Korabl-Sputnik 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sputnik V)
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido (desde dezembro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.
A capsula da missão Korabl-Sputnik 2.

Korabl-Sputnik 2,[1] em russo Корабль Спутник 2 que significa Nave satélite 2, também conhecida como Sputnik 5[2] no Ocidente, foi o nome da terceira missão de teste do Programa Vostok da União Soviética, tendo sido a primeira a colocar animais em órbita e trazê-los de volta a salvo.

A Korabl-Sputnik 2, foi a segunda tentativa de lançar uma espaçonave Vostok, com cães a bordo. A primeira tentativa, em 29 de Julho, havia falhado, quando um problema em um dos motores auxiliares do veículo lançador, fez com que ele perdesse força e caísse, matando ambos os cães.

O lançamento, ocorreu em 19 de agosto de 1960 a partir do Cosmódromo de Baikonur,[1] usando um foguete Vostok-L. Sua "tripulação", era composta por: dois cães, Belka e Strelka, quarenta camundongos, dois ratos e diversas plantas, além de duas câmeras de TV monitorando os cães.

A espaçonave retornou a Terra no dia seguinte e, diferente do que aconteceu com a cadela Laika da Sputnik 2, todos os animais foram recolhidos a salvo. A missão testou a possibilidade de enviar seres vivos ao espaço e retorná-los a salvo. Um ano depois, a cadela Strelka, teve filhotes, um dos quais foi ofertado pelo governo da União Soviética, à então primeira dama dos Estados Unidos Jacqueline Kennedy.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b McDowell, Jonathan. «Launch Log». Jonathan's Space Page. Consultado em 22 de dezembro de 2012 
  2. «Vostok». Encyclopedia Astronautica. Consultado em 22 de dezembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.