Universidade Comunista das Minorias Nacionais do Ocidente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A Universidade Comunista das Minorias Nacionais do Ocidente (em russo: KUNMZ - Kommunistichesky Universitet Natsionalnykh Menshinstv Zapada; КУНМЗ - Коммунистический университет национальных меньшинств Запада) foi estabelecida em 28 de novembro de 1921 através de um decreto do Conselho do Comissariado do Povo e era encarregada de formar os quadros partidários das regiões ocidentais da Rússia e osalemães do Volga.[1]

Em 1929-1930 a universidade passou a admitir representantes de partidos comunistas dos países da Europa Central, Escandinávia e Bálcãs, além da Itália. Transformou-se numa escola internacional para a preparação e educação de quadros de reserva dos partidos comunistas "amigos", destinada aos melhores políticos estrangeiros para que participassem de programas especiais de estudo de 2 a 3 anos. Após concluírem os cursos, eles retornavam para trabalhar em seus países de origem. Emigrados políticos que já viviam na URSS, em Moscou, organizavam cursos noturnos para estudar disciplinas especiais, como a história do partidos comunistas de seus países de origem, trabalho de massas e construção partidária.

Uma instituição semelhante foi a Universidade Comunista dos Trabalhadores do Leste, também conhecida como Universidade do Extremo Oriente, estabelecida em 1921 em Moscou pela Internacional Comunista como uma escola de treinamento para quadros comunistas do mundo colonial.

A Universidade Comunista das Minorias Nacionais do Ocidente foi dissolvida após a decisão do Comitê Executivo do Secretariado da Internacional Comunista de 7 e 8 de maio de 1936.

Ex-alunos[editar | editar código-fonte]

Ex-alunos proeminentes da universidade incluem:

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Julia Köstenberger, 'Die Geschichte der "Kommunistischen Universität der nationalen Minderheiten des Westens" (KUNMZ) in Moskau 1921-1936', Jahrbuch für historische Kommunismusforschung 2000/2001 (2001), pp. 248-303

Notas[editar | editar código-fonte]