Usuário(a) Discussão:Erica Letzerich

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Erica Letzerich, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia

Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia! - Assinado por Marcelo Schlindwein 16:49, 9 Dez 2004 (UTC)

Erica: ainda bem que não levou a mal a edição. Creio que será no artigo sobre mago(s) que deverá estar a referência à palavra magi. Mais uma coisa: sempre que precisar de assinar os seus comentários, basta carregar quatro vezes na tecla do ~, e, ao gravar a página, se estiver logada, os tis transformar-se-são Magicamente na sua assinatura. Disponha sempre. Manuel Anastácio 18:19, 11 Dez 2004 (UTC)Erica: ainda bem que não levou a mal a edição. Creio que será no artigo sobre mago(s) que deverá estar a referência à palavra magi. Mais uma coisa: sempre que precisar de assinar os seus comentários, basta carregar quatro vezes na tecla do ~, e, ao gravar a página, se estiver logada, os tis transformar-se-são Magicamente na sua assinatura. Disponha sempre. Manuel Anastácio 18:19, 11 Dez 2004 (UTC)

Oi Erica,

Já conheces os nossos cafés? Dá uma olhada em Wikipedia:Café das humanas e Wikipedia:Café das exatas! --Marcelo Schlindwein 00:01, 13 Dez 2004 (UTC)

Oi Marcelo,

Obrigada pelas dicas dos cafés! Tenho sensibilidade a cafeína esperam que eles sirvam também decaffeine :) Just kidding.

--Erica Letzerich 10:08, 13 Dez 2004 (UTC)

Cara Érica:

Parece que te entusiasmastes com a Wikipedia. Estás colaborando a uma velocidade que eu estou tendo que correr para acompanhar :)

Uma dica: coloca em vigilância os teus artigos para evitar vandalismo. Já sabes ver as diferenças no histórico dos artigos? Qualquer coisa te ajudo.

Um abraço fraternal,

Campani 10:44, 13 Dez 2004 (UTC)

Oi Carlos,

Sim ja sei sobre o historico dos artigos. De qualquer forma obrigada pela dica.

Fraternalmente,

--Erica Letzerich 10:56, 13 Dez 2004 (UTC)

Annie Wood Besant & Henry Steel Olcott[editar código-fonte]

Érika,

Em relação aos artigos em epígrafe, você está substituindo os textos originais da nossa Wikipédia por traduções dos artigos da Wikipédia anglófona que contém diversas falhas de estrutura (as falhas são dos artigos anglófonos, não da sua tradução), inclusive violando o Princípio da Imparcialidade da Wikipédia (colocar que Annie Besant era uma oradora brilhante e grande teosofista são pontos de vista pessoais que não devem fazer parte do artigo). Por favor, não apague nossos textos originais. Se necessário, acrescente mais informações em novos parágrafos, no lugar de sobrescrever os parágrafos já existentes. []'s e boas contribuições, --Roberto Cruz 00:28, 2 Maio 2006 (UTC)

  • Roberto,
Annie Besant era conhecida como uma das oradoras mais brilhantes da epoca dela. Este e um fato e uma informacao encontrada em cada biografia dela, e nao uma opiniao pessoal. Vou substituir oradora brilhante, com uma das maiores oradores do epoca.
Com relacao a grande teosofista, talvez possa ter considerado como uma opiniao pessoal, mas tambem e encontrada em todas as biografias dela, mas posso retirar este comentario sem problema.
Existiam alguns erros de informacao no artigo que vc editou relacionado ao Olcott, por exemplo a sede internacional da Sociedade Teosofica mudou para Adyar em 1878 e nao em 1875 como voce havia escrito.
A substituicao de algumas partes de texto (especialmente nor artigos de Besant e Olcott) foram feitas incluindo mais detalhadas informacoes sobre a biografia deles, as quais nao haviam sido incluidas no texto anterior.
Se a substituicao foi feita com mais detalhadas e precisas informacoes qual o problema?
As informacoes que a wikipedia contem em ingles tanto quanto sobre o Olcott como sobre Besant sao bem mais acuradas do que os textos anteriores que estavam nas paginas da wikipedia em Portugues.
Considerando tambem que sou membro da S.T. 16 anos, tenho um bom conhecimento da historia relacionada a S.T., seus lideres, fundadores etc.
Outro erro de informacao que vc havia incluido no artigo de Annie Besant foi a seguinte:
"Durante um certo período de sua vida foi adepta do ateísmo, tendo participado neste período como membro da Sociedade Fabiana, entidade de cunho socialista, onde conheceu Helena Petrovna Blavatsky em 1889."
Besant nao conheceu Blavatsky na Sociedade Fabiana, mas sim quando ela foi convidada por o editor de um jornal a escrever uma critica sobre a doutrina secreta, eventualmente levando Besant a marcar um encontro com Blavatsky.
Erica Letzerich 11:00, 2 Maio 2006 (UTC)
  • Erica, as informações que coloquei nos artigos têm a sua origem nos links que acrescentei às ligações externas deles. Não sou membro da S.T. e infelizmente não disponho aqui comigo de uma boa biblioteca sobre Teosofia para me auxiliar. As informações nos livros são revisadas e normalmente mais confiáveis que as que são colocadas nos sites. De qualquer forma, se você, como teosofista, tem convicção sobre a veracidade das novas informações que colocou nos artigos, então sinta-se à vontade para editá-los e corrigi-los sempre que necessário. []'s e boas contribuições! --Roberto Cruz 13:11, 4 Maio 2006 (UTC)


