Universidade Pública de Navarra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Pública de Navarra

Biblioteca do campus de Arrosadía, a sul de Pamplona
Fundação 21 de abril de 1987 (37 anos)
Tipo de instituição pública
Faculdades ● Ciências Económicas e Empresariais
● Ciências Humanas e Sociais
● Engenheiros Agrónomos
● Engenheiros Industriais e de Telecomunicação
● Estudos Sanitários
Localização Pamplona e Tudela, Navarra,
Espanha
Docentes 858 (em 2009)
Total de estudantes 7 276 (em 2009)
Página oficial www.unavarra.es
Vista do campus de Arrosadía, a sul de Pamplona

A Universidade Pública de Navarra (abreviatura: UPNA; em basco: Nafarroako Unibertsitate Publikoa, NUP) é a segunda maior universidade em número de alunos existente em Navarra, Espanha. No ano letivo 2008/2009 tinha 858 docentes e 7 276 alunos, distribuídos por três campi localizados em Pamplona e Tudela. No mesmo ano figurou no 29ª lugar no ranking das universidades públicas espanholas do jornal El Mundo.[1]

A UPNA foi criada em 1987 pelo Parlamento de Navarra, por iniciativa do então governo socialista de Gabriel Urralburu, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos superiores existentes e de reunir os estabelecimentos de ensino superior espalhadas em centros públicos que até aí atuavam com coordenação insuficiente.

Um dos campus de Pamplona situa-se na zona hospitalar da cidade, e alberga o Escola Universitária de Estudos de Saúde (Enfermagem). O maior campus, o Arrosadía, situado no sul de Pamplona, é onde funcionam a maior parte dos cursos. No campus de Tudela funcionam os cursos de Fisioterapia (no Hospital Reina Sofía de Tudela) e o de Engenharia Técnica Industrial Mecânica, com especialização em Desenho Industrial.

Juntamente com a Universidade de Navarra (UN, privada) e a Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED), a UPNA é uma das três universidades com sede em Pamplona.

Cursos e escolas[editar | editar código-fonte]

No ano letivo 2008-2009 a UPNA tinha em funcionamento 26 cursos[1] e 30 programas de pós-graduação, ministrados em 2 faculdades (Ciências Económicas e Empresariais; Ciências Humanas e Sociais), 2 escolas superiores (Engenheiros Agrónomos; Engenheiros Industriais e de Telecomunicação) e uma escola universitária (Estudos Sanitários).

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «50 Carreras - Curso 2009/2010». www.elmundo.es (em espanhol). El Mundo. 2009. Consultado em 27 de maio de 2011. Cópia arquivada em 11 de maio de 2009 


Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.