The Vandals
The Vandals | |
---|---|
A banda em concerto no Warped Tour, 2007 | |
Informação geral | |
Origem | Huntington Beach, Califórnia |
País | Estados Unidos |
Gênero(s) | Punk rock |
Período em atividade | 1980 — atualmente |
Gravadora(s) | Epitaph National Trust Restless Triple X Nitro Kung Fu |
Integrantes | Dave Quackenbush Warren Fitzgerald Joe Escalante Josh Freese |
Ex-integrantes | Steven Ronald Jensen Jan Nils Ackermann Steve Pfauter Brent Turner Chalmer Lumary Robbie Allen Doug MacKinnon |
Página oficial | www.vandals.com |
The Vandals é uma banda de punk rock dos Estados Unidos, formada em 1980 em Huntington Beach, Califórnia. São conhecidos pelo uso de humor em suas músicas.
História
[editar | editar código-fonte]Formação
[editar | editar código-fonte]The Vandals foi formado em 1980 em Huntington Beach, Califórnia. O vocalista Steven Ronald "Stevo" Jensen e o guitarrista Jan Nils Ackermann iniciaram o grupo, praticando e apresentando-se com alguns outros músicos antes que a formação se estabelecesse, incluindo o baixista Steve "Human" Pfauter e o baterista Joe Escalante. Rapidamente construíram uma reputação na cena punk rock de Los Angeles e do Condado de Orange, que incluía também bandas como Bad Religion, Descendents, Black Flag, T.S.O.L., X, The Germs, Suicidal Tendencies e Social Distortion. Os Vandals distinguiam-se da cena ao focar o humor ao invés de tópicos políticos e sociais.
Em 1982 a banda tornou-se a segunda a assinar com a Epitaph Records, gravadora de Brett Gurewitz do Bad Religion sediada em Los Angeles, que lançou o primeiro EP do Vandals, Peace Thru Vandalism.[1] A gravação contém diversas canções que tornaram-se as favoritas entre os fãs, sendo executadas em concertos durante toda a década de 1990, incluindo "Urban Struggle".
Em 1984 a banda apareceu no filme Suburbia por convite da diretora Penelope Spheeris, que também dirigiu o influente The Decline of Western Civilization.[1] Em uma situação irônica, a banda tocou num concerto beneficente ao Cypress College Young Republicans, o que gerou críticas da comunidade punk anárquica, tradicionalmente liberal. Não foi a última vez que as ações da banda geraram criticismo, ainda que sua música mantenha uma visão política neutra.
Primeiro álbum
[editar | editar código-fonte]Pfauter deixou a banda em 1984 e Brent Turner foi trazido como baixista para a gravação do primeiro álbum, When in Rome Do as the Vandals. Na época do seu lançamento pela National Trust Records em 1985, Chalmer Lumary reuniu-se ao grupo como baixista permanente. Conflitos pessoais entre os integrantes culminaram na saída de Stevo logo depois. Ele foi substituído por Dave Quackenbush da banda Falling Idols, que tornou-se vocalista dos Vandals pelo resto de sua carreira.[1] Em 1987 a banda apareceu em outro filme de Penelope Spheeris, Dudes.[1]
Em 1989 Lumary deixou o grupo e Robbie Allen auxiliou no baixo para as gravações de Slippery When Ill. O álbum marcou o distanciamento do punk rock. O estilo irônico tornou-se confuso aos fãs, e o álbum permaneceu na obscuridade até seu relançamento em 1999 como The Vandals Play Really Bad Original Country Tunes. Na época do lançamento do álbum a banda recrutou o baterista Doug MacKinnon, movendo Escalante para o baixo.