Desde de 2005 recomenda-se que as imagens sejam carregadas no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento é aconselhável para evitar sobrecarregar nossos servidores. Também, antes de carregares alguma imagem, verifica se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Obrigado e boas contribuições!  Rei-artur  ? 19:14, 2 Maio 2006 (UTC)

Oi, parece que temos um "gosto" semelhante nalguns pontos... Andei a editar a série de artigos sobre Oz, inclusive criando alguns verbetes, "caçando" ilustrações no Commons - e não traduzindo uma linha (já traduzi 4 dos livros de Baum pra minha filha...).

Acho que deveríamos criar algumas categorias e subcategorias sobre Oz - autores, livros, personagens (é uma fauna e flora verdadeiramente grande).

Como minha filha "levou" o primeiro livro para casa, para reler, escrevi o verbete O Maravilhoso Mágico de Oz de memória. Dê uma olhada, vê lá o que precisa ser melhorado. Um abraço, Conhecer Digaê 02:43, 3 Maio 2006 (UTC)

Seja bem vinda Érica! Lipeoi? 13:44, 5 Maio 2006 (UTC)

Especialista[editar código-fonte]

Bem... falar da tradução: literalmente, Emerald City seria como colocaste. Não sei lhufas de ingrês, mas já estou na minha quarta tradução da série de Baum - o que me "credenciou" a meter o bedelho ali... (tudo porque a gente não encontra as obras em português, e minha filha adora - além dos livros que traduzi, tem o vídeo e um DVD). Não conheço nenhuma edição em português, além de uma que ficava num blog (perdi o endereço) do primeiro livro. Nos filmes (ao menos aqui no Brasil) está "Cidade das Esmeraldas" - mas note que isto não é um ponto pacífico para mim: acho que "Cidade Esmeralda" soa melhor e estaria mais de acordo com a intenção do autor - mas a "outra", por causa dos filmes, tornou-se mais conhecida (e por isto a adotei nas minhas traduções). Acho que poderíamos, com a ampliação dos artigos, propor uma discussão, e votar junto a outros wikipedistas, qual a melhor forma.

A respeito de tradução, alterei algumas coisas, melhorando um tanto a escrita para o nosso vernáculo (claro que sempre fica algo a melhorar, sempre). Mas queria sua opinião sobre alguns termos (gostei de vossa "saída" para o cavalo de Zeb - o tradutor coloca "táxi-cavalo"...)
  1. Zeb - poderia ser traduzido, pela fonética, para o nosso "Zé", apesar de ser "Zebedias"...
  2. King of Nome - eu traduzi para "Rei dos Nomos" - depois de observar que o autor fez uma corruptela de "gnome" - em português=gnomo...
  3. Não me recordo agora o original, mas traduzi por "Cabeças de Martelo" o pessoal que morava na montanha a caminho de Glinda, no 1º livro.
  4. China - no caso, o termo equivale mesmo a "porcelana" - e não tem nada a ver com o país. Coisas do idioma inglês, que chama de "turkey" ao peru - nativo justamente dos Estados Unidos...
  5. Patchwork Girl - isso não tem equivalente em português - mas na tradução que comecei, verti para "Boneca de Retalhos", já que não temos uma palavra para "almofada de alfinetes"...

Muitas outras dúvidas trarei aqui, quando aos poucos a gente for ampliando - por ora lembrei-me destes apontados.

