Usuário(a):MarioM/Arquivo1 08

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Abecedário e/ou Alfabeto[editar | editar código-fonte]

Tens razão. Eu mesmo acabei por fazer uma corruptela :) Charley (discussão) 13h11min de 9 de Janeiro de 2008 (UTC)

Nomes dos países[editar | editar código-fonte]

Mário, gostava de o convidar a votar numa proposta de alteração de alguns nomes de países em Discussão:Lista de países. Obrigado. Gameiro (discussão) 20h00min de 14 de Janeiro de 2008 (UTC)

Aves de Portugal[editar | editar código-fonte]

Mário, em resposta à tua mensagem (eu era o 218 que começou por adicionar uns links, etc.) informo que já me registei. Vou continuar a adicionar informação aos artigos sobre aves, principalmente adicionando informação nova às páginas que ainda não existem. Oriolus (discussão) 14h46min de 17 de Janeiro de 2008 (UTC)

MarioM já vi a tua mensagem, de facto devia ter consultado previamente a norma (costumo escrever os nomes sem hífens, mas como é evidente não pretendo desrespeitar a norma). As minhas desculpas pelo trabalho que te dei. 1 abraço Oriolus (discussão) 14h38min de 18 de Janeiro de 2008 (UTC)

Vi as tuas mensagens e acho que percebi. Vou ter de treinar um pouco para fazer essas ligações que referes. É possível que à primeira vez saia asneira, mas se for o caso por favor alerta-me ok? 1 abraço Oriolus (discussão) 14h53min de 18 de Janeiro de 2008 (UTC)

Olá MarioM, relativamente a lista aves de portugal, por favor nota que os links estavam nos nomes vulgares, havia apenas meia dúzia de espécies (andorinhas e cotovias) que tinham o link no nome científico - o que eu procurei fazer foi apenas uniformizar. De qualquer forma, a questão que levantas é pertinente, acho que poderia ser discutida no âmbito do recém-criado grupo "aves"...? Oriolus (discussão) 09h53min de 29 de Janeiro de 2008 (UTC)

piu.[editar | editar código-fonte]

Peraí... então veio um desgraçado de um abutre e expulsou os grifos?? Mau mau! Patrícia msg 17h59min de 17 de Janeiro de 2008 (UTC)

Põe o Big Brother a um canto... :P Patrícia msg 18h11min de 17 de Janeiro de 2008 (UTC)
Realmente muito interessante. Já me tinham alertado para esse site há uns dias atrás. Ainda tenho que ver o site mais atenção. Lijealso 20h00min de 17 de Janeiro de 2008 (UTC)
Não sei se o D se refere a um tipo de hemoglobina ou a uma das cadeias, não deu para perceber pelo abstract. Vou ver se acesso o paper amanhã para ler melhor e talvez acrescentar mais qualquer coisa tanto nesse artigo como em hemoglobina. Beijinhos, Patrícia msg 21h59min de 17 de Janeiro de 2008 (UTC)
Só agora reparei que o artigo é de 1988 :S logo não tenho acesso online ao mesmo. A tradução do inglês está correcta, mas será que é uma das cadeias? De facto convenciona-se usar A B C D para as cadeias de hemoglobina, mas a forma como o texto está (no original em inglês) fez-me confusão (comparado com o abstract). Bom, não há de ser nada... Entretanto, vou-me entretendo com o vídeo :D. Abraços, Patrícia msg 12h42min de 22 de Janeiro de 2008 (UTC)

Re:wikipedistas por número de artigos criados[editar | editar código-fonte]

Eu é que peço desculpas, mas já está inserido. Abraços, PTLux diz! 10h45min de 18 de Janeiro de 2008 (UTC).

Convite[editar | editar código-fonte]

————— Projectum Ornithologicum —————
Convite

Olá, receba as nossas boas-vindas.

Notamos seu interesse em aves, de forma que gostaríamos de convidá-lo(a) a participar do Projeto Ornitológico. Como esse projeto esta apenas começando, o primeiro passo é a discussão de políticas que serão adotadas para melhor padronização dos artigos e outros itens co-relacionados, por isso gostaríamos de sua participação nas discussões aqui. Se estiver interessado(a), poderá inscrever-se aqui.

Colocamo-nos à disposição para contato.

