Teresa Caeiro
Teresa Margarida de Figueiredo de Vasconcelos Caeiro (Lisboa, 14 de Fevereiro de 1969) é uma jurista e política portuguesa.
Biografia
[editar | editar código-fonte]Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, realizou o estágio de advocacia no Grupo Legal Português, entre 1993 e 1995. Em seguida exerceu funções como tradutora free-lance do Tribunal de Justiça e no Tribunal de Primeira Instância (atual Tribunal Geral) da União Europeia, de 1996 a 1999. Simultaneamente, entre 1998 e 1999, foi jurista na companhia de aviação Portugália Airlines.
Militante do Centro Democrático e Social, teve a sua primeira experiência política numa autarquia, ao integrar a Assembleia de Freguesia das Mercês, em Lisboa, entre 1997 e 2001. Em final dos anos 1990 Paulo Portas, já líder do partido, chama Teresa Caeiro para assessora jurídica do Grupo Parlamentar do CDS-PP, na Assembleia da República. A seguir passa a chefe de gabinete do mesmo Grupo Parlamentar.
Em 2002, nas eleições legislativas desse ano (das quais resultariam um governo de coligação PSD e CDS-PP) o partido incluiu Teresa Caeiro nas listas para deputada à Assembleia da República. Embora tenha sido eleita, não chegou a tomar posse em virtude da sua nomeação para o cargo de governadora civil de Lisboa, a 14 de maio desse ano.
A 12 de Setembro de 2003, porém, deixava o cargo para ingressar no governo de coligação PSD/CDS-PP, era primeiro-ministro José Durão Barroso, como Secretária de Estado da Segurança Social do XV Governo Constitucional. Em 2004, com a indigitação de Santana Lopes como primeiro-ministro do XVI Governo Constitucional, Teresa Caeiro passa a Secretária de Estado das Artes e dos Espectáculos.
Depois da vitória eleitoral do PS de José Sócrates, nas legislativas de 2005, tomou assento na Assembleia da República, sendo reeleita deputada em 2009 e 2011, pelo Círculo Eleitoral de Leiria.
Vice-presidente da Comissão Política Nacional do CDS-PP, desde 2008 até 2012, afastou-se da atividade política após casar com Miguel Sousa Tavares, mantendo-se no entanto como comentadora de assuntos políticos na SIC Notícias.
Família, casamento e descendência
[editar | editar código-fonte]Filha e neta de militares, é filha do contra-almirante Pedro Manuel de Vasconcelos Caeiro (18 de Março de 1937) e de sua mulher, Maria Teresa Leandro de Almeida Figueiredo. É irmã mais velha de Rita Figueiredo de Vasconcelos Caeiro. É neta paterna do almirante Francisco Ferrer Caeiro (Évora, 22 de Outubro de 1910 - ?), e de sua mulher Maria del Carmen Cesariny de Vasconcelos Caeiro, esta irmã do poeta e pintor Mário Cesariny; e neta materna de António de Almeida Figueiredo (10 de Maio de 1911 - ?), médico, por sua vez sobrinho paterno do empresário de turismo Fausto de Figueiredo, e de sua mulher Fernanda Leandro.
Casou em Mora, Pavia, em 25 de Junho de 2011, com o jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares,[1] separaram-se em setembro de 2017.
Tem um filho da sua relação anterior, com o professor e investigador Vasco Rato.[2]
Condecorações[3]
[editar | editar código-fonte]- Grã-Cruz do Mérito da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha (26 de Maio de 2009)
Referências
- ↑ «Miguel Sousa Tavares e Teresa Caeiro casaram sábado». Diariodigital.sapo.pt
- ↑ Anabela Mota Ribeiro
- ↑ «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Estrangeiras». Resultado da busca de "Teresa de Vasconcelos Caeiro". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 25 de fevereiro de 2015
- Nascidos em 1969
- Mulheres
- Naturais de Lisboa
- Alumni da Universidade de Lisboa
- Juristas de Portugal
- Portugueses de ascendência espanhola
- Mulheres de Portugal na política
- Políticos do Centro Democrático e Social – Partido Popular
- Deputados da Assembleia da República Portuguesa
- Governadores civis do distrito de Lisboa
- Secretários de Estado de Portugal
- Vice-presidentes da Assembleia da República Portuguesa
- Comentadores de Portugal
- Agraciados com a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha