Uberabatitan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uberabatitan
Intervalo temporal: Cretáceo Superior
67 Ma
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Sauropodomorpha
Clado: Sauropoda
Clado: Macronaria
Clado: Titanosauria
Clado: Lithostrotia
Gênero: Uberabatitan
Salgado & Carvalho, 2008
Espécie-tipo
Uberabatitan ribeiroi
Salgado & Carvalho, 2008

Uberabatitan é um gênero de dinossauro saurópode titanossauro do Cretáceo Superior encontrado na cidade de Uberaba e é o maior dinossauro brasileiro já encontrado.[1]

O Uberabatitan era, como todos os saurópodes, herbívoro e tinha 15 metros de comprimento, cerca de 4 a 6 metros de altura e tinha um peso estimado entre 15 a 18 toneladas. É bastante semelhante ao Baurutitan e ao Trigonosaurus, encontrados em formações rochosas semelhantes. Fósseis de três indivíduos dessa espécie foram descobertos em 2004, durante a realização das obras da duplicação da BR-050, rodovia que liga Brasília (DF) a Santos (SP), no trecho que passa por Uberaba. O trabalho de escavação dos fósseis foi concluído em 2006. Os técnicos escavaram 300 toneladas de rochas que datavam do período Cretáceo e Paleogeno, manualmente, para a retirada do material.

O dinossauro foi batizado com nome que homenageia a cidade onde foi descoberto, Uberaba, em Minas Gerais, e o nome do pesquisador que o descobriu, o paleontólogo e geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro. Apesar do fato de que uma reconstituição facial do dinossauro seja impossível, pelo desconhecimento de ossos do crânio, os fosséis já são considerados um marco para a paleontologia brasileira.

Referências

  1. «Gigante nacional». Consultado em 5 de abril de 2011. Arquivado do original em 28 de julho de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.