Saudações, Lijealso 21h21min de 27 de Janeiro de 2008 (UTC).


Xiii, Mário. Tanta coisa por fazer ainda. Há a classificação Sibley por aferir (predefinição {{aves}}), artigos sobre famílias que ainda não existem (não sei se os da ordens já estarão todos feitos), etc, etc. É usar a imaginação ;) Lijealso 02h00min de 28 de Janeiro de 2008 (UTC)

Andorinha[editar | editar código-fonte]

Ok, eu pensei que fosse ao contrário, mas depois pesquisei e reparei que realmente, coloca-se 1º o nome vulgar e só depois o científico. Já alterei.

Cumps XPo (discussão) 12h33min de 28 de Janeiro de 2008 (UTC)


Geocoordenadas[editar | editar código-fonte]

Olá Mario, eu reverti as alterações que eu tinha feito, como eu já tinha carregado no fechar não reparei que ficavam sobrepostos, obrigado pelo aviso e um abraço --Rei-artur 19h30min de 28 de Janeiro de 2008 (UTC)

Mario foi mesmo a minha edições, para ver as alterações tem que actualizar o cache, faz ctrl+R e verás a diferença.--Rei-artur 20h54min de 28 de Janeiro de 2008 (UTC)

Garoupa[editar | editar código-fonte]

Não é que são mesmo! Não sei onde é que eu terei arranjado aquela afirmação (em coisas importantes, não costumo inventar...:-)) Pesquisei e já mudei lá. Obrigado - talvez seja bom verificar outras "invenções" minhas; eu lembro-me que só há pouco tempo comecei a colocar as fontes nos artigos. Abraços. --Rui Silva (discussão) 08h30min de 29 de Janeiro de 2008 (UTC)

dssad[editar | editar código-fonte]

Já tinha visto. Assim que possa passo por lá. Tenho ainda umas coisas pendentes na agenda wiki para resolver. Abs. Lijealso 12h52min de 29 de Janeiro de 2008 (UTC)

Acho que está tudo OK: passeriforme fringilídeo. Lijealso 02h34min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Tens a certeza? Eu encontro as espécie de Loxia lá na lista, junto os Serinus, Carduelis e afins. Um dos afluentes do artigo é uma das listas de Sibley, também. Lijealso 23h37min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

  • Veja, nesta edição, se algo lhe parece errado... Não? Olhe de novo... ainda não viu? Experimente comparar com a formatação atual... he, he... Me desculpa, mas aquele longo espaço em branco é injustificável. Não foi nada a ver, no Bóreas, com a essência das alterações feitas por ti, mas o efeito que estas tiveram no leiáute do verbete. Já acerca da cotovia é que efetivamente bastante conteúdo foi por ti apagado - e como quem havia inserido os informes me pareceu entender do assunto, levei a ela para, com propriedade, opinar - uma vez que eu mesmo não domino nada de ornitologia... Como não foi feita uma alteração substancial em nada do que trabalhou, achei que fosse desnecessário lhe falar.

Concordo, por exemplo, que aurora boreal vá para a seção ver também. Mas de todo jeito, é mister evitar a deformação do verbete. Abraços, Conhecer ¿Digaê 22h54min de 6 de Fevereiro de 2008 (UTC)

  • Pelo que vi usaste a ferramenta desfazer (o que lhe dá um aparente revide, pois não?). Mas o que importa, agora, é que cuidaste de não deixar aquela lacuna. Um pouco de mostrar previsualização sempre calha bem. Abraços, Conhecer ¿Digaê 00h46min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Abraços, Conhecer ¿Digaê 00h46min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Alterações[editar | editar código-fonte]

Bom dia gostava de saber porque é que as minhas contribuições para os Artigos referentes ao Eos Borneo e a ao A. Canus foram cortados, e em relação ao cana devo dizer que nem no Brasil nem em Portugal ele é chamado Ocana, de facto penso que esse erro teve origem num artigo meu em http://avilandia.planetaclix.pt/Portugues/Artigos/AgapornisRaros.htm onde por acidente não separei o O inicial do Cana e nunca mais editei o mesmo. Pedro121 (discussão) 14h14min de 14 de Fevereiro de 2008 (UTC)

RE: asdf[editar | editar código-fonte]

