Túnel Santa Bárbara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Túnel Santa Bárbara

Entrada do Túnel Santa Bárbara
Informação
Tipo Túnel urbano
Comprimento 1357 m
Cruza Morro da Nova Cintra
Tráfego 100 000 veículos por dia.
Localização
Localização Rio de Janeiro-RJ
Coordenadas 22° 55' 32.03" S 43° 11' 24.03" O
Histórico
Início da construção 1947
Conclusão da obra 1963
Especificação
Galeria 1 galeria dividida por uma parede com duas pistas.
Vias 2 vias para cada pista.

O Túnel Santa Bárbara localiza-se na cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Liga os bairros do Catumbi (Avenida 31 de Março) e Laranjeiras (Rua Pinheiro Machado), evitando a passagem pelo Centro do trânsito entre a Zona Norte e a Zona Sul da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

Governador Carlos Lacerda expõe o projeto do túnel Santa Bárbara

As suas obras foram iniciadas em 1947 mas apenas concluídas em 1963, tendo sido inaugurado em 22 de abril de 1964[1]. A demora justificou-se pela necessidade de desapropriação judicial de setenta e cinco imóveis (trinta e dois pelo lado de Laranjeiras e quarenta e três pelo Catumbi)[2], o que acarretou, inclusive, dificuldades para o estabelecimento dos canteiros de obras. Por se tratar de um túnel de apenas uma galeria, verificou-se que o fluxo de carros em sentido contrário não permitia a dissipação de poluentes no ar, o que levou à instalação do atual muro que divide os dois sentidos de fluxo do túnel, com a reinauguração do mesmo em 1992[2].

Durante sua construção, 18 operários faleceram. Para homenageá-los, uma arte da pintora Djanira, feita de azulejos, foi instalada no túnel. Devido à degradação da obra de arte por causa da umidade, a mesma foi posteriormente realocada para o Museu Nacional de Belas Artes[2].

Seu projeto original faz parte do complexo viário da Linha Lilás, via expressa inclusa no Plano Doxiadis[3][4].

Ainda antes de sua efetiva inauguração, o túnel atraia o interesse popular pelas suas características, em especial o tamanho, com manchetes de jornal chegando a incluir sobre o túnel: "Entregue ao público o maior túnel da cidade - Orgulho da engenharia brasileira - Uma capela original como atração turística"[2].

Características[editar | editar código-fonte]

Com uma galeria de 1.357 metros de comprimento por 17,5 m de largura e quatro pistas de rolamento, foi o primeiro grande túnel aberto na cidade e o primeiro a ter ventiladores. À época foi considerado o maior da América do Sul e um dos mais modernos do mundo.

Para o seu acesso foram construídos:

  • na embocadura Sul, o Viaduto Engenheiro Noronha, sobre a rua das Laranjeiras, tendo sido alargadas para pista dupla as ruas Pinheiro Machado e Farani. Este viaduto, com 356 metros de comprimento, possuía, à época, o maior vão livre em concreto protendido da América do Sul, com 56 metros.
  • na embocadura Norte, o Viaduto Doutor Agra, sobre a rua do mesmo nome, além do asfaltamento de todas as ruas do Catumbi e a nova canalização do rio Papa-Couve.

Atualmente dividido em duas galerias, o túnel possui sistema de controle de poluição. Com um tráfego de 100 mil veículos por dia, fecha para manutenção e limpeza às segundas (sentido laranjeiras) e às quartas-feiras (sentido catumbi), das 23h50min às 4h30min, exceto nos feriados[5].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. https://oglobo.globo.com/acervo/em-destaque/tuneis-santa-barbara-reboucas-criados-na-decada-de-60-unem-zonas-norte-sul-20760020
  2. a b c d Globo, Acervo-Jornal O. «Túnel Santa Bárbara». Acervo. Consultado em 10 de junho de 2023 
  3. Globo, Acervo-Jornal O. «As obras do Plano Doxiadis». Acervo. Consultado em 10 de junho de 2023 
  4. «LINHAS COLORIDAS DO RIO DE JANEIRO». Viajando na história. 30 de abril de 2022. Consultado em 10 de junho de 2023 
  5. «Interdições Programadas – Centro de Operações Rio». Consultado em 10 de junho de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]