  1. Até hoje não tenho a menor idéia, no quarto livro, se era um gato ou uma gata, o bicho que Dorothy levou pra baixo da terra... traduzi no masculino, considerando a personalidade do animal. Não sei se ele (ou ela) reaparece em outros livros, e me parece que não teve nenhum atrativo a mais (é o mais sem-graça de todos).
  2. Gargoilles (acho que é assim que está no original), como no caso de Nome, uma corruptela de Gárgulas. Traduzi para o termo em português (ainda sem editar aqui), pois traduz melhor o tipo de seres que o autor definiu.
Acho que cabe aqui um "projeto" sobre o tema, que é bastante vasto - mais até que o de Harry Potter - pena que em nossa língua Oz não seja tão divulgado...

Ufa, espero ter contribuído um tiquinho... Abração, e vamos sempre falar deste tema, quando quiser. Conhecer Digaê 19:38, 5 Maio 2006 (UTC)

Quê isso! Sinta-se livre para me perguntar qualquer coisa, bele? Dica do dia: utilize quatro tildes assim ó:

~~~~

para assinar as mensagens, tá? abraço! Lipeoi? 20:48, 5 Maio 2006 (UTC)

Dicas e tia Em[editar código-fonte]

Érica,

  1. Bom, começo por Tia Em... em português é Tia Ema... aliás, Em é a abreviação de Emma. Se não for de aprovação, devemos conservar do original apenas os nomes inventados pelo Baum (Quadling, Ev, Billina, etc.) que não tenham uma tradução possível - ou mesmo uma boa adaptação (vide ponto 2).
  2. Para dirimir algumas dúvidas, devemos colocar no google a palavra, até ver como localizamos em português - preferindo a versão mais usada em sites neste idioma.
  3. Acho que criaste uma "categoria" que não deve existir: Portal é Portal, já a categoria deve ter um nome do tipo: personagens de Oz, ou Mundo de Oz, sei lá...
  4. Dê uma editada em vossa assinatura: os links para os quais estão apontando não são os daqui...

Auf wiederschreiben! Conhecer Digaê 22:48, 5 Maio 2006 (UTC)

He,he... eu já tinha visto. Nunca fiz um Portal, nem acho que devamos "pedir permissão"... acho, porém, que antes a gente precisa ter uma quantidade de artigos suficientemente grande que nos permita encher a págica com dados, artigo em destaque, etc. Até hoje só mexi em um dos portais daqui... acho que o primeiro passo deve ser este: a categoria de OZ. Aí, quando a gente tiver bastante artigos, separa-os sistematicamente.

  • Outro passo, se aqui os artigos não forem tão numerosos, são as caixas (esqueci o nome) laterais...

Tenho uma dúvida, e peço que se souber pra me ajudar: as imagens dos primeiros livros de Baum já estão em domínio público, como os livros? Se sim, por que temos tão poucas no commons? Se não, posso tentar desenhar alguma cousa.

Você já identificou mais interessados? Poderia ser a nossa "Ozcot" da wiki-pt (ozcot foi o neologismo de Baum para "historiador de Oz", eu traduzi pra minha filha como "oztoriador"...)

Inté Conhecer Digaê 15:55, 10 Maio 2006 (UTC)

Boas novas[editar código-fonte]

Érica,

Veja lá em Dorothy Gale... Já carreguei uma das imagens do Denslow - ele morreu em 1915 - portanto já é de domínio público. Se tiver alguma imagem dele, pode carregar no Commons!

Conhecer Digaê 13:57, 12 Maio 2006 (UTC)


Retorno a Oz[editar código-fonte]

Erica, espero que voltes. Estou dando continuidade ao teu trabalho. Parabéns pela iniciativa de trazer Oz para cá. Fique com Deus.-- Cebolinha _\|/_ 19:40, 8 Dezembro 2006 (UTC)


Quanto à imagem Imagem:Kking4.jpg


Por favor, indique sempre a origem e o copyright das imagens que carregar para a Wikipédia.
Não indicou estes dados de forma completa na Imagem:Kking4.jpg. Peço que também verifique todas as imagens que carregou para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulte Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não for o(a) autor(a) da imagem, certifique-se que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregue tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregue imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulte Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde Novembro de 2006 só é possível fazer novos uploads no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento foi feito para evitar sobrecarregar servidores da Wikimedia. Também, antes de carregar alguma imagem, verifique se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Para saber mais sobre como carregar no Commons, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons e Commons:Primeiros passos.