Tinha acabado de o fazer. É um reincidente, já ontem o tinha bloqueado. Também já limpei o resto da porcaria que ele deixou. Cumps EuTugamsg 16h47min de 15 de Fevereiro de 2008 (UTC)


Aves de Portugal[editar | editar código-fonte]

Boas Mario Acabei de reverter as modificações que fizeste no artigo aves de portugal. Acho que é da opinião da maioria dos wikipedienses que os artigos referentes a animais devem ficar com o seu nome comum e não com o nome cientifico. Corrige-me se estiver enganado.

abraço - Stinky cat

Re:[editar | editar código-fonte]

Olá, MarioM. Para isso, use um software que trabalha nativamente com SVG, como o que eu uso, o inkscape. Qualquer dúvida me contate. Abraço, Pedro Spoladore (discussão) 13h55min de 25 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Ok! Não volto a tocar no assunto! Haha Pedro Spoladore (discussão) 16h25min de 25 de Fevereiro de 2008 (UTC)

fusão[editar | editar código-fonte]

Oi!

Coloquei nos pedidos a administradores (como agora já não sou sysop, foi o melhor que pude fazer). Abs. Lijealso 00h43min de 2 de Março de 2008 (UTC)


Baleia-da-groenlândia[editar | editar código-fonte]

Percebido - obrigado por avisares.

Stinky cat

coordenadas[editar | editar código-fonte]

é estranho, é que ninguém mexeu no MediaWiki:Common.css.--Rei-artur 19h41min de 8 de Março de 2008 (UTC)

eu fechei logo a mensagem e não reparei se sobreponha, mas teve a ver em outros projecto e utilizam o mesmo que nós, e a a unica wiki que tenha a mensagem no topo, acontece o mesmo, fica sobreposto.--Rei-artur 20h02min de 8 de Março de 2008 (UTC)
Oi Mário. Pois, eu entretanto fechei. Agora não tenho [fechar] mas também não tenho nada para fechar. Abraço. PARG 22h03min de 9 de Março de 2008 (UTC)
Olá Mário, tanto na {{geocoordenadas}} como {{coor title dms}}, o resultado final é igual, a unica diferença é no modo de editar. e dms significa (d) graus, (m) minutos e (s) segundo, por isse motivo também existem outra predef que é a {{coor title dm}}, deve ser utilizados quando nós não sabemos os segundos coordenadas.--Rei-artur 19h09min de 10 de Março de 2008 (UTC)

wikinorte 3[editar | editar código-fonte]

Olá, MarioM. Queria convidar-te, caso não tenhas visto o anúncio, para o WikiNorte 3, que está marcado para este sábado, onde tencionamos discutir primariamente assuntos relacionados com a Wikimedia Portugal. Eu sei que é muito em cima da hora, mas aviso-te na mesma, pois já tinhas demonstrado interesse em participar no WikiNorte, anteriormente. Bem, é tudo. Desculpa avisar-te assim tão tarde. Abraços, Waldir msg 13h22min de 13 de Março de 2008 (UTC)


A data e o local do WikiNorte3 – 3.º Encontro de Wikipedistas do Norte de Portugal foram alterados: será no dia 29 de Março de 2008, sábado, na cidade do Porto, com ponto de encontro marcado para a Estação de São Bento. Consulta a agenda de temas a tratar, inscrever-te e aparece. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 16h23min de 15 de Março de 2008 (UTC)

Desfeita a edição 9749901 de SuperKapa[editar | editar código-fonte]

Caro MarioM, eu gostaria de saber porque desfez a minha edição na página mamíferos. Eu substituí um link para uma página de desambaguação. Agradeço resposta. Obrigado. SuperKapaQuê? 12h27min de 15 de Março de 2008 (UTC)

Olá.

Plenamente de acordo, eu apenas quis substituir o link para a desambiguação, de acordo com as recomendações da wikipédia.

Outra coisa: fica a saber que eu sou de Portugal, mas estou habituado a escrever mensagens usando português do brasil.

