Ásia ou mais precisamente na região que é hoje a China e foi descoberto em 1979. Era um grande saurópode, um tipo muito comum no período Jurássico, entretanto o shunossauro possuía uma característica única, sua cauda possuía espinhos e uma espécie de clava, usada para se defender dos predadores, algo que só ocorre nos anquilossaurídeos e praticamente nunca nos saurópodes. O termo shunossauro significa "lagarto de Shu".

Mais de vinte esqueletos completos de Shunossauro foram encontrados, e cada um de seus ossos é conhecido, uma ocorrência incomum. O elevado número de achados sugere que esse era um dinossauro muito comum no jurássico. Era o herbívoro dominante, esticando-se para alcançar as folhas com seu longo pescoço, praticamente o tempo inteiro, a fim de sustentar o corpo. As pernas são relativamente curtas, e de fato, ele ficaria pequeno perto dos gigantes saurópodes do final do período Jurássico.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.