Conflitos de direitos autorais
[editar | editar código-fonte]Seguido do lançamento de Slippery When Ill a banda passou por diversas mudanças na formação, com a saída tanto do baterista MacKinnon quanto do guitarrista Ackermann, este um dos fundadores da banda. Nessa época, Brett Gurewitz da Epitaph Records transferiu os direitos autorais e as gravações de Peace Thru Vandalism a Escalante, que assumiu controle da obra. Desde então Gurewitz justifica que sua intenção era deixar esse material com a banda e não somente Escalante, mas este argumenta que Gurewitz ainda possui direitos de royalties dos outros integrantes da banda. A Time Bomb Recordings relançou Peace Thru Vandalism e When in Rome em um único CD com o crédito "todas as letras e composições por Joe Escalante". Stevo, Ackermann, Lumary e o baterista Todd Barnes (do T.S.O.L.) tocaram em um concerto de reunião como The Vandals, apesar do suposto controle de Escalante sobre o nome e o catálogo da banda. Entretanto, Escalante manteve controle legal sobre a banda e continuou a tocar com Quackenbush, recrutando novos membros, apresentando-se também como The Vandals. Em 2003, diversos dos integrantes originais da banda iniciaram ações contra Escalante, alegando que nunca haviam transferido suas parcelas de direitos da banda.
Adição de Fitzgerald e Freese
[editar | editar código-fonte]A saída de Ackermann e MacKinnon deixou Escalante e Quackenbush à procura de substitutos para a guitarra e a bateria. A banda já havia tocado em concertos com o Doggy Style, e sempre intrigaram-se com o jeito de seu guitarrista, Warren Fitzgerald, recrutando-o ao The Vandals. Na mesma época, Escalante e Quackenbush visitaram a Disneylândia diversas vezes, onde tomaram conhecimento de Josh Freese tocando bateria eletrônica. Este também foi reunido ao grupo.
Em 1990 a nova formação gravou Fear of a Punk Planet, um álbum que os estabeleceram na nova cena punk californiana, que incluía bandas como Pennywise, Rancid, NOFX, The Offspring e Sublime. Fizeram seu primeiro vídeo musical, para a canção "Pizza Tran". No ano seguinte a banda gravou Sweatin' to the Oldies: The Vandals Live, um álbum ao vivo com vídeo que apresentava canções de Peace Thru Vandalism e When in Rome. A partir de então passaram a se apresentar cada vez menos, focando na criação de novo material.
Em 1992 Escalante graduou-se em direito e tornou-se executivo de televisão na CBS, usando o dinheiro de seu trabalho para financiar a banda. Suas conexões na rede de televisão o permitiram apresentar-se com a banda em concertos de rock durante a madrugada. Em um concerto de Ano Novo que Escalante não pôde participar, o ator Keanu Reeves o substituiu no baixo. Enquanto isso, Fitzgerald e Freese tornaram-se músicos profissionais. Fresse tornou-se um baterista de estúdio, enquanto Fitzgerald tornou-se guitarrista do Oingo Boingo.
Anos na Nitro Records
[editar | editar código-fonte]Em 1995, o punk rock ganhou notoriedade nos Estados Unidos devido à popularidade crescente de álbuns de bandas como The Offspring e Green Day, e os Vandals assinaram com a Nitro Records, gravadora de Dexter Holland (do The Offspring). Lançaram o álbum Live Fast, Diarrhea e partiram para turnê nos Estados Unidos e na Europa, incluindo abrir concerto para o No Doubt. O álbum ganhou ainda mais atenção graças a um episódio da série de televisão The X-Files em que o ator Giovanni Ribisi interpreta uma personagem que veste camisas da banda e ouve sua música.[1]
Em 1996 é lançado The Quickening, um álbum mais agressivo, e o vídeo musical para "It's a Fact". Nesse ano Escalante e Fitzgerald também lançam a gravadora Kung Fu Records, fundada originalmente para lançar o álbum da banda Assorted Jelly Beans.[1] A gravadora também lançou a trilha sonora do filme Glory Daze, que continha canções tanto do The Vandals quanto do Assorted Jellybeans, além de um tema escrito por Fitzgerald. No fim do ano a banda lançou um álbum natalino, Oi to the World!, pela Kung Fu. Apesar de desconhecido, a faixa título tornou-se mais famosa por conta da versão do No Doubt no ano seguinte. Essa nova versão foi produzida por Fitzgerald e resultou num vídeo musical. Sweatin' to the Oldies foi relançado pela Kung Fu em 1997, contando com faixas bônus.