Abraços. SuperKapaQuê? 13h59min de 23 de Março de 2008 (UTC)

Lobo Ibérico[editar | editar código-fonte]

Estás enganado, meu caro. Nem a regra 1 que apontas recomenda cometer o erro de colocar o hífen. Verifica aqui [1] , por favor.--Limper (discussão) 03h31min de 23 de Março de 2008 (UTC)

Arau / Airo[editar | editar código-fonte]

Olá MárioM, de facto criei o Arau-comum porque estava com esse nome na lista das aves de Portugal. Se puderes fazer a respectiva fusão, agradeço.Oriolus (discussão) 14h40min de 23 de Março de 2008 (UTC)

Wikimedia Portugal[editar | editar código-fonte]

Tendo demonstrado interesse em fazer parte da Wikimedia Portugal, convido-te a opinares sobre os objectivos que estamos definir para a associação a criar. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 20h51min de 1 de Abril de 2008 (UTC)

Opinião[editar | editar código-fonte]

Obrigado por me ter alertado acerca do estado do genero. Já nesse dia eu tinha reparado que eu naõ devia ter metuido o genero na pagina principal da especie, e comecei a meter na sub-especie. Obrigado tambem por me ter indicado a predefinição:IUCN.

                             Cumprimentos

Tranquilo, eu não tinha visto que o ip editou duas vezes. Abraços, Burmeister (discussão) 17h24min de 15 de Abril de 2008 (UTC)

oi[editar | editar código-fonte]

Pois eu achei um referência que diz que a cabra de leque é o nome popular da subsespécie Antidorcas marsupialis angolensis. Sendo assim resolvi mover para o nome cinetifico que é universal, particularmente eu sou adepto pelo nome cientifico e não do nome popular, pois uma especie pode ter vários nomes populares ou especies diferentes podem ter o mesmo nome popular. Outra fonte que eu achei fala de "gazela-dorcas" como nome popular da Antidorcas, que também é usado na Gazella dorcas e gazela-saltadora, nome também usado para outras espécies. Burmeister (discussão) 22h23min de 15 de Abril de 2008 (UTC)

Ainda assim prefiro o nome popular de antílope-saltador (de spring = salto + bok = antílope; springbok ou springbuck), nome mais genérico para a espécie. Acho o caso do leão totalmente diferente, por se tratar de um termo sem variação no portugues (BR e PT), assim como ocorre no tigre e leopardo, e as subespécies não recebem termos diferentes, só é acrescentando a variação, ex. leão-do-Cabo, tigre-de-Sumatra ou leopardo-do-Amur. Nestes casos sou adepto ao nome popular por não possuir variância. Nos demais casos ainda prefiro o nome científico para não criar problemas com as diferenças, como ocorre em bisão/bisonte, furão/toirão, o que também diminuiria a incidência de novatos modificando, como aconteceu hoje com o toirão, talvez por ignorância por não saber dessas diferenças ou então por imposição de uma forma sobre a outra, não sei o que se passou na cabeça dele, mas com o nome científico nestes casos, acho que cessaria essas incursões de ips e novatos á modificar, já que os termos populares estariam no texto, e também os nomes populares seriam redirects. Não sei se houve nos primordios da wiki alguma discussão nesse sentido, sobre a padronização dos nomes (sejam científicos ou populares). Saudações. Burmeister (discussão) 23h38min de 15 de Abril de 2008 (UTC)

nomes[editar | editar código-fonte]

Olá Mário. Vai-se andando. Espero que contigo esteja tudo OK.

Quando ao assunto em causa, não me recordo de ter havido uma discussão centralizada. Talvez uma pequena discussão aqui e acolá, talvez sobre alguns artigos em particular, e mesmo assim é difícil de localizar.

A segunda frase do item #1 desta página, pode já indiciar algo. Existe também um esboço para novo livro de estilo (até chegaste a editar, se a memória não me falha), aqui: Wikipedia:Como construir uma caixa taxonómica/2. Vê a secção "nomes".