Obrigado e boas contribuições! Lijealso ? 10:52, 17 Maio 2007 (UTC)

Oi, Erica!

(Está certo assim? É com ou sem o acento agudo na [tônica?]?).
Curioso (e elegante [elegante=bonito+simples+etc.] o seu nome todo: Erica Letzerich. Você é natural de/mora onde?
(...)
Passado o interrogatório, que lhe peço eu? Aconteceu de, ao visitar Annie Wood Besant et alii na nossa Wiki, deparar-me com seu nome no histórico de edições. Mais: consulta daqui e dali, vim a saber que você é teósofa. Confirma?
Agora, o pedido em si. Você deve ter boa biblioteca de esoterismos/teosofias (não se espante de citá-los no plural...). Porventura, tem você a obra A Filosofia oculta do amor e do matrimônio, de Dion Fortune (Violet Mary Firth Evans)? Se tiver mais de um exemplar e mo puder ceder (vender), agradecerei [pelo sim e pelo não, mas — confissãozinha: prefiro o sim]. Ficarei aguardando seu retorno.

Em tempo: pode dizer-me um e-mail seu, para contato extra-Wiki? Se puder, escreva para aqui. Pode ajudar-me numas pesquisas.

Abraço!

EgídioCamposDiz! 19h24min de 9 de Julho de 2007 (UTC)

...por apagar aquele meu comentário... fiquei mesmo pensando que teria lhe afetado de tal forma que não viesse mais por aqui... A questão dos acentos podem ser resolvidos, se puder encontrar quais as teclas de atalho do word (se o tens instalado). Comigo funcionam assim, por exemplo:

  • Alt + 128=Ç
  • Alt + 129=ü
  • Alt + 130=é
  • Alt + 131=â
  • Alt + 133=à
  • Alt + 135=ç

Pode ser uma solução provisória... De fato: traduzi quatro livros de Oz pra minha filha, e tenho dois filmes e alguns dos desenhos vertidos para o português. O segundo filme, que adquiri para ela depois de ter traduzido acho que o terceiro volume da série, me revelou uma coincidência - eu nomeara de rodantes aos seres com rodas - e foi como aparecem no filme, uma mistura entre várias histórias...

Já os desenhos ficam mesmo restritos aos personagens do primeiro livro, e retratam uma luta permanente contra uma das bruxas más... ou seja, bem pouco fiéis são aos originais.

O projeto acabou me desviando para diversas outras atividades, algumas delas inesperadas... de sorte que bem pouco tenho feito de Oz... Espero que possa ir editando, novamente e, sempre que precisar, pode nos contatar... Abraços, Conhecer ¿Digaê 05h24min de 18 de Setembro de 2007 (UTC)

O artigo Evoldo foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Evoldo, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Vítor (discussão) 20h59min de 10 de março de 2016 (UTC)[responder]

O artigo Gupta-vidya foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Gupta-vidya, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. D. Estevão (discussão) 13h28min de 3 de janeiro de 2018 (UTC)[responder]

O artigo Lista dos personagens de The Wonderful Wizard of Oz foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Lista dos personagens de The Wonderful Wizard of Oz, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Se ninguém discordar da proposta, após passados 7 dias, o artigo poderá ser eliminado. Boas contribuições. Victor LopesDiga!C 21h43min de 11 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

O artigo Pot Amum foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Pot Amum, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida pelas razões expostas na etiqueta da proposta, que encontra-se no próprio artigo. Se, após lê-la e possivelmente ter tentado resolver os problemas apontados, você ainda assim não concordar, edite o artigo, retire o aviso dele, e grave-o, não se esquecendo de justificar, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas.

Se ninguém discordar da proposta, após passados 7 dias, o artigo poderá ser eliminado. Caso você esteja lendo essa mensagem somente após a eliminação ter ocorrido, saiba que as páginas podem ser restauradas, ou seja, a eliminação de páginas pode ser revertida, devendo, nesse caso, o pedido ser feito em Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Boas contribuições. Rena (discussão) 01h59min de 22 de janeiro de 2023 (UTC)[responder]

O artigo Gupta vidia, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Sturm (discussão) 03h42min de 12 de outubro de 2023 (UTC)[responder]

O artigo Gupta vidia, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Sturm (discussão) 02h40min de 24 de fevereiro de 2024 (UTC)[responder]