Em 1998 a banda lançou Hitler Bad, Vandals Good, seu álbum mais popular até então. No ano seguinte relançaram a maior parte de Slippery When Ill como The Vandals Play Really Bad Original Country Tunes, pela Kung Fu.
Em 2000 foi lançada a edição de dez anos de Fear of a Punk Planet, pela Kung Fu, seguida de Look What I Almost Stepped In..., seu último álbum sob contrato com a Nitro. Devido a outros compromissos, Freese não participou do álbum, sendo substituído nas gravações e na turnê por Brooks Wackerman. No final do ano a Kung Fu relançou Oi to the World!, tornando-o muito mais disponível que anteriormente.
Ida à Kung Fu Records
[editar | editar código-fonte]Ao final de 2000 a banda terminou suas obrigações contratuais com a Nitro Records, e moveu suas operações para a Kung Fu. A gravadora havia crescido desde sua fundação em 1996. O próximo álbum da banda foi Internet Dating Superstuds, de 2002. O vídeo de Sweatin' to the Oldies foi relançado em DVD pela Kung Fu no mesmo ano.
Controvérsias legais e políticas
[editar | editar código-fonte]Em 2003, os ex-integrantes Stevo, Jan Nils Ackermann, Chalmer Lumary e Steve Pfauter iniciaram ações legais contra Escalante, alegando que ele havia gerenciado inadequadamente o catálogo da banda e que havia mantido royalties cuja posse também era dos outros integrantes. As alegações tiveram origem quando Escalante licenciou canções da banda datadas da década de 1980 para uso em filmes e comerciais. "Urban Struggle" foi usada no filme SLC Punk e em um comercial da Adidas, enquanto a letra de "Anarchy Burger (Hold the Government)" foi usada no filme xXx. Em todas as situações as canções foram creditadas a Escalante.[carece de fontes] Um relançamento em CD combinando Peace Thru Vandalism e When in Rome Do as the Vandals foi lançado em 1989 pela Time Bomb Recordings, também creditado somente a Escalante.[2] Os outros integrantes alegaram que a maioria dessas canções haviam sido escritas antes mesmo de Escalante entrar no grupo, e que ela havia se apropriado indevidamente da propriedade intelectual deles.[3] O resultado temporário das ações foi favorável a Escalante, permitindo que ele continuasse a licenciar o catálogo da banda. Um licenciamento posterior de "Urban Struggle" para o filme Jackass Number Two foi creditado para todo o grupo. Entretanto, processos legais referentes ao assunto ainda estão em andamento.
Em julho de 2003 a banda filmou um concerto ao vivo no House of Blues em Anaheim, parte da série The Show Must Go Off! da Kung Fu. Foi lançado no ano seguinte e apresenta canções escritas entre 1995 e 2002. Em 2003 também foi lançado Hollywood Potato Chip. Já em dezembro de 2004 a banda viajou ao Iraque e realizou diversos concertos para as tropas estado-unidenses na região, com o baterista Byron McMackin (do Pennywise) substituindo Freese. Novamente a banda foi criticada pela comunidade punk, que consideraram a ação como um suporte do grupo à Guerra do Iraque. O que seguiu-se foi uma turnê pela Europa em que algumas datas foram canceladas devido a protestos de pessoas que consideravam a atitude da banda pró-guerra.[4][5][6][7]
Atividade recente
[editar | editar código-fonte]Em 2005 o álbum Shingo Japanese Remix Album foi lançado, composto por versões das canções da banda remixadas pelo DJ japonês Shingo Asari. Em agosto a banda tocou em um concerto beneficente ao lendário clube de rock CBGB.
Em abril de 2006 a banda retornou ao Oriente Médio com McMackin para apresentar-se às tropas estado-unidenses, desta vez no Afeganistão.