Abraço. Lijealso 00h25min de 16 de Abril de 2008 (UTC)

Tás à vontade :) Tinha ali uma cópia do site do naturlink. Quanto aos nomes na caixa não me perguntes o que se passou, porque não faço ideia :) Lijealso 01h40min de 16 de Abril de 2008 (UTC)

Resposta[editar | editar código-fonte]

Eu coloquei um aviso e uma recomendação e ele parou de editar, vamos ver como fica. Cumprimentos. Fabiano msg 01h44min de 16 de Abril de 2008 (UTC)

Butão[editar | editar código-fonte]

Olá, estou utilizando o Firefox e aqui não tenho esse problema. Talvez seja um problema de sua configuração. Saudações, RafaAzevedo msg 11h43min de 19 de Abril de 2008 (UTC)

Gelo baiano[editar | editar código-fonte]

Sim... deve ser isso. Eu nunca tinha ouvido a expressão, mas creio que são aqueles separadores de concreto (betão). Pelo que li, "gelo" porque se parece a uma forminha de gelo e "baiano" porque é tão preguiçoso que não derrete (ou porque fica deitado sem fazer nada). Quanta maldade! Conhecer que não me leia... Dantadd (α—ω) 16h28min de 20 de Abril de 2008 (UTC)

Aves[editar | editar código-fonte]

Olá Mário,

eu já actualizei a passarada, nesta ultima actualização eu fiz uma pequena alteração, devido as páginas serem muito grandes, causavam muitos problemas para salvar e visualizar, por esse motivo eu vou deixar de utilizar as imagens e e passar a usar o (s)im e (n)ão.--Rei-artur 17h52min de 21 de Abril de 2008 (UTC)

Convite para o WikiTuga[editar | editar código-fonte]

Olá MarioM/Arquivo1 08! Gostava de te convidar a participar no primeiro encontro nacional de wikipedistas em Portugal, denominado WikiTuga, que se realizará em Coimbra, na data proposta de 7 de Junho de 2008. O objectivo é, entre outros assuntos, debater a criação da Wikimedia Portugal. Se estiveres interessado, inscreve-te! Waldir msg 23h25min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Zonotrichia capesis[editar | editar código-fonte]

Olá! Eu gostaria de saber qual o motivo da moção do artigo Zonotrichia capensis para "tico-tico". Robertogilnei (discussão) 01h13min de 30 de Abril de 2008 (UTC)

Eu perguntei porque eu vejo tu e outros bons colaboradores na área de ornitologia, como o Oriolus, criando páginas na área diariamente, porém todas em nomes vernáculos.
Quando é espécie comum e de área urbana, como o tico-tico e o pardal, até é fácil de todos conseguirem identificar pelo nome comum. Mas pegue, por exemplo, a coruja Tyto alba. Olhe só quantos os nomes pelos quais ela é conhecida: coruja-da-igreja, coruja-católica, coruja-das-torres, coruja-branca, suindara, tuindara, mocho-das-cavernas, coruja-rasga-mortalha.
Aí eu te pergunto: qual seria o nome comum mais correto para a Tyto alba? Justamente por isso é que eu acho que deveria ser adotado o nome em latim em todas (o pessoal do projeto de filmes, por exemplo, adota que o título dos filmes venham sempre no nome em original pelas diferenças entre o pt-pt e pt-br), para haver uma padronização dos nomes. Saudações! Robertogilnei (discussão) 15h00min de 30 de Abril de 2008 (UTC)
Mário, acabei de me deparar com outro exemplo crítico: o artigo Carará. O nome para vocês portugueses deve ser muito familiar. Para nós brasileiros não o é, pois nós conhecemos a ave pelo nome de biguatinga. O artigo inteiro, antes da minha edição, só falava no tal de "carará". Aí eu te pergunto: porque o artigo do biguatinga tem que estar com o nome em português de Portugal e não do Brasil??? Robertogilnei (discussão) 03h07min de 7 de Maio de 2008 (UTC)

Edição em artigo[editar | editar código-fonte]

Olá Mário. Estou adequando a ambas as modalidades da língua, sugiro que reveja minha última edição de Anfótero. Amplexos.


Lista de aves[editar | editar código-fonte]

Olá Mário, eu estive a re-escrever o código do script que cria as lista, deve ter dado algum erro. mas eu já coloquei o script a correr para fazer outra vez a lista, mas ainda vai demorar um pouco, são muitos artigos.. Um abraço --Rei-artur 18h55min de 5 de Maio de 2008 (UTC)

Mário, no caso dos iw penso está correcto, eu abri muito artigos e todos tem interwikis, mas encontra alguns artigo sem interwikis? eu não encontrei, agora não sei se é algum erro ou talvez todos os artigos dessa lista tem interwikis. Em relação ao Taxocaixa, a letra está trocada em vez (n)ão devia estar (s)im.--Rei-artur 20h09min de 6 de Maio de 2008 (UTC)
Mário, voltei actualizar a lista de aves, e agora penso que já não tem erros. Um abraço--Rei-artur 11h52min de 11 de Maio de 2008 (UTC)

