Shuttleworth Collection

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Shuttleworth Collection
Shuttleworth Collection
Tipo Museu vivo aeronáutico
Inauguração 1928
Website www.shuttleworth.org
Geografia
País Inglaterra
Cidade Old Warden
Localidade Bedfordshire
Coordenadas 52° 05' 22" N 0° 19' 21" O

A Shuttleworth Collection é um museu aeronáutico e automotivo localizado no "Old Warden Aerodrome" em Old Warden, Bedfordshire, Inglaterra. É um dos mais prestigiados do mundo devido à variedade de aeronaves antigas e bem conservadas.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O G-EBWD, voa regularmente em apresentações da Shuttleworth Collection. Este exemplar, pertenceu a Richard Shuttleworth e era seu avião de uso privado tendo sido bastante modificado.

A coleção foi fundada em 1928 pelo aviador Richard Ormonde Shuttleworth. Enquanto voava em um "Fairey Battle" à noite em 2 de agosto de 1940, Shuttleworth sofreu um acidente fatal. Sua mãe, em 1944, formou o "Richard Ormonde Shuttleworth Remembrance Trust" "para o ensino da ciência e prática da aviação e do reflorestamento e da agricultura".[1]

A coleção[editar | editar código-fonte]

Um Spitfire Vc, AR501, durante um extensivo processo de renovação da Shuttleworth Collection em Setembro de 2008.

O trabalho de restauração e manutenção é realizado por uma equipe de nove engenheiros em tempo integral e muitos engenheiros voluntários. Esses voluntários são todos membros da "Shuttleworth Veteran Airplane Society" (SVAS), com 3.000 membros.[2] Esses entusiastas dedicados são cruciais para a preservação e restauração da coleção.

Além de aeronaves, a coleção abriga uma série de carros antigos e veteranos. Os eventos incluem dias de voo com modelos, uma vez por ano, há um dia especial de voo para escolas da região.

A Shuttleworth Collection enfatiza a restauração do maior número possível de aeronaves à condição de vôo, de acordo com a intenção original do fundador.[3] Normalmente ocorrem cerca de doze shows aéreos por ano, incluindo exibições noturnas, que oferecem a oportunidade de ver aeronaves que, em muitos casos, são as últimas de seu tipo a sobreviver, quanto mais em condições de voar.

As máquinas voadores eduardianas[editar | editar código-fonte]

Algumas das aeronaves mais notáveis da coleção são os cinco aviões eduardianos, dos quais um é o avião britânico mais antigo ainda em condição de voo. O que os torna excepcionais é que eles ainda voam. O mais antigo, com registro civil britânico G-AANG, é o Bleriot XI (ainda com motor original), que data de 1909 - seis anos depois da aeronave dos irmãos Wright e da aeronave mais antiga do mundo, sendo a segunda mais antiga, a apenas três semanas mais recente por data de fabricação, o Bleriot XI original restaurado do Old Rhinebeck Aerodrome (número de série de fábrica de Bleriot 56, com registro civil N60094) nos Estados Unidos.

Aeronaves na coleção[editar | editar código-fonte]

Dados do livro de Ellis[4]

Também residentes mas de propriedade privada:

Veículos na coleção[editar | editar código-fonte]

Um Bristol F.2B Fighter da Shuttleworth Collection.

[Imagem:Hucks.JPG|thumb|O Hucks starter de 1920.]]

O DH88 Comet Racer 'Grosvenor House' da Shuttleworth Collection em 2010.

Também existe uma coleção de tratores.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Ellis, Ken. Wrecks and Relics - 19th Edition, Midland Publishing, Hinckley, Leicestershire. 2004. ISBN 1-85780-183-0.
  • Guttery, T.E. The Shuttleworth Collection. London: Wm. Carling & Co, 1969. ISBN 0-901319-01-5.
  • Ogilvy, David. The Shuttleworth Collection. Shrewsbury, Shropshire, UK: Airlife Publishing Ltd., 1989 (revised edition 1994). ISBN 1-85310-503-1.
  • Ogilvy, David. Shuttleworth - The Historic Aeroplanes. Shrewsbury, Shropshire, UK: Airlife Publishing Ltd., 1989 ISBN 1-85310-106-0.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Shuttleworth Collection