The End (canção de The Beatles)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"The End"
Canção de The Beatles
do álbum Abbey Road
Lançamento 26 de setembro de 1969
Gravação EMI Studios, Londres, 23 de julho-18 de agosto de 1969
Gênero(s) Hard rock, heavy metal
Duração 2:20
Gravadora(s) Apple Records
Composição Lennon-McCartney
Produção George Martin
 Nota: Este artigo é sobre canção dos Beatles. Para canção com o mesmo nome de The Doors, veja The End (canção de The Doors). Para outros significados, veja The End.

"The End" é uma canção dos Beatles, lançada no álbum Abbey Road de 1969.

Foi iniciada em 23 de julho de 1969 com o nome provisório de "Ending". Tem 2 min e 19 s (dois minutos e dezenove segundos) de duração e originalmente era para ser a última canção do álbum, não fosse a inclusão "acidental" de "Her Majesty". É iniciada com o refrão "Oh, yeah! Alright! Are you gonna be in my dreams tonight?", em seguida vem um solo de bateria de Ringo Starr que dura dezesseis segundos - o único de todas as músicas gravadas pelo quarteto. Em seguida, Paul McCartney, George Harrison e John Lennon, nesta ordem, revezam-se em solos de guitarra de quatro segundos cada um, em três blocos. Então vem uma entrada de piano e o refrão "And in the end, the love you take is equal to the love you make", entrando em seguida uma orquestra e encerrando a canção. Apesar da grande participação de Harrison e Starr, a música é creditada à dupla Lennon/McCartney.

Também aparece no disco dois do Anthology 3, mesclada com "A Day In The Life".

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Turner, Steve. A Hard Day's Write: The Stories Behind Every Beatles' Song, Harper, New York: 1994, ISBN 0-06-095065-X
  • Lewisohn, Mark. The Complete Beatles Recording Sessions: The Official Story of the Abbey Road Years, Hamlyn Publishing Group Limited, London: 1988, ISBN 0-600-55798-7

Ligações externas[editar | editar código-fonte]