Tapso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Localização de Tapso no leste da Tunísia antiga.

Tapso (em latim: Thapsus) é um sítio arqueológico situado no este da atual Tunísia. As ruínas da cidade são ainda visíveis em Ras Dimas, perto da atual cidade de Bekalta, aproximadamente a 200 km a sudeste de Cartago. Estas incluem os restos de um quebra-mar, um forte, um anfiteatro e uma grande alverca. Também se encontra nas proximidades de uma necrópole púnica.

Foi fundada originalmente pelos fenícios nas proximidades de um lago salgado. Após a Terceira Guerra Púnica e a destruição de Cartago, Tapso converteu-se numa cidade comercial na província autónoma de Bizacena na África romana.

Em 46 a.C., Júlio César conseguiu uma vitória importante sobre Metelo Cipião e o rei númida Juba I na batalha de Tapso durante a qual as enormes perdas humanas se contaram perto da cidade. César exigiu então aos vencidos o pagamento de 50 000 sestércios. A batalha marcou o final da oposição a César em África e Tapso tornou-se numa colónia romana.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Dião Cássio, XLIII, 7 : «Ora Tapso está situada numa espécie de península, longa, e de um lado está o mar, e do outro um pântano.»

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Tunísia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.