O Chacal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The Jackal)
O Chacal
The Jackal
O Chacal
Cartaz promocional
 Estados Unidos
 Reino Unido
 França
 Alemanha
 Japão
1997 •  cor •  124 min 
Gênero ação
suspense
Direção Michael Caton-Jones
Roteiro Chuck Pfarrer
Elenco Bruce Willis
Richard Gere
Sidney Poitier
Diane Venora
Lançamento Estados Unidos 14 de novembro de 1997
Brasil 19 de dezembro de 1997[1]
Idioma inglês
russo

The Jackal (bra / prt: O Chacal[2][3]) é um filme de 1997, produzido pelos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão, dos gêneros ação e suspense, dirigido por Michael Caton-Jones. É uma refilmagem de The Day of the Jackal, de 1973, com poucas alterações. O argumento foi escrito por Chuck Pfarrer, tendo com base o argumento de 1973, escrito por Kenneth Ross que foi inspirado no romance policial de Frederick Forsyth, intitulado O Dia do Chacal (The Day of the Jackal).

A música é de Carter Burwell; a direcção de fotografia de Karl Walter Lindenlaub; o desenho de produção de Michael White; a direcção de arte de Raymond Dupuis e Ricky Eyres; a edição de Jim Clark e os efeitos especiais de Banned From the Ranch Entertainment, Foundation Imaging, Illusion Arts, Inc., Perpetual Motion Pictures e The Computer Film Company. A distribuição foi da Universal Pictures e UIP.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um terrorista e assassino de cognome Chacal é contratado para realizar o assassinato de um influente e poderoso político estadunidense por setenta milhões de dólares.

Os serviços de segurança estadunidenses descobrem que algo está para acontecer, mas enganam-se em relação à vítima e começam a proteger a pessoa errada. Entretanto, um membro do IRA que está preso é a única pessoa que pode reconhecer o rosto do assassino — e tem motivos mais que suficientes para ajudar na perseguição.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Bruce Willis, astro de O Chacal.

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Blockbuster Entertainment Awards 1998 (EUA)

  • Indicado nas categorias de ator favorito - suspense (Bruce Willis), ator coadjuvante favorito - suspense (Sidney Poitier) e atriz coadjuvante favorita - suspense (Diane Venora).

Referências

  1. Rezende, Marcelo (19 de dezembro de 1997). «"O Chacal" é fruto de uma mente sem ambição». São Paulo: Folha de S.Paulo, caderno Ilustrada. Consultado em 6 de março de 2018 
  2. O Chacal no AdoroCinema
  3. «O Chacal». no CineCartaz (Portugal) 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.