Usuário:OneTennisEditor/Testes/Coquetel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uso e termos semelhantes[editar | editar código-fonte]

Muito se usa o termo coquetel para distinguir qualquer mistura entre bebidas (alcoólicas ou não). No entanto, originalmente não era este o significado de coquetel. A palavra se tornou sinônimo de drinque com os anos – termos como sour, punch, cobbler, crusta ou flip, por exemplo, existem a mais tempo que cocktail. Já o termo highball derivou como uma classe dentro dos coquetéis, por exemplo. Outra denominação mais recente é para chamar misturas com duas ou três partes de duos e trios.[1]

Segue abaixo algumas das categorias mais genéricas de drinques. Lembre-se que um coquetel pode estar em mais de uma categoria, em alguns casos:

  • Ancestral: A categoria ancestral não faz parte das categorizações mais comuns. Autores que citam-a afirmam que essa família refere a drinques clássicos, do começo do século XIX, daqueles que eram listados apenas como "Coquetel de Uísque", compostos simplesmente por algum destilado e algum tipo de adoçante (açúcar, ou algumas gotas de xarope), servido sobre o gelo. O Sazerac e o Old Fashioned são exemplos dessa categoria.
  • Cobbler: um cobbler é um drinque composto por vinho, vinho fortificado (como conhaque ou xerez), conhaque ou uísque, e algum adoçante, desde açúcar até licores. São servidos sobre gelo batido e enfeitados com muitas frutas. Uma sangria é um exemplo de cobbler. Assim como o termo ancestral, cobbler é uma denominação menos popular.
  • Collins: Junto com os drinks highball e os fizzes, esses tipos de drinques são chamados de long drinks, servidos em copos altos, com gelo ou direto no copo. Os Collins são os coquetéis feitos com algum destilado, refrigerante ou água com gás, sumo de limão e açúcar. O Tom Collins é um exemplo dessa categoria.
  • Crusta: é uma denominação dada para drinques servidos com um copo encrostado com açúcar ou sal. A Margarita normalmente é feita com uma crosta de sal, enquanto uma Bloody Mary é feita com crosta de sal de aipo.
  • Duos e Trios: Os duos e trios se referem aos drinques compostos por duas ou três partes, respectivamente. Normalmente são feitos com algum destilado, suco ou licor (ou ambos, no caso de um trio). O Screwdriver é um duo composto por vodka e suco de laranja. O Harvey Wallbanger é um trio composto por vodka, suco de laranja e licor Galliano.
  • Fizz: Um fizz é basicamente um drinque collins ou highball que é servido batido, coberto com bebida gaseificada, normalmente água com gás. Às vezes incluem clara de ovo, e o destilado mais comum é o gim. Um Gin Fizz é o exemplo mais popular dessa família.
  • Flip: os flips são bebidas que possuem ovo batido em sua composição, juntamente com noz-moscada como guarnição. Podem ser servidos quentes ou frios. Seu teor alcoólico vem de algum destilado como uísque, ou vinho.
  • Frozen: frozens são misturas batidas com gelo no liquidificador, feitos de modos que a bebida tenha uma textura semelhante a sorvete ou raspadinha, podendo até serem servidos como sobremesa. Muitos coquetéis tradicionais podem ser feitos ao estilo frozen. É o caso do Daiquiri, por exemplo.
  • Highball: Um highball é uma combinação simples de um destilado e alguma bebida gaseificada por cima (topped), servido sobre o gelo. O Moscow Mule é uma combinação de vodka e ginger ale, um refrigerante a base de gengibre. Uma versão brasileira do Screwdriver, o Hi-fi, combina vodka com refrigerante de laranja.
  • Hot Drink: Hot drinks são bebidas servidas quentes, usualmente em canecas. O Irish Coffee é o exemplo mais comum. Os ingredientes mais comuns são brandies, como conhaque, uísque e algum tipo de creme como nata ou chantili. Café, chá, ou simplesmente água quente são os ingredientes que fervem a mistura.
  • Julep: os juleps ou smashes são drinques com ênfase em hortelã/menta e açúcar, que acompanham algum destilado servido sobre muito gelo. O Mint Julep e o Whiskey Smash são dois exemplos dessa família de coquetéis.
  • Ponche: Diferente da maioria dos outros coquetéis, os ponches são misturas que dificilmente são servidas individualmente. Os ponches são misturas que podem ser tanto alcoólicas quanto não-alcoólicas, preparados em grandes tigelas. Seus ingredientes sempre incluem pedaços de frutas (como fatias de limão ou laranja) e sucos em geral.
  • Sling: Um sling é uma mistura composta por alguma bebida alcoólica, algum bebida à base de fruta (sucos, comumente frutas cítricas), água com gás (ou até mesmo sem) e açúcar. Eles podem ser servidos quente, e nesses casos, ervas e temperos são comuns. O Singapore Sling é o exemplo mais famoso de Sling gelado.
  • Sour: Os sours se assemelham muito aos fizzes. No entanto, um sour sempre possui um sabor cítrico. Um destilado combinado com um sabor cítrico e açúcar são conhecidos como um sour simples, como um Whiskey Sour. Os sours complexos são aqueles que usam outro adoçante em vez do açúcar, como xarope de romã, a grenadina. O Sidecar e a Margarita são exemplos de sour complexos.

Existem ainda várias outras denominações usadas para drinques e coquetéis. Shots ou shooters são usados para descrever pequenas misturas servidas em copos que recebem esses mesmos nome, por exemplo. Os drinques podem ser separados ainda pelo seu preparo: se ele é batido na coqueteleira, servido sobre o copo, mexido no copo, e por aí em diante.

Criação e apresentação[editar | editar código-fonte]

A criação de um coquetel é processo criativo trabalhoso. Para criar um coquetel, alguns detalhes devem ser levados em conta:

  1. Copo/Recipiente: (glassware, em inglês)
  2. Guarnição/Enfeite: (garnish, em inglês)
  3. Aparência:
  4. Aroma:
  5. Sabor e Textura:
  1. DeGroff, Dale (2003). Craft of the Cocktail (em inglês). Estados Unidos: Proof Publishing Limited. ISBN 978-0-9545-8690-4