Carbonara
Carbonara (do italiana carbone: "carvão"),[1] spaghetti alla carbonara ou pasta alla carbonara,[2] é uma receita tradicional italiana de massa. Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de carvão vegetal (carbinai) dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria. Outras teorias apontam, por outro lado, que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém moída, que é usada na sua preparação.
Receitas
[editar | editar código-fonte]A receita original de Roma[3] é preparada com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta-preta e banha, azeite ou manteiga.[4] As natas não são um ingrediente da receita original, não sendo normalmente utilizadas com massa no centro da Itália. O toucinho indicado é o denominado guanciale, preparado com bochechas de porco.[5] Pode, contudo, ser substituído por outros toucinhos. O resultado final da receita original não é uma massa com um molho abundante: os ovos e o queijo aderem aos fios de massa, formando uma espécie de capa, com pedaços de toucinho espalhados.
Existe também uma receita anglo-americana conhecida apenas por carbonara, confeccionada com natas,[6][7] ovos, queijo parmesão (e por vezes com queijo pecorino romano) e toucinho pancetta (ou outro). Algumas receitas americanas também incluem sal, pimenta (branca ou preta) e/ou alho. Por vezes, são também adicionadas ervilhas para que o prato fique com mais cor.[7] Esta receita fica normalmente com mais molho que a versão italiana.
Em ambas as versões da receita, os ovos são adicionados crus ao molho e acabam por cozinhar apenas com o calor da massa.
A versão anglo-americana é, por vezes, servida também com cogumelos.
História
[editar | editar código-fonte]Tal como a maior parte das receitas tradicionais, origem deste prato é incerta, existindo diversas lendas. Refere-se que possa ter sido criada na região italiana do Lazio, na Roma antiga, sendo uma possível evolução da pasta (massa) cacio (queijo de ovelha ou cabra) e ova (ovo).[8] Como o nome deriva da palavra italiana para carvão, alguns acreditam que tenha sido uma refeição suculenta para os carvoeiros na Itália (carbinai).[8] Outros dizem que antigamente era feita sobre grelhadores de carvão. Ainda outros sugerem que as manchas pretas de toucinho e pimenta se assemelham a pequenos pedaços de carvão, o que poderia explicar o nome. Também foi sugerido que poderia ter sido inventado pelos membros da Carbonária, uma sociedade secreta italiana.
O prato não era conhecido antes da Segunda Guerra Mundial, não estando presente no livro clássico da culinária italiana La Cucina Romana, da autoria de Ada Boni, datando de 1927. Pensa-se que terá tido origem em zonas montanhosas fora de Roma e não dentro da cidade, mais concretamente nos montes apeninos. A sua popularidade começou após a Segunda Guerra Mundial, quando muitos italianos comiam ovos e toucinho fornecidos por tropas norte-americanas. Também se tornou popular entre as tropas norte-americanas estacionadas na Itália. Quando regressaram a casa, tornaram a receita popular nos EUA.
Outras teorias apontam que o primeiro a dar-lhe um nome foi o escritor culinário napolitano Ippolito Cavalcanti, que publicou a receita pela primeira vez no ano de 1839, no seu livro Cucina teorico-pratica. Uma outra hipótese indica que o prato pode ter tido origem em Carbonia, uma povoação a oeste de Cagliari, fruto da criatividade de um cozinheiro talentoso, que acabaria por se mudar para Roma, à procura de trabalho. Diz-se que o prato teria tido tanto sucesso que o cozinheiro, talvez por timidez, lhe acabaria por dar o nome da sua terra, em vez do seu.
Referências
- ↑ Gourmet, Maria Miqueletto, especial para o Bom. «Aprenda a fazer molho carbonara com a cremosidade perfeita». Gazeta do Povo. Consultado em 13 de outubro de 2021
- ↑ «A história da pasta alla Carbonara». Picchioni pelo Mundo. 14 de setembro de 2020. Consultado em 13 de outubro de 2021
- ↑ «Pasta Carbonara authentic recipe». The Foodellers
|nome1=
sem|sobrenome1=
em Authors list (ajuda) - ↑ Gossetti Della Salda, Anna. Le ricette regionali italiane. ©1965 Solares, Milan.
- ↑ (em inglês) Friedland, Josh. 2004. "The Art of the Cure" (como preparar guanciale e algumas receitas com este produto)
- ↑ Herbst, Sharon Tyler. Food Lover's Companion, Third Edition: Comprehensive Definitions of nearly 6000 food, drink, and culinary terms. ©2001 Barron's Educational Series. Hauppauge, New York.
- ↑ a b Labensky, Sarah R. & Alan M. House. On Cooking, Third Edition: Techniques from expert chefs. ©2003, Pearson Education, Inc., Upper Saddle River, New Jersey.
- ↑ a b «Spaghetti alla carbonara | Dias Lopes». Veja. Consultado em 13 de outubro de 2021