Thomas Nuttall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Thomas Nuttall
Botânica
Nacionalidade Inglaterra Inglês
Nascimento 5 de Janeiro de 1786
Local Long Preston, Yorkshire,  Inglaterra
Morte 10 de setembro de 1859 (73 anos)
Atividade
Campo(s) Botânica

Thomas Nuttall (Preston Largo, perto de Settle, Yorkshire, 5 de janeiro de 1786Merseyside, Lancashire, 10 de setembro de 1859) foi um botânico e zoologista de origem britânica, que viveu e trabalhou nos Estados Unidos de 1808 até 1842.

Viajou aos Estados Unidos onde se encontrou com o professor Benjamin Smith Barton em Filadélfia. Animado por Barton para se dedicar ao estudo da botânica, Nuttall passou a colecionar plantas para a Universidade da Filadélfia, tornando-se amigo de Samuel Washington Woodhouse (1821-1904).

Em 1810, viajou para a região dos Grandes Lagos e, em 1811, acompanhou a expedição conduzida por William Price Hunt financiada por John Jacob Astor sobre o Rio Missouri. O botânico inglês, John Bradbury, coletando plantas para o jardim botânico de Liverpool acompanhou Nuttall. Os dois botânicos deixaram a expedição quando esta chegou em Dakota do Sul; lá, negociando com os índios Arikaras, continuaram a subir o rio com Ramsay Crooks. Em agosto, retornaram ao posto de Arikara, onde juntaram-se ao grupo de Manuel Lisa retornando a St. Louis.

A expedição de Lewis e Clark já havia explorado esta região, porém as amostras colhidas nesta ocasião foram perdidas. Por isso, as plantas colhidas por Nutall eram ainda desconhecidas pelos cientistas. A guerra que estava sendo preparada entre a Inglaterra e os Estados Unidos obrigaram Nutall a deixar o país e retornar a Londres. Em Londres, dedicou seu tempo organizando a sua importante coleção e encontrando-se com outros cientistas.

Em 1815, volta para a América reiniciando a sua coleta de plantas. Publica, em 1818, "The Genera of North American Plants". De 1818 a 1820, viaja ao Arkansas e ao longo dos Rios Vermelhos. Retornado a Filadélfia publica um relatório de viagem sob o título de "Journal of Travels into the Arkansas Territory during the year 1819". Em 1825, torna-se curador do jardim botânico da universidade de Harvard. Publica seu "Manual of the Ornithology of the United States and of Canada" (1832 e 1834).

Em 1834, demite-se do seu posto e parte para o oeste, desta vez acompanhado pelo naturalista John Kirk Townsend. Explora o Kansas, o Wyoming e Utah e desce o Rio Snake até o Rio Columbia. Nuttall atravessa o Oceano Pacífico até as ilhas havaianas em dezembro. Na primavera do ano de 1835 herborisa a costa do Pacífico ao noroeste, uma região recentemente explorada por David Douglas. No seu retorno encontra Richard Henry Dana, Jr. em San Diego, que o toma como modelo para desenhar um personagem do "velhos curiosos" para o seu livro "Two Years Before the Mast".

De 1836 a 1841, Nuttall trabalha para a Academia das ciências naturais da Filadélfia. Durante este período participa na elaboração da obra "Flora of North America" dirigido por Asa Gray e John Torrey. Com a morte de seu tio retorna para a Inglaterra para resolver problemas de herança. De 1842 a 1849 publica "North American Sylva: Trees not described by F. A. Michaux", a primeira obra que descreve todas as árvores da América do Norte. Morreu em St Helens, Merseyside, Lancashire, em 1859.

Numerosas espécies de animais e vegetais foram lhe dedicados, como por exemplo, Picoides nuttallii por seu amigo William Gambel, Pica nuttalli e Phalaenoptilus nuttallii por John James Audubon. Seu nome atualmente está associado a um carvalho vermelho do centro sul dos Estados Unidos, Quercus texana.

Lista parcial de publicações[editar | editar código-fonte]

  • The genera of North American plants, 1818
  • New genera and species of plants, 1840
  • The North American sylva, 1842-1849.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Francis W. Pennell ([1936). Travels and scientific collections of Thomas Nuttall. Bartonia, Proceedings of the Philadelphia Botanical Club, 18 : 64 p.
  • Graustein, Jeannette E. 1967. Thomas Nuttall, Naturalist: Explorations in America, 1808-1841. Harvard Univ. Press, Cambridge, MA
  • Richard and Barbara Mearns - Audubon to Xantus ISBN 0-12-487423-1
Commons
O Commons possui multimídias sobre Thomas Nuttall


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.