Numerais coreanos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Os numerais coreanos são utilizados na língua coreana. Possui dois conjuntos de numerais, um sistema nativo da Coreia e um sistema sino-coreano.

O agrupamento dos números coreanos segue a tradição das miríades (10000) ao invés dos milhares (1000). O sistema sino-coreano é praticamente baseado nos numerais chineses.

A distinção entre os dois sistemas é muito importante. Tudo que pode ser contado usará um dos dois sistemas, mas raramente ambos. Às vezes palavras sino-coreanas são usadas para marcar os ordinais: yeol beon (열 번) sinigifca "dez vezes" enquanto sip beon (십(十) 번(番)) significa "número dez". Quando denota a idade de uma pessoa é utilizado sal (살) para numerais coreanos e se (세) para os sino-coreanos. Por exemplo, seu-mul da-seot sal (스물다섯 살) e i-sib-o se (이십오 세) ambos significam vinte cinco anos de idade.

Ícone de esboço Este artigo sobre cultura coreana é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.