Sistema numérico hindu-arábico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sistema numérico hindu)
Ir para: navegação, pesquisa

O sistema numérico hindu-arábico é um sistema em uma base de dez, usando um símbolo para zero. É atualmente o mais usado no mundo. Seus símbolos são também chamados de algarismos indo-arábicos.

Considera-se um dos desenvolvimentos mais significativos na matemática. Seu sucesso é baseado no fato de usar o conceito simulando um ábaco no papel. Desenvolvido na Índia por volta de 400 d.C., esse sistema tornou cálculos numéricos difíceis muito mais fáceis e revolucionou aritmética. Aproximadamente 400 a.C., os hindus modificaram o esquema para incluir o conceito de um número zero.[1]

O sistema foi adotado por povos da Arábia antes de sua introdução na Europa por Leonardo Fibonacci, no século XIII.

Mecanicamente, o sistema hindu é um sistema numérico decimal com dez símbolos distintos, representando os 10 dígitos numéricos. Cada dígito tem um valor que é multiplicado pelas potências de dez, de acordo com sua posição, sendo que o dígito esquerdo de um número é o que tem maior valor.

Referências

  1. Collier's encyclopedia, with bibliography and index William Darrach Halsey, Emanuel Friedman - 1983. "When the Arabian empire was expanding and contact was made with India, the Hindu numeral system and the early algorithms were adopted by the Arabs"
Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.