Veado-mula[editar | editar código-fonte]

Olá Mario. Percebi que colocou a caixa taxonômica no artigo Veado-mula. Nela, você inseriu um mapa de distribuição, mas este mapa corresponde, somente, à subespécie Odocoileus hemionus sitkensis. Retirei-o. Se não errei em nada, espero que concorde comigo. Abraços, Vinicius Siqueira MSG 14h25min de 12 de Maio de 2008 (UTC).

Foto[editar | editar código-fonte]

Olá, vi que vc trocou a foto do rino-de-java, entretanto, aquela foto que vc pôs se trata de um rino-indiano, ver comentários no commons, já que a fonte que fala que ele é de java vem de um site (blog), que eu considero altamente duvidoso. Burmeister (discussão) 14h47min de 12 de Maio de 2008 (UTC)

Re: Malanje[editar | editar código-fonte]

Porque assim está registada a palavra no Vocabulário da Língua Portuguesa de F. Rebelo Gonçalves, entre outras obras. Em português, as palavras escritas com "g" com valor de [j] são de origem latina, grega ou de línguas modernas que usam a letra "g", valendo como [j]. Na transposição para português de palavras de origem bantu, ameríndias ou outras, o "j" deve ser usado quando se pretende reproduzir este som e o "g" quando se pretende reproduzir o som [guê]. Ou seja, o "g" com valor de [j] só se deve usar quando etimologicamente justificado. Vê: Uso do “s” ou “z”, ou do “g” ou “j”, Ainda a grafia dos topónimos Uíje/Uíge, Malanje/Malange, Cuito e ainda A grafia de Guidage/Guidaje (Guiné-Bissau). Aliás, Uíge e Negage também deviam ser alterados para Uíje e Negaje. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 22h32min de 12 de Maio de 2008 (UTC)

Mário, a resposta do Ciberdúvidas que referes ("Uíje / Malange" de 14/01/2002) está errada. O autor, José Mário Costa, diz isso mesmo na resposta "Ainda a grafia dos topónimos Uíje/Uíge, Malanje/Malange, Cuito" de 31/05/2006, quando diz "os meus agradecimentos [...] pela oportunidade de esta contestação me ter possibilitado a corre(c)ção de um erro inadvertidamente cometido nessa anterior resposta Uíje/Malanje. A saber: a grafia de Malanje, recomendada no português-padrão de Portugal – tal como a de Uíje ou de Negaje –, é com j, e não com “g”."
Estás a ver, o autor errou na primeira resposta e emendou nesta. Na minha opinião, o Ciberdúvidas deveria ter corrigido a resposta errada ou retirado do site, uma vez que nem toda a gente (como foi o teu caso) vai se dar ao trabalho de procurar todas as respostas sobre este assunto. Seja como for, acho que o caso é claro. Se consultares qualquer prontuário ortográfico, que inclua vocabulário geográfico, lá encontrarás Malanje e Uíje. Do ponto de vista ortográfico, não tenhas dúvida nenhuma que assim é. Outra coisa diferente é o uso. Tenho visto que numerosos sites angolanos grafam Malanje, mas preferem Uíge e Negage, o que não está conforme as regras actuais.
Uma das coisas que acho que se deveria fazer no seguimento da adopção do novo acordo ortográfico é redigir um novo vocabulário que defina a transcrição para português de palavras comuns e topónimos, não apenas de Angola e de outros país africanos, mas também de Timor-Leste e do Brasil (no caso de palavras de origem ameríndia). Isto no Brasil é um caos! Por exemplo, eu estive de férias em Maragogi, no estado de Alagoas, que é assim grafado localmente e nos folhetos turísticos, quando a ortografia correcta deveria ser Maragoji, pelos mesmos motivos que se aplicam a Malanje. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 00h41min de 14 de Maio de 2008 (UTC)

Rinoceronte-de-java[editar | editar código-fonte]

Mario, primeiramente, queria agradecer a correção e revisão no artigo Rinoceronte-de-java que estamos ampliando para o Projeto Mamíferos. Queria também, perguntar uma coisa, você se importa que eu volte as referências para depois da pontuação? É que nesta edição você as colocou antes e, particularmente (não encontrei uma regra específica para isso), gosto mais das referências depois e em uma votação para destaque cobrou-se isso. Grande abraço, Vinicius Siqueira MSG 00h00min de 14 de Maio de 2008 (UTC).

