Tragelaphus eurycerus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBongo
Bongo Burger Zoo.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
Subfamília: Capreolinae
Género: Tragelaphus
Espécie: T. eurycerus
Nome binomial
Tragelaphus eurycerus
Ogilby, 1837

O bongo (Tragelaphus eurycerus) é um cervídeo que habita as áreas florestais da África.

Até hoje foram reconhecidas duas subespécies:

T. e. eurycerus (Bongo-ocidental), Habita nas florestas tropicais de África, o seu pelo é de cor bordô, e o seu estado é quase ameaçado.

T. e. isaaci (Bongo-oriental), Habita as florestas subtropicais, encostas das montanhas do Quénia, o seu pelo é escarlate, e o seu estado é criticamente ameaçado.

O Bongo é um antílope herbívoro que habita o território africano, principalmente nas regiões de florestas tropicais com vegetação rasteira. O animal é caracterizado por uma camada marrom- avermelhada com marcações em preto e branco e listras em amarelo e branco. A espécie é uma das únicas de antílopes em que os dois sexos possuem chifres. Estes, variam de 75 cm a 100 cm. O animal que atinge 1,3 m de altura e quase 3 m de comprimento, corre poucos riscos de extinção, porém seu habitat vem sendo destruído por regiões agrícolas e de corte descontrolado da madeira. O animal também sofre com a caça pela sua carne. Uma característica do animal é que quando eles andam em bandos, normalmente de até 10 indivíduos, eles raramente se comunicam através de sons. Por isto, é considerado um animal tímido. A alimentação consiste em folhas, arbustos, cipós, frutos e miolos de árvores.  Sua imensa língua facilita na busca de alimentos pelas florestas. O macho acasala com uma única fêmea. O período de gestação é de 282 a 287 dias. Os filhotes são deixados sozinhos após o nascimento, permanecendo no solo, para evitar o ataque de predadores. A mãe retorna para se relacionar com a cria para tratá-la após este período. O bongo atinge a maturidade sexual entre os 20 e 30 meses de idade.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • WILSON, D. E., REEDER, D. M. eds. (2005). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3ª ed. Johns Hopkins University Press, Baltimore, Maryland, 2.142 pp. 2 vol.
  • Antelope Specialist Group 1996. Tragelaphus eurycerus. IUCN 2007 IUCN Red List of Threatened Species. Acessado em 25 de janeiro de 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre bovinos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.