Integrantes
[editar | editar código-fonte](1980 - 1984) Peace Thru Vandalism |
|
---|---|
(1984) When in Rome Do as the Vandals |
|
(1984) concertos somente |
|
(1984-1985) concertos somente |
|
(1985 - 1989) Slippery When Ill |
|
(1989) concertos somente |
|
(1990 - 2000) Fear of a Punk Planet Sweatin' to the Oldies Live Fast, Diarrhea The Quickening Oi to the World! Hitler Bad, Vandals Good |
|
(2000) Look What I Almost Stepped In... |
|
(2000 - atualmente) Internet Dating Superstuds Live at the House of Blues Hollywood Potato Chip |
|
Formação atual
[editar | editar código-fonte]- Dave Quackenbush – vocal
- Warren Fitzgerald – guitarra e vocal de apoio
- Joe Escalante – baixo e vocal de apoio
- Josh Freese – bateria
Ex-integrantes
[editar | editar código-fonte]- Steven Ronald Jensen - vocal (1980 - 1985)
- Jan Ackermann - guitarra (1980 - 1989)
- Steve Pfauter - baixo (1980 - 1984)
- Brent Turner - baixo (1984)
- Chalmer Lumary - baixo (1984 - 1985)
- Robbie Allen - baixo (1985 - 1989)
- Doug MacKinnon - bateria (1988 - 1989)
Membros temporários notáveis
[editar | editar código-fonte]Devido ao trabalho de Josh Freese como baterista de estúdio, por vezes ele estava indisponível para participar das atividades da banda em turnê. O restante do grupo frequentemente contava com uma lista de substitutos como:[1]
- Brooks Wackerman (Suicidal Tendencies, Infectious Grooves, Bad Religion)
- Adrian Young (No Doubt)
- Byron McMackin (Pennywise)
- Derek Grant (The Suicide Machines, Alkaline Trio)
- William Tyler "Ty" Smith (Guttermouth, Bullets and Octane, Black President)
- Damon De La Paz (Fenix TX, 30 Foot Fall)[8]
- O ator Keanu Reeves participou como baixista de um concerto do Ano Novo de 1993 em que Escalante não pôde participar.
Discografia
[editar | editar código-fonte]Álbuns
[editar | editar código-fonte]Ano | Título | Gravadora | Outras informações |
---|---|---|---|
1984 | When in Rome Do as the Vandals | National Trust | Único álbum com o vocalista Stevo. Relançado em 1989 em CD junto com Peace Thru Vandalism. |
1989 | Slippery When Ill | Restless/Sticky Fingers | Primeiro álbum com o vocalista Dave Quackenbush. |
1990 | Fear of a Punk Planet | Triple X | Primeiro álbum com o guitarrista Warren Fitzgerald e o baterista Josh Freese. Relançado em 2000 com faixas bônus. |
1991 | Sweatin' to the Oldies: The Vandals Live | Álbum e vídeo ao vivo. Relançado em 1997 com faixas bônus. Vídeo relançado em 2002 em DVD. | |
1995 | Live Fast, Diarrhea | Nitro | |
1996 | The Quickening | ||
Oi to the World!: Christmas With the Vandals | Kung Fu | Relançado em 2000 com faixas bônus. | |
1998 | Hitler Bad, Vandals Good | Nitro | |
2000 | Look What I Almost Stepped In... | ||
2002 | Internet Dating Superstuds | Kung Fu | |
2004 | Live at the House of Blues | Nono episódio da série de DVD ao vivo The Show Must Go Off!, da Kung Fu Records. Inclui DVD e um CD do concerto ao vivo. | |
2004 | Hollywood Potato Chip |
EP e vinil 7"
[editar | editar código-fonte]Ano | Título | Gravadora | Outras informações |
---|---|---|---|
1982 | Peace Thru Vandalism | Epitaph | Relançado em 1989 em CD junto com When in Rome Do as the Vandals. |
1996 | The Vandals / Assorted Jelly Beans split 7" | Kung Fu | Split com Assorted Jelly Beans. Primeiro lançamento da Kung Fu Records. |
