Sultans of Swing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Sultans Of Swing"
Single de Dire Straits
do álbum Dire Straits
Lado B Eastbound Train (RU)
Southbound Again (EUA)
Lançamento 1978
Formato(s) 7"
Gravação Fevereiro 1978
Gênero(s) Roots rock, pub rock, blues rock
Duração 5:48
Gravadora(s) Vertigo (RU)
Warner Bros. (EUA)
Composição Mark Knopfler
Produção Muff Winwood
Muff Winwood
Cronologia de singles de Dire Straits
"Lady Writer"
(1979)

"Sultans of Swing" foi composta por Mark Knopfler e faz parte do primeiro álbum da banda britânica Dire Straits. Embora tenha sido lançado em 1978, o álbum foi relançado em 1979, e estourou nas paradas norte-americanas e inglesas.

A história

Mark Knopfler tirou o conceito da música ao assistir um show horrível de uma banda em Ipswich em uma noite muito chuvosa. Ele entrou no pub onde uma banda horrorosa estava fechando o seu ato para uma plateia de bêbados que nem percebia o que estava acontecendo ao seu redor. A infeliz banda terminou seu show com o cantor falando sem uma certa ironia: "Goodnight and thank you. We are the Sultans of Swing."

A música foi adicionada à lista 500 Songs that Shaped Rock and Roll (as 500 músicas que deram forma ao rock and roll) do The Rock and Roll Hall of Fame.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde fevereiro de 2012).

A faixa foi gravada primeiramente como demo no Pathway Studios, zona Norte de Londres em julho de 1977 e despertou curiosidade generalizada depois de ter sido incluída na programação da Radio London. Sua popularidade logo alcançaria os executivos das gravadoras e a Phonogram Records ofereceu um contrato ao Dire Straits.

A música foi então regravada no começo de 1978 nos Basing Street Studios para o disco de estreia da banda, “Dire Straits”. A gravadora queria uma sonoridade mais rock e menos polida para o rádio, então uma versão alternativa foi gravada nos Pathway Studios em abril de 1978elançada como singles em alguns países.

Era comum para Mark Knopfler se inspirar em fatos do cotidiano para escrever as suas letras, mas isso foi se tornando cada vez mais difícil com a fama.

O instrumental de "Sultans of Swing" foi composto em um violão de aço com uma afinação aberta, porém Mark não achou que tinha ficado bom logo de início.

"Eu achei que tinha ficado infantil, mas logo quando comprei minha primeira Strat (Fender Stratocaster) em 1977, as coisas mudaram de figura, mesmo mantendo a letra inicial".

Há muitas referências interessantes na letra da música.

A parte "The band was playing Dixie double four time" se refere a um estilo popularizado por Django Reinhardt (e por Les Paul) onde a guitarra corre rápido seguida pelo baixo.

"Guitar George" e "Harry" são George Young e Harry Vander, guitarristas da banda The Easybeats.

Como geralmente acontece com músicas bastante populares, Mark Knopfler admite estar cansado dela pela sua massiva execução.

  • A banda System of a Down já tocou esta canção em seus shows.
  • Sultans of Swing foi tema da novela "Os Gigantes" exibida pela Rede Globo de televisão em 1979.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.