The Cocoanuts

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The Cocoanuts
Os Quatro Cocos[1] (PRT)
Hotel da Fuzarca[2], ou
No Hotel da Fuzarca[3]
 (BRA)
 Estados Unidos
1929 •  p&b •  96 min 
Direção Robert Florey
Joseph Santley
Produção Monta Bell
Walter Wanger (não creditado)
Roteiro George S. Kaufman (peça)
Morrie Ryskind
Elenco Groucho Marx
Harpo Marx
Chico Marx
Zeppo Marx
Gênero comédia musical
Música Irving Berlin
Victor Herbert (não creditado)
Frank Tours (não creditado)
Georges Bizet (não creditado)
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento 3 de maio de 1929
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Cocoanuts é um filme de comédia musical estadunidense de 1929, dirigido por Robert Florey e Joseph Santley para a Paramount Pictures, que teve como produtor não creditado Walter Wanger. Estrelado pelos Irmãos Marx, foi o primeiro filme sonoro a creditar mais de um diretor. O roteiro é uma adaptação para o cinema de Morrie Ryskind de um musical da Broadway de autoria de George S. Kaufman.

Cinco dos números musicais apresentados no filme tiveram a autoria de Irving Berlin, incluindo "When My Dreams Come True", interpretada por Oscar Shaw e Mary Eaton.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O senhor Hammer é o proprietário do hotel resort de Cocoanut, que tenta lucrar de todas as maneiras com o aumento da procura por imóveis na Flórida ocorrida na década de 1920. Ele tem como funcionário o jovem Jamison, recepcionista que frequentemente dorme em cima do balcão. Também trabalham para ele muitos meninos e moças como mensageiros, que estão descontentes por não receberem salários em dia. Pouco depois chegam dois hóspedes, Chico e Harpo, carregando uma mala vazia (que pretendem encher com coisas a serem roubadas dos demais hóspedes). A única hóspede pagante, a rica Madame Potter, está preocupada com o namoro da filha Polly com o arquiteto iniciante Bob Adams, que trabalha no hotel até que consiga vender um projeto de desenvolvimento de Cocoanut. A Madame Potter preferia que a filha se casasse com Harvey Yates, outros dos hóspedes e pretensamente de uma família influente de Boston mas na verdade um vigarista. A parceira ladra de Yates, Penélope, idealiza um plano para roubar um valioso colar de diamantes da Madame Potter, pretendendo por a culpa em Chico e Harpo. Enquanto isso, Hammer prepara um leilão de vários lotes de pouco valor e, ao descobrir que Chico não tem dinheiro, pede a cumplicidade dele para aumentar as ofertas, dando falsos lances. O detetive Hennessey aparece para investigar os hóspedes, principalmente Chico e Harpo. Na parte final há uma festa de casamento, com os irmãos vestidos com roupas típicas espanholas, com adereços exagerados, e uma paródia musical da canção do Toureiro da ópera Carmen. Também nessa festa, há a gag famosa de Harpo que faz caretas horríveis de desagrado e sai da mesa indo em direção ao ponche (com álcool) toda vez que alguém inicia um discurso.

Produção[editar | editar código-fonte]

As filmagens foram nos Estúdios Astoria da Paramount, localizados no Queens. É o primeiro dos dois únicos filmes dos irmãos realizados na cidade de Nova Iorque (o outro foi Animal Crackers de 1930). Os demais filmes foram feitos em Hollywood.

Canções[editar | editar código-fonte]

  • "Florida by the Sea" (instrumental com breve vocal de coral duante a abertura)
  • "When My Dreams Come True" (canção-tema, interpretada várias vezes por Mary Eaton e Oscar Shaw)
  • "The Bell-Hops" (instrumental, número de dança)
  • "Monkey Doodle Doo" (vocal de Mary Eaton e número de dança)
  • "Ballet Music" (instrumental, número de dança)
  • "Tale of the Shirt" (vocal de Basil Ruysdael, letra para a música de Carmen de Georges Bizet)
  • "Tango Melody" (vocal incluído na produção teatral, usado no filme como música de fundo, apenas)
  • "Gypsy Love Song" (de Victor Herbert, solo de piano de Chico Marx)

Recepção[editar | editar código-fonte]

Quando os Irmãos Marx assistiram a edição final do filme, ficaram temerosos e tentaram comprar os negativos para impedir o lançamento [4] A Paramount não aceitou e o filme foi um grande sucesso de bilheteria, arrecadando 1 milhão e oitocentos mil dólares, o que lhe coloca como uma das mais bem-sucedidas produções do cinema sonoro primitivo.

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. Os Quatro Cocos na FNAC.PT
  2. Hotel da Fuzarca (em português) no AdoroCinema (Brasil)
  3. No Hotel da Fuzarca no CinePlayers (Brasil)
  4. Nixon, Rob. «The Cocoanuts». TCM.com. Turner Entertainment Networks, Inc. Consultado em 9 de dezembro de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.