A Regra do Jogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Regra do Jogo
La règle du jeu
A regra do jogo (PT/BR)
 França
1939 • p&b • 110 min 
Direção Jean Renoir
Roteiro Jean Renoir
Carl Koch
Elenco Nora Gregor
Paulette Dubost
Marcel Dalio
Jean Renoir
Julien Carette
Género policial
Idioma francês
Página no IMDb (em inglês)

A regra do jogo (título original em francês: La règle du jeu) é um filme de 1939 dirigido por Jean Renoir sobre a alta classe da sociedade francesa antes do início da Segunda Guerra Mundial.

O filme de Renoir é em parte uma adaptação de Les Caprices de Marianne, uma comédia de costumes popular no século XIX de Alfred de Musset, e é hoje amplamente reconhecido como o maior dos filmes de Renoir além de um dos maiores filmes de todos os tempos.

O filme é uma montagem farsesca que se transforma em uma tragédia no ato final. É caracterizado por elementos temáticos comuns à maioria dos trabalhos de Renoir, como o relativismo moral demonstrado pelos personagens ou uma aborrecida morte sem sentido.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme começa com o aviador André Juriex aterrissando em Le Bourget nos arredores de Paris, França. Ele é cumprimentado por seu amigo, Octave, que revela que Cristine, a mulher que André ama, não veio ao aeroporto cumprimentá-lo. André fica desolado. Quando um repórter chega para entrevistá-lo e irradiar suas primeiras palavras após o pouso, ele conta o quanto está decepcionado além da causa de sua dor.

Christine, austríaca, escuta a transmissão em seu apartamento em Paris acompanhada de sua criada, Lisette. Cristine é casada com Robert de la Chesnaye há três anos. Lisette é casada com Shumacher, gamekeeper da propriedade de campo, há dois anos. É entretanto, mais devotada a Madame Christine. O relacionamento anterior de Christine com André é abertamente conhecido por seu marido, sua criada e seu amigo Octave. Depois de Christine e Robert discutirem jocosamente o estado emocional de André e renovarem mútua devoção, Robert se ausenta para telefonar. Ele combina um encontro com Geneviève, sua amante, para a manhã seguinte.

No apartamento de Geneviève, Robert anuncia o fim do relacionamento mas a convida para juntar-se a eles para um retiro de fim de semana na propriedade de campo, La Coninière, em Sologne. Depois, Octave induz Robert a também convidar André para o campo. Eles brincam sobre como André e Geneviève poderiam se unir e, assim, resolver todos os problemas.

Em La Colinière, Schumacher está patrulhando a redondeza, tentando se livrar dos coelhos. Marceu, caçador clandestino, invade a propriedade para pegar um coelho preso em uma de suas armadilhas. Antes que consiga fugir, Schumacher o pega e começa a levá-lo para a propriedade quando Robert exige saber o que está acontecendo. Marceu explica que ele pode pegar coelhos e Robert oferece a ele um trabalho como servo. Uma vez dentro da casa, Marceau flerta com a mulher de Schumacher, Lisette.

Em um baile de máscaras, são feitas várias ligações românticas. No escuro da propriedade, dentro da estufa, Octave declara que também ama Christine e em um impulso eles decidem fugir juntos. Schumacher e Marceu, que foram ambos expulsos da propriedade, observam a cena na estufa e tomam Christine pela mulher de Schumacher, Lisette, porque Christine está vestindo o abrigo dela. Octave momentaneamente volta à casa e lá Lisette o desencoraja de fugir com Christine. Ele então manda André para encontrar Christine. Quando André chega à estufa, Schumacher o confunde com Octave, e crê que ele irá roubar sua esposa. Ele atira e mata André, fato que Robert subsequentemente explica aos convivas como um "acidente".

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco e papéis[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios[editar | editar código-fonte]

Em 1966 recebeu o Prêmio Bodil na categoria de melhor filme europeu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]