Ah! Entendo... Eu concordo com você. E não faço questão também. Deixemos assim. Abraços, Vinicius Siqueira MSG 16h17min de 14 de Maio de 2008 (UTC).

Dúvida[editar | editar código-fonte]

Olá, Mario, gostaria de tirar um dúvida, qual o correto môbelha ou mobelha? Na fonte que eu verifiquei (Costa 2005) está escrito mobelha sem acento, ai fiquei na dúvida. Obrigado. Burmeister (discussão) 19h25min de 18 de Maio de 2008 (UTC)

Obrigado, Mario. Burmeister (discussão) 23h18min de 18 de Maio de 2008 (UTC)

correlatos[editar | editar código-fonte]

Oi Mário.

Tenho "medo" de fazer m*.. Eheh., também eu. O melhor é tentares alguém com melhor conhecimento daquele tipo de predef. Abs. Lijealso 22h45min de 18 de Maio de 2008 (UTC)

pois, vocês tem "medo" de fazer m*, eheheh e eu que dê o corpo ao manifesto :) ... será isto. ainda deu para corrigir um erro que existia com os links para o meta. Um abraço--Rei-artur 20h22min de 19 de Maio de 2008 (UTC)

WikiProjecto Evolução[editar | editar código-fonte]

Olá, MarioM/Arquivo1 08, receba as nossas boas-vindas.


Notamos teu interesse em Evolução e gostaríamos de convidar-te a participar do desenvolvimento do Wikiprojeto Evolução. Se desejar fazer parte desse esforço colaborativo dirija-se à página do Projecto e inscreva-se.

Colocamo-nos à disposição para contacto. Alegre. Saudações, GoEThe (discussão) 11h53min de 20 de Maio de 2008 (UTC)


WikiTuga é já dia 7![editar | editar código-fonte]

Olá MarioM! Desculpa estar a chatear mais uma vez, mas precisamos *mesmo* que confirmes a tua presença (ou ausência...) no 1º Encontro Nacional de Wikipedistas em Portugal, WikiTuga, que se realizará Coimbra, a 7 de Junho de 2008.

Caso a data não seja conveniente, por favor indica o(s) dia(s) que te convêm mais na página de discussão, para que se possa encontrar um compromisso que sirva à maioria. Não deixes de assinar aqui, indicando se irás ou não, para que possamos ter uma percepção da quantidade de pessoas com que podemos contar!

Cumprimentos, Waldir msg 18h36min de 25 de Maio de 2008 (UTC)

Rinoceronte-de-Java[editar | editar código-fonte]

Escapava-me que as regras criadas sabe-se lá por quem primassem sobre as regras mais banais da ortografia portuguesa.--Lampiao (discussão) 19h00min de 31 de Maio de 2008 (UTC)


Olá, MarioM/Arquivo1 08, receba as nossas boas-vindas.


Notamos teu interesse em Invertebrados e gostaríamos de convidar-lo a participar do desenvolvimento do Projeto Invertebrados. Se desejar fazer parte desse esforço colaborativo dirija-se à página do Projeto e inscreva-se.

Colocamo-nos à disposição para contato. Alegre. Saudações,

Burmeister (discussão) 21h21min de 1 de Junho de 2008 (UTC)

Olá Mario, estive a pensar num "upgrade" do projeto Aves, e fiz um teste Aqui e gostaria de sua opinião. Burmeister (discussão) 19h40min de 5 de Junho de 2008 (UTC)

Que bom Mario, acho então que vou fazer as mudanças já no próprio projeto. Alguma sugestão quanto ao estilo que está? Cor, texto, layout? Burmeister (discussão) 12h55min de 6 de Junho de 2008 (UTC)
Realmente as cores estão berrantes e chamativas e pensei que assim atrairia novos participantes, mas tudo é passível de mudança. Fique a vontade para trocá-las, eu sou péssimo em cores hehehehe. Burmeister (discussão) 14h52min de 6 de Junho de 2008 (UTC)

