Veado-mula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaVeado-mula
Macho

Macho
Fêmea
Fêmea
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
Subfamília: Odocoileinae
Género: Odocoileus
Espécie: O. hemionus
Nome binomial
Odocoileus hemionus
(Rafinesque, 1817)
Distribuição geográfica
Distribuição geográfica de 7 subespécies.   O. h. sitkensis   O. h. columbianus   O. h. californicus   O. h. fuliginatus   O. h. peninsulae   O. h. eremicus   O. h. hemionus
Distribuição geográfica de 7 subespécies.
  O. h. sitkensis
  O. h. columbianus
  O. h. californicus
  O. h. fuliginatus
  O. h. peninsulae
  O. h. eremicus
  O. h. hemionus

O veado-mula (Odocoileus hemionus) é um veado norte-americano.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Apresenta orelhas quase tão longas quanto sua cabeça, grandes olhos que detectam qualquer movimento fora do vulgar, os machos têm chifres que se desenvolvem até que atinjam os quatro ou cinco anos de idade, usufrui de um pêlo denso acastanhado, que se torna menos denso e um pouco mais avermelhado no Verão. Têm fortes músculos nas pernas para correr e saltar. Os machos de veado-mula são maiores e mais pesados que as fêmeas.

Este veado prefere viver em áreas onde exista vegetação abundante, onde possa se esconder de seus predadores. Enquanto come, o veado mantém-se alerta para o perigo, com os seus olhos bem abertos e as suas orelhas bem espetadas. Come uma grande variedade de ervas, dado que a sua dieta contém poucos alimentos ricos em energia, este animal de pasto pode ter de procurar todo o dia para conseguir alimento suficiente, especialmente durante o Inverno.


Vida familiar[editar | editar código-fonte]

Apesar de alguns machos serem solitários, a maioria dos veados-mula vivem em pequenos grupos. Vários grupos podem juntar-se no Inverno para protecção contra predadores. A fêmea dá à luz sete meses depois de ter acasalado. Uma cria mama durante quatro meses mas também come alimentos sólidos. Os jovens machos deixam a progenitora ao fim de um ano, mas as fêmeas podem ficar com ela durante anos.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

O veado-mula encontra-se em todo o Oeste da América do Norte, desde o Sul de Yukon, no Alasca, até a Baixa Califórnia e Norte do México. Pode ser encontrado em diversos tipos de hábitats, como em montanhas, semi-desertos, áreas costeiras, zonas húmidas e pantanosas, pradarias e florestas temperadas e coníferas.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Sanchez Rojas, G. & Gallina Tessaro, S. (2008). Odocoileus hemionus (em Inglês). IUCN 2013. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2013 Versão 2.
Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.