The Night of the Hunter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Night of the Hunter
A sombra do caçador (PT)
Mensageiro do diabo (BR)
 Estados Unidos
1955 •  pb •  93 min 
Direção Charles Laughton
Produção Paul Gregory
Roteiro James Agee, baseado em obra de Davis Grubb
Elenco Robert Mitchum
Shelley Winters
Lillian Gish
Gênero Suspense
Música Walter Schumann
Direção de arte Hilyard M. Brown
Figurino Jerry Bos
Cinematografia Stanley Cortez
Edição Robert Golden
Companhia(s) produtora(s) Paul Gregory Productions
Distribuição United Artists
Lançamento 26 de julho de 1955 (première)
26 de agosto de 1955 (Los Angeles)
Idioma Inglês
Orçamento US$795.000

The Night of the Hunter é um filme de 1955, dirigido por Charles Laughton e estrelado por Robert Mitchum, Shelley Winters e Lillian Gish. Conhecido no Brasil como O mensageiro do Diabo e em Portugal como A sombra do caçador. Foi o único filme dirigido por Charles Laughton e foi refilmado em 1991.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um homem esconde uma grande quantia roubada na boneca de sua filha, Pearl. Logo em seguida é preso, mas antes faz com que os filhos prometam nunca revelar onde o dinheiro está. Já na prisão e condenado à morte, ele sonha com a quantia, o que atrai a atenção de seu companheiro de cela, o falso reverendo Harry Powell, secretamente um psicopata assassino mas preso por um crime menor. Quando é libertado, o reverendo viaja até a cidade natal do seu antigo companheiro de cela a fim de descobrir o esconderijo do dinheiro, e, se aproxima propositadamente da família. Ninguém desconfia nada,a não ser o filho mais velho John. Enquanto isso o perigo aumenta a cada vez que John e Pearl não quebram sua promessa de silêncio dada ao pai.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

The Night of the Hunter é listado como um dos 100 maiores filmes dos EUA, e a cena da fuga do barco é lembrada como um dos momentos mais memoráveis,sendo o filme protegido como bem cultural dos Estados Unidos.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Em sua biografia o actor Robert Mitchum declarou que o diretor Charles Laughton detestou o roteiro escrito por James Agee, o tendo reescrito totalmente.
  • Como não tinha grande afeição por crianças, Charles Laughton passou a Robert Mitchum a tarefa de rodar várias cenas protagonizadas pelo elenco infantil do filme.
  • Desapontado com a má recepção que filme teve tanto do público quanto da crítica especializada, Charles Laughton prometeu - e cumpriu * jamais dirigir outro filme.
  • Refilmado como A Noite do Caçador (1991).
  • O orçamento foi de US$ 795 mil.
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.