Sun Pin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sun Pin
Nacionalidade República Popular da China Chinesa
Data de morte 316 a.C.
Gênero(s) Estratégia militar
Magnum opus A Arte da Guerra de Sun Pin

Sun Pin (chinês tradicional: 孫臏, chinês simplificado: 孙膑, pinyin: Sūn Pìn; morreu em 316 d.C.) foi um general, estrategista chinês, que viveu durante o Período dos Reinos Combatentes. Alegado descendente de Sun Tzu, Sun Pin recebeu formação em estratégia militar pelo filósofo Guiguzi. Foi acusado de traição enquanto prestava serviço no estado de Wei, sendo condenado a receber uma tatuagem de criminoso na face, e a que lhe fossem retiradas as rótulas, tornando-se coxo para o resto da vida. Mais tarde, Sun fugiu de Wei e ascendeu a um papel importante no estado de Qi, onde se tornou um estratega militar e comandante. Levou Qi à vitória contra Wei na Batalha de Guiling e na de Maling. Sun foi o autor do tratado militar A Arte da Guerra de Sun Pin, redescoberta em 1972 durante escavações arqueológicas depois de desaparecido durante 2000 anos. Alguns historiadores especulam que Sun Pin pode ser realmente a mesma pessoa como seu suposto antepassado, Sun Tzu

A Arte da Guerra de Sun Pin[editar | editar código-fonte]

A Arte da Guerra de Sun Pin (孫 臏 兵法) é um tratado militar de autoria de Sun Pin. Acredita-se que o livro foi perdido após a Dinastia Han, e embora tenha havido numerosas referências a ele em textos pós-contemporâneos, alguns historiadores ainda acreditavam que o livro nunca foi escrito e que poderia ser uma falsificação. No entanto, em abril de 1972, os arqueólogos escavaram vários fragmentos de pergaminhos a partir de um túmulo em Linyi, na província de Shandong. A Arte da Guerra de Sun Pin foi encontrado entre os pergaminhos. Embora textos antigos mencionam que o livro original foi de 89 capítulos longos, a cópia redescoberta tinha apenas 16 capítulos verificáveis. Como fragmentos de Sun Tzu do A Arte da Guerra foram descobertos, bem como, historiadores acreditavam que alguns dos capítulos pode realmente pertence a A Arte da Guerra em vez disso.

O texto recém-descoberto desde historiadores com uma perspectiva diferente sobre a Batalha de Guiling e a Batalha de Maling. Além disso, quando comparado ao A Arte da Guerra de Sun Tzu, A Arte da Guerra de Sun Pin continha uma grande diferença da primeira. O de Sun Tzu aconselhava a guerra de cerco, enquanto o último sugeria táticas para atacar uma cidade sitiada. Este paralelo uma mudança na consideração estratégica da guerra de cerco durante as fases posteriores do período dos Reinos Combatentes.

Cultura Popular[editar | editar código-fonte]

Sun Pin é uma das 32 figuras históricas que aparecem como personagens especiais no jogo Romance of the Three Kingdoms XI.

Sua rivalidade com Pang Juan é retratado no filme Os Reinos Combatentes.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.