Zebu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaZebu
Bos taurus indicus.jpg

Estado de conservação
Não avaliada: Domesticado
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Género: Bos
Espécie: B. taurus
Subespécie: B. t. indicus
Nome trinomial
Bos taurus indicus
Linnaeus, 1758

O zebu (Bos primigenius indicus, Bos indicus ou Bos taurus indicus) é uma espécie ou subespécie de bovino. É, geralmente, corpulento, e apresenta uma grande corcova cheia de reservas nutritivas.[1] Por este motivo, é apelidado, de boi de corcova ou Bos gibosus. A corcova é também chamada giba ou cupim no Brasil, país onde a subespécie demonstrou grande potencial de adaptação.

Originário da Índia, onde o grande rebanho não tem utilização para abate, o gado foi objeto de diversos cruzamentos em dezenas de países, devido a sua natural predisposição para a adaptação e resistência.

Contabilizando as raças puras de zebu, como Sindi, Nelore, Gir, Kangayam e Guzerá e as raças neozebuínas, como Indubrasil, Tabapuã e Brahman, o zebu constitui, hoje, mais de 80 por cento dos animais criados no Brasil - sendo um dos maiores rebanhos bovinos do mundo.[2] Sua principal virtude econômica é a resistência ao clima quente, produzindo animais mestiços adequados para a produção de carne e leite. Seu habitat, então, está dentro da faixa intertropical.

A subespécie foi introduzida no Brasil no século XIX. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu é a entidade que controla a Registro Genealógico e as Provas Zootécnicas entre os criadores, sendo, ainda, responsável pela realização, em Uberaba, a Capital Mundial do Zebu, da Expozebu. Este evento, considerado uma das maiores feiras agropecuárias do mundo, acontece entre 1 e 10 de maio, e movimenta mais de 150 milhões de reais, reunindo normalmente mais de 40 países.


Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Zebu

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 804.
  2. SANTOS, Rinaldo - Zebu: a Pecuária Sustentável, Uberaba, MG, 2013, cap. 2
Ícone de esboço Este artigo sobre bovinos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.