unknown | The Vandals / Longfellow split 7" | Split com Longfellow. | |
2000 | Fat Club 7" | Fat Wreck Chords |
Compilações
[editar | editar código-fonte]Ano | Título | Gravadora | Outras informações |
---|---|---|---|
1989 | Peace Thru Vandalism/When in Rome Do as the Vandals | Time Bomb | Relançamento do primeiro EP e primeiro álbum no formato CD. |
Álbuns de remix
[editar | editar código-fonte]Ano | Título | Gravadora | Outras informações |
---|---|---|---|
2005 | Shingo Japanese Remix Album | Kung Fu | Coleção de canções de álbuns recentes remixados pelo DJ japonês Shingo Asari. |
Videografia
[editar | editar código-fonte]Vídeos musicais
[editar | editar código-fonte]Ano | Título | Gravadora | Outras informações |
---|---|---|---|
1993 | "Pizza Tran" | Fear of a Punk Planet | Dirigido por Toby Tilly. |
1995 | "I Have a Date" | Live Fast, Diarrhea | Dirigido por Joe Escalante e Jeff Richardson. |
1997 | "It's a Fact" | The Quickening / Glory Daze Soundtrack | Dirigido por Jeff Richardson. Duas versões foram lançadas, com e sem trechos do filme. |
2000 | "My Girlfriend's Dead" | Hitler Bad, Vandals Good / That Darn Punk Original Motion Picture Soundtrack | Dirigido por Jeff Richardson. |
2002 | Hitler Bad, Vandals Good | Versão animada dirigida por Luke S. Goljan. | |
2002 | "43210-1" | Internet Dating Superstuds | Dirigido por Joe Escalante. |
2004 | "Don't Stop Me Now" | Hollywood Potato Chip | Dirigido por Joe Escalante e Nate Weaver. |
Álbuns
[editar | editar código-fonte]Ano | Título | Gravadora | Conteúdo | Outras informações |
---|---|---|---|---|
1991 | Sweatin' to the Oldies: The Vandals Live | Nitro | concerto em Orange County, história da banda e entrevistas. | Originalmente em VHS, relançado em 2002 em DVD com comentários da banda e bônus. |
2002 | Oi to the World! Live in Concert | Kung Fu | Concerto em 2001 em Anaheim. | Nomeado posteriormente como o primeiro episódio da série de DVD ao vivo The Show Must Go Off!. |
2004 | Live at the House of Blues | Concerto em Anaheim em 2003, comentários da banda e bônus. | Nomeado o nono episódio da série The Show Must Go Off!. |
Referências
- ↑ a b c d e f g «The Vandals official FAQ». Sítio oficial da banda. Consultado em 5 de agosto de 2007. Arquivado do original em 23 de agosto de 2007
- ↑ Andy Hinds. «Peace Thru Vandalism/When in Rome Do as the Vandals». All Music Guide. Consultado em 18 de agosto de 2007. Arquivado do original em 29 de março de 2008
- ↑ «For the Record: Quick News on R. Kelly and Jay-Z, Britney Spears, Deftones, Norah Jones, Stray Cats & More». MTV News. 8 de abril de 2003. Consultado em 5 de agosto de 2007
- ↑ «Club cancels Vandals show due to Iraq visit». Punknews.org. 2 de fevereiro de 2005. Consultado em 5 de agosto de 2007
- ↑ «The Vandals boycotted in Greece». Punknews.org. 22 de fevereiro de 2005. Consultado em 5 de agosto de 2007
- ↑ «Come Out Fighting! The Vandals Rock the Troops in Iraq!». Sítio oficial da banda. Consultado em 5 de agosto de 2007. Arquivado do original em 13 de agosto de 2007
- ↑ «The Vandals launch war site». Punknews.org. 2 de abril de 2005. Consultado em 5 de agosto de 2007
- ↑ «Joe, Warren and Dave from the Vandals». punkupdates.com. Consultado em 16 de agosto de 2007. Arquivado do original em 11 de dezembro de 2008