HUNK / Resident Evil[editar | editar código-fonte]

  • Lhe pergunto a razão do redirencionamento do artigo HUNK para Resident Evil, já que neste segundo artigo não tem nada sobre ele lá. O certo seria o redirencionamento de antes: para Resident Evil 2#Outros personagens, que tem pelo menos algo lá. LINK. Abraço!
    - Mr.Yah! msg 22h12min de 17 de Junho de 2008 (UTC)
  • Tranquilo, cara. Vou lá concertar, abraço!
    - Mr.Yah! msg 23h41min de 17 de Junho de 2008 (UTC)

Predefinição aviso-médico[editar | editar código-fonte]

Coloquei a predefinição {{Aviso médico}}, em votação oficial. Sds Dédi's * 22h20min de 19 de Junho de 2008 (UTC)

Êider[editar | editar código-fonte]

Como os dicionários de português de Portugal (Porto Editora, Academia das Ciências) registam êider estava e tentar redireccionar eider para êider, não estava a tentar duplicar conteúdos. Se em Portugal apenas se utiliza o termo inglês será de alterar para itálico. --CorreiaPM (discussão) 17h37min de 23 de Junho de 2008 (UTC)

Isaac Newton[editar | editar código-fonte]

Diferenças ortográficas[editar | editar código-fonte]

Caro editor,
Sua contribuição para a Wikipédia é bem-vinda. A Wikipédia em português é escrita e lida por falantes portugueses, brasileiros, africanos, timorenses e não só. Por isso devemos conviver com todas as variantes da língua e ser tolerantes para com as diferenças.

Assim, não mude a grafia brasileira de certas palavras para a luso-africana (por exemplo, seção para secção; tênis para ténis, etc.) nem o contrário (como fez no artigo "Isaac Newton"). Para mais informações recomendo-lhe a leitura da página Versões da língua portuguesa.

Aproveito para lembrar que, apesar da Wikipédia lusófona privilegiar o uso das normas do Acordo Ortográfico de 1990 nas suas páginas oficiais (políticas, recomendações, etc.), qualquer usuário é livre de utilizar nas suas edições as regras ainda vigentes no Brasil (Formulário Ortográfico de 1943) ou as dos restantes países lusófonos (Acordo Ortográfico de 1945), não sendo toleradas alterações de uma norma para outra. Para mais informações recomendo-lhe a leitura das páginas Ortografia e Usar o acordo ortográfico.

Claro que, como é evidente, está à vontade para emendar erros ortográficos reais e que não derivem das diferenças entre as normas utilizadas na língua portuguesa.

Obrigado pelo interesse demonstrado e boas contribuições!

Ao reverter minha alteração (que era a reversão de uma alteração de versões da língua portuguesa), você está indo contra o princípio acima. Obrigado. Abraços --Mwaldeck msg 13h26min de 24 de Junho de 2008 (UTC)

Que isso Mário!!! Apenas usei a predefinição {{Ortografia}}. O chá está nela!!! Se está na parte que incluí, desculpe-me. Não foi essa a minha intenção. Abraços --Mwaldeck msg 17h19min de 24 de Junho de 2008 (UTC)

Update WikiTuga[editar | editar código-fonte]

Olá, Mário! Antes de mais nada, queremos agradecer-te pela indicação de (in?)disponibilidade em participar no encontro físico em Coimbra. Dado ao grande número de interessados que indicaram não poder participar, por motivos vários, principalmente a distância geográfica, decidiu-se realizar um encontro virtual, pelo MSN, no sábado dia 5 de Julho, pelas 15h00. Para mais detalhes e assinar a lista de participantes, vê aqui. Abraços, Waldir msg 01h01min de 25 de Junho de 2008 (UTC)

Artigo:Estame[editar | editar código-fonte]

Oi, desculpa, mas o termo certo para plantas possuidoras de estames é mesmo fanerógamas, e não somente angiospermas, como você corrigiu. Gimnospermas também possuem estames. Tarsie (discussão) 16h57min de 27 de Junho de 2008 (UTC) Sim, não faz mal se não usar a classificação. O importante é explicitar as gimnospermas, que também possuem estames, apesar de não possuirem ovários. Tarsie (discussão) 17h23min de 27 de Junho de 2008 (UTC)