Usuário(a):Cresieur/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A rede urbana é a malha de cidades de um país, possui cidades posicionadas em diferentes escalas de uma hierarquia de cidades que pode ir desde cidade global, metrópole nacional, metrópole estadual, metrópole regional, até cidades médias e pequenas. A urbanização de uma sociedade origina uma rede urbana, isto é, um sistema integrado de cidades que vai das pequenas ou locais às metrópoles ou cidades gigantescas. O padrão geral observado em diversos países é que para diversas (em alguns casos milhares) de pequenas cidades, existem centenas de cidades médias e poucas metrópoles..

Tipos de rede urbana[editar | editar código-fonte]

Cidade global: termo de design, em geografia urbana, a grande cidade, de funções complexas, que exerce influência sobre a área contígua, dentro da qual comanda toda uma rede de cidades maiores.

Metrópole: As metrópoles são os 12 maiores centros urbanos do país, exercem forte influência entre si e em suas regiões.

Capital regional ; faz parte do segundo nível da gestão territorial, e exerce influência no estado e em estados próximos. Subdividem-se em: capitais regionais A, capitais regionais B e capitais regionais C.

Centro sub-regional; são cidades com áreas de atuação mais reduzida e atividades de gestão menos complexas.

Centro de zona; é cidades com funções de gestão elementares, com atuação apenas nas áreas de pequeno porte.

Centro local ; compõe por cidades que têm influência apenas dentro dos seus limites e que prestam serviços apenas aos seus habitante.

Características da rede urbana[editar | editar código-fonte]

O Brasil nas ultimas décadas passou por diversas mudanças no meio urbano. A urbanização tem apresentado uma aceleração no crescimento das cidades médias.

Nas grandes periferias das grandes cidades e nas aglomerações urbanas .

Nos anos 70 onde as começaram as observações nas mudanças das cidades, ampliando de modo que formaram-se grandes periferias próximas às grandes cidades. Nos anos 80 e 90 o espaço da industria e agropecuária tornou as principais fontes de economia do Brasil. A definição de quais características são típicas de uma cidade em cada uma dessas classificações (e.g. cidade media, metrópole regional, metrópole nacional e global) pode variar de acordo com a metodologia de classificação de cada estudo.[1]

Desde 1966 o IBGE atualiza a cada 2 anos uma pesquisa sobre a rede de cidades do país. intitulado como "Regiões de Influência das Cidades"[2] . Já o estudo que caracteriza se uma cidade faz parte da tendência rede urbana no Brasil é a Ipea (2002) que formaliza as metrópoles globais, nacionais e regionais; Os centros regionais e os centros sub-regionais. [3]

A Ipea classifica também os sistema urbano-regionais, que possuem três aspectos principais;

. Hierarquia ; Que trata a respeito das classes hierárquicas dos centros urbanos.

. Topologia ; Trata-se do fluxo de mercadorias e serviços que uma cidade pode acarretar.

. Densidade ; É a relação da quantidade de centros urbanos que cada território possui.

Ou seja rede urbana é basicamente as relações de influências entre as cidades.

As metrópoles que possuem uma gama maior industrial , comercial e de maior infraestrutura possuem mais influência sobre outros países , regiões ou até mesmo cidades.

Há três sistemas urbanos regionais que regem a economia e seus tratados com grandes estruturas: O Centro-Sul , o Nordeste e o Centro-Norte . Essas regiões organizam a rede urbana brasileira.

Fomentando o Centro-Sul que abrange 5 principais estados; São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte , Curitiba e Rio Grande do Sul. Por possuírem elevados índices de urbanização e metropolização.

O Nordeste que constitui por sistemas urbano-regionais ; Salvador , Recife , Fortaleza, apresentam uma economia urbano-industrial que está em processo de consolidação.

Já o Centro-Norte com a estrutura urbano-regional é formada pelos sistemas urbano-regionais de Brasília e Goiás, onde a os processos urbanos é a rápida urbanização que ganhou força nas ultimas décadas. [4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Hierarquia urbana

Hierarquia urbana do Brasil

Zona urbana

Geografia urbana

Região metropolitana

Referências[editar | editar código-fonte]

• «IPARDES - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Economico e Social». www.ipardes.gov.br

• https://alunosonline.uol.com.br/geografia/hierarquia-rede-urbana-no-brasil.html

«Hierarquia e rede urbana. O que é rede e hierarquia urbana?»

• «IBGE | Portal do IBGE | IBGE». www.ibge.gov.br

• www.ipea.gov.br

• Clovis Ultramari, Fábio Duarte (2009). Desenvolvimento local e regional. [S.l.]: IBPEX. 160 páginas



  1. «IPARDES - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Economico e Social». www.ipardes.gov.br. Consultado em 2 de dezembro de 2019 
  2. «IBGE | Portal do IBGE | IBGE». www.ibge.gov.br. Consultado em 2 de dezembro de 2019 
  3. «Dides». www.ipea.gov.br. Consultado em 2 de dezembro de 2019 
  4. Clovis Ultramari, Fábio Duarte (2009). Desenvolvimento local e regional. [S.l.]: IBPEX. 160 páginas