The Haunted Mansion

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
The Haunted Mansion
A Casa Assombrada (PT)
Mansão Mal-Assombrada (BR)
 Estados Unidos
2003 •  cor •  99 min 
Direção Rob Minkoff
Argumento Wilson Barros
Elenco Eddie Murphy
Terence Stamp
Nathaniel Parker
Marsha Thomason
Gênero Comédia
Família
Fantasia
Terror
Mistério
Humor negro
Música Mark Mancina
Companhia(s) produtora(s) Walt Disney Pictures
Distribuição Buena Vista Pictures
Lançamento Estados Unidos 26 de novembro de 2003
Brasil 16 de janeiro de 2004
Idioma Inglês
Orçamento US$ 90 milhões
Receita US$ 182,3 milhões
Página no IMDb (em inglês)

The Haunted Mansion (Mansão Mal-Assombrada no Brasil e A Casa Assombrada em Portugal) é um filme norte-americano do gênero comédia familiar, fantasia, terror, humor negro e mistério, lançado em 2003.

Foi dirigido por Rob Minkoff e estrelado por Eddie Murphy, Terence Stamp, Nathaniel Parker e Marsha Thomason, foi baseado nos parques Walt Disney World e Disneyland Resort Paris onde existe uma atração baseada neste filme, a Haunted Mansion.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

No dia do seu aniversário de casamento, Jim Evers (Eddie Murphy), um corretor imobiliário que trabalha compulsivamente e sempre está disposto em sacrificar seu lazer para fazer um bom negócio, chega atrasado em casa, pois estava fechando a venda de um imóvel. Para agradar sua esposa Sarah, que também é corretora e trabalha com o marido, mas não age como ele, Jim lhe dá alguns presentes e promete que levará ela e os filhos Megan e Michael para insolaradas férias. Logo depois Sarah recebe um estranho telefonema de um desconhecido chamado Ramsley (Terence Stamp), que pede que Sarah vá sozinha até o antigo Solar da Família Gracey. Ela recusa, pois é um negócio da família e Jim sabe que naquela região só existem mansões velhas e históricas. Como não quer perder a venda, resolve dar apenas "uma olhadinha" no local antes das férias e vai com a família até lá de carro. Quando Jim, Sarah e as crianças chegam no enorme portão da mansão ninguém aparece para recebê-los, com um enorme cadeado impedindo que o portão seja aberto. Jim já estava pensando em ir embora quando, misteriosamente, o portão se abre, porém eles não conseguem entrar na casa. Começa um enorme temporal e então surge Ramsley, o misterioso e pálido mordomo do lugar, que avisa que seu patrão, o jovem anfitrião Sir Edward Gracey, os receberá em breve. Logo Ramsley comunica que a família terá de passar a noite na casa, pois o temporal cobriu toda a estrada. Os Evers são apresentados a Gracey, que os convida para jantar e parece obcecado e interessado por Sarah. Jim vai até a biblioteca para conversar com Gracey sobre a venda e, enquanto espera, acha uma passagem secreta. Paralelamente as crianças seguem uma bola mágica flutuante e brilhante até o sótão e lá vêem a pintura de uma mulher que se parece demais com a mãe deles. Jim e as crianças eventualmente descobrem parte dos segredos sombrios da mansão através de Madame Leota, uma mítica cabeça falante numa bola de cristal verde, mas existem outras coisas ainda mais espantosas para serem descobertas.[1]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco
Ator Personagem Dublagem BRA
Eddie Murphy Jim Evers Mário Jorge Andrade
Marsha Thomason Sara Evers / Elizabeth Henshaw Sylvia Salustti
Terence Stamp Ramsley Roberto Macedo
Nathaniel Parker Edward Gracey Guilherme Briggs
Marc John Jefferies Michael Jordan Evers Gustavo Pereira
Aree Davis Megan Evers Érika Menezes
Jennifer Tilly Madame Leota Geisa Vidal
Wallace Shawn Ezra[2] Júlio Chaves

Créditos da dublagem brasileira:
Estúdio: Herbert Richers, RJ
Mídia: Cinema/VHS/DVD/Televisão(Globo) Direção de dublagem: Garcia Jr.

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

O filme estreou nos Estados Unidos na semana do feriado de Ação de Graças em 28 de Novembro de 2003 e arrecadou um total de $24,278,410[necessário esclarecer] (ficando em segundo lugar atrás do filme O Gato) em 3.122 salas.

Na segunda semana mesmo em exibição nas 3,122 salas da primeira semana, o filme teve uma queda de 61.3% e arrecadou fracos $9,394,185. Ao final de 20 semanas em exibição nos cinemas Mansão Mal-Assombrada arrecadou na América do Norte $75,847,266[qual?] e no mundo $106,443,000[qual?] para um total internacional de $182,290,266[qual?].

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

The Haunted Mansion tem recepção desfavorável por parte da crítica especializada. Com o Tomatometer de 13% em base de 135 críticas, o Rotten Tomatoes chegou ao consenso: "Nem assustador nem engraçado, The Haunted Mansion é tão sem vida quanto os fantasmas do filme". Por parte da audiência do site tem 30% de aprovação.[3]

Referências

  1. «The Haunted Mansion». Filmow. Consultado em 27 de janeiro de 2014. 
  2. «The Haunted Mansion». Inter Filmes. Consultado em 27 de janeiro de 2014. 
  3. «The Haunted Mansion» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 27 de janeiro de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]